Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Alberto Brettas

    Triste é que a região onde se produz esse azeite, no RS, também foi afetada pelas enchentes... Pelo que vi, ao menos, não diretamente na fazenda, mas o município (Encruzillhada do Sul) foi... Ficamos tentados a visitar a fazenda, mas... Toda a região em que eu e minha esposa costumávamos ficou afetada pelas enchentes... Assim que pudermos voltar por lá, faremos isso... Para apoiar a reconstrução... Muita tristeza pela região toda.

    Responda
  2. Décio Ceballos

    O Brasil é um dos maiores consumidores do mundo, produz apenas 2 % de sua demanda, produção viável e crescente, de altíssima qualidade como mostram esses prêmios, crise na produção mundial, ou seja, tem tudo para tornar-se um grande produtor. Azeite é um produto estratégico e olivais são benéficos para mitigação das mudanças climáticas e para recuperação do solo. Um exemplo de cultura regenerativa, plantar oliveiras é plantar árvores. Parabéns ao Sabiá, que também gorjeia aqui na Mantiqueira.

    Responda
  3. Valéria Pinto

    Os azeites brasileiros têm preço de diamante por uma garrafa de 250 ml. Sendo produzido aqui sem nada a ver com o dólar, deveria ser mais barato.

    Responda
    1. Décio Ceballos

      Sra Valéria, se buscar por azeite e meu nome você encontra um artigo meu discutindo a crise mundial do azeite. Mas você tem razão o preço precisa diminuir.

    2. LORENA PARDELHAS

      Não é verdade. Compro aqui em Porto Alegre, na rede "Z" - não vou fazer propaganda, mas tem filiais ai em SP, por cerca de 60 reais um azeite gaúcho muito bom. Aliás, na colheita casais daqui com padrão de vida europeu- os privilegiados- e "nubentes", pagam, sim, pagam para participar das colheitas. É deslumbrante. E com vinhedos próximos, tudo no paralelo 31°.