Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Moraes Victor

    São extrema direita, mas não são fascistas como os da América. Não atacam o sistema eleitoral, o aceitam, estão marchando em direção ao centro e a esquerda e o centro de lá e daqui deveriam eles sim se questionarem pq suas propostas e respostas não agradam crescente eleitorado que quer outras respostas, e que pode ser seduzido pelos populistas fascistas de sempre

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Poi Z√©, seu Wilson, excelente reflex√£o esta que o senhor prop√Ķe, uma vez que serve mais a n√≥s do que aos franceses - que, como indicado, j√° t√™m as deles, e n√£o poucas. O fascismo n√£o √© mesmo necess√°rio √† impalatabilidade ou indigestibilidade ideol√≥gica, bastam meia-d√ļzia de proposi√ß√Ķes mais selvagens pra atingir tais estados. A f√ļria anticomunista fantasiosa e o amor pelo Estado m√≠nimo - pra plebe, n√£o pros meus neg√≥cios ou da minha turma - note-se, j√° comp√Ķem um bom tapete vermelho √† insalubrid

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Análise perfeita, Marcos. Como você disse, estado mínimo e pimenta no… olho é para o populacho e não para os bem nascidos e melhor criados.

  3. José Cardoso

    Para mim √© uma rea√ß√£o compreens√≠vel aos imigrantes, mas in√ļtil a longo prazo. Com o decl√≠nio da natalidade europeia, o rosto m√©dio dos cidad√£os desses pa√≠ses ser√° cada vez mais semelhante ao de suas sele√ß√Ķes de futebol.

    Responda
  4. Ediney Fortes do Prado

    N√£o entendo o foco deste texto. A extrema direita est√° muito bem definida: nacionalismo, xenofobia, racismo, antiglobaliza√ß√£o, anti ecologia, machismo, anti democracia, religiosidade. Se n√£o quiser usar o termo ¬ďfascista¬Ē, pode usar ¬ďneo fascismo¬Ē, pois realmente √© uma atualiza√ß√£o dos conceitos do nazifascismo, de forma expl√≠cita, at√© com s√≠mbolos ou √≠dolos. Jean Marie Le Pen admirava o Gal. P√©tain at√© outro dia.

    Responda
    1. marcos machado

      Parab√©ns!....continue assim...nunca menospreze a sua ignor√Ęncia! e usando o mantra da esquerda: acuse os do que voce √©!

    2. Marcos Benassi

      Bom, Ediney, "até outro dia" porque já empacotou, né? Senão, (ao invés de Selva!), gritava Vichy! até hoje. Agora, achei a discussão boa, porque nos chama a atenção pra diferenças/peculiaridades cruciais. Cruciais, no caso, também pode ser entendido como "características que, bobeou, nos crucificarão".

  5. ISAIAS DA SILVA

    Talvez essa sra e seu partido tenham mudado. Talvez. Mas como disse Deng Xiaping, ainda é cedo para avaliar. Temos de esperar mais uns 200 anos para deixar de chamá-los de neonazistas.

    Responda
  6. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    A seleção francesa de futebol, agora, na eurocopa, responde a crise extencial do colunista. Não nos enganemos, essa Marina não é a do Caymme.

    Responda
  7. Zelis Pereira S Junqueira P F

    Extrema esquerda?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Cê fala de um ou outro sobrevivente em Cuba?

    2. marilza abrah√£o

      Quer mesmo contrapor a EE como √† ED? Parece-me que falta subst√Ęncia hist√≥rica objetiva para faz√™-lo. Basta comparar a oposi√ß√£o da ED aos direitos m√≠nimos para se viver em sociedade as bases da EE que defende os valores b√°sicos Liberdade e Igualdade.

  8. delane José de souza

    A flor arum gigante exalaria perfume agradavel se passasse a se chamar rosa?

    Responda
  9. LUIS PASSEGGI

    Desta vez, o colunista botou as manguinhas de fora (√© seu direito, diga-se). Em outras colunas me pareceu bem mais ¬ďobjetivo¬Ē. A medida que eu ia lendo ficou claro que os mesmos predicados, com sinal trocado ou varia√ß√Ķes, se aplicam √† extrema esquerda (eufemismo da imprensa: esquerda). √Č o N√≥s Contra Eles, sempre.

    Responda
    1. LUIS PASSEGGI

      P.S. (que não quer dizer: Partido Socialista, hahaha) Antes que esqueça: vocês viram a /foto de família/ da Nova Frente Popular? Todos beeem branquinhos … Na NFP, só tem branquelo , rsrsrsrs.

