Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Então. Elio caiu na armadilha: dando "milhei" para papagaio comer e pondo a fama no periquito.

    Responda
  2. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Esse Milei é um sujeito fanfarrão, desrespeitoso com a diplomacia brasileira e com o governo da nosso país. É um sujeito grotesco, Bizarro, verborrágico, loquaz e outros adjetivos qualificativos que couber

    Responda
  3. Murilo Belezia

    A Argentina, após Milei, estará de joelhos catando cacos para colá-los na tentativa de montar uma nova nação. Milei é não só um provocador, é um insano demolidor das instituições como já vimos aqui entre 2018 e 2022, com a mesma estreiteza mental e falta de projetos benéficos à nação. Asinus asinum fricat, um burro se esfrega em outro, diziam os romanos. E quem elege essa gente? Esse é o ponto que preocupa os verdadeiros patriotas: O sub mundo da vasta ignorância cívica . Sem remédio...

    Responda
  4. Antonio Costa

    Não sei aonde ele caiu. Ta ficando igual ao tal Sardemberg.

    Responda
  5. Daniel Liaz

    Não tive a mesma impressão Élio. Achei perfeito Lula não ter caído no jogo de provocações mas ter apresentado um posicionamento realista e sensato. Mas isso é só uma opinião né?! Sem dados concretos, a sua e a minha não valem lá muita coisa.

    Responda
  6. José Augusto Bernabé

    O fato é que com esse presidente medíocre que vcs elegeram por aqui através de um golpe técnico, pois ele estava preso, o País perdeu a liderança nas Américas para o Millei e na Europa também. A partir de agora vcs vão ter de se conformarem, a voz da América Latina se chama Millei.

    Responda
    1. neli faria

      Duvido que termine o mandato.

    2. Dário Fausto Santos

      E aí vc acordou...

    3. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Barnabé o que andou tomando hoje , que tal um gardenal

  7. Jose Martins

    O pres. Lula está tergiversando com o narcisista e presunçoso Milei e enquanto isso ele investe no gasoduto Bolivia-Brasil, sem o financiamento do BNDES para a Argentina. E com o Uruguai irá certamente negociar a abertura com o BRICS e aproveitar a disposição de alavancar o comércio e finanças entre os Países participantes. E com o Paraguai já negocia o excedente de Itaipu para a Bolivia. Pedir para o Bolsonaro ter pensado em tudo isto, eu acho que seria pedir demais.

    Responda
    1. Clemente Coronel Ovelar

      Jose Martins, falar em negociação de excedente da Itaipu para a Bolivia apenas demonstra a sua ignorancia....no tema, nem o Brasil pode se dar ao luxo de dispensar a energia nao usada pelo Paraguai, e pelo acordo é um saldo de energia que forçosamente deve ser usado por um dos dois, e pela lógica porque dia-bos o Paraguai daria procuração para ele, Lula se eles mesmos podem faze-los....se fosse possível, claro

    2. José Augusto Bernabé

      Uruguai, Paraguai e Bolívia são os maiores produtores de matéria prima que dão lucros estratosféricos ao Brasil, principalmente ao PCC, por isso o nosso governo medíocre atual negocia com eles.

  8. Anete Araujo Guedes

    Um presidente que conversa com cachorro morto, brasileiros que rezam para um pneu, que tentam se conectar com extras-terrestres, que clamam por uma ditadora militar, que acreditam no comunismo, no kit gay, na mamadeira de p etc,

    Responda
    1. Arnaldo Lev

      Todo esse desgaste acontece entre Lula e a Argentina, pq o governo de Esquerda anterior na Argentina foi um fracasso total.Mas Lula apoiou o ex presidente sem ressalvas. Não esquecer que o ex presidente Argentino (não lembro o nome)visitou o Lula na cadeia. Presidentes não devem meter o bedelho sobre outros governantes, coisa que o Lula tem feito seguidamente

    2. Daniel Marques

      Outro presidente que tem tesãão de 20, manda negrinha ver tambor e batucar, diz que há muita democracia na Venezuela, que doentes mentais tem problemas de parafuso, cujos discípulos marxistas ignoram seus malfeitos e passam um pano imenso, precisam ter um opositor no mesmo nível como o Bozó.

