Mercado > Incerteza fiscal leva governo Lula a pagar maior juro desde PEC Kamikaze de Bolsonaro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Vilson Buss

    Governo amigo dos milicos e rentistas, pobre pagando a contaÂ…

    Responda
  2. Antônio João da da Silva

    Os jornalões e os canais de tv insistem em vender mentiras, que a alta Selic controlou a inflação. Quem elevou a inflação às alturas no primeiro semestre de 22 foi a política de PPI da Petrobras, o litro da gasolina e do diesel chegaram a 10 reais. A Petrobras teve lucros absurdos. O que fez a inflação cair foi a queda de preço do petróleo. Acobertam Campos Neto, pois ganham muito dinheiro com ele.

    Responda
    1. Vinícius Freire

      A PPI é principalmente para ajudar a manter a saúde financeira da Petrobrás, além de deixar os preços não entrar em desacordo com os preços praticados no mercado, no Brasil e no mundo. Sobre ela ser um monopólio, bom, isso poderia ser evitado se já tivéssemos privatizado pelo menos as refinarias da Petrobrás e deixar esse mercado de refino mais competitivo com um bom marco regulatório que favorecesse negócios nesse ramo, mas os políticos de Brasília resistiram e ainda resistem a isso.

    2. Vinícius Freire

      Sim, Antônio. Mas acontece que, após estourar a guerra da Ucrânia, o preço do petróleo realmente disparou por um tempo e isso acarretou em maiores custos para o seu refino aqui e no mundo todo. Se a Petrobrás não obedecesse a PPI, poderia sofrer enormes prejuízos financeiros, pois se o preço dos derivados não se ajusta de tal forma a remunerar direito os seus custos, isto é, ser viável economicamente, a empresa perde credibilidade diante dos investidores.

    3. Antônio João da da Silva

      Vinícius, os preços de venda de uma empresa, no caso da Petrobrás, tem a ver com os seus custos de produção, mais uma margem normal de lucros, portanto repassar preços internacionais para o mercado brasileiro é aproveitamento de sobrepreços, a prova estão nos lucros absurdos que a Petrobras teve nesses dois anos de altas mimetizados no PPI. No caso chega a ser criminoso, porque a Petrobras é monopolista. Transferiu renda para poucos e ricos acionista retiradas de todos os consomidores brasileir

    4. Vinícius Freire

      Antônio. No primeiro semestre de 22 houve a invasão da Ucrânia pela Rússia e o preço do barril de petróleo disparou para mais de 100 dólares, os combustíveis de origem fóssil em todo o mundo disparou, não foi só no Brasil. Portanto, não teve nada haver com o PPI da Petrobrás. Em choques de oferta, como o do petróleo, o BC realmente nada consegue fazer, por isso eles olham para o núcleo da inflação, que ainda estava em tendência de aumento na época e justificou o aumento da SELIC ainda em 22.

  3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Previsao do tempo para banqueiros: se chover, os juros aumentam, mas se fizer sol aumentam mais. Porém se ficar só nublado aí tudo muda, e os juros aumentam. Se nada disso acontecer, trará uma certa insegurança, o que , excepcionalmente fará os juros aumentarem. A única possibilidade climática deles baixarem os juros eh se houver uma inversão térmica, e o gráfico dos juros forem virados de cabeça para baixo.

    Responda
  4. Antônio João da da Silva

    Esta matéria da Folha é puramente ideológica e errada. A afirmativa 'A desconfiança dos investidores quanto à disposição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em cumprir o arcabouço fiscal ' é uma transferência explicida da culpa de Campos Neto para o governo. Desde julho do governo bolsonaro até hoje a taxa de juros real, média do período, é de 8 pontos percentuais, a maior do planeta para o período. CN elevou a Selic a patamares irreais, e ainda criou uma armadilha para não reduzí-la.

    Responda
    1. Antônio João da da Silva

      Essa tentativa de transferência da culpa de Campos Neto para o governo não tem sustentação. A Folha foi deliberadamente omissa do tamanho de conta juros, cerca de 800 bilhões de reais anos, onde metade disso poderia ser evitado, representa o maior de todos os desequilíbrios das contas públicas.

