Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ciro Lauschner

    Se a direita conseguir isolar os extremados, leia-se bolsonaristas, obrigando-os a ter candidato próprio, como o PT fez com o PSOL, ela se tornará imbativel.Mas se ela insistir com medo de ofender os extremos e seguir escutando Bolsonaro et caterva, tornará a perder eleição até aprender, porque o eleitor vai isolá-la como da ultima vez.

    Responda
  2. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Concordo, desde que se acredite que "a esquerda" no Brasil resume-se ao lulismo.

    Responda
  3. Antonio Vicente Netto

    Fazem barulho mas não tem conteúdo e nada a oferecer de bom a nossa nação. Quem elege presidente é o povão pobre e humilde, e este está com Lula.

    Responda
  4. José Eduardo de Oliveira

    asco

    Responda
  5. José Eduardo de Oliveira

    nojo

    Responda
  6. Tadêu Santos

    A mediocridade do pífio do baixo clero é cada vez mais presente em suas aparições públicas como no encontro da ultradireita em B.Camboriú SC e agora a intrigante conspiração na gravação do Ramagem, candidato a prefeito no Rio de Janeiro, que dá para desenvolver um roteiro cinematográfico ao estilo do cineasta Costa-Gravas, abordando mandatários autoritários e maquiavélicos que aos poucos está divulgando seu fracassado mandato criminoso...!!! (outro desviado pra moderação...)

    Responda
  7. alex schirm

    Em política td mundo dá pitaco, uns menos outros mais estapafúrdio, mas esse aqui quebrou tudo, que artigo mais sem lógica, horrível. A direita saiu na frente como sempre, espalhando mentiras e narrativas, nisso eles são insuperáveis, só tem um problema, eles passaram a acreditar nas próprias mentiras.

    Responda
  8. Paulo Silva Barbosa

    Insistir nestas duas figuras públicas, mostra como o país é carente de ideias e projetos . Até quando seremos reféns desta demagogia refratária e atrasada que só adia o país de ocupar seu lugar entre as nações do 1° Mundo ?

    Responda
  9. José Cardoso

    Lula venceu o Jair na Bahia numa proporção de 2 para 1 no primeiro turno, e ganhou em 415 dos 417 municípios. O Estado é administrado pelo PT faz tempo. Era de se esperar que a bancada do PT fosse majoritária. Pois apenas 7 dos 39 deputados federais são petistas! Essa incapacidade da figura popular do presidente se refletir na votação de seu partido é um espanto. Muito diferente do México por exemplo.

    Responda
    1. José Cardoso

      Marcos. O que espanta é a magnitude da diferença. Um candidato presidencial ganha em 99% dos municípios do estado, tem o dobro dos votos totais, e só consegue para seu partido um quinto da bancada! Ou ele não representa o PT, ou o PT não o representa.

    2. Paulo Silva Barbosa

      A maneira de escolher candidatos e a votação e escolha de candidatos mexicanos é bem diferente da nossa, e necessita de uma observção maior .

    3. Marcos Benassi

      José, há explicação já bastante discutida pra esse fenômeno, a assimetria entre as escolhas federal e a estadual/local, e não há espanto na coisa, não, é regular. Aqui mesmo na folha houve umas conversas sobre isso.

  10. José Freitas

    Dora Kramer ja fez mais sucesso como comentarista politica. Parece que esta perdendo a capacidade de análise da conjuntura como esta acontecendo com o Biden. Quem esta se autoenganando é a esquerda ao não admitir que deixará o Poder em 2026 pela falta de sucessores para o descondenado. A "direita" sabe que talvez não possa contar com Bolsonaro em 2026 por conta de sua "inelegibilidade" decretada pelos prepostos petistas nomeados para o STF mas esta tranquila pela abundância de candidatos viáveis

    Responda
    1. Jose Mendonça de Freitas

      Ciro, de fato quem deu a vitoria para o Lula foi o que vc considera como a "real direita" mais conhecida como Simone Tebet. Foi ela quem decidiu à favor do Lula ao trair seu eleitorado. No primeiro turno Lula teve 48,4% dos votos, Bolsonaro teve 43,2% e Simone teve 4,16%. No segundo turno, segundo o TSE, Lula teve 50,9% e Bolsonaro teve 49,10%. Bolsonaro não será candidato contra Lula em 2026 mas certamente tem muito prestigio popular para "transferir" e Simone Tebet não tem mais nenhum.

