Deirdre Nansen McCloskey > O equilíbrio químico que falta na economia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Excelente texto! Leitura refrescante
Além de me lembrar bastante bem dos DVDs, eu continuo os comprando, assistindo e colecionando. Gosto muito desses discos de vÃdeo e do Blu-ray. Para só ouvir, adoro CDs, LPs e K7s.
Há um princÃpio quÃmico que explica tanto o lucro como o crescimento econômico. Não basta colocar lenha na lareira e esperar a reação com o oxigênio acontecer. É preciso uma chama e mantê-la por um tempo. Só então a reação de combustão se auto-alimenta. É preciso colocar dinheiro por um tempo em algo para ganhar dinheiro.
... eu gostei muito deste texto!!!... Esrà mos bailando e cantando juntos, senhora!!!... Gracias por venir, señora!!!...
No fim do dia, ela depende dos fármacos desenvolvidos por sÃntese quÃmica rigorosamente controlada, e paga a sobreviva com recebidos de professora. A caixa de remédios e o melhor sistema de pesquisa e ensino são obras da precisão laboratorial e do intervencionismo econômico.
Esqueceu mesmo toda a quÃmica, e duvido q alguma vez tenha entendido metodologia cientÃfica. O princÃpio de Le Chatelier é qualitativo, pq foi uma primeira constatação, ainda nos primórdios da quÃmica. Posteriormente o conceito quantitativo de equilÃbrio quÃmico foi desenvolvido e conectado com a Termodinâmica, permitindo grande previsibilidade e o próprio desenvolvimento da indústria quÃmica. Nada similar ocorreu na Econômia, quem tem mais de ideologia do q de ciência.
Concordo totalmente contanto que você não inclua no seu raciocÃnio a quÃmica baseada em fÃsica quântica. rs
A alquimia do dinheiro. Ele cresce, pois as atividades econômicas giram em torno do valor adicionado, seja no refrigerante ou nos remédios. Para onde vai todo dinheiro criado? As bolsas sobem. Os Estados se endividam. Os preços sobem. Mas um grande volume vai para a produção de armamentos que são detonados nos combates onde tudo acaba como sucata. No entanto a falta de dinheiro faz do planeta um lugar de muita pobreza.
Por falar nisso a indústria bélica tá bombando.
As outras causas de inflação não importam? Demanda, queda na produção e etc.
“…afinal foi uma ideia muito ruim…”
Sugiro que a articulista estude um pouco mais as hipóteses que sustentam o PrincÃpio de Le Chatelier e a Lei dos Gases Perfeito antes de fazer analogias. As hipóteses de distribuição normal da quantidade de movimento e passeios aleatórios das moléculas têm aplicabilidade limitada na economia aonde predominam os agentes heterogêneos
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Deirdre Nansen McCloskey > O equilíbrio químico que falta na economia Voltar
Comente este texto