Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUTHERO MAYNARD

    Desculpe, Luiz Gustavo, errei as iniciais. O correto, como você sabe, é MSC. Obrigado pela atenção.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, caro Luthero, já que a luta é meio inglória, pelo menos que a gente se divirta, né não? Hahaah!

  2. Matheus Battistoni

    A esquerda se desvirtuou completamente defendendo censura, propaganda gay e cotas racistas. Assim fica fácil pro adversário. A única bandeira política séria é a da divisão mais igualitária da renda, o resto é idiotice.

    Responda
  3. Rodolfo Smaran

    Criticam o poder público alegando sua ineficiência e pedem privatização. Ora, são as interferências do setor privado no setor público que impedem sua ação efetiva. Uma revolução com foco no social colocará as coisas nos seus lugares.

    Responda
  4. LENY THEODORO

    Para que os homens mais ricos do planeta mantenham e aumentem suas riquezas, há que se oprimir e calar os mais pobres e para isso funcionar precisam que os ditadores os controlem, é isso que está acontecendo.

    Responda
  5. yussef mahmud m mustafa

    Ótima coluna os que não gostam já taxam de ante semita ,Israel não é um país de inocentes e Gaza é a prova

    Responda
  6. José Cardoso

    É que esquecemos rápido de outras crises. Que tal a implosão da URSS? Ou a derrubada das torres gêmeas? Ou o colapso financeiros das subprimes? Eu diria que há grandes crises em média uma vez por década. São mais regra que exceção.

    Responda
  7. Andre Ramos Lievori

    Não comungo com alguns artigos do colunista, mas mantenho a leitura para conhecimento. Parabenizo sua crítica aos que se revezam no poder (esquerda ou direita) e não se atém as necessidades/problemas existentes e não apresentam soluções. Passou a hora da sociedade deixar de limitar sua atuação em ideologias. Poucos lembram em qual vereador votou, quantos ligaram ou foram ao gabinete deles cobrar uma promessa de campanha. A briga da esquerda e direita deve ser a cobrança das proposta eleição

    Responda
    1. Marcos Benassi

      O Conti é bom colega de comunhão, prezado André, boa escolha.

  8. Marcos Benassi

    Conti, meu caro, o pogréssio tecnológico une-se à revolução das leis naturais. Espalharam-se ventiladores mundo afora, sem botão de off; a Herda, anti-gravitacionalmente, parece rumar em sua direção - pode ser também uma *nova lei natural*, a ventilotropia da Josta. Semelhantemente a você, temo que desse encontro resulte amplo embosteamento.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Está com tudo, hein Marcos Benassi? Como sempre suas intervenções são ótimas.

  9. Helano Timbó

    A transparência e verdade do texto prenuncia a catástrofe mundial.

    Responda
  10. Anete Araujo Guedes

    A ascensão da extrema direita fascista/obscurantista no mundo vem nos alertar para a falência do sistema capitalista, o desalento e falta de perspectiva da população. Partem para o tudo ou nada, escolhem os que prometem a destruição de tudo o que está aí. A eleição dos EUA não deixa de ser uma metáfora da via que percorre o império rumo à falência.

    Responda
  11. LUTHERO MAYNARD

    Como sempre. DM é lúcido, coerente e corajoso.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      DM?

  12. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Ainda não entenderam que Bibi quer aniquilar literalmente aquele povo. Está impregnado de um espírito de vingança. Aliás, diz os estudantes do Velho Testamento que isso é bíblico. É o povo de Ismael contra o povo de Isaac

    Responda
  13. sandoval abreu sader

    vital a exploração do petróleo, e que se dane a foz do rio Amazonas. - Não se pode tratar esse assunto com tal displicência.

    Responda
  14. Telmo Golbspan

    Inacreditável a folha dar espaço para esse antissemitismo nojento desse colunista imbecil!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Lamentável também tal comentário, Telmo, ainda que o espaço seja democrático.

    2. Miguel Gossn

      Desde quando árabes deixaram de ser também semitas?

    3. Ricardo Lobo

      Para Goldspan o genocídio é bom, deve ser isso não? Mas não são inocentes os is, o mundo está vendo tudo o que vocês estão fazendo.

  15. Eduardo Aquino

    Concordo muito com a parte do texto que fala da bíblia. Estamos vivendo o princípio das dores. Jesus disse em Lucas 21: Nação se levantará contra nação.Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares, e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu". Tempo de dores, mas está escrito também em várias partes: Jesus voltará outra vez, e reinará mil anos, um tempo em carne ainda, de paz e prosperidade. Só Cristo vai dar jeito nessa confusão. É o que me traz esperança.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Eduardo a Bíblia é uma das mais notáveis obras literárias da literatura ocidental. Mas apenas uma grande obra literária. O último a fazer a promessa de um reino de mil anos não deu certo… Resultou na II Guerra.

