Mercado > Governo cogita cobrar de alunos ricos em federais e mudar Fundeb para ajustar contas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Larisse Brito

    A própria matéria diz que o governo nega o que o texto afirma... Complicado

    Responda
  2. Gisele Araujo

    Fala-se o tempo todo em tirar dos ricos, cobrar dos ricos, quem são esses ricos? Onde estão? Quantos são? À minha volta eu só vejo classe média e pobre. Será que vão elevar a nossa categoria para cobrar de nós. Estudei em uma universidade federal, nunca vi fico mesmo por lá.

    Responda
  3. cleuton rodrigues

    O Governo Federal do Lulopetismo corrupto deixou de arrecadar em 2023 em renuncias fiscais, pasmem !, a quantia foi de R$ 568 Bilhões que deixou de cobrar dos Ricos e só de juros da dívida foram mais R$ 738 Bilhões e se somar essa montanha de dinheiro já dá 1,3. Trilhões de dinheiro saindo ou deixando de entrar no Tesouro Federal. Ainda tem manés que defendem o sistema Neoliberal de corruptos iguais a Lula e Bolsonaro e suas gangues. O Brasil está ferrado com essa polarização.

    Responda
  4. Luis Aneris

    Corretíssimo. Isso já deveria ter sido feito há décadas. Estudam nas escolas particulares e depois tiram vaga nas federais de quem não pode pagar.

    Responda
  5. Camila Santos Borges

    Que tal parar de financiar universidades privadas?!

    Responda
  6. NACIB HETTI

    O governo tá certo. Eu estudei 9 anos em Universidades Federais e poderia ter pago algum.

    Responda
  7. Gustavo von Krüger

    É um bom começo! Espero que comece imediatamente, e aí, os DCE's vão perder os famosos estudantes profissionais que vivem sustentadospara fazer política. Vai ser a primeira vez em 50 nos que concordarei com alguma coisa do Haddad

    Responda
  8. Samuel Fagundes

    Porque a sociedade tem que pagar faculdade para pessoas ricas? Só aqui no Brasil mesmo

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      A sociedade faz isso toda a vez que o Estado não age para mitigar a desigualdade social. A maior parte dos alunos das universidades públicas não é rico. Vocês distorcem as coisas para prejudicar o povo.

  9. Maria Lopes

    Que tal cortar os penduricalhos e privilégios das castas do Judiciário? Já fizeram as contas de quanto se gasta em cada deputado e senador? Comecemos por aí. E reavaliar os gastos com militares/ muitos caciques e não são são necessários tantos soldados, reavaliem.

    Responda
  10. José Roberto Pereira

    Segundo uma ala da Folha de São Paulo, o jornal irá distribuir 10 mil reais aos 100 primeiros que comparecerem na sede do jornal. Não posso revelar minhas fontes nem colocar nenhum nome aqui, mas é verdade esse bilete.

    Responda
  11. João Leite Leite

    É justo que se cobre de quem pode pagar e invista o valor arrecadado em melhoria nas escolas.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Oi? Que besteira. Para se investir na educação básica tem que se desinvestir na superior? De onde você tirou essa besteira? A constituição garante educação e saúde de qualidade para todos, em todos os níveis, não é tirando de um para pôr em outro.

  12. João Leite Leite

    É justo que se cobre de quem pode pagar.

    Responda
  13. Rogerio Cerqueira

    Ideias que sempre aparecem em tempos de crise e jamais conseguem avançar, assim como taxação de grandes fortunas. O fato é que já se paga impostos demais para sustentar uma estrutura cada vez mais inchada e ineficiente. E a tendência é só piorar, seja L, B, ABCD...etc no governo.

    Responda
  14. Joao Quadros

    Facto: nenhuma escola pública do Brasil é "gratuita", todas saem do imposto pago por cada cidadão, rico ou pobre. O que existe é: má-administração, desvio de verba, mal uso da mesma etc. SE alguem consertar isso, não haverá problemas. Se cobrar de "mais ricos", podem ter certeza de que quem vai pagar o "pato" é a classe média trabalhadora, que vai ser taxada pelos pensadores ekonomicos do seculo XIX, deste e de outros governos, de "ricos".

