Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tadêu Santos

    Interessante a abordagem do F.Zuker para entendermos a repentina ascensão do pífio dep do baixo clero, com dois atos antidemocráticos dentro do parlamento ao agredir uma colega e ao citar o Ustra no impechment da Dilma, naturalmente enfatizando o negacionista gesto da arminha durante à campanha.... Tendo o Trump como inspiração, fez com mais intensidade a invasão das sedes dos três poderes em Brasília. Foi tornado inelegível, indiciado e agora part. de encontro ultradireita em SC com o Milei...

    Responda
  2. Augusto João

    Mesma filosofia seguida pela extrema direita brasileira, acabar com os comunistas, as pessoas negras e os gays para preservar a família brasileira. Na bala.

    Responda
  3. Bruno Sebastião Neto

    Quem designou a sua cor foi deus ,portanto reclame dele ? Ninguém tem culpa da sua cor ?

    Responda
  4. Bruno Sebastião Neto

    Tudo em nome de jesus .

    Responda
  5. Ezio Freitas

    "Every reactionary ideology has a vision of an idealized past, a theory of its decline and fall, and a plan for restoration which is necessarily violent." Jeffrey Tucker. Right-Wing Collectivism: The Other Threat to Liberty

    Responda
  6. Orlando SALES

    E a OTAN? Não é um projeto imperialista (EUA) que em alguma medida justificou a invasão da Ucrânia pela Rússia?

    Responda
  7. Henrique Marinho

    O autor se esqueceu que a nova descolonização da Europa e o seu replacement theory são nada mais que uma reação (xenó fava) à descolonização africana e asiática, desde os anos 60. Econômica e socialmente instáveis e pobres, esses países fracassados são exportadores de gente de cor e cultura, que não se misturam com os nativos, ricos e desenvolvidos. Daí a reação.

    Responda
  8. omar assaf

    Mais um artigo lamentável. O autor esquece fatores históricos relevantes e compara a resistência de um povo massacrado por décadas tentando igualar agressor e oprimido. Mas o que mais me incomodou nesse texto covarde e desconectado com a verdade foi ele querer justificar essa selvageria praticada por psicopatas do ódio sionistas sugerindo culpa do Hamas para confundir o leitor desatento aos fatos. Daqui a pouco vão falar que foi o Haniyeh que mandou despejar bombas de uma tonelada sob crianças .

    Responda
  9. eva wongtschowski wongtschowski

    Fabio: obrigada. Texto complexo para ler e reler.

    Responda
  10. João Paulo Zizas

    Alexander Dugin era pouco conhecido no Brasil até o início da década passada. Foi Olavo de Carvalho quem, aqui, primeiramente fez alertas incisivos sobre o quão importante é decifrar as ideias desse intelectual antiamericano para entender o quadro político-ideológico russo atual. Existe até uma discussão textual entre os dois na qual o brasileiro questiona com veemência os fundamentos e aponta a má-fé de planos como o da construção de um império eurasiano ancorado numa suposta mística ortodoxa.

    Responda
    1. João Paulo Zizas

      Abaixo está uma versão do comentário na qual o "Existe até" que inicia a terceira frase é substituído por "Há, inclusive,". Percebi depois que assim pode ficar melhor devido a fazer o "até" não aparecer duas vezes no texto.

    2. João Paulo Zizas

      Alexander Dugin era pouco conhecido no Brasil até o início da década passada. Foi Olavo de Carvalho quem, aqui, primeiramente fez alertas incisivos sobre o quão importante é decifrar as ideias desse intelectual antiamericano para entender o quadro político-ideológico russo atual. Há, inclusive, um debate textual entre os dois em que o brasileiro questiona com veemência os fundamentos e aponta a má-fé de planos como o da construção de um império eurasiano ancorado numa suposta mística ortodoxa.

  11. Marcelo Semiatzh

    Muito esclarecedor, parabéns ao autor. Traz luz ao conflito mundial e principalmente com vem sendo tratado

    Responda
  12. Alexandre Tavares

    Estarrecedor.

    Responda
  13. yussef mahmud m mustafa

    Interessante este artigo;o extremismo existe em todas as culturas e o nacionalismo e o ápice da ignorância humana ,em relação ao que acontece ente palestinos e judeus ,o extremismo vem de um estado democrático que massacra e ocupa território do povo palestino que só quer o reconhecimento a sua existência como povo com direito a autodeterminação ,o Hamas e fruto deste extremismo do estado de Israel, o Hamas não representa a maioria dos palestinos

    Responda
    1. PAULO ROBERTO

      Não representa mas está no comando.

    2. Jacques Toron

      O extremismo é dos palestinos que se consideram únicos nativos da terra