Mundo > Forte comparecimento às urnas reflete tensão eleitoral na França Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. Manoel Cardoso

    O Brasil do governo Lula adota estratégia mais inteligente do que a do presidente Emanuel Macron. Fez aliança com Lira e Pacheco e vai acertando o passo Mesmo que não seja o passo desejável, é o possível. Pra frente sempre. Bolsonaro e família nunca mais.

    Responda
  2. neli faria

    Aqui?Seria impossível essa Lição Democrática. Para Benefício Pessoal não existe esquerda, direita, situação, oposição: todos os oportunistas se unem e dão as mãos,como irmãos, para que nunca se construa a nação. Leia os votos , dos irmãos contra o Brasil :Fundão Eleitoral e Partidário,Anistia a Partidos Políticos,Juiz de Garantia:justiça atingindo ppp,tudo bem,bastou atingir os2Ps; Alterar a Lei da Improbidade,projeto da Delação. O Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos.

    Responda
    1. neli faria

      Humberto: não sou cúmplice porque cobro dos políticos que votei. O Sistema eleitoral brasileiro é feito,no Legislativo, para não dar espaço para os novos.

    2. humberto cavalcanti

      Neli,em geral somos cúmplices.É fácil apontar criticar denunciar os outros,mas votamos,podemos votar branco ou nulo,mas no Brasil são considerados votos inválidos.Sem falar na distorção do sistema eleitoral proporcional NO BRASIL,que,ao contrário do que mídia e vários pseudoanalistas dizem,países civilizados adotam a proporcionalidade,outros estão questionando o badalado voto distrital que,ao fim das contas,é afunilar,não representar minorias sociais,mesmo maioritárias.EUA, p.ex.

    3. neli faria

      Aqui ? Seria impossível, basta conhecer a História Pós Redemocratização. Até antes: nas eleições indiretas!

  3. Jose Roberto X de Oliveira

    Foi bonito demais ver o Raí e Mbape na França falando para todos. O ódio perdeu no Brasil, na Inglaterra e na França. A resistência Francesa enche nossos corações de Alegria No Brasil precisamos ter uma enxurrada de Escolas e Universidades restabelecendo o que é fato e o que Mito é o que Mentira de pânico moral.

    Responda
  4. Jose Roberto X de Oliveira

    Parece que temos neonazifascistas no Brasil. Muitos brasileiros não entendem bem o que é a ideologia desse pessoal já outros sabem bem demais e a desejam. Estão destruindo escolas públicas no Paraná e em São Paulo, entre outras coisas. No Congresso não são maioria mas a Direita brasileira parece se aliar a esses agentes do Caos.

    Responda
  5. Manoel Cardoso

    Cala a boca Batista.

    Responda
  6. Manoel Cardoso

    Quero ver lágrimas de crocodilo.

    Responda
  7. Elysio Ernesto Matos Alecrim

    O "cordão sanitário" deu certo, valeuuuuuuu Frente Republicana.

    Responda
  8. Elysio Ernesto Matos Alecrim

    O "cordão sanitário" funcionou, valeuuuuuuu Frente Republicana.

    Responda
  9. Fernando Dolci

    A França teve sucesso com o cordão sanitário, impediu a chegada do esgoto ao poder, mas penso que só adiou o fim da UE, oxalá esteja errado; a vitória da esquerda na Inglaterra reforça a União. Esperemos que o mesmo aconteça nos EUA impedindo o esgoto de transbordar, o que colocaria em cheque o futuro do mundo.

    Responda
  10. Ricardo Lobo

    Hilário o comentarista extrema direita. "Impediu" a vitória é demais, kkkkkk. Perdeu mané, não amola.

    Responda
  11. jose batista

    Sabendo somar, a reportagem diz q a direita somou 203 cadeiras, a maior bancada!!

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Vc sabe que os Jornais, a sociedade, o mundo reconhece aquele pessoal do Reagrupamento Nacional na França como fascistas? Vc tem dificuldade para entender o que significa? Ou é outro pensamento?

  12. Peter Janos Wechsler

    Comparações difíceis e indevidas. Foi o voto popular de uma nação altamente educada e politizada com profundo conhecimento do sistema. Não é um presidencialismo de araque.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Ganhou a oposicao à extrema direita.

