Mundo > Quem é Mélenchon, líder da coalizão de esquerda que surpreendeu em eleição na França Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Matéria que ninguém escreveu. Não tem o nome do da jornalista. O que querem dizer com retórica de guerra de classes?
A vitória da esquerda estava prevista, de acordo com as pesquisas. Por que falam em surpresa?
Quem critica Israel é humanista, não antissemita
A França está um tanto confusa. O Partido Comunista é de direita.
O Partido Comunista Francês faz parte da Nova Frente Popular e não é considerado "de direita" por ninguém, exceto você.
Extrema direita nazista nunca mais.
Frustrados e amargurados, são obrigados a mentir. Melencon horroriza outros, nada! Só é contra a extrema direita fas cis ta. Melenchon tem propostas de aumento de impostos e gastos, nada! Ele defende uma economia que não jogue os custos só para os mais pobres. Melenchon tem uma retórica de guerra de classes, nada! Ele defende os trabalhadores da violência dos rentistas. Melenchon tem posições controversas em polÃtica externa, nada! Ele defende a sobrevivência do povo palestino.
Melenchon é hoje o polÃtico mais impopular da França, tanto assim que foi renegado por vários ex-seguidores, como Corbière e Ruffin, e utilizado comi uma espécie de espantalho pela extrema-direita. É óbvio que se trata de uma figura controversa!
Esse sopro cadavérico, chamado conservadorismo, não terá vida fácil num cenário em que a esquerda dá sinais de crescimento em todo o mundo.
Direita aumenta 63 deputados, esquerda 19 e Mácron perde 98. Quem ganhou e quem perdeu?
Perdeu a extrema direita que tinha como fã o golpista e ladrão de jóias Jair Bolsonaro. O povo da Inglaterra e França deram um belo exemplo ao mundo. Extrema direita nazista nunca mais.
Esquerda vence no Brasil, no México, na Inglaterra na França e os jornais dizem que é a direita que está crescendo.
E a herança deixada pela social-democracia, o Estado de Bem-Estar, é muito maior que qualquer legado deixado pelo "socialismo real", este, sim, um rotundo fracasso.
Só no seu mundinho neostalinista a social-democracia é de direita, Pichler. Basta conhecer um pouco de história para saber que a esquerda nunca foi uma força predominantemente anticapitalista. Aliás, os socialistas só assumiram a hegemonia da esquerda na segunda metade do século passado.
O conceito de esquerda está um tanto vago. Dizer que Lula, um socialdemocrata, é de esquerda, é forçar um pouco. Está à esquerda dos bozofachos, mas não é "de esquerda". A esquerda é anticapitalista. Os socialdemocratas são muristas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mundo > Quem é Mélenchon, líder da coalizão de esquerda que surpreendeu em eleição na França Voltar
Comente este texto