  5. Juan Vers

    Como ignorante em economia faço uma conta de escola, com 1% menos de juros ou seja a 9.5% a economia de gastos em juros passaria para 90 bilhões, ou seja o gasto seria 810 bi. Será que quem acostuma a investir em letras do tesouro, vai fujir da aplicação por aversão ao risco e continuará confiando na emissão sem fundos de Estados Unidos?

    Responda
  6. EDUARDO MAMAN

    Governo tomou aula prática do mecanismo que faz as taxas de juros subirem a níveis recordes. Espero que tenha aprendido a lição. Fez a alegria dos rentistas e aumentou a insolvência dos pobres devedores.

    Responda
  7. Silvio Knapp

    Governo agonizante paga juros mais altos.

    Responda
  8. Cassio Vicinal

    O atual modelo econômico global favorece o capital em relação ao trabalho, leva a maiores disparidades de renda e riqueza. Políticas que priorizam o pagamento da dívida e a austeridade fiscal podem exacerbar essas desigualdades. Políticas que favorecem a acumulação de capital podem levar ao aumento da concentração de riqueza à custa do bem-estar social. Essa dinâmica pode prejudicar a coesão social e levar ao desencanto, vide França. Desfilar o óbvio todo domingo ajuda? Propor soluções, Folha?

    Responda
    1. Cassio Vicinal

      Os mercados financeiros, em busca de melhores retornos sobre o capital, exercem pressão constante sobre os governos para manter políticas econômicas que garantam a estabilidade dos pagamentos da dívida. Isso pode incluir demandas por mais austeridade e políticas favoráveis ao mercado, independentemente de seus impactos sociais. Se quiserem compreender, não consigo ser mais óbvio que tudo isso. Bom domingo!

    2. Cassio Vicinal

      As medidas de austeridade frequentemente resultam em maior desigualdade e descontentamento social, já que os cortes de gastos públicos afetam principalmente os mais vulneráveis. A falta de investimentos em áreas essenciais como educação e saúde perpetua a pobreza e limita o crescimento econômico a longo prazo. A redução dos gastos públicos e a falta de investimentos em áreas críticas contribuem para um baixo crescimento econômico. A economia estagnada gera menos receitas fiscais!

    3. Cassio Vicinal

      Taxas de juros elevadas aumentam os custos de serviço da dívida pública. Uma maior parcela do orçamento do governo é direcionada para pagar juros, reduzindo os recursos disponíveis para investimentos sociais e econômicos. Para lidar com o crescente custo da dívida e tentar manter a confiança dos investidores, os governos implementam medidas de austeridade. Isso inclui cortes em gastos públicos e aumento de impostos, afetando negativamente serviços sociais e infraestrutura.

    4. Cassio Vicinal

      O atual modelo econômico pode ser visto como um ciclo vicioso lógico que perpetua desigualdades e instabilidade econômica, especialmente em países em desenvolvimento. Os governos contraem dívidas para financiar seus déficits orçamentários, investir em infraestrutura ou responder a crises econômicas. Para atrair investidores e controlar a inflação, os bancos centrais aumentam as taxas de juros. No Brasil, isso é exemplificado pela Selic alta, que encarece o custo do dinheiro.

  9. Fernando Alves

    A ladainha das "falas de Lula" só animam o rebanho que não pensa em outra coisa que seja um novo golpe.

    Responda
  10. José Roberto Pereira

    Especulação e pânico fabricados pelo "autônomo" BolsoNeto agora chamam-se "Incerteza fiscal". Que é meia-irmã da "Pedalada fiscal". A farsa se repete, já estão construindo a fundação do próximo Golpe.

    Responda
  11. Manoel Cardoso

    O poder econômico mantém o Brasil com elevada desigualdade social. Escolheram o norte e o nordeste como exportador de mão de obra quase escrava. É a mentalidade e estupidez do século XIX imperando no século XXI.

    Responda
    1. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      É no Brasil todo , no sul os salários tambem são miseráveis. Só ver os comentários nas redes sociais

  12. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Engraçado vendo o gado do Cb ozo genocída defendendo arqui milionários

    Responda
  13. jose batista

    Lula Biden da Silva ladeira abaixo e descendo!!

    Responda
  14. Domingos dos Santos

    Finalmente um artigo sobre juros. É importante destrinchar esse competente da equação.