    2. jose batista

      Direita 203, esquerda 196 e mácron 150. Quem ganhou mesmo?

  13. eli moura

    cCro mente cap to que escre veu a coluna, depois das eleições. A esquer da venceu e barrou o extre mismo. Então foram os he róis. Vá cobrir o encon tro em Santa Creti nice.

    Responda
  14. Carlos Fernando de Souza Braga

    E a direita, dita civilizada, lavou as mãos. Na prática, se aliou aos fascistas. Como sempre faz, aliás. Lá como aqui.

    Responda
  15. Roberto Pimenta

    A Folha sendo Folha. A manchete correta é: frente de esquerda e centro venceu a ultradireita na França. Ponto. Mas a Folha torturou os fatos e botou na manchete uma suposta vitória da ultradireita, que não aconteceu. Alguém já viu uma manchete dizendo que o time A impediu a vitória do time B, em vez de dizer que o time A ganhou do time B?

    Responda
  16. Andre Lou

    Então, né FDSP? Apesar do esforço que fazem para disseminar que o mundo pertence aos facistas...os fatos provam o contrário! E aquela correspondente nos EUA fazendo propaganda republicana, afirmando como o Trump é mais forte o Biden? Equanto o Trump está cada vez pior mentalmente! Ela copia o New York Times, que é uma organização comprada pelis republicanos

    Responda
  17. silvia ramos

    C'est un soulagement. Vive la France à gauche.

    Responda
  18. Josue Oliveira

    Um quer levar de avião imigrante africanos para Ruanda, outro quer que pobre venda os filhos, outro quer todo mundo armado... Só tem doi do.

    Responda
  19. Guilherme Zambrana Toledo

    Notícia do Le Figaro, principal jornal francês: ‘A vitória da esquerda e a derrota da extrema-direita que nenhuma pesquisa projetava’. Mesmo o segundo lugar da centro direita de Mácron foi um fato inesperado. Credito o ocorrido a baixa abstenção nesse segundo turno. Eleitores mais radicais tendem a ser mais assíduos nas eleições e nas manifestações, quanto maior a abstenção dos moderados, mais chances dos extremistas vencerem. Portanto, a participação nas eleições é fundamental.

    Responda
  20. Bruno Sebastião Neto

    Liberté ,Égalité, Fraternité viva la France ! Hoje é dia de felicidade para o mundo, um respiro e um recardo para essas forças obs curas que estão tentando destruir todas as democracias(Grupos de mídia, carteis, conglomerados econômicos , políticos esc usos) Como aconteceu na França ,no Brasil não é diferente, temos que unir todas as forças contra essa ideia de um país sobe a batuta de um lo uco !

    Responda
  21. LUIS PASSEGGI

    Não tem problema. Questão de tempo. Como disse alguém: “a revolução sempre devora seus filhos”. Alguém duvida ?

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      O golpista ladrão de jóias também continua pensando que voltará. E o gado acredita.

    2. Ronaldo Almeida

      Bo ba lhã o. Não sabe o que fiz.

  22. Augusto João

    Viva! Fora extremistas fascistas do mundo todo, voltem para os esgotos.

    Responda
  23. Antônio João da da Silva

    A extrema direita, nem com cosméticos, engana, os franceses foram em massa botar a direita prá correr.

    Responda
  24. Darci de Oliveira

    Fascismo francês levando uma bordoada exemplar quando botou os chifres pra fora da toca. Que o mundo siga novamente o exemplo da heróica Marselhesa ...

    Responda
    1. Alejandro Amatust

      RN: 10 000 000 votos FP: 7 000 000 votis

  25. renato mocellin

    Para decpção de vários jornalistas da Folha. Perderam mais uma vez! Cadê os "Demetrios" e outros sabichões de política internacional?

    Responda
    1. WALTER TRAVASSOS

      Tomara, meus caros, que isso sirva de lição para os democratas yankies evitarem mais um ser da idade das trevas subir ao poder.

    2. Darci de Oliveira

      Demétrio ainda não se recuperou das bordoadas que levou do Guga Chacra ...

    3. gian paulo gonçalves bonaccorsi

      Demétrio ninguém merece. Enfim , ele calado é um poeta.