    3. Francisco Neto

      Antes, excelente comentário.

    4. neli faria

      Parabéns! Endosso integralmente!

  9. Evando de Abreu

    Lula enviou 6 bilhões para interferir nas eleições, o que não é permitido, além de imoral. Milei o adjetivos com verdades, pois lula é o que sempre foi.

    Responda
    1. Francisco Neto

      Ele não enviou 6 bilhões, se enviasse o Congresso teria que aprovar e a lei brasileira proíbe isso. Mas uma fake news sem pé nem cabeça criada pelo bolsonarismo, o pior grupo político que já apareceu no Brasil. G-suis, 6 bilhões para interferir numa eleição, não é possível que tem wuem acredite nisso.

    2. Anete Araujo Guedes

      Ainda bem que Lula está como sempre foi.

    3. Evando de Abreu

      O adjetivou

  10. mauricio silva

    Lula não falou sobre a pessoa do presidente e sim sobre a falta do país... milei vai passar, assim como boldonaro passou, mas o país e as instituições permanecem. DesMiolei só poderá dizer que ganhou as eleições no fim do governo, se ele tiver êxito aí sim, terá relevância.. até agora só pobreza extrema e produção caindo drasticamente, o que acaba com o futuro do país!

    Responda
    1. Clemente Coronel Ovelar

      A Argentina estava representada pela chanceler, e o Lula se referiu sim à pessoa do presidente argentino

  11. Eládio Gomes

    Milei é um provocador...e os argentinos são uns coitados sem rumo. Dá um belo e triste tango...

    Responda
  12. neli faria

    Minha Teoria:o Estadista mede as Palavras, porque sabe que o País que dirige é mais importante do que ele.Um Oportunista não mede as palavras, porque se acha mais importante do que o País. Mercosul:o Brasil está mais ajudando os vizinhos do que sendo ajudado. Essas horríveis placas dos carros.E o passaporte? Ridículo! Milei: pena que não sou vidente!, a minha Ana, saúde e que não quer me atender, fez aniversário ontem. Saúde Ana! ,mas, penso que Milei não terminará o mandato. Bom retorno,Élio!

    Responda
    1. neli faria

      Senhor Daniel: em nenhum post aludo ao passado de lula, até porque quod nullum est nullum producit effectum.  E votei para ele porque o considero tão imaculado quanto a mim. Caso contrário,não teria meu voto.

    2. neli faria

      De lege ferenda pela revogação da prescrição , pela metade, ao maior de setenta anos, menor de vinte e um e maior de dezoito anos. O maior de dezoito anos tem plena capacidade civil, e a prescrição se conta como há mais de oitenta anos? Recordo que hoje, o maior de dezesseis e menor de dezoito anos tem capacidade civil relativa.

    3. neli faria

      Sr. Daniel: não sou sua cara e nem de ninguém! As provas estão na ratificação da sentença por duas Instâncias!O STF anulou por entender que o Caso deveria ser processado em Brasília,não no Paraná .O Ministério Público não ofereceu denúncia porque fora prescrito o caso: maior de setenta anos a prescrição conta pela metade.Em nenhum post aludo ao passado, até porque quod nullum est nullum producit effectum.

    4. Daniel Liaz

      Cara Neli, só queria lembrar que vc esqueceu de nos dizer quais são e em quais páginas da sentença do Marreco que condenou o Lula estão as provas dessa condenação. Tenho certeza que vcs as tem, uma vez que condena com toda segurança e várias vezes o Lula nos seus comentários. Mas infelizmente vc esqueceu de nos mostrar. Ademais, qto a essa matéria, estamos de acordo: Lula mediu bem as palavras e não entrou no jogo de bravatas do Milei. Abc

  13. Nelson Vidal Gomes

    Mais uma para mostrar que Lula não é um Estadista, quer pela forma como "distrata" Milei, quer pela forma como exalta Macron, em ambos os casos à revelia dos interesses nacionais, aliás, o que Lula já provou ser é o maior especialista do mundo em reeleições,pouco ou nada mais que isso,basta que se diga que deu comida para obter votos com o Bolsa Família mas não onde fazer cocô, deixando-nos com 100 milhões sem saneamento não obstante o país ostentar a condição de nona economia do mundo. Namastê!