    2. Ciro Lauschner

      Se os extremos se intitularem direita, sem consultar a real direita que deu a vitória a Lula, perderá novamente e desta vez de forma arrasadora. O candidato certo surgirá e terá chance de vitória se isolar o tal "capitão".Ninguem de direita merece ter que defender "isso", mesmo que não tenha amores pelo adversário.

    3. Marcos Benassi

      José, prezado, o sarrafo de quem tem o Bozo como protótipo é, *necessariamente*, baixo pra baralho.

  11. Ney Fernando

    O tempo do Lula presidente já havia passado antes mesmo da última eleição, que ele venceu por uma diferença mínima e só porque seu oponente era o bolsonaro, o único político com rejeição maior que a dele, e tão ruim que os outros candidatos (menos o padre de festa junina) passaram a apoiá-lo. Na próxima não vai ter bolsonaro, mas vai ter alguém da extrema direita, e vai ter o PT para o pessoal votar contra como ocorreu em dois mil e dezoito.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      E na lua, Zé? Chegamos ou não? Elvis morreu mesmo?

    2. José Freitas

      Há serias duvidas se Lula realmente venceu as eleições em 2022. Porque será que o PT não quer disputar novamente as eleições contra Bolsonaro em 2026 ? Não seria o candidato ideal para ser novamente derrotado pela esquerda e afastar de vez o fantasma da volta da direita ao Poder como esta acontecendo na maior parte dos paises democraticos? Todo mundo sabe que Alckmim e Tebet se venderam para o PT em troca de uma boquinha no governo uma vez que jamais seriam eleitos pelo voto popular.

  12. milton temer

    avaliaçãp correta da dependência patológica que Lula, diante de uma omissão imperdoável do saudoso segmento combativo do PT, conseguiu gerar em torno de seu nome como única liderança possível. Apagou, eu diminuiu propositadamente a luz própria dos nomes com capacidade de sucedê-lo

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Milton, prezado, é verdade que opção de dimensão nacional é muito reduzida - Haddad e só - mas existe. Agora, não sei se o Lula foi quem gerou a dependência (no creo em brujas) mas que existe, é inegável (Las hay, Las hay). Hahahahah, é retórica minha, só.

  13. Anete Araujo Guedes

    Lula está fazendo teatro para a esquerda, ele se encontra inteiramente submetido ao Mercado Financeiro. Começou com a aceitação e manutenção do teto de gastos de Temer.

    Responda
  14. Anete Araujo Guedes

    Explicações o Lula vem dando, quando alardeia os juros altíssimos, um presidente de BC aliado à extrema direita fascista, a maior parte de orçamento se encontra nas mãos de Lira, um congresso, em sua maioria, formado por parlamentares da extrema direita, a presão dos poderosos da Faria Lima, por não aceitarem a reformas propostas, mídia empresarial torcendo contra, aliada ao quanto pior melhor da extrema direita.

    Responda
    1. José Freitas

      Anete as "explicações" que o Lula vem dando para o seu fracasso nõ tem nada a ver com o Banco Central. Seu presidente do BC era o Henrique Meirelles - banqueiro do Boston - e os juros que ele estabeleceu eram o dobro do atual. A maior parte do orçamento, felizmente, esta nas mãos do Congresso e, se ele é majoritarimente de direita, foi porque o eleitorado assim o quiz. Se uma boa parte do dinheiro publico é "controlado" pelos parlamentares sobra menos dinheiro para a corrupção do "Executivo".

    2. Anete Araujo Guedes

      * pressão

    3. Anete Araujo Guedes

      A obrigação que foi imposta a Haddad e Lula a seguirem com o Teto de Gastos, inaugurado no governo Temer, que retira gastos com saúde, educação, bem estar-social. Com a devida proteção dos privilégios e ganhos da elite econômica.

