Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. jose roberto prado

    As privatizações de empresas paulistanas têm sido um desastre. Normalmente, espera-se que uma vez privatizada, a empresa, anteriormente estatal, preste um serviço de melhor qualidade, mas, não é o que acontece. Veja, por exemplo o caso da privatização da CPTM, que em termos de qualidade, deixava muito a desejar. Pois bem, a Via Mobilidade ainda não apresentou melhora na prestação de serviço de transporte de passageiros, ao contrário, os problemas são maiores e constantes.

    Responda
  2. Antonio Silva

    Análise impecável.

    Responda
  3. Alex Sgobin

    Podem pôr a culpa da eleição desse boçal no povo do interior: sou daqui e sei o que estou dizendo - conheço a população "conservadora" e sorna dessas plagas lentas!

    Responda
  4. NACIB HETTI

    A Camila deve ser da esquerda trágica

    Responda
    1. Fernando Lopes

      O Nacib deve ser fã de bilionário.

  5. Douglas Custodio

    Comentário bem oportuno. Está tudo errado nesta privatização!! Com certeza tem altos interesses aí. A população é quem vai pagar o pato.

    Responda
  6. José Cardoso

    A colunista parece torcedora secando um time rival. A companhia, com todos seus equipamentos e funcionários socialmente necessários, continuará, afinal isso é de interesse de todos os acionistas. Mas sabemos que uma estatal costuma ter o quadro inchado, por ser muito difícil demitir e até por ingerências políticas.

    Responda
    1. José Cardoso

      Anete, a Vale ainda está muito inchada. Uma empresa equivalente em tamanho, e do mesmo ramo, a australiana BHP, tem menos da metade dos funcionários.

    2. Anete Araujo Guedes

      Ao serem privatizadas, as empresas passam a visar apenas o lucro dos acionistas. Não há interesses maiores, investimentos e preocupação com a população. Demitem funcionários visando apenas o lucro. Por que não explorar os poucos que restaram? Assim aconteceu com a Vale em Minas.

  7. Luiz Freitas

    Correios ; Porto de Santos; serão as próximas..bom p o BR.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Você esqueceu das praias, do ar e outros tantos bens do país em prol da população.

  8. João Leite Leite

    Se essas empresas tem dinheiro para comprar a SABESP porque elas não investem o dinheiro na criação de outra empresa do porte da SABESP? O país tem carência de empresas de saneamento em todo o Brasil. Os governos brasileiro não investem na modernização do país e impede que o setor privado invista. è muito mais fácil comprar uma empresa já formada, bem administrada e lucrativa do que gasta bilhões para demorar até dez anos para ter uma empresa do porte da SABESP gerando lucros.

    Responda
  9. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Panfletagem barata petista. Governo tem que ter foco em saúde educação, segurança. e ponto. A extrema esquerda gosta de Estatal somente para encher de companheiros aspones e entregar serviço de quinta categoria aos manés contribuintes.

    Responda
    1. Geraldo Alves Rodrigues

      Saneamento não é saúde não?!!

    2. Marcos Benassi

      Noooofa, que openicão consubstanciada, Júnior. impreCionei-me.

  10. Luiz Ferretti

    Incrível como o dinheiro dos paulistas financia a USP e "grandes" especialistas em boicoitar e criticar o Governo de SP. Dali não surge nada propositivo. Passou da hora de fazer essa elite colocar a mão no bolso e financiar seus estudos. Para os pobres vamos arrumar critérios de meritocracia para frequentar as faculdades públicas.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Noooofa... Ah, tá.

  11. MARCIO Gionco

    Não vi nenhum dado objetivo demonstrando que o projeto é ruim. Essa é só sua opinião. Pesquise a documentação da licitação antes de criticar.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ahn... Sem "dados objetivos"? Tá. Então, digamos, seria possível apresentá-los em favor da privadização da empresa, contrapondo-os aos dados subjetivos da colunista?

