Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. paulo cesar cruz

    Le pen está envelhecendo sem conseguir chegar ao poder. A França sabe o sabor amargo de uma extrema direita forte e no comando,ainda pulsa a lembrança da invasão alemã. Não adiantou toda a maquiagem pesada pra esconder os pilares da extrema direita : xeno foi bia, ra cis mo, mi só gi nia entre outros ódios. Toda vez que tem crise econômica, a Europa se lembra dos imigrantes. Mas eles avançam e a cada cadeira conquistada,as pessoas se acostumam com a ideia de que o mons tro não é tão feio assim.

    Responda
  2. José Cardoso

    Embora nenhum sistema eleitoral seja perfeito, tiro o chapéu para esse distrital de 2 turnos das eleições para o legislativo francês. Funciona como aquele aviso quando você aperta uma tecla sem querer: esse comando vai formatar seu disco rígido. Deseja continuar (S/N)?

    Responda
    1. george abib

      Muito boa sua fala. E mais ou menos como se o sinal de alerta estivesse dizendo pra vc, se prosseguir é por sua conta e risco. hehehehe

  3. jose batista

    Esquerda vencedora com 192 cadeiras e direita perdedora com 203. Incrível!!

    Responda
    1. José Bueno

      A verdade é que a extrema direita radical, fascista, não passou de quarenta e tres eleitos, derrotada pela Frente Republicana!

    2. george abib

      Jose, a aliança foi entre esquerda e centro. Estranha, mas foi. hehehe

    3. Renato Lima

      Esses números vc tirou do ITC?

    4. Anderson Costa

      Matemática simples e interpretação de texto. A extrema direita teve 143 cadeiras e, contra ela, a esquerda (189 cadeiras) e o centro (partido de Macron) venceram. 143 é menos que 189. Agora que aprendemos matemática e português, vamos a aula de ciências: a Terra não é plana.

  4. Fabio Almeida

    Macron jenio

    Responda
  5. Gilberto Rosa

    O bilionário banqueiro da Folha, mais de 10 bilhões, é de direita, e o pior, entre a esquerda e a extrema direita, ele é extrema direita, já mostrou com as tentativas de harmonização de Bolsonaristas, com colunas como as de Demétrio e Joel, seus capangas máximos.

    Responda
    1. jose batista

      Indecente!!

  6. Gilberto Rosa

    O que a Folha vergonhosamente esconde, para proteger candidatos bolsonaristas. Saiu hoje no Icl notícias. Assessor de Carlos diz que família Bolsonaro sacava todo salário em dinheiro vivo Jorge Fernandes recebeu cerca de R$ 2 milhões de outros seis assessores do vereador Carlos Bolsonaro, diz MP.

    Responda
  7. Claudio Luiz da Cunha

    Surpresa só para a fsp.

    Responda
  8. Ricardo Andrade

    A vitória da esquerda estava prevista nas pesquisas. A Folha está desinformada ou está desinformando.

    Responda
  9. Rocia Oliveira

    Os editores deste jornal, em nome do jornalismo, poderiam fazer um esforço para diminuir o numero de textos ressentidos. Numa matéria que deveria informar sobre a rapida e efetiva mobilização da sociedade francesa contra o facismo, o jormalista procura reafirmar o tempo todo, sem base alguma, a vitória da ultra-direita no primeiro turno da semana passada como a noticia principal.

    Responda
  10. José Sobrinho

    Longue vie à la France

    Responda
  11. Marcos Arrais

    FSP, faça-me o favor…. Manchete direcionada! Por gentileza, mais sinceridade no que notícia e respeito aos leitores. A vitória é fruto da união da esquerda e de setores contrários aos excessos e visões míopes da direita. Se a extrema direita tivesse vencido, a manchete seria “Após Vitoria Histórica da Direita, Macron Não Mantém Premie no Cargo até Olimpíadas”.

    Responda
    1. Michèle Simone Andrée Emonet

      Colocação perfeita. Nenhuma surpresa para mim no resultado da eleição. Quem analisou o primeiro turno com atenção viu que o RN estava, na realidade com uma pífia "vitória". Ganhar assentos para quem quase não tinha é uma coisa, ter a maioria é outra, o que o segundo turno provou. Agora sim, o sistema parlamentarista francês deve e TEM que funcionar. Vamos enfim ter que que debater ideias e não mais ter batalhas de "egos" vergonhosas no Parlamento. Viva a democracia verdadeira!!

  12. FRANCISCO A CARDOSO COSTA

    Espero que seja exemplo para os Brasileiros. Inglaterra e França.

    Responda
    1. Lucas Gomes

      Normalmente e infelizmente a nossa principal referência são os norte-americanos que, ao que tudo indica, terá novamente a extrema-direita no poder.

    2. Michèle Simone Andrée Emonet

      Também espero, em particular para quem vive no Brasil há mais de meio século e gostaria de ver a política avançar seriamente para o bem de TODA a população. Infelizmente ou felizmente, nós Franceses, reclamamos de tudo a torto e direito. Poderíamos avançar mais rápido se a gente não perdesse tanto tempo em discussões fúteis. Por outro lado, não é a toa que fizemos a Revolução, somos inconformados.