Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro VTF como diria o Benassi,seu texto é uma radiografia perfeita da outrora república bananeira, que por razões óbvias não caberia no Caribe, porém possui é continuara por bom tempo a possuir a alma de paiseco, onde quem manda é o capital internacional.

    Responda
  2. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Os ex-encarcerado vai dar mais um sopro de vida a oposição.

    Responda
  3. Kelly Silva

    Título: Utradireita da França é derrotada, ultradireitas no Brasil e no mundo aguarde próximas derrotas.

    Responda
    1. Márcio D'Avila Ribeiro

      Poliseli, o arauto da extrema direita.

    2. Kelly Silva

      bora acabar com a ultradireita

    3. MARCO ANTONIO POLISELI

      Bora acabar com a canhota

  4. Tadêu Santos

    Lembrando que foi atribuída a um francês a célebre frase que "o Brasil não é um país sério", tanto é que 'um idiota gesto de arminha' elegeu um pífio do baixo clero p sentar na cadeira presidêncial, agora inelegível e criminalmente indiciado, mas milhões de patriOtários o seguem tal qual o gado da "boiada passar", do Salles bozonazista. TENHO INVEJA ((no bom sentido)) DO ESPÍRITO REPUBLICANO DOS FRANCESES!!! (Desviado p Moderação p conter palavras...)

    Responda
    1. Marcos Benassi

      ... em maiúsculas, Tadêu, consideradas há séculos (digitais) como deselegantemente "gritadas". Essa é simples de evitar.

  5. Daniel Guedes

    "A república depende de direitos sociais." Perfeito, aí estamos nós aqui com uma direita ultra-reacionária, tipo pinochetista, portanto ultra liberal e psicopata, como principal liderança da oposição. No governo, a última cartada de uma esquerda, que em sua gigantesca maioria, há muito tempo rasgou todos os livros de Marx, com um projeto que alimenta a ilusão de humanizar o neoliberalismo. Fora a tão propalada "terceira via" também super neoliberal, que só existe pela boa vontade da imprensa.

    Responda
    1. Daniel Guedes

      ... Vivendo a nossa tragicomédia, verde-amarela.

  6. Frederico de Souza Cruz

    Sem dúvida, Bolsonaro conseguiu acordar uns 20% de fiéis à ultradireita. Estes números cresceram com o trabalho da imprensa, FSP e colunistas como VTF e outros. A ameaça da ultradireita é conveniente para constranger Lula e passar propostas neo liberais. Se encontrarem ou ressuscitarem o PSDB é claro que vão esquecer o grande líder político da direita, e chamá-lo de ladrão de jóias e vão lutar por um "neoliberal moderado" (eufemismo). Caso não consigam vão de ultradireita mesmo.

    Responda
  7. Humberto Giovine

    Exato Vinícius. E como disse o golpista miliciano Bolsonaro: a (extrema) direita veio para ficar. E suas palavras e ações se tornaram naturais, por mais abjetas e selvagens que sejam.

    Responda
  8. Fernando Alves

    A do Brasil avança porque tem imprensa todos os dias culpando o governo federal pelas peripécias do congresso de direita, defendendo que o presidente se cale e se curve ao presidente de BC mais politizado de todos os tempos e de extrema direita, e que o executivo entregue a gestão do país a bancos, corretoras e bilionários de extrema-direita.

    Responda
  9. Nivaldo da Costa Pereira

    Sim. A Democracia e a República estão sob ataques contínuos e despercebidos. Mesmo partidos nascidos para defendê-las, a exemplo do PSDB, caso de São Paulo, aliaram-se à extrema direita cega e antipatriótica.

    Responda
  10. João Leite Leite

    Nós estamos dominado pela extrema direita e extrema esquerda. A extrema direita está sobre o poder do Lula que através de muito dinheiro consegue aprovar tudo o que ele quer, mesmo que seja para afundar de vez o país. O Brasil precisa de um governo forte, que enfrente a extrema direita sem distribuição de montanhas de dinheiro. Essa ganancia do Lula por mais impostos não é para investir na modernização do país. É para ele gastar mais em quinquilharia. Deveria estar reduzindo gastos.