  12. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Tragédia foram os ignorantes eleitorais elegeram o carioca, mentiroso de endereço ter eleito, TF, tudo depois disso são consequências dessa eleição, veja o que acontece na segurança pública e na educação.

    Responda
    1. RONALDO VICENTE DE LIMA

      é isso que dá paulistas, inclusive os caipiras do interior, elegerem um carioca, pra governar São Paulo.

  13. Marcos Benassi

    Camila, caríssima, "tragédia" é termo correto e preciso, mas creio que, pela ordem, não deveria estar com tanto destaque; proponho "safadeza anunciada" como a primeira descrição do fenômeno desta maracutaia. Não é ilegal, haja vista sua obediência (ou quase) aos formalismos; não engorda senão os bolsos privatistas - ao público, inclusive, é dietética à beça - e de campanha do Tarcizão do Cadáver. Resta à trilogia do Robertão o "imoral", ao qual essa tramóia não escapa. E inova: é tb iiimmbecil.

    Responda
  14. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Aqui na minha cidade demorou 3 meses pra ligarem a água no nosso terreno!

    Responda
    1. José Dias

      Pelo tempo que a Enel tem demorado para resolver os problemas aqui em São Paulo, seu problema vai piorar.

  15. Anete Araujo Guedes

    Tragédia anunciada é também pensar Tarcísio como candidato a presidente em 2026.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Leite, você pertence à elite financeira, a que se deu bem na vida. Daí odiar um partido que se denomina partido dos trabalhadores.

    2. João Leite Leite

      Tragédia anunciada seria pensar Lula ou Bolsonaro para presidente em 2026.

    3. Marcos Benassi

      Embora não se anuncie com clareza, a grana da trambicagem privatesca será utilíssima à Tarcisiônica (ação relativa ao vôo pretensamente alçado pelo Tarcizão). O que não for diretamente desviado a tal campanha, servi-la-á indiretamente, na forma de popularidade angariador com seu uso para reduzir as tarifas nos primeiros anos. Vai acabar, e ela subirá, óbvio, mas sem prejuízo à lucratividade do empreendimento: o dono vai ganhar "os tubos" (do encanamento), sempre.

  16. JOSE CRETELLA NETO

    Escreveu a colunista: "mais de 28 milhões de pessoas, e mais de 25 milhões são beneficiadas por sua coleta de esgoto". Só que o estado de SP tem 44 milhões de habitantes.IBGE (27 de agosto de 2021). A empresa existe há décadas e quase 20 milhões não têm água tratada nem esgoto. Um "sucesso"! "Pior não fica" (como diz o "filósofo" Tiririca) com a privatização.

    Responda
    1. Eduardo Pires

      José, a SABESP não está em todos os municípios de São Paulo, muitos possuem seus próprios serviços. Parar para fazer uma pequena pesquisa antes de escrever evita que coloquemos dados errados em nossos comentários.

    2. Laercio Correa De Barros

      Interpretação de texto: "Sua rede de água abastece mais de 28 milhões de pessoas, e mais de 25 milhões são beneficiadas por sua coleta de esgoto". Isso quer dizer que nos 366 municípios atendidos pela companhia, existem 28 milhões usuários, sendo que, destes, cerca de 3 milhões não têm coleta/tratamento de esgoto, só abastecimento de água. Entendeu?

    3. Marcos Benassi

      Evidentemente, fica, José. Não pros barões compradores da pechincha, claro, mas pra patuléia. "Last but not least", acho um uso inadequadíssimo trazer o nome do Tiririca à defesa dessa maracutaia, uma vez ter sido deputado exemplar, de frequência altíssima à câmara, e muito esforçado. Pior fica, sim, facim, facim.

    4. Fernando Busian

      A Sabesp não é a única empresa a fornecer o serviço em São Paulo. Por isso a diferença entre os números dela e o total da população

    5. Elias Alves

      Não conhece como é o saneamento básico e faz comentário sem base alguma? Sabe quantas empresas de saneamento existem em São Paulo? Já ouviu falar da Sanasa? De onde tirastes que a Sabesp é obrigada a atender todos os municípios? Acho que está se utilizando do filósofo citado é você!