    Responda
    1. Hamilton Magalhaes

      Ahh! Deu comida para obter votos com o bolsa família? Bom mesmo é dar bolsa empresário para eles voltarem com votos para os deputados.

    2. Nelson Vidal Gomes

      Liaz. Quem começou essa desconsideração recíproca, você sabe dizer? Milei agiu ou reagiu? Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    3. Daniel Liaz

      Eita Namastê. Nessa sua paixão pelo Lula vc vive escorregando feio né?! Agora dizer simplesmente "quem perde é ele" virou um "distrato". Será que se ele tivesse respondido "abraços fraternos para argentinos e brasileiros" vc iria aprovar?

  14. Francisco Neto

    É melhor o Lula manter o silêncio, não se deve dar palco para maluco dançar. Provavelmente será um presidente de um mandato só, então deixa ele fazer as estripulias dele.

    Responda
  15. ARI VARGAS LEAL

    Tal qual Bolsonaro, Trump e outros da mesma laia e justamente nessas atitudes de Miloko que eles ganham e relevância e engajamento dos seus iguais. Só Lula e sua eterna vontade de ser nosso guia não entendeu isso.

    Responda
  16. Raymundo de Lima Lima

    E se MIlei for pau-mandado de M.Macri? O palhaço d Macri? Afinal, quem precisa mais: Brasil d Argentina d Milei ou Argentina precisa d Brasil com ou sem Lula? Lula pode ter errado com Milei, ma acertou com contratos com a Bolivia pós tentativa d golpe. O povo argentino q pague alto ao escolher um presidente sociopata ou neurohistérico.

    Responda
  17. Sam Duart

    Elevar a importância internacional de Milei e ligado a uma suposta armadilha para desmoralizar o presidente e nosso país é de fato superestimar demais a capacidade do mentecapto. A explicação mais sensata seria que ele se sente mais a vontade com os companheiros de divã no lugar de um encontro com pessoas normais.

    Responda
  18. Humberto Giovine

    De um desequilibrado mental como milei, não se espera nada. Portanto chutar cachorro morto é "perca de tempo", como diz o outro.

    Responda
    1. Esechias Araújo Lima

      Também entendo como perda de tempo mesmo.

  19. Frederico de Souza Cruz

    Elio Gaspari é um saltimbanco das palavras e é um provocador. Como em semana anterior Gaspari faz um título mentiroso mas muito chamativo. Com a idade ele foi ficando pior e não camufla mais o seu viés. Agora escreve para reforçar clichês e panfletos da direita. Se referir e criticar à ausência do presidente de um país membro do Mercosul é quase uma obrigação e tem pouco a ver com as provocações de Milei. Lula provocaria se tivesse dito a ausência de Milei preencheu uma lacuna.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Perfeito Frederico

    2. Mário M Dias

      Reforçar panfletos da direita é o que estes colunistas mais sabem fazer. EG inclusive. Conseguiu elogiar o cidadão do bacen em um artigo sobre o presidente argentino. Impressionante.

    3. Rondon De Castro

      Muito boa a última frase. Disse tudo e mais um pouco. Obrigado

  20. Valter Luiz Peluque

    Milei é um nada, uma vírgula dolorosa na história Argentina. Logo, logo cairá no limbo ou na companhia do bozo , atrás das grades.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      É preciso nomear Milei e caterva pelo nome correto, extrema direita. Chega de passar pano.

    2. DCC DCC

      Ser? Milei é a forma que uma força política usou para chegar ao poder. Única coisa que concorda com o que você disse é que poderia ser qualquer outro com voto. Mas calhou de se ele, e não é fácil construir outro, então o mais provável é que continue sendo ele, a não ser que aconteça algo muito grave.

  21. Valter Luiz Peluque

    Milei é um nada. É só uma questão de tempo pra cair no limbo ou no lixo da história. A Argentina tem de passar por ele , assim como o Brasil teve de passar pelo bozo. Aprendizado histórico!

