Mônica Bergamo > 'França mostra que direita perderá no Brasil se for radical', diz ex-ministro de Bolsonaro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Clair Calandreli

    Bolsonero não precisa apenas perder, precisa desaparecer do meio político! Nunca houve tanta insensatez na cabeça de um presidenciável! Ele é maluco!

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Sim, mas é um pouco mais grave. O sujeito é um sociopata. Incurável, obviamente.

  2. Waldemar Stocco

    direita no brasil é ainda pior, pq têm em seu mais alto degrau não só um abestado, mas um ser desprezível que jamais em todo tempo que mamou nas te-tas do Estado, seja como soldado, seja como deputado, ou pior ainda em sua passagem como presidente, que então mostrou seu verdadeiro caráter de apenas não respeitar ninguém, não produzir nada, não deixar nada bem feito ao povo, caso não tivesse o ex-governador de SP tomado ação com relação à vacina da COVID, possivelmente teríamos ainda mais mortos.

    Responda
  3. Olavo Cardoso Jr

    A esquerda corrupta e lacradora não quer perder suas boquinhas em nenhum lugar do mundo. Seja aqui, nos EUA ou na França. Mas a coisa está cada vez pior pra essa gente. Não enganam mais ninguém. São violentos, corruptos e incompetentes. Não passam disso.

    Responda
    1. Túlio Landi

      Ou vê tudo por um olho: esquerdo ou o direito ou não quer ver ao redor, centralizando os olhares. Acorde, moço!

  4. José Fernando Marques

    Lúcido, o Ciro. Como é que apoia Nero? Mas na França não é de crer que tenha havido "a vitória da derrota" ou o contrário. Houve a vitória de uma nação em que a maioria não aceita a extrema direita. Nem quer mais o "centro" impiedoso e arrogante de Macron. Talvez a esquerda não ganhasse em outra circunstância. Mas, se fizer um bom trabalho, não sairá do poder tão cedo.

    Responda
  5. Olavo Cardoso Jr

    Mas quem saiu botando fogo em Paris foi a esquerdada, kkkk.

    Responda
  6. Eduardo Jose Vieira Miranda

    Mesmo pra criticar, o Ciro mostra que ainda ama o Lula: “o Lula não está morto”. Kkkkk

    Responda
  7. CARLOS MELLO

    Essa turma no Brasil bss as o é de direita é de extrema-direita! A começar pelos costumes, querer criminalizar uma mulher que fez aborto após ter sido estuprada é de uma crueldade fascista. E por aí vai…estimular a classe média a ter arma, sendo que pobre não consegue comprar uma, é fortalecer preconceitos e castas.

    Responda
  8. Celso Ribeiro

    Quer enganar quem ? Volta pro esgoto com sua horda bozolóide.

    Responda
  9. Rubens Ventura

    Qual a proposta da extrema direita reacionária? Vá empreender sendo uber? Vá ser camelô? Seja MEI e trabalhe sem carteira assinada e sem direitos trabalhistas? Quais as a propostas dos reaças?

    Responda
  10. fabio panucci

    O que aprendemos nesses últimos dias sobre o avanço da direita em países de forte tradição democrática? Um esgotamento e uma desconfiança sem fim do modelo e do discurso conservador. Aqui no Brasil, esse discurso só têm eco devido a uma confusão enorme criada por conservadores religiosos, e sua práticas levadas ao Estado, uma falta de compreensão sobre o que significa um estado mínimo num país como o nosso, e uma falta de sentimento público dos que praticam política.

    Responda
  11. Tersio Gorrasi

    Não entendo porque numa democracia a direita tem que ser sempre demonizada e a esquerda ou centro beatificados, suma vez que o povo é livre para escolher os dirigentes que quiser. Isso só acirra a polarização impedindo quem quer que esteja governando de seguir adiante com seus projetos para o bem estar dos cidadãos em geral

    Responda
    1. CARLOS MELLO

      A direita democrática concordo, mas aquela que tenta dar golpe, promove devastação ambiental, nega a ciência e vive de fakenews é a extrema direita que governava o país.