    Responda
    1. Humberto Giovine

      Seu comentário comprova o texto de Vinícius Torres.

  11. José Freitas

    A pior "normalização" imposta à sociedade brasileira foi aquela que tornou normal que um condenado por corrupção em tres instâncias da Justiça participasse novamente do processo eleitoral. Se o lider de um golpe que não houve goza de mais prestigio popular do que o descondenado eleito presidente pelo consórcio TSE/STF devemos comemorar. Esse fato nos mostra que a sociedade brasileira amadureceu politicamente e retomará em breve o controle de seu destino.

    Responda
    1. José Freitas

      Regis não ha como negar que Lula foi condenado por corrupção. Ficou preso na Sede da PF de Curitiba por mais de 500 dias. Se fosse inocente o STF teria mandado soltá-lo de imediato , anulando a sentença do juiz Sérgio Moro. Não o fez pela abundância de provas e pelas delações premiadas dos demais membros da quadrilha. Depois de 5 anos de funcionamento da Operação Lava-Jato, sob supervisão do STF,inventaram a desculpa de que a 13ª Vara Federal de Curitiba não era o fôro competente para julgá-lo.

    2. Régis Cava

      Que mané condenado nada! Chega dessa mentira. Moro e seus asseclas fizeram de tudo para colocar Lula na cadeia, até que a verdade veio a tona e ele se libertou. Qual é o seu problema? Está aí defendendo golpista ladrão de jóias, miliciano e Geno. Não tem vergonha na cara não?

  12. Fabrício Schweitzer

    Sim, e avança a passos largos. Um dos motivos está intimamente ligado ao nome que circula com frequência na imprensa - direita. Ora, nomear a turma antidemocrática de direita é um eufemismo sem precedentes. Ultradireita, para a massa, lembra super-herói, o que também não ajuda. É preciso nomear corretamente e, se possível, explicar o motivo pelo qual são chamados de extremistas de direita.

    Responda
  13. Alberto Melis Bianconi

    Só faltou reconhecer que a normalização de Bolsonaro deve muito à imprensa e à própria Folha.

    Responda
  14. Gabriel Mello

    Meu Deus do céu. Chega a ser absurda a quantidade de erros gramaticais (pontuação, crase, concordância nominal, paralelismo) que este texto tem. Contratem urgentemente um revisor.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Deve ser heranca do corte de gastos na educacao promovidos pela direita quando no poder, como militares, fhc, temer, bosonaro.

    2. Daniel Marques

      São os filhos da pátria educadora chegando às redações.

  15. Hercilio Silva

    A imprensa é a principal responsável pela normalização citada. Afinal é anti esquerda por causa do neoliberalismo, mesmo que na prática a esquerda esteja sendo bastante neoliberal. Como a oposição moderada foi engolida, na dúvida a imprensa prefere correr o risco de acabar censurada. Procura um fascista limpinho pra chamar de seu. Fez até Editorial pedindo um fascista que abra mão do fascismo, depois apagou.

    Responda
  16. Antonio Ferreira de Castilho

    Enquanto O STF ficar de "morde e assopra" com a extrema direita estaremos todos em risco. Os que apóiam esta caterva, muitos não tem idéia do que pode ocorrer caso esta turma volte ao poder, estes também chorarão pela liberdade perdida!

    Responda
  17. José Cardoso

    A diferença é quem está no governo. Na França o Macron é uma ilha de racionalidade acossado pelos demagogos. Aqui um dos demagogos está no poder e o outro na oposição.

    Responda
  18. Nelson de Paula

    Muitos brasileiros, mais do que seria aceitável ou decente, são republicanos da classe média para cima. Costumam dizer que supremo é o povo, enquanto sua polícia mata pobre antes e verifica se é criminoso depois. Se não for, planta-se a prova (que a corregedoria vai entender).

    Responda
  19. carlos cardillo

    Para muitos parece que a democracia é apenas um jogo de interesses de meia dúzia de oportunistas (os de sempre), e que uma mudança no sistema para um autoritarismo em nada iria mudar a vida e seu cotidiano. Se posso fazer alguma coisa, é não votar em candidatos golpistas, ou que apoiem golpistas, em qualquer nível, mas precisamos de alguma forma fazer com que possamos todos sonhar com uma república de fato.