    Responda
  22. LEANDRO SCHMAEDEKE

    Quem se importa com milk shake? Talvez os argentinos e este bravo colunista.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Esse "bravo" colunista passa pano para extrema direita, representada por Milei e Boso. Viva a França!

  23. LEO NASCIMENTO

    Milei nem tango e futebol sabe,únicas espiritualidade vivas na Argentina.Até seu finado cachorro que emite latidos espirituais já tá com as pulgas atrás das orelhas e carrapato estrela transmitindo Febre Maculosa através da bactéria Ricketsia .Chamem Madona para relembrar Evita e Antônio Banderas que tá de bobeira no Rio voltar com Perón.

    Responda
  24. José Freitas

    O grande sonho de Lula é tornar-se o lider da America Latina, coisa que nunca será. Sua condenação por corrupção jamais será esquecida apesar de todo o esfôrço da imprensa comprometida e de comentaristas amigos como Elio Gaspari. Dentro de dois ou tres anos poderemos comparar o sucesso ou fracasso da adoção de politicas econômicas opostas pelo Brasil e pela Argentina. Simpatias ou antipatias pessoais entre "chefes de governo" são pouco relevantes diante do interesse maior do povo desses paises.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      "Vc esqueceu que o Lula foi condenado em três instâncias blablabla zzzzzz". Caro Freitas: qquer pessoas não fanatizada é obrigada a reconhecer que Lula não "quer tornar-se líder da AL", ele foi por anos o grd líder da AL. No momento tenta retomar o posto, que ficou vazio desde que ele o deixou.

    2. Daniel Marques

      Zé, parabéns pela lucidez do que foi a Lava Jato e seus processos. O que mais tem aqui é racalcado e negacionista de corrupção. Vida longa!

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Frederico, o Zé não tem escolha: Carluxo não paga.

    4. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Frederico, o Zé não tem escolha: Carluxo não paga.

    5. José Freitas

      Frederico vc se esquece que Lula e sua quadrilha foram julgados e condenados em tres instâncias da Justiça , após o execicio do mais amplo direito de defesa. As provas do roubo, se para si ou para terceiros, estão amplamente documentadas. A devolução de bilhões de reais que comprovam o crime só ocorreu depois que os criminosos fizeram "delação premiada" , um instrumento juridico previsto em Lei para reduzir suas penalidades. A posterior anulação dos processos pelo STF foi decisão politica.

    6. Frederico de Souza Cruz

      Freitas você é encarregado pelo seu comitê central de repetir uma mentira até que ela se torne verdade. Mas eu acho que quem acredita que Lula por visitar um triplex mequetrefe que tem titularidade reconhecida em cartório em nome da empreiteira, e um terreno que nunca foi doado para o Instituto Lula recebeu propina pelos bilhões da Petrobrás, tem problemas cognitivos sérios ou é mal intencionado. Você pode escolher.

  25. Laudgilson Fernandes

    O povo tem o governo que merece.

    Responda
  26. CELSO RIBAS

    Gaspari inventando narrativa, ninguém se importa com Milei.

    Responda
    1. Hamilton Magalhaes

      Pelo visto Lula se importa, se não importasse não teria dado falta dele.

  27. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Isso tudo deve ser inveja do Lula. O governo do cara é um sucesso. Veja só a cotação do dólar ontem lá pelas terras portenhas: dólar oficial: novecentos e quarenta pesos, dólar paralelo: mil quatrocentos e quarenta pesos.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Vixi Hamilton. Acho que vc é novo por aqui. Se não já saberia que o assinante abaixo é bozolino raiz e sem capacidade de qquer diálogo racional. Está aí só pra ser debochado e se auto ridicularizar

    2. Hamilton Magalhaes

      Daniel, por acaso está sabendo do arrocho que impôs aos aposentados e a parcela da população que está abaixo da linha de pobreza?

    3. Daniel Marques

      O governo do Milei é eficiente, queira voce ou não. Inflação a 4% apenas seis meses depois da posse, contra 25% dos peronistas quando deixaram o poder em 23. A taxa do Dolar no cambio oficial e Blue é similar a nosso dólar comercial e paralelo, só fazer as contas. Mas há uma diferença, aqui o boquirroto Lulad abre a boca e o dólar catapulta.