    Responda
  15. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "professores já recebiam 2,8 vezes mais que o salário mínimo". Imagino se alunos de famílias que ganham até 3 salários mínimos serão considerados ricos. Nunca pensei que usaria uma frase do morador da casa de vidro até 2022, mas estão querendo tirar dos pobres para dar aos paupérrimos?

    Responda
  16. Felipe Araújo Braga

    Quanta bobagem: universidade pública é e irá continuar gratuita. São as melhores universidades do país, fazem pesquisa e a maior parte dos estudantes são cotistas, de escolas públicas e muitos pretos, pardos e indígenas. A constituição proíbe a cobrança e a maior parte da população é a favor da gratuidade. Chega desse neoliberalismo tosco! No Chile passaram a cobrar e a dívida universitária explodiu! Se há de se cobrar dos mais ricos é nos tributos, vamos cobrar dos ricos no SUS? Tenham dó!

    Responda
    1. João Leite Leite

      a constituição também garante educação pública de qualidade para todos que não é de graça. Todo trabalhador paga impostos suficiente para ter educação e saúde de primeiro mundo e não tem educação de qualidade para todos. Então é justo que se cobre nas universidade de quem pode pagar para investir nas escolar pública de ensino básico Para poder cumprir a constituição no ensino básico.

  17. Joao Quadros

    Vou colocar o que eu sempre creio: O governo (qualquer um) devia cuidar de : educação, saude e segurança, só. Deveria existir só 4 ministerios: esses ai citados e mais o de administração. Só. Chega de deputados, senadores e juizes ganhando mais que o teto. Chega de peduricalhos, chega de abonos, chega de cota terno, cota isso ou aquilo. Mas estou para ver alguem com coragem de verdade para enfrentar isso. Dai sim, poderiamos investir em crescimento, sem desmatar ou destruir nada.

    Responda
  18. GIOVANE F CARVALHO

    O Governo não ataca o problema central do excesso de gastos com a maquina pública ineficiente. Delírio!

    Responda
  19. Cassio Silveira

    A cobrança de mensalidades nas universidades públicas é inconstitucional, tal medida provocaria uma mudança brusca no longo prazo, e o debate sobre a privatização ganharia um dimensionamento maior. Existem tantas formas de se arrecadar, a saber: lucros e dividendos empresariais, impostos sobre grandes fortunas, fim de boa parte das isenções fiscais etc., todavia, o “partido dos trabalhadores” não tem coragem, uma vez que a covardia é imperativo no governo.

    Responda
  20. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Nossa taxa de juros reais é a segunda maior do planeta, o Estado Brasileiro pagou mais de setecentos bilhões de juros no ano passado, reduzir os juros terá mais impacto que qualquer gasto na educação, fica a sugestão!

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Digo corte na Educação!

  21. Anna Amélia Meule

    é um absurdo o aluno rico estudar nas universidades públicas estudar de graça. primeiramente, ele/ela tem chance muito maior de passar no vestibular ou ter nota boa no enem por conta das escolas que frequenta. eu mesma conheço muita gente sem condições que queriam prestar vestibular pra certos cursos e desistiram porque não tinham como estudar em cursinho ou frequentar escolar particular. e tem mais: o rico tem de pagar sim, pronto

    Responda
    1. Joao Quadros

      Ninguem estuda de graça em nenhuma escola pública. Todas elas, até as mais destruidas e mal-administradas, vem do dinheiro de impostos. Nada sai de graça. Para quem é mais rico, é só cobrar mais imposto, só isso. Só precisariamos de um governo honesto e sem rabo-preso para admistrar isso

    2. Felipe Araújo Braga

      Que se pague mais imposto, não mensalidade! Absurdo.

  22. Tadêu Santos

    Se comprovado o status burguês da família do aluno em uma escola Federal, que se faça justiça aos alunos de baixa renda familiar atendendo os princípios sociais do Bolsa Família. Se a "mais valia" beneficia exageradamente o lucro do empresário liberal, então o estado deve favorecer os pobres com bolsas das arrecadações mensais dos riquinhos pequenos burgueses!!!