    Responda
  20. Zelis Pereira S Junqueira P F

    PT jamais será reeleito. Ministros em fraudes. Ontem em Benfort Roxo o Waguinho vulgo chamado Waguinho do Lula todos presos roubando fortuna da merenda escolar.

    Responda
    1. Márcio D'Avila Ribeiro

      Hahaha

  21. Sávio Carvalho

    Veremos na eleição presidencial, Lula reeleito e com a votação muito mais tranquila.

    Responda
  22. Giovani Ferreira Vargas

    A petezada vive com medinho... kkkkk

    Responda
    1. Régis Cava

      Medo está seu genocida favorito. A PF e o STF na cola do miliciano que vc tanto ama. Cadeia já já né sem anistia.

  23. Angelo Batista Goulart

    A crise é única ! no mundo ocidental todos defendem o neo -liberalismo uns vão mais além como o palhaço javier milei defende o ultra-liberalismo! No Brasil pais de golpes! pais de ditaduras civil-militares todos são enquadrados pelo capital financeiro ,pelo seus vassalos como a mídia corporativa !Temos aqui a extrema - direita -a direita - centro-direita e os achacadores e oportunistas !Na esquerda temos a centro- esquerda, esquerda- democratica ! Todos liberais!

    Responda
    1. Daniel Guedes

      É exatamente esse o drama

  24. marilza abrahão

    Comentário censurado mostra bem o nível a que chegamos. Assinante desde os anos setenta me sinto honrada por tamanha deferência.

    Responda
  25. Regina Fonseca

    É assustador.

    Responda
  26. Hamilton Octavio de Souza

    Da mesma forma que é equivocado considerar o lulismo como esquerda autêntica ou única esquerda no Brasil, já que correntes da socialdemocracia, socialistas e comunistas são esquerda e não integram o lulismo, também não faz sentido colocar toda a direita no barco do bolsonarismo, já que existe direita oligárquica (dividida entre Lula e Bozo), direita liberal (dividida entre Lula e Bozo), direita religiosa (dividida entre Lula e Bozo) e grupos fundamentalistas de ambos. A esquerda está destroçada.

    Responda
  27. NACIB HETTI

    Por que a ultra esquerda não assusta?

    Responda
    1. Antonio Emanuel Melo dos Santos

      Assusta mas o autor não fala dos extremistas identitários negros ninguém fala, dos que invadem propriedades privadas com apoio dos extremistas no poder, da ciclovia fiscal do PT que brinca de pagar juros mais altos e diminuir o o poder de compra, partido que colecionou escândalos em série e tem um ex encarcerado também.

    2. Régis Cava

      Que ultra esquerda? Só se estiver falando do PCO, que não enche nem um estádio de voleibol.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Já assustou. Mas fez tanta M que caiu em descrença.

    4. Regina Fonseca

      Por todos os motivos que o Vinícius citou. Releia o texto.

    5. marilza abrahão

      Pq não é golpista e anti-direitos sociais e humanos…

  28. Marcos Benassi

    Eita, Vêtêfê,, a qual "normal" você se refere? Se pensarmos no conceito estatístico, bem, maluquice, gorpismo e burrrice tem uma distribuição "quasi-nornal" - acima do que se poderia esperar num país razoável, vero, mas parece que não somos razoáveis, no final das contas. Como se faltasse bizarrice em solo pátrio, importamos um maluco aconselhado por cachorro morto e guiado na coleira curta pela irmã. Que jeito brigar pelo relevante quando um coach coaxa alto em sua pré (nem tanto) campanha?