  17. Hélio Camargo de Souza

    É aquela história né. Não é à toa que os Estados Unidos tem uma economia 13 vezes maior que a nossa apesar de começarmos juntos há 500 anos.

    Responda
    1. José Dias

      É maior que a da Alemanha também. Qual é aquele história, Hélio?

  18. Hélio Camargo de Souza

    Outros monstros que temos: Justiça do Trabalho e Justiça Eleitoral. Estes malditos órgãos consomem 35 bilhões por ano e não existem em nenhum outro país. Só aqui neste pobre Brasil. Que inferno né.

    Responda
  19. Hélio Camargo de Souza

    Neste Brasil lotado de gente corrupta não pode ter nenhuma empresa pública. É só ineficiência e roubalheira. Tudo tem que ser privatizado. BB, CEF, Petrobras, etc..

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Americanas, Banco Santos, Um dois três milhas, etc etc gente corrupta há em todas as aéreas. Opinião construtiva seria avaliar a natureza da privatização, como será feita, as formas de controle etc Eu acho a Enel altamente corrompida e ineficiente, mas não digo o mesmo das empresas de telefonia. Há privatizações certas e outras erradas, e a da Sabesp parece trilhar o último caminho.

  20. Hélio Camargo de Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  21. Wil Leon

    Tudo é 'tragédia anunciada' se acabar com as mamatas!

    Responda
  22. Rosa Soares

    Sim, é tragédia anunciada. No país não existe empresa com experiência para bancar.

    Responda
  23. Rives Passos

    Hummmm! Começou a operar em vinte e dois? Parece que fez isso só para a operação futura da Sabesp. E único candidato? Hummmmmmmmmmmmmmmm'

    Responda
  24. Samuel Fagundes

    Até quando os loucos continuarão a votar nos aloprados da direita e colocar em risco a vida de milhões?

    Responda
  25. COLOMBO MELO

    Prestei serviços de consultoria numa empresa estatal por quase 20 anos. Conheço bem suas peculiaridades. Salários muito altos são uma das suas características. Motoristas ganhando 15 mil, encanadores 12 mil, algumas secretárias 25 mil, engenheiros 35 mil. Gente demais sem fazer nada, só batendo papo e organizando festinhas. A privatização ao menos vai acabar com a farra.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Acontece , mas neste caso a farra somente mudará de dono e se concentrar, antes de servir a políticos e a campanhas eleitorais. Ou seja, irá parar na mão dos acionistas controladores. Acredito haver um meio termo, solução privatizante competente ou mesmo formas de controle das estatais. Diga-se, aliás, que a maioria sequer e empresa pública, mas sociedade de economia mista

    2. Paulo César de Oliveira

      Via de regra empresas privadas são geridas de forma mais eficiente do que estatais. Há menos funcionários ociosos e praticamente nenhum caso de remuneração muito mais alta que a média do mercado.

  26. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    O que se poderia esperar desta figura nefasta que ocupa o governo de S Paulo ?

    Responda
  27. Rogerio Silva

    Esse é o Brasil que essa turma do Tarcísio é o inelegível querem!!! Pode ter certeza que este ex milico ganhou $$$$

    Responda
  28. José Davi

    Um poste estava faiscando e com risco de incêndio na minha rua, liguei por volta de 8h para equatorial à equipe responsável apareceu 17h. Liguei diversas vezes, com protocolos de emergência. O rapaz falou que a equipe dele era responsável por uma área que antes era atendida por 3. Cortar investimentos, pessoal e aumentar a conta de luz. sem falar no atendimento via IA que não resolve nada. Tarcísio vai destruir São Paulo.

    Responda
  29. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    A equatorial não tem nenhuma competência para a empreitada que se dispôs; uma irresponsabilidade sem tamanho do governador Paulista. Aguardem cartas.

