Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Georges Costaridis

    Turismo é um grande fomentador de lucros para a economia do país. Estão tratando o assunto de maneira errada. Cobrem seus políticos por soluções.

    Responda
  2. Murilo Belezia

    Pra que hordas de japoneses, americanos, coreanos, etc, se os países do Mediterrâneo têm suas hordas próprias, o povo do Norte, do frio e do dinheiro? Antes do Euro esses países em permanente precariedade financeira apreciavam as moedas fortes e por isso benvindas. Depois do Euro já tava tudo dominado e as gerações seguintes engordaram e se acomodaram. E por que não se fala da infraestrutura que vai pro beleléu quando os ratos não mais vierem? E ketchup na pizza, pode, Arnaldo?

    Responda
  3. Lucas Brito

    Boa sorte para Barcelona sem turismo. Não dou 10 anos.

    Responda
  4. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Pelo estilo, tenho certeza que a autora do artigo viaja para muitos destinos turísticos nas mesmas condições desses que visitam Barcelona. Hipocrisia!

    Responda
  5. Eduardo Rocha

    Que crônica mais desprezível! Comparar turistas com ratos "saindo pelos bueiros". Pergunto se vive apenas em Barcelona e jamais faz turismo. Arrogante e desequilibrada. Todas as questões podem ser conversadas, sem tratar o turista como um mal, uma coisa ruim. Vete a la mierda!

    Responda
  6. Aderval Rossetto

    Puro preconceito arrogante!

    Responda
  7. Renato Romero

    Seria interessante verificar qual a contribuição do turismo para a economia local. Penso eu que inúmeros negócios atrelados ao turismo impulsionam a economia gerando empregos diretos e indiretos. Enfim, no mundo utópico, os euros que os turistas gastam são muito bem vindos, porém, os turistas não. Responsabilizar o turismo pela falta ou preço das moradias me soa um discurso diversionista, pois nada garante que os proprietários irão vender ou locar seus imóveis a preços módicos.

    Responda
  8. Vinicius Chaves

    Tiro no pé! Vai inflacionar os preços dos alugueis ainda mais. NY proibiu o Airbnb para curto prazo e como consequencia inflacionaram os preços dos hotéis. Hoje é muito difícil voce achar algo em conta por lá, até hotel 2 estrelas (alguns estão sendo alugados pelo Governo para imigrantes em condição temporária) esta dificil. Quando não esta cheio esta caro demais. Há pessoas indo para cidades vizinhas

    Responda
  9. José Freitas

    A América para os americanos. A Europa para os Europeus.O Japão para os japoneses. Esse "ideal" ja não é mais possivel. Os avanços tecnologicos geraram , nesses países, milhões de desempregados, muitos deles de classe média, que precisam obter renda extra com o aluguel por temporada de suas moradias. O surgimento de uma nova classe media na Ásia e no Oriente Médio vem impulsionando o turismo mundial. Parisienses que alugam suas moradias para estrangeiros durante as olimpíadas é uma realidade.

    Responda
  10. Raymundo de Lima Lima

    Problema causado por altíssimo turismo é d Barcelona, Veneza, Paris, Lisboa, lugares onde a classe média ousa conhecer e se divertir, como pode. Certamente é transtorno p tais lugares: aumento exorbitante d tudo, gente demais, barulho-garrafas quebradas nas ruas, etc. Bauman distingue bem Turista d Peregrino. Numa boa, sugiro ler Bauman para melhorar o entendimento d coisa e fazer comentários melhores. 'Sapere aude'

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      A obra de Bauman tem mais de cinquenta livros. Você sugere algum especificamente, ou pode resumir para a gente onde acontece este "cruzamento"? Exponha seu conhecimento por favor.

  11. José Tadeu Saraiva

    Parabéns pela coragem do prefeito de Barcelona!!

    Responda
  12. José Freitas

    A maioria das cidades turisticas do mundo sofrem com o afluxo de milhões pessoas de classe média baixa de todo o mundo que resolveram "turistar". As elites locais não suportam a convivência com gente de nivel social inferior, pouco educada e barulhenta. Turismo só para os ricos é coisa do passado. Qual seria a alternativa econômica de sobrevivência para os milhões de moradores pobres dessas cidades que não pertencem às elites econômicas locais?

    Responda
  13. Charles Brown

    Uai, sô... Se esse trem pegá lá na nossa praia, em Guarapari, nóis fais manifestações, aqui em Minas, atéé! E, de pirraça, nóis pára de oferecer café com pão de queijo...

    Responda
  14. Javert Lacerda

    Chato de ler.

    Responda
  15. Márcio Castro

    O justo discurso de "moradia democrática" não combina com os argumentos xenófobos e elitizados (endossado pela colunista), o impacto econômico e social ao destruir a principal fonte de renda só atende a elite reacionária travestida com discurso social.

    Responda
    1. Renato Romero

      Perfeito Márcio!!

  16. Carlos Jardim

    Pertinente este texto pois me leva a pensar como o carioca da zs suporta situação similar e até onde percebi sem se opor.

    Responda
    1. Maria Irene de Freitas

      Por aqui vou responder acrescentando ao comentário do senhor Renato Romero, e os turistas sempre andam com lanchinhos, garrafinhas de água e comem salgadinhos, andam muito a pé para economizarem seus tostões, vejo muito isso.

    2. Renato Romero

      Mais maluco constatar que europeus quando viajam costumam se hospedar em hospedagens de curta temporada (airbnb, entre outros), mas no país deles não pode.

  17. Sergio Moraes

    Texto arrogante. Lembra aqueles paulistanos que vão morar no litoral norte e que passam a xingar turistas por se sentirem caiçaras. Barcelona tem uma política agressiva de anúncios publicitários para atrair turistas estrangeiros. Lide com isso.

    Responda
  18. Joao Pinheiro

    O mundo, de uma maneira geral, deu muita asa aos nerds que só criaram ilusões, problemas e foram os unicos que lucraram com suas criações. Smartphones, redes sociais, Uber, streaming, Airbnb, entre outros. Nunca vi tão poucos impactarem a vida de tantos, de forma tão negativa e em tão pouco tempo. Sei que muitos vão defender essas novidades. Em minha humilde opinião, porém, eu simplesmente acho que a vida era bem melhor antes deles.

    Responda
  19. Jacqueline Virmond VIEIRA

    O problema do turismo excessivo ,que inviabiliza a moradia e expulsa os moradores, não é exclusividade de Barcelona. Florianópolis apresenta o mesmo problema. Infelizmente aqui os prefeitos seguem insistindo em investir em turismo, ignorando os prejuízos acarretados aos moradores, que acabam tendo que se mudar para cidades vizinhas, onde o custo da moradia também anda alto e/ ou ir embora da cidade.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Como Santa Catarina deixou de ser santa pra ser bolsonarista, passo longe, não vou incomodar ninguém, prometo.

    2. Arno Costa

      E quando a cidade (Florianópolis) só tem isso para oferecer? Vai viver de quê?

    3. Carlos Jardim

      A capital é a cidade menos extrema direita do estado José. Tax tolo, istupô?

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Que tal criarem a Bozolandia? Assim poderão fascistar mais tranquilamente, recebendo apenas visitantes bozoloides do Paraná e RS, além de SP.

  20. MARIA STELA C MORATO

    Certíssimo.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Tenho certeza de que a autora do artigo viaja por muitos destinos turísticos nas mesmas condições dos que viajam à Barcelona. Hipocrisia.