Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Geraldo Vieira

    Esse governador demonstra como ele determina que a polícia militar aborda os cidadãos. Se for preto ; pode esculachar, se for branco; vamos com muito cuidado.

    Responda
  2. Ivone Patelli

    Polícia provando o que já sabíamos. Ficou feio para eles e para o Brasil.

    Responda
  3. Ivone Patelli

    Brasil passando vergonha em débito e crédito.

    Responda
  4. Maria Cecília Cominato

    Itamaraty agiu corretamente, sendo rápido no pedido de desculpas diplomáticas. A polícia não precisa adivinhar nada, só precisa saber agir com quem quer que seja, em qualquer situação, ou seja, necessita de treinamento sério e considerar que está SEMPRE lidando com GENTE, antes de tudo.

    Responda
  5. jose ferreira

    Errado Paulo ! Não existe nada natural quando o estado segrega pessoas com base na sua cor ou raça .

    Responda
    1. jose ferreira

      Ups! Post no local errado.

  6. Francisco Luiz Carvalho Sobrinho Francisco

    Entendi,a polícia tem o dever de advinhar se é filho de diplomata ou não,se for é proibido abordar.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A polícia tem o dever de não discriminar as pessoas pela cor. Abodariam os garotos, metendo fuzil na cara, se fossem todos brancos?

    2. SERGIO NEVES

      Filho de diplomata e neto de jornalista canhoto. Por isso essa celeuma.

  7. Francisco Luiz Carvalho Sobrinho Francisco

    Brasileiro lá fora é tratado com desrespeito,truculência,mesmo na condição de turista,fuzilado dentro de metro por acharem que se trata de terrorista,agora ,quando a polícia brasileira tenta minimamente dar segurança a população,alguns exigem que a polícia deva advinhar de que é um familiar de um diplomata.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Puhta reciocinio imbhecil. Como alguém sabe quando o cidadão é brasileiro? Dispensamos a segurança racista. Aliás, você acabou de se confessar racista reputando como normal a polícia abordar garotos, metendo fuzil na cara, simplesmente por que são pretos.

  8. Daniel Liaz

    Hahaha. Esse aí é o retrato do miliciano fanfarrão

    Responda
  9. Francisco Luiz Carvalho Sobrinho Francisco

    Entendi,a polícia tem o dever de advinhar se é filho de diplomata ou não,se for é proibido abordar.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mané bozoloide racista não entendeu que o problema não é serem filhos de diplomatas mas terem sido abordados por serem pretos em bairro de ricos. E meter fuzil na cara de crianças é a coisa mais normal do mundo!

    2. Daniel Liaz

      "Perca de tempo". Hahaha. Mas fica tranquiko Sergio. Sei da necessária desonestidade (intelectual) que é essência de todo bozolino. Então, não vou perder tempo tentando ter um diálogo racional com um fascistoide como vc.

    3. SERGIO NEVES

      Daniel, só vocês não conseguiram entender o motivo da abordagem. Já foi explicado, mas vocês não entendem. Já conhecemos a dificuldade de interpretação de vocês.

    4. SERGIO NEVES

      Francisco, n√£o adianta argumentar com esse povo. √Č perca de tempo. S√£o contr√°rios ao trabalho da pol√≠cia e a favor de band. S√£o rebeldes sem causa. Pede uma sugest√£o para resolver um problema e nunca tem.

    5. Daniel Liaz

      N√£o, vc n√£o entendeu nada, absolutamente nada. √Č justamente o contr√°rio. Lamentamos que tenha sido necess√°rio acontecer com filho de diplomata pra ser noticiada. Mas √© certo que a pol√≠cia n√£o pode, jamais, fazer uma abordagem como fez sem raz√£o nenhuma. Ali√°s teve raz√£o n√©?! A cor da pele dos adolescentes.

  10. Jo√£o Melo

    Típica reação de bolsonarista, tanto por não saber como funciona a diplomacia, quanto pela defesa da ação truculenta da PM.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Com certeza João, os policiais não tem obrigação de saber quem é filho de diplomata e quem é neto de jornalista canhoto. Se não quer ser incomodado pela polícia ou fica em casa ou sai em carro oficial. Aliás, tá aí uma boa pergunta: por que não foram em carro oficial?

  11. José Ricardo da Silva Souza

    O ridículo governador carioca segue a velha tática de fazer afagos aos militares que as vezes agem como milicianos. Segue o exemplo do mito cria política de Rio das Pedras, primeiro reduto dominado pelas milícias. Mas deve ser apenas coincidência assim como a amizade com o assassino da Mariele Franco.

