Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo fedrizzi

    “A Sabesp é nossa “, sindicatos,funcionários,fornecedores,políticos,Adv.Trabalhistas e políticos.

    Responda
  2. NACIB HETTI

    A articulista deve ser de esquerda e faz terrorismo político. O Estado empresário é falido, incompetente e corrupto.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Igualzinho à Americanas, não ?

    2. MARCOS GORELIK AJZENBERG

      E os empresários brasileiros são competentíssimos, Vide Vale, Brasken, Americanas, etc. O serviço prestado pela ENEL italiana também é ótimo... Se você não está satisfeito com a Sabesp, tem todo o direito de ficar com a Equatorial ha ha ha. Vocè precisa se informar sobre o que é o saneamento, monopólio, etc e tal. Por enquanto, minha recomendação é que vá plantar batatas!

    3. Luiz Roberto silveira piloto

      Mostrou q não sabe nada em 2 linhas …

    4. LUIZ MENDES

      Nacib responda: A vale é privada deu em Brumadinho, lembre que eles subornaram a empres fazia a vistoria nas barragens A samarco é privada, deu em MArian, A Amaricanas é privada O Itaú que ta enrolado em denuncias de vendas casadas em cartões é privado A Enel que deixou São Paulo sem Luz é Privada. Você acha que mesmo assim esse seu comentário continua com a razão??

    5. Rubens Moreira da Costa Júnior

      É tão falido, incompetente e corrupto, que a Sabesp é a maior empresa de saneamento básico da América Latina. Na prática a privatização vai aumentar os preços das tarifas de forma abrupta e despencar a quantidade dos serviços. No mundo inteiro há uma tendência de reestatizar empresa pelos menos motivos acima apontados. Politicamente para Tarcísio, será um tiro no pé.

    6. FABIO ANDERAOS DE ARAUJO

      A gestão atual da Sabesp é independente e não sofre interferência do governo do Estado de SP e muito menos precisa de recursos do Tesouro estadual. Portanto, não existe nenhum motivo relevante para privatizar a companhia. A empresa é rentável e não necessita de grandes investimentos para se modernizar. O atual governador quer privatizar a companhia unicamente para atender suas promessas de campanha e atender grupos de interesse.

  3. Joao Cantarelli

    De fato será um grande desafio para a empresa que vai assumir o controle da Sabesp. Como disse a Sra. Camila: " São Paulo é o estado que possui o melhor serviço de esgoto do país. Mais de 90% da população paulista tem acesso à coleta de esgoto, enquanto a média nacional é de 62,5%." Estranho que o competente governo do Estado de São Paulo tenha deixado passar tantas fragilidades (cf. citadas no artigo) e que elas venham a afetar negativamente o serviço prestado à população paulista. A ver.

    Responda
  4. Celso Augusto Coccaro Filho

    Sabe como alterar esta a percepção, de que um péssimo negócio é um péssimo negócio? Simples. Basta promover um sorteio, e os mil contemplados entrarão, com o executivo estadual e a assembleia legislativa, no bolão da comissão que será paga pela empresa. É algo que o povo gosta, se identifica, tanto é que elege quem elege. Problema resolvido, que se azarem os outros.

    Responda
  5. Sergio Iatchuk

    A ironia é que os politicos que mais defendem a privatização do patrimônio público são exatamente aqueles que nunca tiveram uma carteira assinada na iniciativa privada porque vivem e sempre viveram às custas exatamente do erário público.

    Responda
    1. Celia Moura

      Sim. Lembram-se de Roberto Campos? (avô do atual presidente do BC). Era um contumaz crítico do Estado, ardoroso defensor da iniciativa privada, e no entanto, sempre viveu do Erário (como ministro, diplomata etc).

    2. NACIB HETTI

      ?

  6. oswaldo schmitt

    Camila esta equivocada. Quase a totalidade de privatizacoes no mundo e principalmente no Brasil, foram um sucesso. Sucesso para o povo, para o pais que passa a arrecadar impostos, para os investidores e para o crescimento da economia geral. O modelo de nação com estatizacao forte foi um fracasso que o mundo inteiro reverteu. Não deu certo. Este populismo do PT e do Lula a favor da estatização e uma tragedia nacional.

    Responda
    1. Paulo de Cardoso

      Falou muito, mas sem base estatística da realidade! Leia um pouco das notícias do mundo real, para ser convincente e crível.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Ainda bem que o seu "schmitt" é com dois tes.

    3. MARCOS GORELIK AJZENBERG

      Quem está equivocado é o Oswaldo. Você soube o que aconteceu na Inglaterra? Pois é, agora está de volta o Partido Trabalhista, com uma maioria histórica de mais de 400 cadeiras. Um dos motivos é que o povo inglês está farto da tal Thames Water... Esta famosa empresa thatcheriana hoje está falida e cobra tarifas exorbitantes. O povo exige a reestatização, uma das bandeiras do trabalhismo vitorioso. Isso é sucesso? ha ha ha

    4. Roberto Garcia

      Acho que voce dormiu em 1990 e acordou só hoje...

    5. OLAVO ANTONIO

      Você não deve conhecer a Enel por exemplo. Provavelmente acha que foi bom pra arrecadar imposto, crescimento, provavelmente não sabe como foi comprada Eletropaulo ou onde está o dinheiro arrecadado.

    6. Rubens Moreira da Costa Júnior

      Mentira! Países como França, Inglaterra, Alemanha, Portugal e etc. vem reestatizando empresas de saneamento básico, fornecimento de energia, portos, aeroportos, pois o modelo de privatização foi um fracasso. Aumento abrupto das tarifas e baixa qualidade dos serviços.

    7. NIEMEYER FRANCO

      Oswaldo falou, falou...pra no final citar o PT. Entendi sua ideologia.

