Opinião > Esquerda britânica se reciclou e ganhou Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não entendo esta classificação esquerda britânica. Penso que este lugar só tem monarquia. Quem não rezar esta ladainha. Vai ser executado. Editorialista devia reconhecer que este paÃs é uma ditadura. Vergonhosa, infame, desonesta. Triste é jornalista tentar legalizar esta ditadura, dando ar de democracia. VergonhaÂ….
Essa opinião da Folha de São Paulo é bastante foliculária, que linguajar mais chulo, tem-se a impressão de ser a opinião de um adolescente revoltado.
O trabalhismo nunca governou o Brasil. Durante o governo de Getúlio, tivemos polÃticas trabalhistas mitigadas .
No Brasil tanto a direita conservadora como a esquerda cheiram a naftalina com suas ideias retrógradas originarias dos séculos XIX e XX. Vejo algumas figuras da esquerda renovando e esquecendo ditaduras populistas, como Haddad e Tabata . Mas o grande chefe precisa descansar e liberar espaço para o novo.
A "esquerda" brasileira teve um lampejo de evolução, que deixou instituições fortalecidas (dentre elas, a liberdade de Imprensa!) e uma moeda sólida e um Estado regulatório disciplinando a privatização das telecomunicações que permitiram, por exemplo, meu comentário neste espaço. Isso foi com Fernando Henrique Cardoso, que estudou Marx mais que qualquer petista bobalhão. Lula e seu populismo de botequim manteve a estabilidade, mas com caçoetes de sindicalista ignorante.
Certamente a esquerda britânica seguiu a orientação do Edi to tia lista.
Certamente a es
Reciclar o esquerdismo seria aderir ao Neoliberalismo e ao rentismo?
Poxa, vamos ser realistas. Parem de tentar enganar a população. A verdade é que o Liberalismo fracassou. Essa história de corte de gastos, "concorrência", privatização "vai melhorar os serviços" é uma grande mentira. Como a população é pouco informada, infelizmente, caà nessas armadilhas engendradas pelo mercado e veÃculos de comunicação. Quando a coisa fica feia e os serviços colapsam, termina a lenda da Mão InvisÃvel do Mercado e do Neoliberalismo. Tem gente que ainda acredita nessa balela.
O Brexit foi um erro. Estão desenhando o Brin.
O jornal caprichou nos adjetivos. Chamar tenebrosas as ideias econômicas de que o dono discorda dá bem a noção do fundamentalismo econômico da Barão de Limeira.
O ensaio de Lênin, "Esquerdismo, Doença Infantil do Comunismo", já tem mais de 104 anos, pena que ninguém lê, principalmente os "donos-drigentes" dos partidos polÃticos brasileiros.
Rishi Sunak foi o último dominó da dupla maluca Liz Truss-Boris Johnson. Essa a trÃade do desastre econômico e polÃtico do Reino Unido, desunido há décadas. Os Lords e a realeza escaparam, desde sempre, donos imóveis do vasto patrimônio imobiliário e da crise habitacional, insolúvel, de décadas.
Moderar o esquerdismo seria o que, seguir cegamente o mercado financeiro?
Exato.
Excelente editorial. Vamos torcer para que a nossa esquerda o leia e entenda.
Pois é , se os progressistas seguissem todos os conselhos do Edi to ria lista o paÃs estaria melhor.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Esquerda britânica se reciclou e ganhou Voltar
Comente este texto