    Responda
  12. MARCOS GOUVEA DA SILVA

    pior Governador de um estado largado a própria sorte que já sumiu faz tempo . Rio já faz tempo que acabou por causa desses governadores ....

    Responda
  13. Laercio Correa De Barros

    "Eles (Itamaraty) preferiram botar nota p√ļblica antes de saber o que aconteceu. Acho at√© que isso √© uma coisa que a gente tem que tomar cuidado, porque atacar a pol√≠cia antes de saber o que aconteceu √© muito f√°cil". Governador, o que aconteceu ficou MUITO claro nas c√Ęmeras de rua, o senhor n√£o viu, n√£o? Absurda essa sua fala.

    Responda
  14. Gerlane Souza

    Governador, os PM não tem que respeitar as pessoas? Só porque tem pele escura pode abordar como quiser? Sendo filhos de embaixadores ou não todo mundo merece respeito!

    Responda
  15. Luiz Bartolotti Bartolotti

    O Castro t√° fazendo m√©dia para ser bem tratado em Bang√ļ .

    Responda
  16. CARLOS BECKER

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  17. Josue Oliveira

    Se todos foram revistados, incluindo os do Canadá, não houve racismo. Se somente os negros foram revistados, aí sim teve racismo. O inquérito é que vai dizer.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      √Č ingenuidade ou safadeza? √Č √≥bvio que o enquadro das crian√ßas s√≥ aconteceu porque tinha tr√™s pretos ali em bairro de rico.

    2. Antonio Carlos Cunha

      Governador,atacar a pol√≠cia (n√£o s√≥ do Rio de Janeiro, a mais assassina) √© sempre salutar. Isso porque o n√ļmero de bons policiais vem diminuindo e o de bons policiais se encolhendo; por outro lado, o grupo de maus comandantes vem crescendo assustadoramente. Culpa de quem os escolhe, por exemplo, o Senhor.

  18. marcos fernando dauner

    deveriam contratar os brucutus da dubai brasileira .

    Responda
  19. Davi Ferraz

    A polícia é que devia se dar ao respeito.

    Responda
    1. marcos machado

      Mas....a Policia é oriunda do povo....

  20. Benedito Claudio Pacifico

    Sou de esquerda mas vi nada de mais na abordagem, policiais deve se protegerem e protegerem os cidad√£os o fato de eles estarem de arma na m√£o n√£o tem nada a ver com racismo mas com a realidade brasileira onde bandidos atiram em policiais quando s√£o abordados .

    Responda
    1. Daniel Liaz

      "sou de esquerda" = "sou bozolino envergonhado"

    2. MARIA F LUPORINI

      Mais um fake

  21. Elisabeth Beraldo Faria

    Precisamos de uma polícia treinada também, com visão humanista!

    Responda
  22. neli faria

    Sou sempre pr√≥ Pol√≠cia, mas, n√£o nos absurdos cometidos por maus policiais. O que ocorreu, foi falta de Instru√ß√£o Superior nas abordagens. F√°cil criticar os policiais na atividade e esquecer seus Superiores. S√£o Eles quem devem ser criticados por n√£o Passar devidamente as Instru√ß√Ķes. Vale para todas as For√ßas militares. O Superior se omite e quem √© apedrejado √© aquele que est√° no dia a dia da cidade. O Itamaraty acertou!

    Responda
    1. neli faria

      Senhor Daniel: em nenhum post aludo ao passado de lula, até porque quod nullum est nullum producit effectum.  E votei para ele porque o considero tão imaculado quanto a mim. Do contrário não teria meu voto.

    2. neli faria

      Senhor Daniel, boa noite! As provas est√£o na ratifica√ß√£o da senten√ßa por duas Inst√Ęncias superiores. O STF anulou por entender que o Caso deveria ser processado em Bras√≠lia e n√£o no Paran√° e o Minist√©rio P√ļblico n√£o ofereceu den√ļncia porque fora prescrito o caso: maior de setenta anos a prescri√ß√£o se conta pela metade. Quem deletou n√£o um, mas, todos os neur√īnios, ao votar, √© o gado de pol√≠tico, seja pelo Boiadeiro atual , seja pelo anterior. Luiz, possivelmente, seja isso mesmo.