    Responda
  29. Ricardo Knudsen

    O colunista está na contramão dos editorialistas da FSP e de seu colega Joel Pinheiro, q inventaram um ficcional "bozismo moderado". O colunista deveria dar nome aos bois, pois trabalha para um veìculo q está normalizando a ultra-direita, com seu protegido Tarcísio Tonenaí. Aliás, a FSP começou cedo a normalização, qdo proibiu seus jornalistas de classificarem Bozo como ultra-direita nas eleições de 18. Romperam o cordão sanitário já ali.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Essa da campanha de18 foi uma boa lembrança, Ricardo: ato de fé, não adiantou nádegas, a barbárie só se avolumou e aprofundou. Prestou um servição de "bode na sala", causo'que qualquer coisa é melhor do que o Bozo, e entra com mais facilidade no balaio de "razoável". Mesmo sendo uma barbaridade com roupinha bem passada, como o Tarcizão do Cadáver, que evita babar farofa na roupa, mas come carne crua.

  30. jose antonio spadao marcatto

    O il. colunista e o ban queiro precisam decidir se querem repu blica ou bolso naro e tar cisio. Uma coisa ou outra.

    Responda
    1. marilza abrahão

      FSP entrou no grupo da “difícil escolha”… É tt hipo cri sia que dói!

  31. adenor Dias

    Hoje não é difícil saber o caráter de Bolsonaro: quem é ruim, Bolsonaro, ou quem vota nele? Eu acho que estamos diante de uma sociedade ridícula e, gente ridícula merece Bolsonaro! "Na tal democracia, quem obter a maioria dos votos vence a eleição, se temos a maioria de gentes ruins, não há o que fazer, a não ser nos digladiar com os leões no Coliseu..."

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      " ... estamos diante de uma sociedade ridícula ... ". É exatamente isso, cuja certificação vem dos comentários de aqui, ali e acolá.

  32. LUIS PASSEGGI

    Cito o colunista: [ultradireita ou o nome que se dê.] rsrsrsrs. Essa me pegou! Depois, fica valente. Insubmisso total. Parece que é candidato da Nova Frente Popular francesa, no partido de Melenchon. Seria eleito facinho. Incorporou todos os clichês. Quando compara a e situação e tradição politica da França com a do Brasil, penso que ele precisa ser descolonizado. Urgentemente.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Bom, é fato q o Bozo é muito mais fascista e golpista q Marine. Ela nunca defendeu a tortura ou disse q fecharia o Congresso e fuzilaria seus adversãrios. Até o pobre centrista FHC seria fuzilado no paredão para os "comunistas" se dependesse do Bozo.

  33. Manoel Cardoso

    E por aqui 50% ou mais de 50% da população tá viajando, delirando, seguindo o principal líder da família de extrema direita, cuja 3a esposa e filhos querem ser senadores ou governadores dos estados mais ricos do Brasil, e depois serem presidente da republiqueta de bananas.

    Responda
  34. Gilberto Rosa

    Fala isso pro teu chefinho na Folha, o bilionário banqueiro só faz é harmonizar e defender Bolsonaro Tarcísio e parceiros como Campos Neto. Vai ler colunas do Demétrio, Joel e as tuas mesmo.

    Responda
  35. Inácio Da Rosa Silveira

    A lógica destes militantes jornalistas no final das contas é qualquer direita conservadora é extremista e deve ser aniquilada, já no campo da esquerda não existe ultraesquerda..

    Responda
  36. Anete Araujo Guedes

    Como é possível um país cultivar um líder oriundo do baixo clero, que mamou por anos a fio nas tetas do governo sem nada acrescentar. Por seus discursos truculentos, aberrantes e de baixíssimo nível, já devia ter sido barrado pelas instituições. Mas não, foram normalizando suas barbaridades, sua sanha destruidora, mortífera, golpista. Foi assim que um desqualificado, um inconsequente, um imoral chegou à presidência. Apesar dos crimes cometidos e das ameaças que representa segue livre, solto.

    Responda
    1. antonio brito

      Anete, correto pero.... tem um movimento profundo na sociedade brasileira, talvez universal, contra o sistema, o poder. Para alcançar o governo demagogia e estelionato segue o desencanto. O bolsonarismo é maior que esse indivíduo abjeto que você bem qualifica. A única esperteza certa é que a famiglia sabe surfar a onda certa. Opositores imaginam que só existe marola, não remam. Se não compreender a onda na direção certa, surgirá nanicos como esses pois os meios de interação social mudaram.