  26. André Silva Ilha

    Erro de concordância na manchete, que coisa feia! Afinal, a Frente de Esquerda é uma coisa e o Centro é outra, portanto eles "formam", e não "forma".

    Responda
    1. Jaqueline Mendes de Oliveira

      Não houve erro de concordância. O verbo está em concordância com o sujeito Frente (composta por) esquerda e centro.

    2. Darci de Oliveira

      O estagiário matou a aula de português justo quando a matéria era "concordância"...

  27. Alejandro Amatust

    Para colocar isso em perspectiva: RN: 10 milhões e 600 mil votos. Frente Popular: 9 milhões de votos. O que o povo francês quer?

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Apenas derrotaram a extrema direita nazista. Está ótimo.

  28. Dionisio DeBarros

    Isso tambem sera feito nos eua para impedir a vitoria do discipulo do mal, Trump. Mesmo que tenha que se votar no ja sennil Biden.

    Responda
    1. Jose Alberto da Silva ALBERTO DA SILVA

      Que assim seja. Que esse pleito França ; bem como o resultado na Inglaterra seja um aceno para o Donald Trump.. aceno de adeus.

  29. Rosivaldo Amorim Amorim

    A França não poderia ser diferente.

    Responda
  30. Felipe Macedo

    "Jornalistas são hostilizados em evento com Bolsonaro e Milei em SC". Continue afagando a extrema direita e atacando o democrata Lula, Folha. Em breve vocês também terão o seus profissionais sendo atacados pelos bolsonaristas. Novamente né?

    Responda
  31. Ataualpa Sousa Borges

    Extremistas de direita como tudo que não presta, uma hora vai pro lixo. Bom mesmo quando todos forem para o esgoto da história.

    Responda
  32. jose batista

    A direita ficou com 203 votos, a esquerda com 193 e o centro 151, é o q diz à reportagem. A esquerda ganhou?

    Responda
  33. humberto cavalcanti

    - omissa e simplista matéria que não diz que há partidos, grupos muito mais à esquerda concorrendo lá. Mesmo na centro-esquerda, que rotulam de extrema... há divergências internas. A matéria, a reportagem é típica da midia em geral e que faz a "opinião pública" principalmente dos que se considera bem informados...

    Responda
  34. Valdo Neto

    A França e o Reino Unido dizem não às soluções fáceis, populistas e excludentes da direita inglesa e da direita radical francesa. A exemplo dos ingleses e franceses, que nossos eleitores também tenham senso crítico suficiente para não caírem novamente nessa armadilha.

    Responda
  35. Adalto Fonseca Júnior

    O fascismo foi enfrentado mas continua o mesmo inimigo a ser desconstruído. Observado pra se tornar conhecido em sua continuidade no século XXI. Precisamos de trabalhos que analisem o cenário mais recente. Talvez a partir de 2010.

    Responda
  36. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Bastou alguns líderes extremistas de direita chegarem ao poder e mostrarem suas performances retrógradas, para que o encantamento de muitos de seus eleitores entrassem em declínio. Tanto é verdade que não foram reeleitos. Excessão de alguns de países menores. Certamente continuarão a fazer muito barulho mundo afora, ainda, nada mais que isso. E o próximo a ser derrotado é o Senhor lá do Norte.

    Responda
  37. LORENA PARDELHAS

    Salve a grande nação francesa! Fascistas não passarão.

    Responda
  38. Antônio Carlos de Paula

    Assistir uma derrota da extrema direita nazista é muito bom. Parabéns ao povo francês. E meu pêsames ao gado bolsonarista apoiador do golpista e corrupto Bolsonaro.

    Responda
    1. djalma gomez

      Tem neonazhis espalhados até aqui no Brasil, Marcos! Por falar em aulas, como foram as suas de português?

    2. marcos fernando dauner

      nazista na França ? os nazistas saíram da França há mais de oitenta anos . V. faltou ás aulas de história ?

    3. LORENA PARDELHAS

      França e Inglaterra, duas potências dizem não ao nazifascismo.

  39. Paulino Fernandez

    O povo francês diz ao mundo o que pensa como Nação - e falou bem alto. Um povo desperto, atento e pronto.