  10. Paulo César de Oliveira

    O professor Wilson Gomes tocou numa questão interessante. Hoje em dia o rótulo "extrema direita" é distribuído com grande liberalidade sem que ninguém se dê ao trabalho de definir o termo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Nojadireita: agremiação política cujas premissas não se importam em excluir pobres, desimportantes, imigrantes e outros seres de DNA inferior.

  11. Anete Araujo Guedes

    A extrema direita necessita de um inimigo comum para sobreviver, para ter onde jogar seu ódio, ressentimento e frustração, como também para se manter coesa. Na França eles não se apegam a moralismos e retrocessos. Lá o aborto foi legalizado em 1975, há 49 anos.

    Responda
  12. Gilberto Rosa

    Quanto bla, bla, bla, hipócrita. Jornalistas jagunços como este, a mando, apoiaram o golpe e prisão de Lula, que possibilitaram o absurdo do genocida das Joias e 51 aps Bolsoguedes chegar ao poder, muito pior que Le Pen. Novamente atacam de forma vergonhosamente o governo progressista de Lula, e com tudo isto, ainda se acham sábios replicando o mesmo de milhares de colunas sobre Le Pen. Que falta de autoestima e vergonha!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Tu Piras, como sempre, √© tudo que o bilion√°rio dono da Folha quer, acredita em tudo. Depois do golpe, de A√©cio, Cunha Temer e o ministro Moro do Bolsoguedes, das privatiza√ß√Ķes, gasolina ppr dividendos, o maior juros do mundo, e tudo mais, n√£o aprendeu que Folha n√£o se trata de not√≠cias de interesse p√ļblico, mas jogo de interesses privados, de mega bilion√°rios. Frias tem s√≥ mais de 10 bilh√Ķes, mas Piras acha que √© brother.

    2. Hernandez Piras

      Segundo o autor do comentário, com seu maniqueísmo doentio, "atacar vergonhosamente o governo Lula" significa não renunciar à liberdade republicana de discordar do governo Lula. Assim, para não vivermos sob uma ditadura da extrema-direita, deveríamos todos tratar o atual governante como um semideus infalível. Em suma, o perigo da extrema-direita é manipulado por algumas mentes autoritárias para sufocar as liberdades democráticas.

    3. Gilberto Rosa

      Eu Paulo, e os calunistas da Folha em outras colunas, que ao golpear, ou atacar governos progressistas favorecem a direita e extrema direita, que no fundo trabalham e s√£o financiados pelos mesmos interesses bilion√°rios, como do bilion√°rio banqueiro Frias, mais de 10 bilh√Ķes, que vende interesses pessoais como se fossem not√≠cias de interesse p√ļblico.

    4. Paulo César de Oliveira

      Quem é que falou de Lula?

  13. Paulo Sales

    C deve estar doido... Le Pen vem com a loucura de extremistas atr√°s dela.

    Responda
  14. Paulo Rosario

    Ainda bem que contra a extremadireita, temos a extremaburrice.

    Responda
  15. Eder Plates

    Me perdoe. Mas são fascistas. Só uma versão mais high tech dos antigos.

    Responda
  16. Florentino Fernandes Junior

    Outra aula do prof wilson

    Responda
  17. Alexandre Pereira

    Resta saber qual sereia, se de esquerda ou direita.

    Responda
  18. filipe moura lima

    Vale a pena assinar a folha se levar em conta certos colunistas como este.

    Responda
  19. Antonio Ara√ļjo

    Os órfãos do rótulo se indignarão.

    Responda
  20. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    A Fran√ßa votou majoritariamente na direita. Se o problema de seguran√ßa (tr√°fico de drogas etc), qualidade degradada de servi√ßos essenciais e a imigra√ß√£o n√£o forem controlados, ideias mais radicais podem florescer no v√°cuo de medidas eficazes. No Brasil, a falta de solu√ß√Ķes para a corrup√ß√£o, a falta de gest√£o respons√°vel e a incompet√™ncia do Estado tamb√©m s√£o terreno f√©rtil. Tem um ex encarcerado no poder. Durma tranquilo com isso?

    Responda
    1. Nelson Santos

      Ele foi preso por um juiz que armou com o promotor e que ganhou uma grana boa sendo consultor do escritório de advocacia que defendeu nos EUA a mesma Odebrecht que ele condenou no Brasil. Sem falar que Moro virou ministro do presidente que só se elegeu porque Lula não estava no páreo. Não ficou provado que Lula recebeu um triplex, mas é inegável que Moro condenou ele pra se dar bem

    2. filipe moura lima

      Não, ele perdeu a eleição e vai voltar para a gaiola brevemente.

  21. Claudia Ros

    Impec√°vel!

    Responda