    2. antonio brito

      Anete, correto pero.... tem um movimento profundo na sociedade brasileira, talvez universal, contra o sistema, o poder. Para alcançar o governo demagogia e estelionato segue o desencanto. O bolsonarismo é maior que esse indivíduo abjeto que você bem qualifica. A única esperteza certa é que a famiglia sabe surfar a onda certa. Opositores imaginam que só existe marola, não remam. Se não compreender a onda na direção certa, surgirá nanicos como esses pois os meios de interação social mudaram.

    3. LUTHERO MAYNARD

      A questão principal é: afinal, quando o inominável irá se hospedar na Papuda? Quando a ala feminina da Papuda terá a discutível honra de abrigar a Senhora dos Anéis?

  37. Dionisio DeBarros

    O voto confere um poder enorme ao cidadão.mas de que adianta se saem de casa para votar no centrão? Este mesmo centrão que não sossegara enquanto não inviabilizar esse pais transformando-o num mero ajuntamento de feudos.

    Responda
  38. Anete Araujo Guedes

    Excelente! A República e a Democracia estão sob ataques contínuos e despercebidos. Vida que segue, sem grandes preocupações, reflexões e algo que os conduza mais além; em meio às leviandades, à total falta de entendimento, pudor e ética. São os adeptos do quanto pior melhor. Não possuem o mínimo entendimento de direitos básicos, princípios, generosidade. Agem como meros torcedores em um campo de futebol, guiados apenas pela emoção, um lugar onde inexiste entendimento teórico e cultural.

    Responda
  39. Alvaro Almeida

    Caraca, sempre aprendi que Nazismo é Nazismo e que Fascismo é Fascismo. Tá difícil!

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Andaram de mãos dadas na segunda grande guerra.

  40. Manoel Marcilio Sanches

    Melhor seria terminar o seu texto com uma pergunta. "Enfim, deu para entender?". Tem muita gente que ainda não entendeu.

    Responda
  41. Anete Araujo Guedes

    Aqui é necessário dizer o básico. Alertar para os riscos de se viver à beira do abismo. Por seguirem normalizando, aplaudindo e se identificando com atos e discursos lamentáveis, indecorosos, criminosos. São inúmeros os adeptos do deixa morrer, das armas, execuções, torturas, autoritarismo, reacionarismo. Barbaridades que vêm embaladas em comoventes palavras de ordem, em defesa da família, da moral e dos bons costumes. Uma seita onde se lida apenas com afetos, enganações e distorções.

    Responda
  42. Rafael Moraes

    Bolsonaro e essa extrema direita é anarco capitalista, querem o fim da República e não da democracia. Pessoal precisa pedir a volta da direita normal, que acredita em vacina e ciência. Apesar que, direita sempre será a favor de ricos e gerador de miséria nos países pobres.

    Responda
  43. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Adonde quer chegar esse texto?

    Responda
  44. Antonio Catigero Oliveira

    O fascismo nesta terra de espalhafatos sempre foi divulgado pela imprensa como 'normal'; basta perceber a vasta divulgação do evento fascista dessa semana, em Santa Catarina. Essa aberração veio se agravando desde o Golpe parlamentar de 2016 e o Golpe da Lava Jato, que apoiou o capitão de milícia em 2018, impedindo a candidatura de Lula. Sem falar das relações promíscuas do gestor do Bacen e maioria parlamentar. O tal 'mercado' deveria aprender o significado de 'república', mas é pedir demais...

    Responda
  45. Florentino Fernandes Junior

    Q preguiça hein vinicius? Texto feito nas coxas hein!?

    Responda
    1. marilza abrahão

      Isso é que é um comentário digno de uma reflexão! Explica muito o pq estamos nesse deserto cognitivo…

  46. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Engraçado estes colunistas da grande mídia. No dia a dia só escrevem contra o governo mesmo em pequenas coisas e nunca dão destaque a coisas boas e corretas. Com isso só favorecem a extrema direita golpista que já d9mina as redes sociais. Acordem.

    Responda