    Responda
    1. Joao Quadros

      Sou afavor da estabilidade em orgaos publicos, bem ou mal isso reduziu muito o voto de cabresto (que ainda existe). Na verdade sou contra OSs, terceirizações etc, pois elas são catalisadores de desperdicio e roubo de impostos.

    2. Felipe Araújo Braga

      veja bem : universidade pública é e irá continuar gratuita. São as melhores universidades do país, fazem pesquisa e a maior parte dos estudantes são cotistas, de escolas públicas e muitos pretos, pardos e indígenas. A constituição proíbe a cobrança e a maior parte da população é a favor da gratuidade. Chega desse neoliberalismo tosco! No Chile passaram a cobrar e a dívida universitária explodiu! Se há de se cobrar dos mais ricos é nos tributos, vamos cobrar dos ricos no SUS? Tenham dó!

    3. Joao Quadros

      mas valia, pequeno burgues... credo. Volta-se ao Seculo XIX

    4. Marcelo Simoes

      Henry Galbiatti, fim da estabilidade nos orgaos federais é ideia da extrema direita.

    5. Henry Galbiatti

      Sou a favor da cobrança geral e irrestrita de mensalidade. Se o estudante não tem condição financeira ele é que deveria pleitear bolsa. Também o fim da estabilidade de emprego nos órgãos federais.

  23. Hipolito Lima do Carmo

    Sr.marcos Fernandes não sei se fala na sua pessoa vai em nas federais pra o sr. Vê de perto não o qyd vejo tem de pagar mesmo quis as particulares melhor que as federais ea USp

    Responda
  24. Bob Pereira

    Reportagem desleixada e fraca. Concordo com a cobrança daqueles que podem pagar. Nada de graça o poço da valor.

    Responda
    1. Joao Quadros

      Nenhuma escola publica é de facto gratuita, todas vem de dinheiro de impostos. Nenhuma delas saem de graça, o que há é uma tremenda má-administração, roubo, mal-servação etc.

  25. José Bueno

    Solução para esse conflito existe. O ensino gratuito nas universidades públicas deve ser mantido, porque, aso contrário, não demoraria muito para os pobres e a classe média serem expelidos do sistema. A solução para o desequilíbrio poderia ser encontrada. Todos os formandos teriam obrigação de retornar os benefícios com um ano de prestação de serviços urgentemente necessários em centros socio- culturais de regiões carentes. Os ricos que não quiserem prestar esses serviços pagariam o curso.

    Responda
    1. José Bueno

      * caso contrário

  26. marcos fernando dauner

    há muito tempo , filho de rico não frequenta mais Universidade federais . Estão todas sucateadas. Rico pode pagar faculdades particulares, com instalações muito melhores.

    Responda
    1. José Bueno

      Falando de ricos, você se engana, Marcos. Instalações não sucateadas nas escolas privadas é para hotelaria. Laboratórios de pesquisa não existem nas universidades privadas, com exceção de algumas universidades confessionais. Os ricos despreparados e desmotivados é que têm preferido as privadas.

  27. Ana Maria Rocco

    Essa notícia parece bem duvidosa. O Brasil ainda aparece como um dos 10 ou 25 países que mais publicam em alguns campos da ciência e da tecnologia. Produto do trabalho de pesquisa nas Universidades públicas, federais e estaduais, com raras excessões. Mas aparentemente, a FSP, o Estadão e o governo paulista se incomodam muito com isso, é lamentável. Melhorem o ensino fundamental e médio, e este país terá algum futuro, e muitos jovens em universidades boas e com perspectivas futuras.

    Responda
  28. Ricardo Andrade

    A Folha publica reportagem sem nenhuma fonte com nome explícito. Se a própria Folha não confirmar a notícia em breve, isso vira fake news.

    Responda
  29. Eduardo Oliveira

    É fake! Jogada da Folha, esse jor na le co. Um colega do alto escalão da equipe econômica diz que a matéria não corresponde aos fatos. É importante a equipe econômica de Lula desmentir tal mentira.