    4. Pery Pedro

      Sim, Felicio, um sucesso. Olha só o dólar.

  28. Carlos Eduardo Cunha

    Molei não ganhou nada , preferindo participar de uma reunião de amigos ao invés de trazer suas ideias para o Mercosul muito mais global. O grande erro do Lula é querer fazer do Mercosul um feudo esquerdista obsoleto, com tendências a ditaduras de Estado, sob a chefia do próprio Lula . Ninguém aceita isto. Agora quer trazer o ditador Maduro de volta. Vergonha

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Milei e caterva são extrema direita.

  29. Anete Araujo Guedes

    Milei é um provocador. Provoca a dor, a fome, o desalento, o desamparo no povo argentino. E sai por aí falando asneiras, besteiras, sem o devido decoro exigido pelo cargo que ocupa, como um moleque irresponsável, imaturo e inconsequente. Viva a extrema direita fascista!

    Responda
    1. Pery Pedro

      Sim, se não é Lula, é fascista extrema direita. Vinte anos de esquerda fizeram muito bem à Argentina. Tava tudo bem até o Milei assumir.

  30. Alberto Melis Bianconi

    Incrível como consegue escrever e escrever e escrever, sem dizer nada. O que foi que Milei ganhou? Até onde eu sei, a tal medalha três is... Sabemos que o colunista torce contra, está no seu direito. Mas poderia usar seu espaço para dizer qualquer coisa de aproveitável.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      *Milei

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Mineiro é extrema direita. O perigo é real.

  31. Ricardo Andrade

    Elio Gaspar elogia Milei pelos prejuízos e critica Lula pelos acertos. Mesmo se os fatos fossem diferentes, os sentidos das palavras de Gaspari em sua coluna seriam a mesma porque o raciocínio de Elio Gaspari está estagnado em um resultado único. E ele nem consegue fazer um paralelo entre an Argentina, no Mercosul, e a Hungria, no Mercado Comum Europeu. A coluna do Gaspari é assessoria à plutocracia extremista da direita.

    Responda
  32. geraldo yamassaka

    Nós, brasileiros, não resolvemos nossos problemas e, porque perder tempo com os da Argentina ? Sem contar que aos trancos e barrancos, parece que a coisa por lá está começando a andar, enquanto aqui, com tantos PHDs em todos os assuntos, patinamos desde sempre.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Aqui é o governo do amor. Os problemas acabaram. Dezesseis bilhões para os artistas e não temos mais queimadas nem desmatamento, a economia está ótima, a responsabilidade fiscal é problema do próximo presidente. Aqui tá tudo bem, vamos resolver os problemas da Argentina.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      A tal de coisa por lá anda muito bem sim. Veja só: dólar oficial novecentos e quarenta pesos, dólar paralelo mil quatrocentos e quarenta pesos. E nem vou te avisar que a Argentina está em recessão econômica. Talvez melhor patinar que afundar, não acha o prezado?

    3. Alberto Melis Bianconi

      A coisa por lá continua afundando, andando para baixo.

  33. José Cardoso

    Mas não se pode negar que foi eficiente em mandar a PF pautar a imprensa sobre as jóias no momento do evento em Camboriú.

    Responda
  34. JORGE CESAR BRUNO

    Lendo comentários que mais importante que reunião com países regionais, tratados comerciais, acordos ... sejam menos importante do que uma reunião com Bolsonaro e sua claque em Santa Catarina!! Será que as pessoas pararão de raciocinar, pensar, bom senso... o fanatismo tosco e sem noção, explica tudo isso?? Umberto Eco nunca se fez tão presente nos dias atuais!! A era da imbecilidade!!

    Responda
  35. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    lula precisa de Bolsonaro, Campos Neto pra esbravejar e esconder a incompetencia desta torre de Babel de quarenta ministrérios lotados de companheiros aspones que não entregam nada

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Adoro esse papo de que Lula precisa do Bozo e do CN. É hilário. Curioso que muito, mas muito antes de CN ou Bozo existirem no cenário nacional, Lula já era um dos maiores lideres políticos do país e batia records e mais records de popularidade. Mas daí a extrema direita inventa um mito Golpista que deixa seu ovo podre no atual governo e é o Lula que precisa deles.