  15. José Geraldo Pereira Baião

    Bolsonaro não é de direita, mas sim ultradireita fascista (desculpem a redundância).

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Freitas, arrogância bruta, hein? Então, tá.

    2. José Freitas

      Papagaiada dos militontos de esquerda. Apenas repetem o que ouvem. A maioria não tem a minima noção do que seja "direita" e muito menos do que seja "ultradireita". Fascismo e socialismo são duas faces da mesma moeda sendo ambas reflexos de uma deficiência democratica que, felizmente , esta sendo superada em todo o mundo civilizado.

  16. Marcos Benassi

    Dona Dora, a "direita" (o movimento Bozofrênico seria mais preciso) por fazer circular nomes outros que não somente o Bozo, tem alguma "autocrítica"? A senhora crê que é por conta de uma reflexão sobre erros que isso ocorre? Sei não.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      José, prezado, decididamente partimos de pontos muito distintos, bem como o destino é ultra-diferente. Hoje, em particular, fica difícil, desculpe-me.

    2. José Freitas

      Marcos o que angustia a esquerda corrupta que voltou ao Poder em 2022 por obra e graça do STF/TSE é a ausência de sucessores para o descondenado. Não existe nenhum nome "viável eleitoralmente" para dar continuidade ao seu projeto de Poder . Se a "direita" tem, alem do proprio Bolsonaro, varios outros nomes para disputar a presidência , é porque sabe que a maioria dos eleitores terão essa opção para continuar combatendo a esquerda corrupta. Tornar Bolsonaro "inelegivel" foi um tiro no pé!

  17. Vinícius Oliveira Santos

    Em 25 anos, o PT chegou ao poder cinco vezes de forma democrática. A direita chegou duas: uma por intermédio de um golpe, outra por intermédio da inelegibilidade injusta de Lula para Bolsonaro vencer. Quem precisa de autocrítica é a direita, não a esquerda.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Vinícius, considere este argumento, por favor: as dereita, tão nem aí pr'aquilo que seria o objetivo da auto-crítica, um aprimoramento pessoal/institucional. O PT, dadas suas origens, pretensões, métodos, deveria ter esta preocupação explícita - como algo de relevo, não como um atributo secundário. Acho defensável, vê aí.

    2. José Freitas

      O PT quase destruiu o Brasil por ter adotado o metodo da corrupção para se manter no Poder. Foi salvo pelo impeachment da mamulenga e pela prisão do agora descondenado mas nunca absolvido. Apesar de ter sido preso por corrupção - o povo não esqueceu - foi reconduzido ao Poder pela ação nefasta de seus prepostos colocados no STF. Bolsonaro era um desconhecido em 2018 e foi eleito sim pelo "antipetismo" de um povo decente. Qualquer "autocritica" que o PT fizesse seria, de fato, inutil!

    3. Ney Fernando

      bolsonaro foi eleito. Infelizmente, mas foi.

    4. Claudio Gomes

      Vc não entendeu nada. O lulismo vai perder em 2026, fato, deveria preparar sua sucessão. Mas não faz nada e o PT não faz nada. Se quer ganhar em 2026, faça a autocrítica e prepare a sucessão.

    5. Alexandre Pereira

      Ok, você é da turma dos auto-iludidos.

  18. JORGE CESAR BRUNO

    Colunistas da FSP como sempre tentando levantar a bola dos extremistas bolsominions!! Críticas a esquerda e, elogios a direita bolsominions!! Talvez por isso tenham sido tão bem recebidos no evento bolsonarista! Enfim..."Vive lá france "

    Responda
  19. Marli Serrão

    FSP, cadê minha resposta para O Rodrigo, que gentilmente me deu atenção? Cadê?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, Marli, a chatésima sençura folhomática tem horário de batente. Hoje, a partir d umas oito, voltam à tortura de mensagens.