    Responda
  30. jose batista

    Texto com viés petista!

    Responda
  31. Alexander Luvizetto

    É sempre interessante ver a voracidade crítica que se faz a esta ou aquela empresa, quando o assunto é privatização. Difícil é ver a mesma gana ao se avaliar o êxito do Estado nas demandas envolvidas.

    Responda
    1. Rives Passos

      Quem construiu a Sabesp a qual é altamente rentável? Boa mesmo foi a gestão das Americanas, né?

    2. paulo werner

      Defenda a privatização da Sabesp, vc! Começaria por onde?

  32. MARCOS GORELIK AJZENBERG

    A verdade é que todas as autoridades constituídas coonestaram este processo: deputados, vereadores e prefeitos, de todos os matizes e partidos - ninguém teve a coragem de dizer não à venda da Sabesp. A única esperança que resta é a consulta popular - um plebiscito. Se chamado a escolher entre Sabesp e Equatorial, não tenho dúvidas de que o povo paulista escolherá ficar com a Sabesp, pela simples razão de que "em time que está ganhando, não se mexe". Então, para evitar a tragédia - Plebiscito já!

    Responda
  33. Francisco Marra

    Parabéns a Folha por dar oportunidade aos leitores ter opiniões contrarias a privatização da sabesp.

    Responda
  34. Jose Renato Monteiro

    Morei 53 anos no Brasil e moro ha 25 na Florida / USA. Por aqui não existem estatais, de nenhum tipo. Elegemos todo mundo, inclusive juizes, delegados, promotores e todos os servidores públicos e politicos. Tudo funciona muito melhor que no Brasil e na maioria do mundo. O estado é um mal nescessario, por enquanto. Não tenho ideologia política e acredito no que funciona. O resto é narrativa.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Tudo que afirma é discutível. A saúde é cara relativamente à Europa e pior; a desigualdade é a pior do mundo desenvolvido. Conheço os Estados Unidos e conheço muitos países europeus e discordo de tudo que afirma.

    2. Rubens Ventura

      Tá bom, Brasil não é EUA, São Paulo não é a Flórida, não elegemos delegados, promotores, juízes infelizmente, é só a seca voltar que vão correr para o Estado resolver.

    3. Reginaldo Siliva

      "O Estado é um mal necessário, por enquanto". E vc ainda afirma não ter ideologia. O que resta a nós, que não fazemos parte dos menos de 1 porcento mais rico do planeta, é o Estado para regular e controlar a ganância dessa minoria. E o país onde vc vive possui estatais sim, pesquise melhor.

    4. MARCOS GORELIK AJZENBERG

      Pois é, senhor Jose Renato Monteiro - a Sabesp funciona! Por quê mudar para Equatorial?

    5. Paulo Augusto

      Países europeus conseguem ser melhores que os EUA. Dentro da OCDE, os EUA é o país com o maior índice de pobreza. Muita propaganda e pouca verdade.

  35. Carlos Mello

    Os fatos elencados em reportagem anterior não podem ser mera coincidência. Empresa com in(experiência) de 2 anos no assunto, privatizada pelo cidadão no desgoverno, conselheira da empresa e da sabesp. Não dá né? Tem cheiro de quê?

    Responda
  36. MARCOS GORELIK AJZENBERG

    Fui engenheiro da Sabesp durante vinte anos de minha carreira profissional. Muito me orgulha ter dedicado grande parte de minha vida em benefício do povo paulista, sobretudo da população pobre e humilde desta terra. Trabalhei nos governos de Franco Montoro e Mário Covas, governadores que honraram a História do Estado de São Paulo. Juntos, construímos essa empresa estatal modelar, que hoje é a maior empresa de saneamento da América Latina e uma das maiores do mundo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xará, bons tempos pegastes... Hoje é mediocridade de dentes arreganhados, e só.