    2. Jose Souza

      É melhor que a enganação do Guedes e a incompetência dos demais que cercavam o simulacro de governante que havia. Está com saudades das motociatas.

    3. Dagmar Zibas

      Kkk Inflação e desemprego em queda, salários em alta, investimentos em infraestrutura bombando, programas socias recuperados. Viva a torre de Babel.

  36. JORGE CESAR BRUNO

    Infelizmente esse presidente da Argentina não é uma pessoa séria e deveria ser ignorada! As conversas diplomáticas e econômicas deveria ser tratadas com que se dispusesse ser sério na Argentina! Aliás um país que hoje já apresenta metade da população abaixo da linha da pobreza! Parece que esse problema não é importante para o presidente que conversa com cachorro morto!!

    Responda
  37. FABIO ANDERAOS DE ARAUJO

    Excelente artigo, como de hábito.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Sem dúvidas, pasto da melhor qualidade. Adorei aqui na cocheira.

  38. Marcos Alberto Menendez

    Eu também tenho algúm vizinho/a de quem não gosto no condomínio. Mas não deixo de cumprimentá-lo/a com um sorriso amarelo. Diplomacia da convivência. Temos interesses comuns e nos vemos nas reuniões pára debaté-los. Depois disso, cada um cuida do seu. Não vou casar com ele/a nem namorar. Vida que segue...

    Responda
  39. ingrid muller xavier

    ?!" Lula precisa de Campos Neto"?! Por que e Pra que? Elio, acorda!

    Responda
    1. Charles Brown

      Relaxe, Ingrid. É ironia.

  40. Giovani Ferreira Vargas

    Milei dando uma surra no Lule. Petezada ouriçada...! kkkkkkkk

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Acha mesmo q quem recebe a grotesca, bizarra e ridícula medalha dos 3 iis tem alguma chance de dar surra moral ou política em alguém, quanto mais no Lula? Rindo muito aqui.

    2. JORGE CESAR BRUNO

      O argumentos ou a falta dele na seita bolsonarista, chega a ser constrangedor!! Lamentável!!

  41. Tadêu Santos

    Para tratar as relações com a Argentina existe o Itamaraty, os afagos entre os chefes de governo ñ são necessários, até porque o Lula 3 também ñ tem acertado muito com suas declarações estapafúrdias, inclusive com outras relações diplomáticas. Ao Milei, apenas bom dia. O pr Lula 3 é bem superior ao Milei, tem uma história de lutas com derrotas e significativos avanços democráticos!!!

    Responda
  42. marcos fernando dauner

    O Uruguay não precisa dos palpites dos governantes argentino e brasileiro . o Uruguay apenas precisa da grana do argentinos e brasileiros ricos . Apenas isso .

    Responda
  43. Antônio João

    Professor Gaspari, adoro seus artigos, mas como ninguém é prefeito, vejo que o doutor caiu na esparrela comum de achar que campos neto acerta; errado. Há uma conivência na mídia para vender CN, mas basta olhar para a conta juros, 800 bilhões de reais ano, a verdadeira causadora dos desajustes das contas públicas, mais da metade improcedentes. E ainda o horror da segunda maior taxa real de juros do mundo, 8 por cento médios em dois anos e meio. Mas sei que, muitos erram por falta de conhecimento

    Responda
  44. CARLOS TARDIVO

    O Bozo Hermano é igual a seu irmão brasileiro, fabrica factoides para se manter nas páginas dos jornais e esconder sua incompetência visto que está destruindo a já combalida economia Argentina, Elio está certo, o boquirroto Lulla deveria ignora-lo!

    Responda
  45. NACIB HETTI

    O Mercosul é um ente em estado falimentar. Os países membros já fazem acordos bilaterais com outros fora da zona. Já o comércio entre os países da América Latina segue a normalidade.

