Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rosângela Maria Do Amaral

    Ótimo texto! Mantenho, como sempre fiz, a vida extremamente reservada que sempre tive.

    Responda
  2. Teresa Cardoso

    Ser feliz não é ter tudo, é não desejar nada.

    Responda
    1. Clayton Luiz da Silva Moreira

      Aí é que está o busílis, porque o desejo sempre desliza para outro lugar.

    2. José da Silva

      gostei da frase.

  3. Ana Gomes

    Amei o texto. A minha perturbação mental, no caso ansiedade, pensamentos desordenados, não caberiam num carrossel de fotos de um post. No meu IG também há momentos sorridentes, lugares que visitei, comidas… muitas comidas. Pq amo comer. Amei o texto por conta da minha realidade.

    Responda
  4. Christian Cavalcanti

    Texto genial! Resolvi fazer o movimento de ficar um pouco mais offline das redes sociais nos últimos 2 anos e foi a melhor coisa que já fiz na vida.

    Responda
  5. Gustavo Michelin

    Muito bom

    Responda
  6. C B

    Tudo palhaçada. Eu e milhares não postamos nada nas redes sociais.

    Responda
  7. JOAO CARLOS MAGALHAES TELES

    Que texto lindo, Joanna. Vou viver meu dia melhor hoje! Abs!

    Responda
  8. Alexandre Marcos Pereira

    No vasto teatro da vida moderna, onde a performance é contínua e o público é global, os likes nas redes sociais emergem como a nova moeda de validação. Nesse contexto, podemos observar uma reconfiguração das antigas estruturas de significado e valor, onde a busca pela aceitação e reconhecimento assume formas digitais, e, por vezes, absurdas. Platão veria nos likes uma paródia grotesca de sua caverna. Trocamos a verdade transcendental pelas sombras projetadas nas telas dos celulares.

    Responda
  9. terena balcers

    O último parágrafo, fecha com chave de ouro o texto. Excelente Joanna. "A vida do outro é mais instagramável que a nossa."

    Responda
  10. Antonio Catigero Oliveira

    Ótima reflexão!

    Responda
  11. armando moura

    seguir mais de cem no insta eh para alguém que prefere cuidar da vida dos outros do que da propria vida. Ser seguido por mais de cem, é coisa de quem precisa aumentar a probabilidade de likes para lidar com sua insegurança e auto afirmação. Excetua se o uso comercial da rede, mas também é por aí e que se vende tantas mentiras. Alias podia se chamar instamentiras, porque todo mundo so publica meias verdades rindo e felizes.

    Responda
  12. Silvia Menanteau

    A minha saúde mental agradece seu texto.

    Responda
  13. Antonio Ferreira de Castilho

    A vida nas mídias é triste, solitária e deprimente. Vida, é esbarrar nas pessoas, sentir os perdigotos, abraçar e beijar. Isto é vida!

    Responda
  14. Luz Heli Maria de Paiva Oliveira

    Obrigada pelas reflexões! Perfeito O

    Responda
  15. armando moura

    alguém que siga mais de cem pessoas no insta, com certeza é um paparazzo chulé, que nao cuida e não consegue viver sua propria vida.

    Responda
  16. Maria F D Silva

    Excelente texto ! Eliminei todas as redes sociais , nunca tive twitter , facebook ou similares . No instagram seguia moda , decoração e viagens . Influencers ?? Quem precisa disso ? Estamos vivenciando uma inversão de valores absurda ocasionando uma sociedade doentia e insana !!

    Responda
  17. Henrique Marinho

    Get a life.

    Responda
  18. João Francisco dos Santos

    Bela reflexão! Há uma busca frenética da felicidade ao se demonstrar nas redes sociais. Essa loteria está levando a humanidade à loucura.

    Responda
  19. MARCOS CESAR MORAES

    Muito legal, elegante, o texto. Será q o conceito de felicidade nas redes é diferente?

    Responda
  20. DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA

    Meu pai costumava utilizar uma palavra que saiu de moda: pudor. Hoje acabei descobrindo que sempre tive uma compreensão equivocada dessa palavra. Mas o que eu quero expressar encontrei no significado da palavra recato: precaução para evitar dano, transtorno ou perigo; cautela, resguardo, prudência. É disso que quero falar. Meu pai era reservado no limite da obsessão. Eu não o compreendia. Hoje tenho convicção de que ele estava certo. Privacidade é questão de saúde mental.

    Responda
  21. QUIRINO DE OLIVEIRA MINOSSI

    Cronista lúcida e talentosa!Parabéns!

    Responda
  22. Flávio Taylor

    "A exposição de nossas fraquezas é vulnerabilidades nas redes sociais é de extrema importância" contradiz toda a lógica do texto, que fora essa opinião em particular, é muito bom. Não acho que se expor nas redes tem alguma importância pra vida de alguém. Cada vez mais a mediocridade domina completamente as redes, que se tornaram cracolândias Moraes, intelectuais e humanas.

    Responda
    1. Camila Dutton

      Pensei a mesma coisa quanto à frase.