    Responda
  15. leonardo oliveira

    O desgoverno Lula na economia lembra a história do Titanic.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Desgoverno ? PIB crescendo, superávit na conta (e pagando as despesas), inflação baixa, desemprego baixo, investimentos chegando a rodo.....

  16. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Gu até quando vamos ter que aguentar o filhote do Cbo zo genocí da no banco central

    Responda
    1. Domingos dos Santos

      Tá acabando, homem. Vai ser ótimo ver o que o presidente vai fazer, quem irá indicar, e o que vai mudar. Espero que ele seja pragmático; não o sendo, que o Congresso frei a indicação. Só deve melhora a comunicação com o presidente, o que já é importante.

  17. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    As maiores reservas internacionais acumuladas nos governos PT , cade as escolas universidades criadas pelo governo do Cb ozo genocíd a, algum Minion pra responder

    Responda
  18. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Já estou achando que o posto Ipiranga é sócio desse jornaleco

    Responda
  19. Sid Santo

    Fora Lule.

    Responda
  20. leonardo oliveira

    Manda o Lule ir bater papo com o Joe Biden. Situação cognitiva semelhante de ambos.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Leonardo comprovando toda a maturidade de um bolsonarista.

    2. leonardo oliveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Muda pra Argentina kkkk

  21. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    E folha de São Paulo , continua alimentando o gado diuturnamente , é a herança maldita deixada pelo posto Ipiranga , lembrando que o posto Ipiranga ia privatizar tudo e zerar a dívida pública , o gado acreditou

    Responda
  22. leonardo oliveira

    Um desgoverno como este do descondenado , será um risco numa superfície líquida.

    Responda
    1. leonardo oliveira

      Vc é do redbanho muuuu

    2. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Você é dono das lojas americanas

  23. leonardo oliveira

    Um governo liderado por um comunista corrupto , não tem como dar certo.Sua passagem pela presidência será um risco numa superfície líquida.

    Responda
  24. Régis Cava

    Incerteza fiscal. Esse é o mote do neoliberais de plantão contra Lula. Interessante que essa incerteza vêm do tal mercado, que por sua vez é incentivado a especular pelas falas de Campos Neto, que não aceita reduzir os juros mais altos do mundo. Aí a culpa é do Lula! Não faz sentido algum. Cada meio ponto da Selic custa quarenta bilhões ao tesouro. Lula vê que os juros estão altos, cobra para redução do mesmo, recebe de volta da folha et caterva essa matéria sem pé nem cabeça. Até quando?

    Responda
    1. WILHELM NORDMANN

      É impressionante que ainda existem pessoas que acham que juros se definem com frases de efeito a palavras de macho. Não é não! Dinheiro é produto de mercado, tem preço. Se você insinua todo o tempo que pode não honrar os compromissos, não deve ficar admirado que o preço sobre. Nenhuma mágica ou conspiração. A prática e as falas do governo abrem dúvidas, então a torneira se fecha. Nada a ver com CN. A terra é redonda.

    2. Domingos dos Santos

      Muito simples, dê calote e arque com as consequências econômicas e políticas!

    3. leonardo oliveira

      Fora Lula.

  25. Ricardo Andrade

    Leia-se especulação financeira so invés de incerteza fiscal

    Responda
  26. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Se a razão é a incerteza fiscal, não sei. Os economistas chutam muito.

    Responda
  27. Manoel Cardoso

    Alguém que critica esse governo gostou do calote dos precatórios e do confisco da poupança?

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Herança maldita que Lula está resolvendo e mesmo assim tem que ouvir críticas quanto ao atual déficit. Bolsonarista é cínico, perverso e mentiroso, principalmente

  28. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Com a folha eh sempre assim, o problema maior eh a piora do ambiente externo, mas isso ela só diz no interior do artigo , e de passagem, no título o must eh a palavra lula. Mas ela não existe para informar, e sim para formar o gado, precisa dele pra sustentar seu projeto de novo golpe liberal.

    Responda
  29. Athos Rocha Trindade

    Folha, de braços dados com a sabotagem do BC.

    Responda
  30. Valter Luiz Peluque

    Sistema financeiro quer derrotar governo popular

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Leonardo, só para lembrar que seu ídolo surrupiador de joias é um descondenado de terrorismo e amotinação do Exército Brasileiro. Mas será condenado novamente pelas falcatruas que fez.