    Responda
  30. Petrônio Alves Corrêa Filho

    "Achar que nós temos que piorar a saúde e piorar a educação para melhorar… Isso é feito há 500 anos no Brasil." - Lula disse tudo!

    Responda
  31. Domingos dos Santos

    A ideia de cobrar mensalidades em determinados estatutos de rendas não é problemática, as outras mencionadas também podem serem alvo se debates. Mas nada disso será de grande ajuda se não houver reformas estruturais que brotem de consensos entre Congresso e Executivo, no seio de debates democráticos. Estamos apenas enxugando gelo.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Educação é um direito, não uma mercadoria.

    2. Domingos dos Santos

      Felipe, para mim, tudo pode ser passível de debate. Não gosto nenhum pouco do simplismo e das conotações negativas que advêm do termo "neoliberalismo". Quanto a todo mundo ser a favor, no Brasil é se assim, se isso é bom ou ruim é outra coisa. Especificamente no que tange a renda, precisamos de reformas sérias, pautadas no que dar certo lá fora, seguindo padrões da OCDE. Espero que não fiquemos como a reforma tributária e suas infinitas exceções.

    3. Felipe Araújo Braga

      : universidade pública é e irá continuar gratuita. São as melhores universidades do país, fazem pesquisa e a maior parte dos estudantes são cotistas, de escolas públicas e muitos pretos, pardos e indígenas. A constituição proíbe a cobrança e a maior parte da população é a favor da gratuidade. Chega desse neoliberalismo tosco! No Chile passaram a cobrar e a dívida universitária explodiu! Se há de se cobrar dos mais ricos é nos tributos, vamos cobrar dos ricos no SUS? Tenham dó!

    4. Domingos dos Santos

      *estratos

  32. Denis Lima

    A quadri petista finalmente cobrando dos mais ricos e não aumentado para os mais pobres

    Responda
  33. Alaor Magno

    Ideias pauloguedistas.

    Responda
  34. ADRIANO DE CASTRO MEYER

    E a Folha se especializando em fale news contra o governo Lula.

    Responda
  35. Alexandre Pereira

    Kkkk se o governo anterior sequer pensasse nisso viria uma saraivada histérica pela imprensa. É uma questão de bom senso, tanto na educação como na saúde, que haja progressão na participação de acordo com a faixa de renda, mas o convescote oficial não perde a chance de um “nós contra eles” enquanto mantém convenientemente os penduricalhos da corte. Definam ricos (quem consegue pagar plano de saúde?) e deixem de hipocrisia, pois já fazem amplos ajustes em cima dos pobres para sustentar brasília.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Quanta bobagem: universidade pública é e irá continuar gratuita. São as melhores universidades do país, fazem pesquisa e a maior parte dos estudantes são cotistas, de escolas públicas e muitos pretos, pardos e indígenas. A constituição proíbe a cobrança e a maior parte da população é a favor da gratuidade. Chega desse neoliberalismo tosco! No Chile passaram a cobrar e a dívida universitária explodiu! Se há de se cobrar dos mais ricos é nos tributos, vamos cobrar dos ricos no SUS? Quanta besteira

    2. Alexandre Pereira

      PS: se não sabem, ricos não estudam no Brasil há muito tempo (como suas majestades bem o sabem). Se querem taxar a classe média, ao menos deixem de subterfúgios.

  36. Milton Nauata

    Boas universidades é pra elite intelectual, se estudantes menos aquinhoados conseguem ascender a elas com certezas são jovens diferenciados, as estes o estado tem o dever de apoia-los e dar todas as condições q se fizerem necessárias. Qto a cobrar de estudantes ricos é fazer justiça, universidades são mantidas por dinheiro público arrecadados da população, portanto não tem cabimento ensino gratuito a quem pode pagar, tem outro, a gratuidade deve ser pra apenas primeira graduação.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Só não esqueça que todos pagam.