    Responda
  40. Mario Donizete Pelissaro

    Quando se fala nessa tal de direita aí, tanto nos nas Americas como na Europa, estamos falando de pensamentos e acoes xenofobos, homofobicos, negacionistas, retrogrados, gente que prega a desobeciencia civil e tem desprezo pelas regras estabelecidas. Entao, é natural que as pessoas de bem, que nao comungam desses preceitos, fiquem felizes. Que sigamos o exemplo e rejeitemos essa turma de arruaceiros golpistas q age aqui no Brasil.

    Responda
  41. Lênin Camargo

    Nada mais importante que cidadãos que não vivem da escolarização. Parabéns a França. Os Nazifacistas não passaram por lá. É assim que se vota.

    Responda
    1. Lênin Camargo

      * Que não fogem da escolarização.

  42. josé SOARES

    Com certeza os progressistas franceses ouviram os conselhos do edi to ria lista deste jornal para se renovarem e assim obtiveram a vitória (ironia).

    Responda
  43. Leonardo Trindade

    Que dia ruim para os bobões.

    Responda
  44. marcos fernando dauner

    presença econômica da China supera a dos EUA na América Latina em países como brasil, Chile e peru, informa o jornal paulista concorrente de vocês . Quando os chineses introduzirem no Brasil os métodos chineses - semana de sessenta horas de trabalho e uma semana de férias no ano, a pehtehzada que adora a China vai pular de alegria .

    Responda
    1. djalma gomez

      Quem sempre quis semana de 60/,70 horas foi a turma ultraliberal! E como Pequim vai alterar nossas leis trabalhistas ?

    2. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Quem deve pular de alegria é o agronegócio, obtém grandes lucros exportando para a China, e ainda reclama dos subsídios do Plano Safra.

    3. Jose Roberto X de Oliveira

      Acho que podemos aprender com a China sem copiar tudo deles. Os liberais daqui dizem que temos direitos demais. Gostariam de voltar ao liberalismo do século 19 com trabalho sem limite de horas, sem férias, sem previdência social, sem 13, sem horas extras, sem segurança no trabalho entre outras coisas. Dúvida? Veja Paulo Guedes, Primo Rico e esses Coaches de m. por ai

  45. Amauri Costa

    Mais uma vitória da democracia republicana. Não foi rompido o “cordão sanitário”, para a tristeza de “colonistas” da grande mídia, como aqui nesta Folha. Ultra-direita segue sua sanha de destruição, mas longe das esferas de decisão na França. Parabéns à expressiva maioria civilizada!

    Responda
  46. Ricardo Lobo

    Viva a França! Fora fascistas!

    Responda
  47. Dartagnan Santos

    Rs... a extrema-direita é um cavalo paraguaio a caminho de uma maravilhosa extinção. Ainda neste Trump perde e Bolsonaro vai ver o sol em quadrado.

    Responda
  48. SIMONS SILVA

    Ótimo para a França e para o mundo! Que alegria e alento saber que craques de verdade, como Mbappé e Raí, não se acovardaram e fizeram parte desse resultado.

    Responda
  49. jose batista

    Direita dobrou numero de cadeiras , fica em terceiro, contudo muito maior!

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Primeira mentira não foi a direita que aumentou o número de cadeiras, mas sim a extrema direita nazifascista. Outra mentira é dizer que ela dobrou de tamanho.

    2. LUIS PASSEGGI

      É fato. indiscutível.

    3. Antônio Carlos de Paula

      O gado não desisti nunca. A extrema direita nazista que tinha como o fã o golpista ladrão de jóias perdeu. Isso é fato.

    4. Jose Roberto X de Oliveira

      Bom, não queremos gente que prega o ódio contra outros seres humanos e que não dão valor a vida de outras espécies. Gente que só quer explorar e se tornar milionário a custa do sofrimento. Fora!

  50. Rafael Lopes Azize

    Registro a esperança de que a Folha assuma, como instituição, que defender a democracia é hoje no nosso país defender um centro político real, e que isso implica não normalizar o extremismo (que no Brasil está à direita). Era só isso mesmo, registrar uma esperança.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      José, me conta como é essa direita moderna que cheira a naftalina produzida em 1964?

    2. Carlos Telles

      A direita a vanguarda da idade média.

    3. jose batista

      Esquerda é a vanguarda do século dezenove!

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.