Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Silva Barbosa

    Muitos analistas relatam caso não mudarem a maneira de governar e ouvir as reivindicações da população insatisfeita com o governo atual, a extrema direita estará cada vez mais próxima do poder .

    Responda
  2. José Cardoso

    O partido comunista francês obtinha tradicionalmente entre um quinto e um quarto dos votos até os anos 70. Apesar de nunca ter chegado ao poder, participou do governo Mitterrand com ministérios. Não descarto que o mesmo aconteça com a RN no futuro. De certo modo, o voto dos excluídos migrou do PCF para a RN.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Hélio, estou enganado ou o "estrategicamente" refere-se a um esforço de relações públicas? Li em algum lugar que suas proposições mantêm-se as mesmas. Sua impressão é a de que posições xenofóbicas, por exemplo, não estão "normalizadas"? O serão somente no futuro? Dá a sensação de que já se incorporaram à gramática política, embora não sejam aceitas generalizadamente. Algo como "o banheiro já está imundo, mas a população, em sua maioria, consegue sair mais limpa do que entrou", sabe?

    Responda
  4. NACIB HETTI

    A alternância dos partidos no poder da França não é sentida no cotidiano de francês. Só não pode faltar a baguete do dia a dia.

    Responda
  5. NACIB HETTI

    Aliança entre esquerdistas e centristas na França não barra avanço da ultradireita.

    Responda
  6. Marcelo Magalhães

    O sentido se inverteu. As pessoas estão ficando mais extremadas, apesar de haver um movimento ao centro do RN). O planeta está em Franco desequilíbrio, as forças conservadoras da direita fascista ganham adeptos todos os dias. Ainda são poucos, mas são poderosos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      "extrema esquerda", "comunistas"... Devo ter ficado mais míope com a idade, porque não as vejo pelaí.

    2. NACIB HETTI

      As forças da extrema esquerda ganham adeptos todos os dias.

    3. Paulo Roberto Taveira

      Poderosa é a esquerda comunista. Fora!