    8. Celso Augusto Coccaro Filho

      Este tipo de privatização, ou seja, a simples concessão de um serviço monopolizado para uma sociedade anônima, deu errado no mundo inteiro. Diferente seria repartir o serviço entre várias empresas e controlar a formação de oligopólio. Informe-se melhor.

    9. Rosamaria Silva

      As linhas do Metrô, a Enel são ótimos exemplos do que ocorre quando o setor privado entra em setores estratégicos para a população.

    10. MARCELO Cunha de Souza

      Procure saber o que aconteceu e está acontecendo com as empresas de saneamento que foram privatizadas na Europa, principalmente na Inglaterra, antes de escrever sobre o que não sabe, Oswaldo

  7. PEDRO Rezende

    Este reportagem afirma o que todos sabem, o que chama atenção é que algumas elites da política de nosso estado e também a imprensa não se posicionar a respeito desta privatização, fica evidente que vai dar problema neste setor nas cidades que a Sabesp atua, quem vai pagar a conta e o povo, e preciso investigar a quem está ganhando dinheiro com isto. vencedora equatorial estão de brincadeira.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Nacib, você é muito burro, como diria Caetano.

    2. LUIZ MENDES

      NAcib, até onde eu sei vamos continuar a pagar contas de água e vc acha que o fato de ter entrado só uma empresa ligada a Daniel Dantas não houve acombinação prévia?? Vc acha que não vai pagar o custo??

    3. NACIB HETTI

      Com a empresa pública quem paga é sempre o povo; via tarifa, via tributo, via corrupção.

  8. Antonio Catigero Oliveira

    Agradecemos a sua contribuição ao nosso patrimônio público, que é a Sabesp. Se a privatização acontecer, será uma contrástrofe social no maior estado desta terra, onde a ganância não deveria ter prioridade perante o interesse público.

    Responda
  9. Luis Fernando Alves

    Muita asneira proferida por quem não acompanhou o processo de perto. Todos os analistas do setor estão elogiando abordagem do governo. Bom mesmo é deixar a empresa estatal, e deixar pobre cagando no rio e no mato até 2070. O Brasil não é essa merda à toa. O pensamento retrógrado estatista deixou o cérebro da elite carcomido por uma ideologia mofada e arcaica. Espero que o Tarcísio privatize tudo, até a Catedral da Sé se for possível. Quem sabe esse país começa a funcionar direito.

    Responda
    1. MARCOS GORELIK AJZENBERG

      Eu acompanhei o processo bem de perto. E não estou falando asneira quando digo que esse é um processo viciado, como a própria colunista da Folha demonstrou. Sabesp sim, Equatorial não! Pergunte a qualquer pessoa do Zé Povinho e ela dará a resposta certa. Agora, os analistas do mercado financeiro da Faria Lima concordam com o senhor Alves, sem dúvida alguma.

    2. MARCOS GORELIK AJZENBERG

      Muita asneira proferida por pessoas que não entendem nada de serviço de saneamento, monopólio, gestão estatal e privada, etc e tal. Quem são todos os analistas do setor? Ah bom analistas do mercado financeiro... Pois bem, senhores entendidos, podem comprar as ações da Sabesp... Será um negócio da China, como se dizia nos tempos em que São Paulo era um estado respeitável, e se considerava a "locomotiva do Brasil"...Mas o carioca e competente Tarcísio é o cara. Ok, mas poupe-nos desta maracutaia!

    3. Luis Fernando Alves

      Quem comete crime de lesa pátria é quem defende uma empresa que é estatal há 50 anos e ainda não conseguiu universalizar o saneamento no Estado mais rico do país. O experimento estatal falhou. FRAGOROSAMENTE. Se não fosse a privatização, a SABESP ia perder os contratos mais rentáveis nos próximos anos pra outras empresas mais capitalizadas em leilões obrigatórios e iria literalmente FALIR. Falta muita inteligência pra vocês. É desolador ver o quão atrasada é a esquerda brasileira.

    4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      inda bem que o seu "luís" é com esse.

    5. Rubens Moreira da Costa Júnior

      O sucesso foi tão notável que a única empresa interessada não tem nem expertise para atuar no setor, portanto tudo isso é indício de maracutaia. Privatizar a maior empresa de saneamento básico da América Latina, é mais que uma questão de saúde pública, é crime lesa pátria.

  10. Hernandez Piras

    Para uma Enel do saneamento agora só restam alguns passos.

    Responda
  11. Regina Fonseca

    Rico não tá preocupado com isso não.

    Responda
  12. Marcelo Magalhães

    Belíssimo texto com a precisão necessária ainda não manifesta na mídia corporativa. Cabe ao ministério público uma avaliação pormenorizada de todo o processo para que a companhia retorne ao domínio público, de onde nunca deveria ter saído.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Nacib e o que você me diz dos três empresários mais ricos do Brasil? Justamente os que compraram a Sabesp. Você os considera bons empresários?

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Nacib, o pessimista. Será que a Sabesp não é uma empresa bem sucedida?

    3. NACIB HETTI

      Marcelo, o Estado empresário é falido, incompetente e corrupto. Quem é brasileiro sabe bem.

  13. ALEXANDRE DE CASTRO

    Povo retar da do, vota num gringo do Rio de Janeiro, sem nenhuma experiência técnico política positiva, um verdadeiro fantoche do Ge no ci da tiririca.

    Responda
  14. Rubens Ventura

    Verdade! Essa tragédia anunciada se dará com a falta d'água que se avizinha, a empresa veio buscar a experiência da Sabesp e entregará o que?

    Responda
  15. JOSE CAMPOS

    Por ter votado em um sabujo do cramulhão o paulista em breve estará chafurdando em coliformes fecais igual em Balneário Camboriú.

    Responda