    2. Paulo César de Oliveira

      Caro Marcos, o que importa eh determinar se uma Sabesp com gestão privada será ou não mais eficiente que uma Sabesp estatal. Via de regra a gestão privada eh mais eficiente. Aguardemos para ver.

  37. MARCOS GORELIK AJZENBERG

    Saúdo a Folha de São Paulo. Finalmente a Folha volta a ser a Folha de Olavo Frias Filho! Pela primeira vez em todo esse processo - que a colunista qualifica como tragédia - um veículo da grande mídia faz um comentário de caráter político sobre um assunto tão importante para o povo paulista! Parabéns à Folha. E a Camila Rocha.

    Responda
  38. Paulo de Cardoso

    Essa privatização baseia-se em objetivos embasados em suporte indefinido, isto é em resultados sem descrição dos tipos e montantes de ações e investimentos que se farão necessários. Ou seja: promessas vãs sem cálculo e descrição de capital e mâo de obra...tipicamente frágil, perigosa e de realização, ou prazo, improváveis... abstrata. Não aconselho fechamento desse novo contrato.

    Responda
  39. Karen Sá

    São Paulo se Las kou com esse bozominio de segunda

    Responda
  40. Manoel Marcilio Sanches

    Privatização no mínimo temerária. Os sinais são óbvios. Um só interessado. Suspeito. Cotação abaixo do valor real. Insucessos anteriores em privatizações do mesmo tipo. E por ai vai.

    Responda
    1. Francisco José Bezerra de Menezes

      Falta de energia já é realidade, amanhã será de água. O legado do Zé Carioca será o alojamento de milícias em São Paulo. Abram o olho, depois que chegam é caminho sem volta.

  41. PATRICIA FERREIRA

    O Ministério Público não poderia intervir nesse processo que tem tantas questões duvidosas?

    Responda
    1. CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA ANDRADE

      Quantas vezes, nos últimos 35 anos, você viu o MP de SP ir contra o governador?

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Poderia não. Deveria. Mas ...

  42. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Mas vai adiante, e rápido, mesmo assim. Será que não seria possível uma intervenção judicial para barrar essa atrocidade? Algum partido político não poderia questionar essa lambança em juízo?

    Responda
  43. Leonardo Trindade

    O servidor da Sabesp que votou no Tarcísio pode se preparar para o corte que vem aí. Já nós consumidores podemos nos preparar para uma empresa privada que corta gastos, oferece uma água de pior qualidade e mais cara do que a atual.

    Responda
  44. Luiz Roberto silveira piloto

    Alô cidades pequenas q usam serviços da Sabesp .., preparem cisternas e bastante baldes e panelas … quem viver verá …

    Responda
  45. Vanderlei Nogueira

    Falam também em cortar tributos, mas para substituir o tributo é preciso um serviço, o país não tem tradição em serviços

    Responda
  46. Marcos Araujo

    Estatizar empresa monipolista deveria ser crime contra a economia popular . Tirando o Tarcisio e o dono da Folha ninguem mais aprova ral insanidade

    Responda
  47. Newton Broetto

    A corrupção é humana. Não é monopólio do estado, nem isenta o mercado.

    Responda
  48. ademir sampaio de campos

    Parabéns aos palhaços que votaram no carioca. Agora o cara se manda porque perde a eleição mas deixa a conta pro povo todo pagar. Incluindo os que não votaram no traste!!!

    Responda
  49. OLAVO ANTONIO

    Ao eleitor de São Paulo abastecido pela Sabesp que votou ou não nessa maracutaia previamente anunciada restará o aumento da conta, a falta de água e a sujestão do governo será a população investir na empresa como sugeriu no caso da Enel e do transporte público.

    Responda
    1. Francisco José Bezerra de Menezes

      Zé Carioca é um ventrículo do motoqueiro arruaceiro, agora inelegível. São Paulo terá saudades do tucanato.

  50. Celia Moura

    Nasci Bethi, hoje sou Célia.

    Responda