  37. ANTONIO F CARVALHO

    Quem chega às universidades públicas, especialmente aos cursos mais concorridos, como Medicina e outros da área de ciências exatas? Respondo: os alunos que saem dos melhores colégios particulares do ensino médio. As universidades públicas deveriam cobrar mensalidade dos estudantes de acordo com o perfil financeiro da família do aluno. Constitui-se flagrante desigualdade social o estudante que vai à faculdade de carrão importado de R$ 1.000.000,00 não pagar pelo ensino. Bolsas ao alunos pobres.

    Responda
  38. David Emanuel de Souza Coelho

    O que é ser "rico" no Brasil? Ganhar acima de 3 mil reais...

    Responda
    1. Marcelo Zottis

      Para a Tabata que votpou pela Reforma da Previdência dois mil é super rico.

  39. Adriana Santos

    Ridículo! Uma medida dessa só iria aumentar o preconceito e a divisão entre os estudantes, especialmente os que entram através das cotas. SOS Educação! Taxar grandes fortunas e acabar com a farra de dar bilhões para o Congresso mais fascista da república, que tal???

    Responda
    1. Fabio Dutra LEALDINI

      Excelente iniciativa. O dinheiro que sustenta todo o sistema não brota em arvores. Muito acertiva cobrar de quem pode pagar para financiar os que não podem, os me os favorecidos. Não pode é retirar dinheiro dos menos abastados, que pagam uma infinidade de impostos na gasolina, na energia, no arroz, no feijão, etc, para sustentar ricos, elites...

  40. José Fernando Marques

    Acabo de responder ao Joaquim Ferreira informando que os melhores professores e pesquisadores do ensino superior estão nas universidades públicas e não nas particulares. Estas não se empenham em selecionar com rigor os seus estudantes porque, nelas, a prioridade é o lucro. Em relação a greves, esclareci que os docentes estavam com os salários congelados há sete anos, salvo aumento dado a todo o funcionalismo no ano passado. Era isso.

    Responda
  41. José Rafael Novaes D'AMICO

    Eu a 56 anos prestei vestibular na USP e passei . Sou filho de um bancário de banco falido. Meu pai filho de italianos , passou frio e fome , então sou filho idi o tá de rico ?

    Responda
  42. José Rafael Novaes D'AMICO

    Quando a 56 anos prestei vestibular na USP , eram 19 por vaga . Hoje ?.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      hoje não passa de sete .

  43. Eduardo Freitas

    Tudo para esses laddrões do PT é cobrar, arrecadar, taxar, etc. País que elege essa turma nefasta nunca sairá do buraco.

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Se para vc taxar quem é de origem abastada é roubar, o que diria de quem paga mais de 100 imóveis a vista. Além de desvio de joias. Pelo visto vc não entendeu a matéria. Nada surpreendente para quem é negacionista. Ah de um pulo no curso de medicina da USP em Agosto e avalie se os pobres estão estudando lá. Seja honesto!

    2. José Fernando Marques

      Você não se lembra do governo de Nero?

  44. César A C Sanchez

    Quem seriam os "ricos"?

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Explico: Como, mal, disse o Joaquim (aqui), "com esta medida abrir se ia a oportunidade para a instalação de Escolas Superiores privadas de alto padrão, que pela saudável concorrencia entre elas, absorveriam os alunos mais bem preparados do país advindos do ensino médio privado." Ou seja, o melhor para os mais ricos; para a "plebe", os restos...

    2. Luiz Alberto Brettas

      Excelente pergunta, César... Lamentável isso... Como nos EUA (o atual governo federal parece tentar copiar o modelo), as boas universidades seriam, só, para os muito aquinhoados, restando as públicas (consideradas de baixa qualidade) para a ralé... Ao invés de pensarem nisso, que tal melhorarem as condições do ensino público básico e reduzir a desigualdade social também... Assim, os mais pobres estariam em pé de igualdade para concorrerem às vagas nas Federais...

    3. Marcos Arrais

      Imposto de renda entrega quem é rico. Mas ainda tem os que não declaram tudo, como a família Bolsonaro. Aí precisa de outro mecanismo para pegar quem compra imóveis a vista com dinheiro vivo.

