Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Paulo Zizas

    Além de me lembrar bastante bem dos DVDs, eu continuo os comprando, assistindo e colecionando. Gosto muito desses discos de vídeo e do Blu-ray. Para só ouvir, adoro CDs, LPs e K7s.

    Responda
  2. José Cardoso

    Há um princípio químico que explica tanto o lucro como o crescimento econômico. Não basta colocar lenha na lareira e esperar a reação com o oxigênio acontecer. É preciso uma chama e mantê-la por um tempo. Só então a reação de combustão se auto-alimenta. É preciso colocar dinheiro por um tempo em algo para ganhar dinheiro.

    Responda
  3. Cleomar Ribeiro

    ... eu gostei muito deste texto!!!... Esràmos bailando e cantando juntos, senhora!!!... Gracias por venir, señora!!!...

    Responda
  4. paulo werner

    No fim do dia, ela depende dos fármacos desenvolvidos por síntese química rigorosamente controlada, e paga a sobreviva com recebidos de professora. A caixa de remédios e o melhor sistema de pesquisa e ensino são obras da precisão laboratorial e do intervencionismo econômico.

    Responda
  5. Ricardo Knudsen

    Esqueceu mesmo toda a química, e duvido q alguma vez tenha entendido metodologia científica. O princípio de Le Chatelier é qualitativo, pq foi uma primeira constatação, ainda nos primórdios da química. Posteriormente o conceito quantitativo de equilíbrio químico foi desenvolvido e conectado com a Termodinâmica, permitindo grande previsibilidade e o próprio desenvolvimento da indústria química. Nada similar ocorreu na Econômia, quem tem mais de ideologia do q de ciência.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Concordo totalmente contanto que você não inclua no seu raciocínio a química baseada em física quântica. rs

  6. Benedicto Ismael Dutra

    A alquimia do dinheiro. Ele cresce, pois as atividades econômicas giram em torno do valor adicionado, seja no refrigerante ou nos remédios. Para onde vai todo dinheiro criado? As bolsas sobem. Os Estados se endividam. Os preços sobem. Mas um grande volume vai para a produção de armamentos que são detonados nos combates onde tudo acaba como sucata. No entanto a falta de dinheiro faz do planeta um lugar de muita pobreza.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Por falar nisso a indústria bélica tá bombando.

  7. Hercilio Silva

    As outras causas de inflação não importam? Demanda, queda na produção e etc.

    Responda
  8. Paulo Baia

    “…afinal foi uma ideia muito ruim…”

    Responda
  9. Enrica Souza

    Sugiro que a articulista estude um pouco mais as hipóteses que sustentam o Princípio de Le Chatelier e a Lei dos Gases Perfeito antes de fazer analogias. As hipóteses de distribuição normal da quantidade de movimento e passeios aleatórios das moléculas têm aplicabilidade limitada na economia aonde predominam os agentes heterogêneos

    Responda