Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    O curso superior específico é muito importante para um médico ou dentista exercerem sua profissão. Mas para uma função administrativa como um diretor de hospital ou mesmo ministro da saúde não. A principal qualificação aí é a capacidade de liderança, gosto de lidar com pessoas, simpatia, extroversão. E concordando com a colunista, certamente há muitos negros e negras com essas habilidades.

    Responda
  2. Alexandre Marcos Pereira

    A situação atual de mercado de trabalho é desafiadora para muitos, inclusive para aqueles que possuem um curso superior. A valorização do diploma acadêmico é uma realidade, mas não garante automaticamente um emprego ou estabilidade financeira. Essa dificuldade é intensificada por diversos fatores, como a concorrência acirrada, a automação de empregos e as mudanças nas demandas do mercado. Para aqueles que não possuem um curso superior, os desafios são ainda mais significativos.

    Responda
  3. NACIB HETTI

    O conceito de princípios fundamentais tem valores diversos do mesmo tamanho da diversidade. Merece uma análise mais profunda.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Poi Zé, cara Ana, não bastassem estes desapontamentos, há ainda os ambientais: pô, quedê protagonismo civilizatório nesse campo, importante a brancos, pretos, azuis e vermelhos? Essa nossa "composição" governamental tá se mostrando inefetiva em muita coisa...

    Responda
  5. Anete Araujo Guedes

    As vezes não se tem curso superior, mas possui sabedoria, experiência, excelente cultura e leituras. É o que falta a maioria dos parlamentares nos tempos atuais. Temos um Nikolas, Zé Trovão, bolsonaros e por aí vai. O nível é baixíssimo, precário, repugnante. Estão ali para efetuar postagens de suas valentias, moralismo, reacionarismo, nas redes antissociais.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Anete, mas você também escolheu a dedo, hein? Marreco, Bozo, Nikolas e Zé trovão? Aliás, quanto a este último, injustiça cósmica: não era este o nome de personagem do Almir Sater, sujeito digníssimo, bonitão e talentoso? (Posso perfeitamente estar enganado, óbvio, sou mau noveleiro)

    2. Anete Araujo Guedes

      Temos como exemplo o ex-juíz Sérgio Moro, sem nenhuma cultura, que se enrosca na gramática, comete erros rudimentares ao falar e escrever.

  6. adenor Dias

    É fato que o ensino superior no Brasil, sempre foi reservado aos filhos de patrões e, isso causa resistência até hoje. Já pensou se permitirem que filhos de favelados estude, e por competência ocupe a vaga de emprego destinada aos filhos de papai? Pai rico, não faz filho para pilotar busão, ser vigia, ou camelô!

    Responda
  7. Frederico de Souza Cruz

    Você começa discutindo a falta de diploma universitário e depois diz que brigar por mais negros ( quiçá mulheres) na política é questionável porque ninguém escolhe um ministro sem diploma universitário. Curioso que você nunca reclamou dos políticos em geral, cuja grande maioria é branca e sem curso superior. Quanto ao presidente, passou quase uma década debruçado sobre os problemas do país, mais do que 4 anos de curso superior. Debateu com intelectuais como Chomsky etc... Vá votar em Bolsonaro!

    Responda
  8. Maurizio Ferrante

    Prepare-se para comentários no mínimo desairosos a essa bestxxxa da superioridade de quem tem curso superior sobre quem não tem!

    Responda