  12. Rafael Dayan Escobar Nunes

    Ciro Nogueira já é comunista na Austrália.

    Responda
  13. Ricardo Ferreira

    Pior que o Ciro falou corretamente. Serve para os bolsominions, como serve para o PT, que jamais aceita uma coligação onde ele não seja o protagonista. Petistas simplesmente não conseguem entender que eles tem uma rejeição muito grande na sociedade. O ideal seria uma coligação centro + centro esquerda, mas isso não vai ocorrer.

    Responda
  14. Domingos dos Santos

    Ele tá certo. Infelizmente JB e família sequ*strou a direita brasileira e, se as coisas estiverem minimamente estáveis, dará a reeleição ao PT.

    Responda
    1. Celso Ribeiro

      Ainda bem.

  15. Sérgio Silva

    Esse aí a partir de hoje receberá a honrosa pecha de comunista que os malucos que seguem o bozolóide pregam em qualquer pessoa minimamente sensata.

    Responda
  16. Ã lvaro Scheffer

    Normalmente as pessoas de centro, de uma posição moderada são tratadas pelos bolsonetes raiz como isentões. Quantos são o isentões no Brasil?? Que não votam nem no Lula e nem no bolsonaro.

    Responda
  17. LUIZ MENDES

    E como deixar de ser radical se esta no DNA, no caso de quem fez o comentário só basta uma verbinha para embolsar que embarca em qualquer canoa.

    Responda
  18. Francisco Neto

    Até que enfim um bolsonarista falando coisa inteligente. Continuem com os bolsonaros, Zambelli correndo na rua com arma em punho, Jefferson dando tiro na polícia, Nicollas e seu besteirol de Internet, Malafaia e seu discurso de ódio, e perderão de novo em 2026.

    Responda
  19. joão moreira

    Se eu fosse da turma da direita eu diria que o que o Ciro falou faz total sentido. Como não sou, espero que ele não seja ouvido pela boiada.

    Responda
  20. Helio Souza Reis

    O Senador reacionário do Piau parece que já está anunciando a derrota do bolsonarismo agora nas eleições municipais de 2024.

    Responda
  21. Felipe Macedo

    Não existe bolsonarismo moderado. Ser bolsonarista é ser, essencialmente, radical, extremista e antidemocrático. Quem sonha com uma direita civilizada e competente vai ter que votar na chamada esquerda mesmo discordando de muita coisa dela.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Maria, esse papo de "não voto em corrupto" foi só retórica política. Tanto que elegeram como alternativa um sujeito notoriamente corrupto, que roubava gasolina e fazia rachadinha desde quando era deputado. Se fossem realmente contra a corrupção, teriam ido no Ciro Gomes, por exemplo.

    2. LUTHERO MAYNARD

      Análise perfeita. Ser bolsonarista é não ter compromisso com a democracia e com o processo civilizatório. E ter compromisso com a mentira, as fakes news e a corrupção.

    3. Maria José de Araujo Costa

      Não gostaria de acreditar nisso, mas tendo a achar que você tem razão, Felipe. Vejo muitas pessoas que apoiaram Bolsonaro, pois "não voto em corrupto" , mas não fizeram nada pra ter uma opção mais moderada ao centro, ou da direita menos radical. Pesquisas? "Data foice", "Globo lixo", etc., era como recebiam os números favoráveis à Lula. Daí a acreditar em fraude nas eleições foi um passo. Mas no fundo, queriam que o país fosse tudo o que bolsonaristas pregam.

  22. Jose Edmar de Lira

    Os extremistas tendem a ficarem isolados, sejam eles de direita ou de esquerda. É por isso que Lula foi buscar no seio do PSDB um cara equilibrado, Geraldo Alkmin, para contrapor os extremos.........feliz escolha........