    3. Daniel Liaz

      Oi Neli, bom dia. Aguardamos ainda vc nos indicar em quais p√°ginas e quais s√£o as provas usadas pelo Marreco na sua senten√ßa de condena√ß√£o do Lula. Lembrando que sendo a senhora uma pessoa t√£o justa que n√£o deletou os neur√īnios ao digitar na urna , e sendo a senhora experiente na √°rea do direito, temos certeza que jamais acusaria tantas vezes uma pessoa se n√£o conhecesse bem as provas contra ela. Por isso cremos que a senhora acabou esquecendo de responder essa quest√£o qdo fez as acusa√ß√Ķes.

    4. LUIZ MENDES

      Não é falta de instrução, essa é a instrução.

  23. roberto foz filho

    Quem deveria ter respeito pelo cidad√£o √© a pol√≠cia. Governador min√ļsculo

    Responda
  24. Eduardo Freitas

    O Itamaraty é vermelho. O governador está correto, pois, não tinham que pedir desculpas coisa alguma, somente bajulação de países falidos.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Tirou a Argentina dessa lista de falidos?

    2. Daniel Liaz

      Nossa, que argumento brilhante.

    3. LUIZ MENDES

      OLha se tivessem descido, sem armas em punho, pedido a documentação para os quatro e não segregado, poderia até ser desnecessário. Na verdade o governador do Rio é um tremendo cara de pau, já devia ter sido cassado, precisa explicar os desvios que fora feitos em seu nome.

    4. Elisabeth Beraldo Faria

      ...e o sr não é racista! Af

  25. Edson Muniz de Araujo

    Respeito pra quem se dá ao repeito, na porta das "haves" não passa um policial machão truculento, qdo aparecem o q é quase um milagre, ficam todos educados, sorridentes e não se atrevem a ofender ou sacar armas, é pino espalhado pra todo lado o fumacê a mil, muita álcool e drogas variadas e a granel.

    Responda
  26. Israel Carvalho dos Santos

    Um governador que não sabe ter humildade e tem uma couraça de soberba bem aparente não tem o direito de falar nada;

    Responda
  27. max ribas

    Um verdadeiro absurdo por criticarem a PM carioca meter arma na cara de adolescente de treze anos de idade numa abordagem, não é mesmo? A propósito: internem os pais malucos destes jovens, pois só sendo maluco pra mandar os filhos passar férias na cidade maravilhosa.

    Responda
  28. JOSE NETO

    Governador palhaço, para dizer o mínimo!

    Responda
  29. Neucir Valentim

    O governador, vulgo um morto muito louco, está culpando a janela pela paisagem, foi clara a discriminação policial, só que dessa vez contra negros estrangeiros, e o Itamarati corretamente tinha que defender a imagem do Brasil.

    Responda
  30. César A C Sanchez

    Eu me preocuparia mais com os jovens negros pobres das favelas que todo dia são abordados da mesma forma. Filhos de diplomatas endinheirados e privilegiados ... aliás, tem uma vida nada comparável à imensa maioria miserável dos países Africanos que não tem comida para a população mas com certeza devem ser muito generosos com a "zelite" diplomática.

    Responda
  31. jose carlos Versolato

    Como diz a letra de um "Rap", alguns tem a pele" alva", outros tem a pele "alvo".

    Responda
  32. Ernesto Pichler

    Fim da PM j√°!!!

    Responda
  33. Reinaldo Viotto

    Sou branco e j√° fui abordado v√°rias vezes pela PM quando era mais jovem. Normal.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Max, desde quando idade √© par√Ęmetro para identificar quem √© e quem n√£o √© bandido? Fala s√©rio! T√° precisando fazer umas visitas √†s casas de interna√ß√£o.

    2. Daniel Liaz

      Renato, vc deveria se envergonhar do que escreve. Até entendo que vc prefira negar a realidade e se abrigar no seu mundo narcísico. Mas seus comentários são cruéis e vergonhosos pq tentam negligenciar tanta e tanta gente sofrida que é repetidamente vítima do rascimo e da violência policial. Tente olhar além do umbigo. Vai lhe fazer bem

    3. Reinaldo Viotto

      Mas n√£o tinha um branco junto? E se tivessem s√≥ negros ou s√≥ brancos n√£o podia abordar? N√£o vi o v√≠deo e n√£o duvido da possibilidade de ter havido algum abuso por√©m me baseio no artigo, que diz que o meninos foram liberados ap√≥s se identificarem. Tem gente que vive na bolha (de todo tipo de aspecto pol√≠tico) e tem conclus√Ķes sobre tudo anteriores aos pr√≥prios fatos. Poderia dar mais exemplos mas o espa√ßo aqui n√£o permite e tb parece n√£o vai adiantar nada. Paz a todos.