    2. Eduardo Aquino

      Ok, errei na ortografia. Endosso o que disse Jesus: Lucas Cap. 12 | 9 Quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. Pode ser um erro bem maior

    3. Luiz Gustavo Amorim

      Não endosso o (aspas) endoço.

    4. Anete Araujo Guedes

      Ainda tem os que partem para uma solução sobrenatural, pela via da crença.

    5. Eduardo Aquino

      O sol é disponibilizado para todos. Assim também é Deus: É necessário folhear toda bíblia para conhecê-lo. Quanto mais leio, mais encontro elos e endoços com a arqueologia e a história.

    6. Ricardo Lobo

      Leia " O evangelho segundo Jesus Cristo" , José Saramago. Você vai entender direitinho quem é Deus.

    7. Paulo Augusto

      Pessoas sensatas não acreditam em folclores religiosos.

  16. marcio jose albino

    Perfeito o texto, nada a acrescentar.

    Responda
  17. Deborah Teixeira

    Acho q quem mais tergiversa é a direita e o centro direita q, para poderem se apropriar dos votos do fascismo, tentam normaliza-lo.

    Responda
  18. Adalto Fonseca Júnior

    Tenho a percepção que não sabemos a que estamos nos referindo quando usamos o substantivo “esquerda” no Brasil. Que grupo é este? Como saber definir as características politicas de um grupo para nomeá-lo com este signo “Esquerda”. Não é uma compreensão vaga?

    Responda
  19. Adalto Fonseca Júnior

    Tenho a percepção que não sabemos a que estamos nos referindo quando usamos o substantivo “esquerda” no Brasil. Que grupo é estes. Como saber definir as características politicas de um grupo para nomeá-lo com este signo “Esquerda”. Não é uma compreensão vaga?

    Responda
  20. Antônio Carlos

    Curioso, para defender um raciocínio as eleições da Inglaterrra foram, talvez propositadamente, esquecidas.

    Responda
    1. humberto cavalcanti

      acho que não, Conti tem relações com gente da New Left Review, até já publicou um artigo nela, que tem edições em várias línguas, provavelmente é a mais respeitada publicação das esquerdas e que não têm medo daas direitas (a NLR já publicou artigo de Melchior, o intelectual do regime militar, por considerar de qualidade)

  21. Miguel Gossn

    Sim, caro Conti, estamos ferrados, pra usar uma palavra bem menos indelicada. Muito melhor seria passar um buraco negro pelas vizinhanças do Sistema Solar e engolir tudo de uma vez. Já que nada melhora seria o ideal, mas parece que Lord God é um terrível sádico. Aff...

    Responda
  22. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Trágico e verdadeiro.

    Responda
  23. Helene Medeiros

    Näo concordo com a afirmacao "Ma" cr on dissolveu a Assembleia Nacional para revigorar seu poder". Näo. Ele dissolveu a Assembleia Nacional a titulo de teste. Ele sabia que suas chances näo eram boas. Na verdade, deu um tiro no pé. Muitos chefes de estado europeus arriscam tudo com esse tipo de "roleta russ *a". Acho até mais simpatico do que os chefes de estado de paises latinoamericanos, que jamais pensariam em fazer uma coisa dessas.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Qual a intenção do "teste" do Macron?

  24. NACIB HETTI

    Contra a extrema direita só a extrema esquerda. Guerra é guerra.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Entenda, meu caro: lobos não comem lobos. Contra as extremas, só o bom senso. A ver no que dará essa superpopulação humana submetida ao maniqueísmo desonesto.

    2. Fernando Lopes

      Agora mais que nunca, socialismo ou barbárie.

    3. Hernandez Piras

      Que tal convencer o eleitor disso? Onde a extrema esquerda está ganhando eleições? Onde, aliás, ele é força relevante? A não ser que você seja bolsonarista e veja comunistas em toda parte, é difícil identificar qualquer lugar onde a extrema-esquerda possa vencer uma eleição.

  25. Ronaldo Pereira

    Uma longa e fria noite nos aguarda a nós humanos e demais habitantes desse planeta maravilhoso chamado TERRA.

    Responda
    1. Ricardo Lobo

      Sim, talvez tenham esquecido de nós contar que o inferno é aqui, todos somos os obreiros desse empreendimento. Mas somos otimistas, torcer para que essa roda mude de rumo.