  20. José Roberto Pereira

    Direita = quer tirar do pobre e passar para o rico. Extrema-Direita = quer matar o excesso de pobres, mantendo um mínimo para mão de obra escrava, para sobrar ainda mais para o rico. Ultra-Direita = quando o rico tem prazer sádico em pessoalmente matar o pobre. Bolsonarismo = Todas as anteriores, usando inclusive armas biológicas.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Massa de manobra = quem acha que a esquerda quer algo diferente. Kkkkk.

    2. JORGE CESAR BRUNO

      "Os ricos fazem tudo pelos pobres, menos descer das suas costas!! "(Leon Tolstoi)

    3. Marli Serrão

      Não lembro de quem é: "ricos jamais sairão de cima dos ombros dos pobres".

  21. Marli Serrão

    Rodrigo, o "Estou errada?" foi força de expressão. Pergunta retórica. rs. Sim, os tempos mudam, eu sei, mas para mim os extre mistas serão sempre aqueles que querem san gue, literalmente. Que pu nem o "cri me de opinião", no ambiente particular ou público. Argumentam que a mor te ocorre mesmo onde não há san gue à vista. Concordo. Diálogo, SEMPRE. (passou no robô-censor depois que separei as sílabas, acho)

    Responda
  22. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Não adianta vc ficar repetindo o mantra bolsonarista. Não vamos entrar nessa conversa da direita arruaceira. Elegemos o pt cinco vezes, vcs elegeram o estrupicio facista uma vez, e já perderam na seguinte.

    Responda
  23. Josenildo Nascimento Melo

    Tudo virou uma questão de narrativa? Afinal quem venceu na França? Pelo aumento do número de deputados foi a direita. É questão de honesta intelectualidade. Lógico que todos estão se articulando e não devem baixar a guarda. Na verdade, parabéns pelo Artigo. Dora Kramer como sempre; à frente de fatos e acontecimentos. Excelente análise!

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Realmente você está certo, e o mundo todo errado!! Parabéns!!

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O que nos interessa lá eh que a boza perdeu. E isso não foi narrativa.

  24. RENATO Dias

    Aqui jaz os convertidos...auto crítica é palavrão, como Narciso, detestam tudo o que não é espelho.

    Responda
  25. José Freitas

    Com Trump na presidência dos EUA e Milei na presidência da Argentina os advogados que Lula nomeou para o STF vão pensar duas vezes antes de manter Bolsonaro inelegivel. Todo mundo sabe que Lula foi condenado por corrupção e foi reconduzido à presidencia pela ação nefasta do TSE e do STF. Se descondenaram um corrupto para que o povo o avaliasse politicamente em uma nova eleição presdencial não terão moral para impedir que Boslonaro volte à disputa e tambem se submeta ao crivo dos eleitores.

    Responda
    1. José Freitas

      Sr. Edney ninguem esta querendo que o STF "descondene" Blsonaro como fez com Lula. A diferença entre os dois é gritante. Lula comandou o maior esquema de corrupção ja visto no Brasil e foi condenado em tres instâncias da Justiça. Bolsonaro pode sim ter cometido deslizes administrativos na questão dos presentes recebidos durante seu mandato, assim como fizeram Lula e Dilma. Ainda não foi denunciado pelo MPF e muito menos condenado por corrupção pelo STF.

    2. José Freitas

      Jorge Cesar o bom senso nos informa que os mercados argentino e americano são fundamentais para o nosso desenvolvimento politico, econômico e social. Procure se informar com quem gera riquezas - os empresários - antes de escrever bobagens. Se o Bolsonaro foi um presidente tão ruim porque os militontos petistas se preocupam com ele? Porque Lula acorda e dorme preocupado com o prestigio popular do ex-presidente e chora de mágoa por não poder sair às ruas sem ser hostilizado?

    3. JORGE CESAR BRUNO

      Já parou um minuto pra pensar, e ter o bom senso que os Estados Unidos, e a riquíssima Argentina, não tem a menor ascensão sobre o Brasil?? Rs!! E inacreditável a realidade paralela de alguns!! Pra não dizer constrangedor!!

    4. Marli Serrão

      O pessoal do STF nem se ligou - não sabem ou pensam em aliviar a consciência pelos seus privilégios financeiros - que sendo Lula um antigo comunista o "roubo" dele era para fazer caixa para a revolução. Não deu certo. Se não tiver tempo - e não vai ter - é outra história, porque não vai deixar seguidores tão convictos quanto ele ou tão parados no tempo.