    4. José Rafael Novaes D'AMICO

      Quem estuda , segundo minha mãe é rico . ?

  45. Amaury Kuklinski

    Essa idéia é antiga e tem como premissa básica o fato dos abonados frequentarem escolas privadas, cursinhos, e portanto, com melhores condições de passar no vestibular para uma Faculdade Federal que é gratuita. Na minha turma de 60 , 6 eram pobres, os restantes eram funcionários do BB, ou militares, ou funcionários públicos, ou classe média alta e ricos. Esses últimos eram facilmente identificáveis, pois ganhavam carro zero ao passarem. Eram os mais indignados com a idéia de cobrança.

    Responda
  46. marcos fernando dauner

    quando eu prestei o Vestibular na UFPR há quase cinquenta anos , eram mais de oitocentos candidatos para sessenta vagas ( eu fiquei em sexto) . Hoje deve estar na faixa do três/um .

    Responda
  47. marcos fernando dauner

    piada de incomPTntes . Alunos ricos frequentam Universidades privadas, onde as instalações e os laboratórios não estão sucateados como nas Universidades federais .Na minha época, há quase cinquenta anos, a disputa no Vestibular para muitos cursos era de quinze por vaga; hoje não passa de sete .

    Responda
    1. José Bueno

      Você se engans, Marcos. Instalações não sucateadas nas escolas privadas é mera hotelaria. Laboratórios de pesquisa não existem nas universidades privadas, com exceção de algumas universidades confessionais.

    2. Marcelo Zottis

      Vai até a sala de medicina, a maioria são moradores da periferia. Que horror, cobrar desse pessoal.

  48. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Com esta medida abrir se ia a oportunidade para a instalação de Escolas Superiores privadas de alto padrão, que pela saudável concorrencia entre elas, absorveriam os alunos mais bem preparados do país advindos do ensino médio privado..E as universidades publicas , lotadas de professores e pesquisadores ,salvo exceções ,meia boca ,seguirão o mesmo destino da maioria das Escolas Médias públicas Brasil afora : Sucateamento com professores despreparados , interassados mais em greve do que ensino

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Lamentável isso... Estás muito, muito, mal informado, Joaquim... Mas, numa coisa estás certo: como nos EUA (o atual governo federal parece tentar copiar o modelo), as boas universidades são, só, para os muito aquinhoados, restando as públicas (consideradas de baixa qualidade) para a ralé... Ao invés de pensarem nisso, que tal melhorarem as condições do ensino público básico e reduzir a desigualdade social também... Assim, os mais pobres estariam em pé de igualdade para concorrerem às vagas...

    2. ADRIANO DE CASTRO MEYER

      Joaquim sem noção. Com certeza não passou em vestibular de universidade pública e agora....

    3. José Rafael Novaes D'AMICO

      Vide os dois anos da pandemia . Para eles foram três anos . Vide Rio Grande do Sul. Ma má tá .

    4. José Fernando Marques

      Caro Joaquim, precisa se informar melhor. Os mais preparados professores de ensino superior, em regra geral, estão nas universidades públicas e não nas privadas. Sucateamento existe, mas não por despreparo dos docentes e sim por investimentos aquém do necessário. Quanto a greves, os professores universitários estavam com salário congelado (salvo aumento de nove por cento dado a todo o funcionalismo em 2023). Os técnicos ganham mal. Os professores, sobretudo os da educação básica, também.

  49. Thiago Ferreira

    Seria inconstitucional e, politicamente, um tiro no pé. Melhor gastar energia propondo taxação dos ricos mesmo, rever a tabela de IR, isentando a classe média e atuando sobre aqueles que de fato vivem de renda, já que salário não é renda.

    Responda
  50. CLODOMIRO LACERDA

    Antes, seria preciso assegurar que a classe média terá acesso à escola fundamental e serviço de saúde de QUALIDADE. Hoje, ela paga isso 2 vezes (impostos e boletos). Só têm a universidade pública. No fim, porém, o governo vai desperdiçar esses recursos extras com gastos nababescos, ineficiências mil e subsídios para empresários amigos. Depois não sabem pq o povo se revolta.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.