    Responda
  46. Carlos Rogerio Camargo

    E o que ganhamos nós, Elio, com você criticando cada ato do Lula? Na sua opinião, tudo o que ele faz está, por definição, errado. Quem é o mala nessa história? Você é um fenomenal escritor, mas falta-lhe, no momento, temas úteis, essa obstinação em falar mal do governo não lhe cai bem.

    Responda
    1. Carlos Rogerio Camargo

      Sim, o Lula estava "isolado", junto com os presidentes do Paraguai (anfitrião do encontro), Uruguai e Bolívia. Ah, também com Diana Mondino, ministra das Relações Exteriores da Argentina.

    2. Daniel Marques

      Nenhuma palavra sobre o texto, mas sobra aquela velha cantilena contra o autor. Que tal se esforçar mais e justificar vossa assinatura? Elio tem razão, Lula se isolou em um Mercosul desfigurado com traços de Foro de São Paulo.

    3. Carlos Rogerio Camargo

      Releia, por favor, Nacib: "... você criticando cada ATO do Lula" (grifei, para facilitar a leitura).

    4. NACIB HETTI

      Camargo, o Elio não criticou o Lula, mas um ato do Lula.

  47. Daniel Marques

    Elio, em seu discurso, Lulad usou palavras como "balcanizada" e "isolacionista", resultado da centenas de livros que ele lê todo ano, antes de dar sono, é claro. Milei tem problemas urgentes a resolver do que participar de convescote com potencias como Bolívia e Paraguai.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Essa foi péssima, hein? Pote cias como o Brasil, pra onde ele veio discursar pro nosso pior.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      O bichinho ouve o eco da propria voz e pensa que são outros falando. Deve ser porque costuma dialogar com o Carluxo.

    3. Daniel Marques

      Felicio, faça as contas antes de postar bobagem. A cotação do dolar Blue deles está abaixo do nosso paralelo. O bom termometro de um comentario certeiro é quando a petralhada vem zurrar aqui embaixo.

    4. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Sim, porque o governo dele é um sucesso. Cotação do dólar oficial ontem: 936 pesos. Dólar paralelo: 1.440 pesos.

    5. Dagmar Zibas

      Realmente, Milei está muito ocupado, recebendo a gradississima honra da grotesca medalha do outro palhaço hermano, a medalha dos 3 iis: idiota, indecente, indecorosa.

    6. JORGE CESAR BRUNO

      Realmente, Bolsonaro será de grande ajuda pra salvar a economia e miséria Argentina!! Pobre Argentina!!

    7. Carlos Rogerio Camargo

      Sim, Daniel, ele cumpre agendas extremamente úteis ao povo argentino: assistir o jogo do Brasil x Uruguai na companhia do bozó e do governador de Santa Catarina. Isso, sim, é produtivo e rentável para o seu governo. Ah, vá enxugar gelo ao invés de passar pano.

  48. ALFREDO PLACIDO DELATTI

    Milei de fato é outra excrescencia dos sistemas políticos atuais. Algo que gostaria que o ilustre colunista pudesse me esclarecer, o que o Mercosul trouxe de beneficio palpável para o brasileiro mais humilde desde que foi instituido ? Na Europa pude ver e constatar pessoalmente o que as politicas tarifarias da União Européia geram de fato para população, aqui tenho visto azeite de oliva produzido por membros do Mercosul mais caros nos supermercados do que os produzidos pelos membros da UE.

    Responda
  49. Jorge Alberto Wolpert

    O pobre daqui, quando vai votar, pensa mais com qual governo ele vai comer e ter paz. Só a minoria barulhenta, (alguns pobres incluídos), dá atenção pra tropeços de Lula. Entre erros e acertos, os cã es ladram e caravana passa.

    Responda
  50. Mauricio de Oliveira e Silva

    Quem acabou caindo no conto Milei foi você, Hélio, ao conceder mais de 90% do seu espaço do artigo para referenciar este destrambelhado da extrema-direita direita e ao mesmo tempo atacar Lula. Como diria meu Tio Avô, vocês da grande imprensa bancada pela Faria Lima gosta de faturar onça com vara curta.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Quando falta argumento contra o conteudo da carta, bora bater no carteiro.