    5. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Nossa !! o STF agora está apavorado com seu vaticinio de vampiro brasileiro. Sobretudo com a potência da Argentina com o miloko. Já o camarão americano só pensa em se eleger para dar uma mãozinha pro seu estrupicio facista, como sabemos , ele era apaixonadíssimo pelo Bozo. Pudemos ver durante anos bozeira quanto Trump se dedicou ao Brasil e ao amor do Bozo.

    6. Ediney Fortes do Prado

      Ficou subentendido do seu texto: “se descontentaram um corrupto, podem descondenar outro”. Só que estes 2 personagens são muito diferentes, o que está em jogo não é só corrupção, mas o próprio Estado. Bolsonaro tentou destruir as instituições por 4 anos; seu lugar correto seria a perpétua, se existisse. No mínimo ele merece os 30 anos máximos da lei.

  26. Ricardo Candido de Araujo

    Dora, lembra que a lambança de 19 a 22 começou assim? Com vocês, prematuramente, batendo pregos na tampa do suposto caixão de Lula? Deixem de ser assanhados e tentem recuperar o PSDB de vocês, ao invés de "aéciarem" novamente, buscando apenas tumultuar.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Leram? Ou o texto está muito difícil de entender?

    2. Alexandre Pereira

      A autora agradece comprovarem o ponto de cista dela. QED.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Essa eh uma zumbia , vaga perdida pela noite que se abateu sobre a folha. Quanto ao PSDB , esse não volta mais, nem como zumbi.

  27. julio alves

    Jura mesmo que a Folha vai continuar mantendo essa senhora assinando coluna?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      A Folha vai fazer uma edição especial para você, camarada: como ler e entender uma coluna, mesmo que não goste da colunista. Na falta de argumentos, bobagem?

    2. Marli Serrão

      Faz isto não. Interprete o texto fora do estado passional. É uma análise verdadeira, sem tonar partido de ninguém. Que gente!

  28. Dirley dos Santos Guedin

    queria o quê? queria que o Lula no seu segundo ano de governo já estivesse fazendo campanha pela reeleiçãodaque a quase 3 anos?.... me poupa!!!!!

    Responda
  29. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Concordo em parte. Realmente as esquerdas têm dificuldades para aceitar críticas e de se remodelar. Não concordo que Lula esteja "quase morto", como Dora disse nas entrelinhas. Apesar da idade (não está como Biden), creio que o presidente ainda possa auferir ganhos de aprovação se nos dois últimos anos de seu governo conseguir tomar medidas que venham de encontro com os anseios populares (apesar da Faria Lima).

    Responda
    1. Marli Serrão

      ao encontro ("de", remete a choque)

    2. Galdino Formiga

      ao encontro

  30. Marli Serrão

    Jornalista Dora Kramer. Vc só faz análise da real situação e o pessoal pensa que vc está tomando partido da direita ou da esquerda. Seria cômico, não fosse isto trágico. Assusta.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Pois é. Nem Orwell imaginaria doutrinação tão efeitva.

  31. Lis P Junqueira Safra

    Esquerda parou no tempo. Sem esperança. E só ver os ministros corrupção todo dia

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      E bom lembrar que o ministério, goste se ou não, parte dele, e composta pela centro direita!! Mas todo raciocínio passional é levado pela emoção e não o conhecimento e razão!!

    2. SERGIO VICENTIN

      A PHD em política americana desconhece que os ministros do atual executivo são oriundos não da esquerda, mas de uma grande coalizão criada para vencer o nefasto governo da extrema direita, que tentou de todas as maneiras manter-se no poder. Dora, como sempre dorando, mistura o espectro da direita com o da extrema direita, representada pelo retrógrado bolsonaro.

  32. Lis P Junqueira Safra

    Vai ser Caiado. Provavelmente presidente Bolsonaro vai indica lo.

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      Você conhece a história política da família Caiado? "Donos" de Goiás desde os tempos do Império? Se é isso que vê como evolução, a coisa está bem ruim.