    4. ISAIAS DA SILVA

      Viotto, normal se abordassem todos, n√£o apenas os negros.

    5. Reinaldo Viotto

      13 n√£o creio, com 16 sim. Com arma em punho sim, com outro amigo branco de madrugada em uma estrada em goi√°s no meio do nada sim. E eu morava num lugar tranquilo no interior de SP e n√£o no Hell de Janeiro.

    6. max ribas

      Assim, com treze anos de idade e com um quarenta e cinco na cara? E você acha normal? Jura?

    7. SERGIO NEVES

      Carlos só não é normal pra band e pra quem os defende.

    8. Carlos Bruno Desenzi

      Não. Não é normal...

  34. armando moura

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  35. JOAO LUIS MENDES

    O que um fascista diria a n√£o ser isso?

    Responda
  36. Ataualpa Sousa Borges

    Como diria Caetano quase todos pretos ou quase brancos . Uma policia violenta, despreparada e deformada. Um batalhão inteiro ja foi preso por corrupção. Com um governador desse também como exemplo.

    Responda
  37. Sergio Saraiva

    O governador tem mais medo da sua polícia do que do Itamaraty.

    Responda
  38. jose ferreira

    Isto se chama racial profiling . Parte-se do princípio que meninos negros são delinquentes quando encontrados em aéreas nobres . Mas o buraco é bem mais embaixo . Isto é racismo estrutural e os policiais acabam sendo envolvidos neste sistema maligno.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Para a surpresa de zero pessoas, Paulo assinando o atestado de racissta

    2. jose ferreira

      Errado Paulo ! Não existe nada natural quando a segurança estatal segrega as pessoas baseado na sua raça ou cor.

    3. Paulo César de Oliveira

      Não, José. Parte-se do princípio de que, embora a esmagadora maioria das pessoas de qualquer raça sejam honestas, existem grupos que cometem crimes com mais frequência do que outros. Homens mais que mulheres; adolescentes e homens jovens mais que meninos e homens idosos; e homens jovens negros mais do que brancos, os quais, por sua vez, cometem mais crimes do que orientais(ver "Race and Crime in United States"na Wikipedia em inglês). Natural que a polícia se concentre em grupos mais problematic

  39. Ivan Bastos

    Este governador foi bem votado na área das milícias, logo...

    Responda
  40. Wil Leon

    Abordagem padr√£o no RJ. Grupo em frente a loja em atitude considerada suspeita. Se n√£o fossem conhecidos ninguem iria comentar nada.

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      Loja? Sabe ler?

    2. silvia ramos

      Sei...rs. Que loja? Leia direito a matéria. Abordagem padrão num estado em que não há mais lei, há milícias, e uma pm altamente apodrecida, venal, fora das regras. De normal, não houve nada, a não ser o desrespeito cotidiano ao negro.

    3. silvia ramos

      Mentira. Houve, inclusive, invasão de propriedade privada, quando empurraram todos os garotos negros para dentro do condomínio. Não havia crime em andamento, só garotos na porta de um prédio.O garoto branco entrou sem ser incomodado.

  41. Daniel Cabral

    Agora, a questão é: você aí que é carioca e mora no Rio... ficaria com medo ao ver esses jovens atravessarem a rua e virem em sua direção na outra calçada?

    Responda
    1. Daniel Cabral

      Realmente, devo conhecer tanto do Rio qua do você me conhece. Dá uma pesquisada rápida na terra de ninguém que virou a zona sul aqui no próprio site da Folha...

    2. SERGIO NEVES

      Silvia, o abordagem não foi na praia e não teria problema se fosse. Isso ficou muito claro quando o governador falou da região. Vocês tem um problema muito grande com interpretação. Além de maldade quando torcem as coisas.

    3. Sergio Saraiva

      O pessoal fica é com medo ao ver a polícia.

    4. silvia ramos

      N√£o, o carioca est√° habituado a cruzar com grupos de garotos, como esse, na praia. Quais foram os sinais externos de que tinham inten√ß√Ķes desonestas? Usar bermuda, chinelo e serem negros? Voc√™ n√£o conhece o Rio, ent√£o.

  42. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Não é a apenas a polícia que é racista. O Brasil é racista. Precisamos urgentemente conversar sobre isso. Fingir que não é, só pioram as coisas.