    2. Domingos dos Santos

      O óbvio ululante: L*la foi eleito por re*eição a JB. Ele precisa se atentar para isso, já que a eleição seguinte será um repeteco. (O que é triste, pq ninguém merece ter la*be-bot*s de JB como opções)

    3. leonardo oliveira

      Manda o descondenado dar uma volta na rua , para ver se ele é popular. Vc esta vivendo num mundo paralelo do redbanho.

  31. Valter Luiz Peluque

    O sistema financeiro quer derrotar as politicas sociais desenvolvimentistas

    Responda
  32. Valter Luiz Peluque

    Dá vergonha abrir o jornal e ver tal nanchete

    Responda
    1. leonardo oliveira

      Vergonha é o analfabetismo funcional de ler a matéria e não entender.

  33. Valter Luiz Peluque

    A mentira tomou conta do jornalusmo

    Responda
  34. Valter Luiz Peluque

    A especulação eleva os gastos do governo

    Responda
  35. Valter Luiz Peluque

    O título da matéria é fake

    Responda
  36. Valter Luiz Peluque

    A Folha censura.

    Responda
  37. Valter Luiz Peluque

    A Folga é falsa

    Responda
  38. PAULO ROBERTO HASSE

    Kamikaze é aprovar um arcabouço fiscal sem redução de custos e contar com arrecadação que não existe . Kamikaze é ter um amador como Ministro da Economia . Tudo isto mais as farolagens do L lero-lero geram desconfiança e incerteza no mercado . Sem novidades .

    Responda
  39. PAULO ROBERTO HASSE

    Qual incerteza fiscal ? Há certeza de que o L Loroteiro não quer responsabilidade fiscal , ele já disse isso diversas vezes por interesse eleitoral . Ter um arcabouço fiscal que não prevê redução de gastos e conta com arrecadação que não existe , é de alto risco e isto gera desconfiança . Kamikaze mesmo é este tipo de arcabouço de ficção . O ministro da Fazenda do Bolsonaro era o Guedes , PHd em Economia e não este amador do L . Nem a Pandemia de 2020/22 abalou a confiança no Posto Ipiranga .

    Responda
  40. Jefferson Rosa

    A culpa é do Lula? Não seria do Camps Neto. Quem decide a taxa de juros é o BACEN. A inflação está em 4%. Qual o sentido da SELIC a 10,5%? Continuem espalhando meia verdades que em dezembro a erva daninha plantada pelo Bo Zo vai embora.

    Responda
    1. WILHELM NORDMANN

      CN encerra o mandato, isto sim. A dúvida é o que vem no lugar. Se repetir o show de Dilma baixando os juros no grito, será novamente recessão com inflação, e juro bem maior depois para segurar este trem. A terra é redonda.

  41. Manoel Cardoso

    Espero que não dê calote nos precatórios como o outro anterior e o outro que confiscou a poupança.

    Responda
  42. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Com esses abutres financeiros rondando as finanças nacionais, tudo fica difícil.

    Responda
  43. Jorge Rodrigues

    O Brasil estaria em situação econômica muitíssimo melhor se os governos que sucederam FHC tivessem aperfeiçoado as reformas e a modernização do estado. Pós-FHC quase nada foi feito nesse senrido. Pelo contrário, houve inúmeros retrocessos. O principal deles são os recursivos deficits primários dos governos petistas.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Não houve nenhum governo que chegasse aos pés dos mandatos 1 e 2 do Lula. Mulitplicou PIB por 3, reservas cambiais por 10, fez mais universidades que todo o resto da história do país.

    2. leonardo oliveira

      Fora Lula.

    3. Diogo Morais

      Veja os números da dívida externa nos últimos 40 anos e depois comente novamente.

    4. Jefferson Rosa

      Sério mesmo?? Vc lembra que em 2002 o Brasil estava quebrado, prestes a decretar moratória e recorrendo a empréstimos junto ao FMI e ao BILD? Dívida externa aumentando, as reservas acabando, desemprego, recessão e balança comercial acumulando déficit. Tem mesmo saudade dessa época? Tu deve ser do seleto grupo dos 5% mais ricos. Pq para o trabalhador foram tempos difíceis. .

