Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carlos Magnabosco

    Como amante do futebol, poucas vezes vi, em disputas desse importância (Copa América) envolvendo seleções desse nível (Brasil/Uruguai), tamanha agressão à bola e ofensa a esse esporte como no jogo de ontem. Patético!

    Responda
  2. Helio Ciffoni

    Juca repete a fala de Ghiggia mas na ordem trocada: em uma demonstração de modéstia, Ghiggia disse e está gravado: “…o Papa, Frank Sinatra e eu.”

    Responda
  3. Hercilio Silva

    Uruguai foi Uruguai, desceu a porrada. A seleção é a mesma desde 2014, não consegue armar jogadas e fica presa do meio pra trás. Dorival já caiu na mesmice de escalar os mesmos vendo que não está funcionando.

    Responda
  4. eli moura

    No jogo de ontem se viu um do Brasil sem qualquer preparação, nem ao menos para pênaltis. Faltou Neymar ? Ia ficar rolando na grama o tempo todo. Só os volantes merecem aplausos no bateu levou. Time totalmente perdido. Nem Vini da certo. Doriva e filhinho bye.

    Responda
  5. Lairton Santos

    Belíssimo texto, Juca. Um abraço.

    Responda
  6. Rubens Coelho

    Senhor Juca, já pensou se não houvesse possibilidade de misturar política, com o esporte mais popular do planeta? Outra: nesta seleção do Uruguai, pode colocar o Revetria q ajudou o Zêêêro a surrar o Frangote do Reinaldo e do Cerezo numa final do mineiro nos anos 70.

    Responda
  7. Sérgio Guimarães Thomé

    Segundo o meu tio, já falecido, José Lamas, a decisão do terceiro lugar, Espanha X Suíça, ocorreu no Pacaembu, no mesmo horário em que jogavam Brasil X Uruguai. A festa no gol do Friaça, anunciada pelos alto-falantes do Pacaembu, se sucedeu por um grande cortejo fúnebre no final do jogo, onde ninguém falava nada. Gighia, não calou só o Maracanã, mas o Brasil inteiro.

    Responda
  8. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Enquanto isso o futebol vive uma crise profunda. Das oito partidas de quartas de finais (quatro na Europa e 4 na América), 6 terminaram empatadas (5 decisões em penaltis e uma na prorrogação) Isso me parece um futebol sem graça. Todo mundo aprendeu a se trancar e regras não evoluíram para mudar esse cenário.

    Responda
    1. Celso Pinto

      Exato. Defesas fortes. Criatividade zero no meio campo. Ataque inoperante. Só se chega à área na base do chuveirinho.

  9. CLECIO CAMARGO

    Juca, sou contra e isto basta. Muito fraco. E futebol e política não deviam se misturar. Vira o disco (bem do teu tempo!)

    Responda
  10. Vital Romaneli Penha

    Tivemos outros uruguaios jogando no Brasil:Diogo,lateral direito,Hector Silva,meia direita,Daniel Gonzales,quarto zagueiro,Carlos Sanches,meio campista e outros.

    Responda
    1. Ricardo Pérez

      Carlos Sanchez é irmão de de la Cruz.

  11. Antonio Pimentel Pereira

    Em mim só existe admiração pelo bom futebol, faltou francescoli na sua lista, bom futebol é o que todos gostam, é bom o futebol sulamericano se fortalecer uruguai, argentina, colombia, brasil e ninguém fala da venezuela q vem crescendo

    Responda
  12. Luiz Carlos Alves Alves

    Zagallo impediu a presença de Barbosa em dos preparativos da seleção brasileira em Teresópolis. Puro racismo!

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Talvez. a motivação fosse outra. Ele não se recusou a jogar ao lado de Pelé. E vários negros.

  13. Peter Janos Wechsler

    Os fatos são imutáveis. Barbosa era negro e engoliu um frango. E daí? .

    Responda
  14. Joaquim Rosa

    O Uruguai é apenas a nossa província rebelde que mais cedo ou tarde retornará ao seio da pátria mãe.

    Responda
  15. paul constantinides

    O Brasil depois do 7x1, e de continuar a vender pérolas aos europeus. No verás futebol nenhum.

    Responda
  16. Oliveira Marinho Ventura

    Sei que Juca Kfouri — sabiamente — não lê os comentários, mas preciso dizer: eu amo esse homem! Com ele aprendi que gostar de futebol não exclui gostar de estudar, de procurar o conhecimento e o refino intelectual e a busca pelos bens estéticos. Obrigado pelo só fato de existir, Juca! Nem direi GALO!, para não dizerem que tudo o que eu disse não se aplica a mim. Rsrs

    Responda
  17. JOÃ O MUCCI

    Atualmente o time uruguaio é melhor do que o brasileiro, mas é um clássico, e em clássico não existe favorito.

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      De clichês também se vive.

  18. paulo cesar ribeiro Marques

    Parabéns , de brilhantismo raro , profundo , analítico e poético ! Mostra a vasta cultura do cronista e “ Confesso Que VIvi , como o chileno Neruda ! Nunca perdem os que , como Juca , tem o Sentimento do Mundo !

    Responda
  19. Juan Vera

    Obrigado Juca, eu tinha 4 anos, e lembro minha família rodeando a rádio, com botões e lâmpadas, com um curto circuito prévio, e após um grande Carlos Solé transmitindo e meu pai saltando no empate de Schiafino e gol de Ghigia. O avião que os traíra de Rio, que voaria a 300 mts. eu olhando para o céu mais preocupado com o avião que com o triunfo. "Lindo haberlo vivido pa' poderlo contar"

    Responda