    Responda
  23. JORGE CESAR BRUNO

    Ciro Nogueira é a mãe Dinah? Só falta combinar com os eleitores que não votam na extrema direita bolsonarista!! Assim como na França, Reino Unido, Portugal, Espanha... não existe espaço para a extrema direita!!

    Responda
  24. LUTHERO MAYNARD

    Não tem sentido apelar para Ciro Nogueira em assunto sério e complexo. Por que não o Tiririca? A Folha está sem fontes minimamente competentes?

    Responda
    1. Maria José de Araujo Costa

      Mas desta vez, temos que admitir que o alerta faz sentido. Justamente por não ser de direita, ser apenas bolsonarista de ocasião, ele entende os absurdos que muitas vezes tem que defender pra focar bem com a turma.

    2. Paulo Sarmanho

      é brincadeira? ele é agora de direita? tem vídeo na praça ele rasgando de elogios o Lula. Não duvido se Lula ou qualquer outro candidato do PT ganhar as próximas eleições , ele não apareça com o broche da estrela.Ele como a maioria dos políticos brasileiros não são de direita, nem de esquerda, centro, de cima ou debaixo. Eles são os interesses deles.

  25. Alex Sgobin

    A direita sempre teve espaço no Brasil, mesmo que discordássemos dela em capa ponto. O que queremos ver arrasada, enterrada bem fundo e sob cinzas é a extrema-direita - a diferença é significativa.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Só que pra isso acontecer, vamos ter que fazer voto útil na centro esquerda, mesmo não concordando com muita coisa dela.

  26. EVANDRO SADA FARIA

    No Brasil é Lulossauro ou Bolsossauro. Só me resta votar no Asteróide

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      Papo furado. Votaste em Aécio e no Bolsonaro. Agora fica com esse papinho de "neutrão".

  27. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Ciro quer a extrema direita travestida. No poder mas com um verniz de democrata somente durante as eleições.

    Responda
  28. Vitor de Souza Ferreira

    mais um Ciro presunçoso (e piorado), em se arvorar mentor de uma direita que mal disfarça a vileza e baixeza de caráter.

    Responda
  29. Humberto Giovine

    Qualquer aliança com esta extrema direita bolsonarista é a mais completa loucura e falta de ponderação. Ela não agrega nada de bom ou positivo, e objetiva somente seus interesses pessoais - os piores que um ser humano possa supor.

    Responda
  30. Vinícius Oliveira Santos

    Esse homem está tirando conclusões do pleito Francês, mas se olhasse mais para o Brasil perceberia o seguinte: a extrema direita aniquilou a direita democrática, e provavelmente destruirá também a centro-direita. Não se deve fazer alianças com militares amargurados, fundamentalistas religiosos, pastores corruptos e liberais ultrapassados. O lugar da extrema direita é o esgoto da história

    Responda
  31. Rodrigo Negrão

    A questão não é ser direita ou esquerda. Ignorância, intolerância e violência são as bases do bolsonarismo.

    Responda
  32. Cassio Vicinal

    Ele está quase correto, mas não. Na verdade tudo que aconteceu na França está relacionado com insatisfação e instabilidade social causadas pelas reformas econômicas liberais, como a da previdência, empurrada por Macron goela abaixo. Mesmo setores conservadores estão insatisfeitos e se renderam às soluções fáceis da ultradireita. Outros setores conservadores e de centro, mais comedidos, viram isso e se juntaram aos setores da esquerda.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Acredito que você tem razão. Sua análise é consistente e bem fundamentada. Acho que a extrema direita contou com os jovens de classe média desempregados e estes não compraram o receituário de madame Le Pen.

  33. antonio ramos

    Sério que esse texto é autoral ? Kkkkk

    Responda
  34. SERGIO TEIXEIRA DE SOUSA

    Extrema direita não consegue sobreviver sem falar só pra bolha, pois são só esses indivíduos que acreditam em suas mentiras e teorias da conspiração....

    Responda
    1. Humberto Giovine

      O pior Sergio, é que esta bolha está cada vez maior, lamentavelmente.