    Responda
    1. ISAIAS DA SILVA

      Aqui em SP um grupo de policiais divulgou um rap glorificando os mandantes da chacina do Carandiru, brancos, e rindo dos presos mortos , pretos e pardos. E esses policiais cantores eram pardos. √Č ser muito ral√©.

    2. silvia ramos

      A polícia militar é formada por enorme contigente negro, e são os piores, os mais racistas. A casagrande fez seu trabalho, eles encarregam-se de perpetuar.

  43. Fatima Marinho

    Governador do Rio diz que negros não podem andar nas ruas onde brancos ricos andam, ou serão abordados com violência por suspeita de associação com o crime.

    Responda
    1. Andre Lou

      E n√†o √©? Inacredit√°vel a arrog√Ęncia

  44. Josue Oliveira

    A lacr ação estrutural já começa quando a report agem diz "após três jovens negros". Ué, os dois brancos canadenses não foram revistados? Só citam os negros.

    Responda
    1. silvia ramos

      Veja o vídeo, um deles caminha tranquilamente para dentro do condomínio, enquanto os outros foram jogados contra a parede.

  45. Paulo César de Oliveira

    Um pouco de estatística, para ajudar a esclarecer as coisas. Homens cometem mais crimes do que mulheres. Adolescentes e homens jovens cometem mais crimes do que meninos ou homens idosos. Homens jovens e adolescentes negros cometem mais crimes do que brancos, os quais, por sua vez, cometem mais crimes do que orientais(Verbete "Race and Crime" da Wikipedia em inglês). Mesmo que todos os cinco adolescentes fossem brancos ainda seriam suspeitos.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Caro Sylvio, se adolescentes e homens jovens negros cometem mais crimes do que brancos da mesma idade, eh natural que a polícia concentre seus esforços contra eles. Nos Estados Unidos, a porcentagem de negros que cometem homicídios eh mais que seis vezes maior que a de brancos. Racismo seria se a polícia começasse a enquadrar mulheres negras idosas.

    2. Paulo César de Oliveira

      Sao as estatísticas, Silvia. Veja o artigo da Wikipedia.

    3. Paulo César de Oliveira

      Correção: o verbete da Wikipedia eh "Race and Crime in the United States".

    4. Marcelo Magalh√£es

      √Č perfeita a sua coloca√ß√£o. Por outro lado, n√£o h√° mais suspei√ß√£o, mas total certeza, de que esse governo em conjunto com as pol√≠cias civil militar representam a delinqu√™ncia completa. O cidad√£o carioca tem mais medo do seu governador, do seu prefeito e das pol√≠cias do que dos bandidos.

    5. silvia ramos

      Você adota os critérios de Lombroso?

    6. SYLVIO JOSE MANCUSI

      Com todas essas estatísticas me explique, pq quando se é branco não tem enquadro?

  46. alex schirm

    Coincidência governador, a população TB espera mais respeito e consideração por parte da PM, pois, afinal, somos nós que pagamos o salário deles e do Sr

    Responda
  47. Joao Cellos

    A PM tem que acabar!

    Responda
    1. silvia ramos

      Tem mesmo! Aposentar os que est√£o em final de carreira, e criar nova carreira policial civil.

  48. Bruno Sebasti√£o Neto

    O governador veio em defesa dos PMs ? tá de brincadeira ? Era bom que fosse com ele(Inclusive ele é negro ) Tenha vergonha governador !

    Responda
  49. Anete Araujo Guedes

    Qual a raz√£o de tamanha trucul√™ncia e crueldade contra meninos indefesos? E as consequ√™ncias nefastas que restar√£o dessa for√ßa bruta e inconsequente, para esses jovens? S√£o os que agem em nome do Estado. Um Estado que deveria proteger e ser fonte de seguran√ßa, agride. Al√ī, Cl√°udio Castro! A ordem vem de cima.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Agem para saciar seus gozos?

  50. Anete Araujo Guedes

    Qual a raz√£o da abordagem, da utiliza√ß√£o da for√ßa bruta, da crueldade, contra meninos indefesos? Trata-se de saciar seus gozos? E as consequ√™ncias nefastas que permanecer√£o gravadas nesses garotos, v√≠timas de tamanha covardia e viol√™ncia? S√£os verdadeiros brutamontes fardados, armados e metidos a besta agindo em nome do Estado. Um Estado que deveria proteger e oferecer seguran√ßa, agride. Al√ī Cl√°udio Castro! A ordem vem de cima.

    Responda