Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Quem começou a herda toda foi o golpista Temer, que aprovou essa porcaria a toque de caixa, sem discussão com a sociedade, os professores, pedagogos, etc. Deu no que deu, agora são remendos. E nessas a educação afunda ainda mais, como se já não estivesse no fundo de um poço sem fundo.

    Responda
  2. Zelis Pereira S Junqueira P F

    Com salário de fome acrescentar espanhol seria cômico.

    Responda
  3. marcos fernando dauner

    Há anos, um colega de colégio meu, filho de estadunidenses , foi reprovado em Inglês, na escola . A professora era tão ruim que não entendia o brasileiro, filho de estadunidenses .

    Responda
  4. marcos fernando dauner

    Inglês e espanhol deveriam ser obrigatórios . Mas temos dois problemas - Não há professores capacitados para isso. A maioria de nosso alunos sequer saber falar português corretamente . Só sabem gíria do celular .

    Responda
  5. RINALDO SOUZA COELHO

    O desmonte da educação no Brasil é um projeto de Estado. Hoje, com o crime estabelecido nos parlamentos como está, nas mãos do Centrão e Cia, nada que busque de fato melhorar o desenvolvimento do país e a construção de cidadãos passa. Não existe espaço para cidadania e consciência cidadã no Brasil. Se isso acontece as castas criminosas atualmente no parlamento não se reelegem e o modelo corrupto vigente corre o risco de ruir. Parlamentar nenhum quer isso.

    Responda
    1. Rives Passos

      Por isso defendo a desprivatização do Estado. Enquanto grupos privados assumirem agências reguladoras, conselho nacional de educação, a legislação será feita por eles e para eles, em detrimento do povo brasileiro, "eternamente deitado em berço" não esplêndido.

  6. Jose Paschoal Pimenta

    Sr. Pedro Luiz, o senhor acha que sabendo o conteúdo de Matemática é possível aprender sozinho o conteúdo inteiro de Física do Ensino Médio? O sr jura que acredita nisso? Acho que o senhor não é do ramo.

    Responda
  7. Pedro Luis S C Rodrigues

    O curriculo escolar deveria ser basicamente português e matemática. Com essas ferramentas o aluno consegue acessar qualquer conhecimento que necessite. Esses curriculos amplos e utópicos só servem para dar emprego a enorme massa de professores de humanas que as federais formam desnecessariamente

    Responda
    1. Rives Passos

      A maior bobagem do dia, esse seu escrito.

    2. Alberto Henrique

      Tu és bostanarista?

    3. Dorgival Pedroso

      Se vc tivesse estudado mais humanas não falaria tanta besteira.

    4. Felipe Araújo Braga

      Pessoas não estudam geografia e negam a mudança climática e crêem em terra plana, não estudam biologia e negam as vacinas e a evolução, não estudam história e elegem alguém como Bolsonaro (que você fez), resumindo: setecentas mil mortes por covid, chuvas no sul, destruição da Amazônia e do Pantanal, apoio à Is ra el, tentativa de golpe de Estado, volta da fome.

    5. Felipe Araújo Braga

      Comentário horroroso.

    6. Felipe Araújo Braga

      Por isso nosso país é tão ignorante. Por isso há pessoas no país que votaram em Bolsonaro, como você no caso. Gente que não estuda Geografia e acredita na terra plana, não estuda História e pede golpe militar, gente que não estuda biologia e é contra vacinas. Resultado? Destruição da Amazônia e do Pantanal, as terríveis enchentes no sul, morte de setecentos mil brasileiros pela COVID. Você demonstrou o pior da ignorância.

  8. daniel Rodrigues Santos

    Leiam o projeto aprovado. Tecnicamente permite o trabalho infantil.

    Responda
  9. Cleomar Ribeiro

    ...Anhangueras-vetdes-amarelos bozistas b( yazigi yes, e etc) proprietários de escolas de línguas tiraram as obrigatórias de línguas estrangeiras!

    Responda
  10. JORGE CESAR BRUNO

    Tem uma disciplina que hoje seria de suma importância e aprendizado!! Organização política e social Brasileira!! Temos que dar valor e saber de fato respeitar os símbolos e valores nacionais!! Talvez eliminariamos despreparados e irresponsáveis que se apropriam indevidamente dos símbolos nacionais, enganandos incautos e inocentes úteis!! A democracia agradece!!

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Temos História, Geografia e Socialogia para isso.

    2. marcos fernando dauner

      Concordo . Se o eleitor soubesse que certo elemento foi expulso do Exército talvez nossa história fosse diferente. Deveriam ter ouvido o alerta do ex presidente da República e General de Exército, Ernesto Geisel

  11. Nelson Goulart

    No Brasil temos o maior apartheid do mundo nas diferença abissal entre ensino público e privado no ensino médio. Isso está na base de todos os problemas do nosso País.

    Responda
  12. Paulo Sales

    Esses marcianos não entenderam o que se passa no planeta terra.

    Responda
  13. ANTONIO F CARVALHO

    Duas matérias ou disciplinas deveriam ser obrigatórias: Latim(raiz de nossa Língua) e o Jogo de Xadrez, sendo indispensável o estudo da Língua Inglesa, especialmente em termos práticos e efetivos (conversação). Demais, se se quiser aprimorar o nosso ensino ter-se-á que investir muito na formação de professores, formando especialistas nas respectivas disciplinas . Chega do ensino decoreba, de concurseiros que têm fraco desempenho na atividade profissional em diversas profissões e cargos.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      É muita erda num comentário só, precisamos mudar o ensino com urgência.

    2. José Cardoso

      Recentemente o linguista português Fernando Venâncio mostrou que nossa língua descende do galego, e essa do latim. Seria o caso então de estudar o galego.

    3. Maria Irene de Freitas

      Cada professor concursado presta concurso na sua disciplina e a qual estudou por vezes mais de cinco anos na respectiva faculdade, tipo professor de geografia, estudou profundamente matérias ligadas à geografia e assim com todos os outros profissionais que são especialistas em suas disciplinas, não desmereça e generalize quem arduamente mantém a Educação funcionando nas escolas com imensas necessidades estruturais e baixos salários.

    4. Arthur Rodrigo Ferreira da Silva

      Latim? Em que século vc vive?

  14. Cristina Cabral

    Esssa matéria está muito mal redigida. Na prática, as mudanças pra melhor aprovadas no Senado, como no mínimo 70% da carga horária destinada as matérias tradicionais, foram ignoradas pelo relator, e o projeto passou com votação goela abaixo, para prejuízo dos estudantes de escola publica.

    Responda
  15. Francisco Barbosa

    e as disciplinas de Filosofia e Sociologia?

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Desnecessárias. A literatura bem aplicada resolve isso.

  16. Zelis Pereira S Junqueira P F

    Muito bom.

    Responda
    1. daniel Rodrigues Santos

      Leiam o projeto aprovado. Tecnicamente permite o trabalho infantil.

    2. Dagmar Zibas

      Entendeu do q se trata? Provavelmente não.