  35. Paulo Henrique

    Uau! Ele chegou a essa conclusão ... sozinho?

    Responda
    1. FRANCISCO DE OLIVEIRA

      Com certeza não. Basta olhar o texto da declaração. Ele não escreveu isso. Só assinou.

  36. Antônio João da da Silva

    Ciro Nogueira, o vasilina.

    Responda
  37. ALEXANDRE MOURA

    A sensatez do texto deixa claro que não foi o Ciro Nogueira quem escreveu, pois não tem esta capacidade de síntese

    Responda
    1. Luiz Paulo Barreto

      Basta propor projeto nacional para soar como bravata ou delírio, a direita só tem projeto pessoal; de lobbies das verbas públicas e dos armados até os dentes. Fracassado gatuno inelegível e seus apoiadores só querem para o próprio bolso.

    2. Francisco Neto

      Talvez tenha sido o Temer que escreveu, ele já fez isso para o Bolsonaro.

    3. Carlos Santos

      Pensei a mesma coisa enquanto lia. Esses patriotas são ridículos!!!

  38. Jonhnatan Cordeiro de Almeida

    Prenderam Lula, ele saiu e ganhou a eleição. Agora com a máquina na mão ele vai perder para quem?

    Responda
    1. Felipe Macedo

      O bolsonarismo foi e é tão ruim que teve a proeza de superar em muito a já altíssima rejeição ao petismo. Por motivos óbvios né? Enquanto a alternativa ao lulopetismo for essa aí, faremos o L eternamente, mesmo as vezes não concordando com algumas coisas

    2. FRANCISCO DE OLIVEIRA

      Não torço pela extrema direita, aliás, por nenhuma forma de extremismo. Mas cuidado com a SOBERBA. Isso vale para os dois flancos. Uma eleição só se ganha quando se abrem as urnas

    3. Andre Moraes

      Não só teve a máquina na mão como a utilizou como nunca antes nesse país. O cara jogou 400 bi do céu na boca da urna; por isso eles tinham tanta certeza de que ganhariam as eleições, comprando o eleitor. Mas como eles são muito ruins, ainda assim perderam.

    4. José Dias

      Bozo tinha a máquina na mão e perdeu. Questão de competência.

  39. José Roberto Pereira

    Mônica/Folha agora deu de entrevistar fascistas toda semana. E não se iludam quando Valdemar, Nogueira e Moro pedem "moderação", não é arrependimento ou conscientização. Como eles confessam, é mera questão de estatística eleitoral. O que eles realmente querem é que Tarcísio segure sua sanha sanguinária de incorporar o Bukele até ganhar as eleições, depois de ganha, terá licença para matar.

    Responda
  40. Andre Moraes

    Essa turma só engana incautos com suas distrações de conservadorismo, guerra cultural, costumes e religião;. Estão sempre tentando uma formula nova para chegar ao poder, aprofundar o neoliberalismo e seus privilégios. A direita tradicional já não conseguia ganhar, foi trocada por sua versão extrema, seu discurso de ódio e mentiras, levando-os ao poder em 18, perdeu em 22 pelo mesmo motivo pelo qual foi eleito, agora sugere que extremistas moderem, ainda hoje será chamado de direita limpinha.

    Responda
  41. Rafael Moraes

    Direita sempre gera miséria pois é hoje neoliberal e privatista. Por isso não ganha mais nada desde FHC. Ganhou com Bolsonaro após impeachment e por ser extrema direita, e não foi reeleito por não governar. Direita não governa, só em favor das elites.

    Responda
  42. Taniara Aguiar de Souza

    Oxente! Aqui, no Brasil, a extrema-direita não foi derrotada em 2022 pela união das chamadas forças progressistas, que, por óbvio, estão à esquerda, sob a batuta de Lula? Então, foi o Brasil que deu exemplo à França, e não o contrário. Esse Ciro e seu texto esphúryo dispensam acréscimos aos comentários. Não existem moderados na extrema-direita. Ou são moderados, ou são extrema-direita. Os dois, moderados e extrema-direita serão derrotados de novo em 2026 pela união das esquerdas e progressistas.

