Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE CRETELLA NETO

    E um absurdo manter privilégios fiscais para a Zona Franca de Manaus. Todos pagamos pelas ineficiências e assimetrias econômicas por esse sorvedouro de dinheiro público. E os bilhões de incentivos lá despejados até agora não serviram para melhorar o padrão de vida da população local.

    Responda
  2. Elvis Pfutzenreuter

    Olha a bola tocada, virou passeio!

    Responda
  3. FLAVIO CALICHMAN

    É um absurdo, um escândalo inominável. Depois de quase sessenta anos e de fortunas incalculáveis despejadas ali o País todo segue carregando a região nas costas, em prejuízo de todos os demais brasileiros. Era para ser provisório e virou permanente, definitivo. Jamais conseguiremos tirar o pé da lama e do atraso enquanto este tipo de benesse gerada na e herdada da ditadura militar permanecer.

    Responda
  4. Antônio Carlos

    Inacreditável não acabarem com esta trapizonga. É mais barato pagar salário diretamente aos funcionários do que manter o incentivo tributário.

    Responda
  5. Nelson Dumas

    Aconselho a leitura do art. 1º do Decreto Lei 288/1967, para , depois, analisar o "desenvolvimento" da região do "interior da Amazônia" (vide decreto) tendo como base o IDH (índice de desenvolvimento humano, criado em 1990 e publicado anualmente desde 1993 - PNUD da ONU). Quem, sem desonestidade, compara a evolução das condições na região, sabe que pouca coisa mudou. Ou seja, o incentivo ao desenvolvimento da região deveria ser diverso (pesquisa em meio ambiente e biotecnologia, p.ex.)

    Responda
  6. NACIB HETTI

    E a Sudan? e a Sudene?

    Responda
  7. Alberto Kiess

    Seria mais interessante se cada estado pudesse definir sua própria zona franca. Assim, o governo e a iniciativa privada poderiam captar recursos para o desenvolvimento dos modais de transportes de cada região, aumentar a competitividade entre os fabricantes. Apesar de ter votado no Lula, sou contra o aumento de impostos e somente países que reduziram a carga tributária e sanearam contas, é que se tornaram desenvolvidos.

    Responda
  8. Paulo César de Oliveira

    Existe coisa mais estúpida do que conceder benefícios fiscais para indústrias longe dos mercados de consumo e sem ligação rodoviária com o restante do país? As peças percorrem uma grande distancia para chegar a Manaus, os produtos são montados e fazem outra longa viagem até os mercados consumidores. Tremenda ineficiência.

    Responda
    1. Nelson Dumas

      Concordo plenamente com a insatisfação pela manutenção dos incentivos à ZFM, na conformação atual. Sugiro ler o decreto lei 288/67, e comparar IDH dos estados da região de 1990 até hoje. Sem desonestidade intelectual, quase nada melhorou. Melhor seria, nessa nossa época, incentivar a pesquisa e o desenvolvimento em áreas de conhecimento compatíveis (pex. meio ambiente e biotecnologia).

    2. Domingos dos Santos

      Os políticos sa**dos conseguem defender tudo. Triste!

    3. NACIB HETTI

      Tente usar os argumentos com políticos da região.