  33. NACIB HETTI

    A direita preparada e a esquerda relaxada, ou vice versa, não faz a mínima diferença. É conversa mole para bovino cochilar.

    Responda
  34. Carlos Celestino

    Dorinha não...Dorinha tem verniz contra o tempo...ñ passará

    Responda
  35. MARCIO OLIVEIRA

    Não há o bom, apenas o menos pior.

    Responda
  36. Daniel Liaz

    Dora como de hábito é a porta voz dos fascistas brasileiros

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ok, você não entendeu o texto. Não precisa ligar o botão dos “istas”, basta ler algumas vezes.

    2. Rodrigo Castro

      Daniel, além de atacar jornalistas e de responder com baixíssimo nível, o que mais você tem em comum com os apoiadores do seu opositor? Pelo visto, absolutamente nada, são farinha do mesmo saco...

    3. Daniel Liaz

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Rodrigo Castro

      E vocês acham que são parte da solução, quando são tão somente parte (enorme) do problema

  37. osmir vieira

    Que isso Dorinha, porque tanta mágoa com a esquerda... relaxa, como disse o poeta " todos esses que aí estão atravancando o caminho...eles passarão e a decência política passarinho. Inclusive comentarista de política que sempre está sentada, a direita...e não aprende.

    Responda
  38. Marcia Vitoria Delgado

    Lula

    Responda
  39. Marcia Vitoria Delgado

    A direita treme diante do Lila

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Pra sorte de todos, Lula em breve será carta fora do baralho. Pra sorte tanto da Direita, quanto dos que anseiam por renovação na política brasileira

  40. Joaquim FARES

    SIM. A Folha já foi cooptada para a campanha da direita...

    Responda
    1. CARLOS OLIVEIRA

      Cooptada não colega. A Folha é a própria campanha da direita (seja ele limpinha ou bolsonarista)

  41. José Adolfo Mota de Almeida

    No Brasil a direita conta com textos como esse para tentar chegar lá, mas não será suficiente.

    Responda
    1. Marli Serrão

      Eu entendi que ela faz uma análise da situação. A esquerda, a extrema esquerda - que esta fique mesmo assim - quietas. Ou é a mídia que só fala o que quer, dando esta impressão?

  42. Severo Pacelli

    Aqui a ultra direita tem muita grana, lava muito dinheiro e ainda tem apoio da mídia. Difere da Inglaterra e França. O jogo aqui contra Lula é mais duro.

    Responda
  43. Marli Serrão

    Na França o acordo de Esquerda e Centro impediu a extrema direita de vencer. No Brasil o Centro, chamado pejorativamente Centrão, se alia cada vez mais à Direita porque não há mais Centro-Esquerda por aqui. O PSDB era conhecido por ser Centro Esquerda. Agora o colocam na Direita. Estou errada?

    Responda
    1. CARLOS OLIVEIRA

      PSDB de centro esquerda???? em que mundo?!?!? Só porque tem socialista no nome?!?!? kk

    2. José Freitas

      Assim como na França a esquerda no Brasil não conseguiu os votos suficientes para governar sem o apoio dos respecitvos "partidos de centro". Isso é uma garantia de que o fantasma do socialismo não irá assombrar ninguem. O PSDB morreu junto com FHC que, assim como Lula, não deixou sucessores. Colocar o antigo PSDB que governou muito bem o Brasil antes do PT, na centro-esquerda ou na direita, ja não faz a menor diferença. Fique tranquila!

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      PSDB era lobo em pele de cordeiro, o chacal comeu ele

    4. JORGE CESAR BRUNO

      Eu ainda vou ter o prazer de ver um extremistas, direita ou como se denominam, acreditar na tal "liberdade de expressão" ou ser de esquerda e considerado crime?? Bendita revolução francesa, berço da liberdade de expressão e escolha, seja de Direita ou Esquerda!!

    5. Rodrigo Castro

      Marli, infelizmente está errada, porque tudo o que não é esquerda agora é extrema direita, na cabeça dos esquerdinhas, claro.