    Responda
  43. jose batista

    A direita fez 203 deputados, a esquerda 192 e macron 150, quem ganhou?

    Responda
  44. raul neto

    Traidor. Comunista enrustido. O povo quer intervenção com bolsonaro no poder. Sem STF e congresso corruptos.

    Responda
    1. raul neto

      Calma gente, eu tava brincando. Pra mim é bozo na cadeia junto com seus fanáticos.

    2. Alberto Henrique

      Pau no c* do bolsonaro.

    3. José Dias

      Primeiro, você não tem a mínima ideia do que é comunismo. Segundo, metade do seu "povo" covarde já fugiu do país. Pra dar golpe precisa ter culhão.

    4. Andre Moraes

      Toma ai um pouco de moderação Ciro Nogueira. Seu desavisado. Quer fazer pacto de fantasia de moderado com fanático; vai tomar na cabeça.

    5. Luís Santana

      Vocês bem que têm uma certa fascinação sexual pela bandeira vermelha, não? Confessem.

    6. Marli Moras Garcia

      Você é golpista. Não respeita as instituições.

    7. Sérgio Aparecido da Silva

      Olá. 60 milho½s de pessoas do povo brasileiro discondar de você.

    8. EDUARDO SOUZA DANTAS

      kkkkkkkkkk... que "povo"? Um punhado de extremistas bozoloides? Não são e nunca foram a maioria da população. Pela primeira vez Ciro Nogueira com um discurso sensato.

  45. Jurema Nordeste

    Fanfarrão, é pouco pra defini esse senhor... Se portando como democrata quando ontem fez parte de um governo golpista , antidemocrático ... e continua como porta-voz da mesma tropa... Vai enganar outros, caba!

    Responda
  46. Luiz Paulo Barreto

    “ Exige a capacidade de congregar em torno de um projeto nacional”. Eleger cúmplices de manobras para auto proteção; Salles e Pazuello, ser exemplo de como desviar jóias e presentes; divulgar mentiras para confundir, planejar e tentar golpe de estado, agredir jornalistas e população nordestina, considerar o pensamento diferente como inimigo , tudo isto é típico da direita e nunca será projeto de união nacional.

    Responda
  47. sérgio dourado

    A Direita Talibá não tem cérebro pra isso em sua grande maioria: caíram na mesma sede hegemonista da esquerda que agora enfrenta seus próprios artificialismos e que também se divide no próprio campo com o tal identitarismo. A Política, mesmo, racional e dialógica, acabou e estamos vendo um campo de guerra sendo criado: enquanto isso arrotam Democracia para levarem mais desavisados.

    Responda
  48. sérgio dourado

    Essa direita talibã é incapaz de usar o cérebro: só querem o poder e colocar outra hegemonia como a própria esquerda fez em sua História mas que decaiu ao colocar mais artificialismo nisso, com identitarismo. A Política, mesmo, está seus dias finais: veremos que guerra dará nisso enquanto se arrota Democracia dos dois lados.

    Responda
  49. Carlos Jardim

    Se agirmos com radicalismo e soberba ... hahahaha ora ora esse Ciro não perde uma chance de enterrar o bozo e o passado! Sobrevive até a radiação atômica esse senhor.

    Responda
    1. Maria Almeida

      Inclusive, com a ajuda da FSP e sua colunista.

  50. Cassio Freitas

    .... teve o apoio de quase toda juventude nesse periodo, foi a oposição perfeita. Se elegeu reelegeu fez o sucessor, houve o afastamento da Dilma, enfim já se passou mais de 20 anos. Apesar de ter sido o melhor de todos os outros presidentes ( para os mais necessitados), o PT se tornou vidraça e não deu continuidade com a nova geração que surgiu , cumpriu promessas com a outrora juventude, mas não acompanhou direito essa outra juventude que surgiu.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.