    5. julio alves

      Caro phd em Economia por Harvard: estude outro aspecto da economia. Veja a evolução do desemprego nos governos fhc, Lula 1 e2, Dilma, Foratemer, imbrochavel e Lula3. Depôs volte aqui. Convide a Folha também a fazer esse exercicio.

    6. julio alves

      Falou o Ph D em Economia por Harvard! Vamos lá: desemprego aumentou em 38 por cento com fhc, indo para 10 por cento. Lula 2 trouxe pra 7,5 por cento. Dilma puxou para 6,8. Temer 12 por cento. Com o Imbrochavel chegou a quase 15 por cento. Lula 3 derrubar para 7,8 por cento. E aí?

  44. Jose Walter

    Uma certeza: o mercado quer governar, mas não se candidatou….não recebeu votos para tal!

    Responda
  45. Edemar Afonso Gonçalves

    Incerteza fiscal uma OVA,boicote do banco Central presidido por um bolsominio com dinheiro em paraíso fiscal, alinhado aos financistas da Faria Lima e seus porta vozes da imprensa oligárquica.

    Responda
  46. josé cláudio do nascimento

    O estado é refém dos rentistas. Ele deveria se financiar exclusivamente através de tributos, emissão de moeda e, principalmente, através de empresas estatais lucrativas.

    Responda
  47. Sandro Machado

    Os Números não mentem, esse governo está na metade do mandato, não está bom, não é uma reportagem de oposição, está bem séria a coisa, o trabalho não está sendo bem feito. Não é hora de ter algumas pessoas com suas ideologias defendendo isso. Entendo erros do governo passado, mais estava dentro de uma pandemia e não apresentou números assim, pode doer o coração das pessoas que não aceitou que o outro continuasse, mais esse aí, infelizmente, sem chance. Lula 1 e Lula 2 se beneficiou do FHC.

    Responda
    1. Régis Cava

      Kkk o governo anterior não apresentou números assim. Não mesmo. Muito pior. Cortaram tudo do social em prol de superávit para a Faria Lima aplaudir. Não pagou precatórios, destruiu o farmácia popular e o minha casa minha vida, enterrou a educação, desvirtuou o bolsa família. Aí vem a folha e diz que há incerteza fiscal criada pelo bolsonarista Campos Neto. Mídia suja, desleal.

    2. Landson Abercrombie

      E essa sua ideologia está defendendo o que? Os lucros do rentismo. Distorcer os números para se adequar à sua ideologia também não vale.

    3. Ed Raschella

      O que o Lula 1 mais se beneficiou de FHC foi dólar a 4 reais, inflação a 23%, dívida interna que era 35% do PIB com Itamar pulou pra 65%, Reserva em dólar negativa, devendo 41 bilhões US$ para o FMI, taxa SELIC que chegou a 45%, desemprego de 17% (só perdia pra Ãndia), servidores e tabela IRPF há 10 anos sem reajuste, etc. Foi uma herança maravilhosa. Por isso o Serra perdeu. Tanta coisa boa que tinha que passar pra outra mão.

  48. RENATO MINEIRO DRUMMOND

    A expressão de Haddad não poderia ser mais evidente quanto ao que o chefe está falando.

    Responda
  49. RENATO MINEIRO DRUMMOND

    A matéria força a barra. Em primeiro lugar, não é o Governo quem aprova uma PEC, é o Congresso Nacional. Poderia-se até dizer que "o Governo conseguiu que sua PEC fosse aprovada". Dito isso, por que não associar o alta dos juros agora com a mesma razão, o ano eleitoral das prefeituras, que é para onde vão as verbas? Simples assim.

    Responda
  50. Ed Raschella

    Quem sabota o país e joga contra tem nome e endereço. Campos Neto, BACEN. Os caras queimaram 35% das reservas durante o governo do tinhoso, bancaram sarnicida e ozônio pra COVID, combustível pra Uber, Táxi e Caminhoneiro, empréstimos fraudulentos na CEF, prótese p milico, motociata. PEC pra tirar impostos e reeleger o inútil. Calote Jurídico. É Campos Neto e o golpista, com seus caos na economia e inflação descontrolada, que o Mercado e os q reza pra pneu amam.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.