Mercado > Pães de forma têm alto teor alcoólico e poderiam até afetar bafômetro, diz associação Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Depois que foi exigido que os pães tivessem no mÃnimo 38% de trigo integral para serem classificados como "integral" todos os pães começaram a ser rotulados como "100% natural", com adição de castanhas, passas, diversos tipos de frutas secas etc. Agora nenhum pão de forma é integral, mas todos são naturais. A indústria não deixa de encontrar mais para burlar a legislação.
O governo deve se reunir com os fabricantes para melhorar os ingredientes para não se repetir e se não resolver boicotar até tomarem providências mediante divulgação de laudos públicos confiáveis.
Estamos verdadeiramente lascados! Se considerarmos que as crianças são os maiores consumidores desses produtos, seria boa medida restringir o consumo ao mÃnimo possÃvel. Interessante, que no Brasil, não há fiscalização em "nada que a necessite": medicamentos, carnes, enlatados, embutidos e paro aqui porque a lista é longa.
Se comer não dirija! Se for dirigir não coma! Agora lascou -se!!
Fui pesquisar e vi que o teste ocorreu em fevereiro de 2024. Com certeza, o assunto é relevante. Mas preciso saber se estou assinando a Folha para ler matéria velha.
depois de tantos comentários esclarecedores, meu voto: dietas já! uma dúvida: que tipo de álcool foi encontrado? o inocente etanol ou o tóxico metanol?
Além do glúten - não precisa ter doença celÃaca - o prejuÃzo do intestino inflamado aparece mais tarde. Agora mais isto. Saà do "francês" e fui para o "integral" mesmo sabendo que tbm não era inocente. não posso ter nenhum pacote disto em casa. Quando vem a abstinência, é meio pacote de uma vez. Meu intestino - que quando bebê recebia mamadeiras do adoecedor da Humanidade, o Leite Moça, da famosa marca Nest tlé, suÃça, está uma mer da. Tantos cuidados agora, sem resultados.
Pronto, já apareceramvaqui os vampiros brasileiros e suas maldições maligrinas. Não podiam faltar né ?!
Ah, é por isso que dá barriga de chopp.
... trigo no extra ocupa um corredor inteiro, milho 5%de um corredor, mandioca 1,5%!... E ainda tem os macarroes, bolcahcas e paes, e bolos!!!... A queimacao e refluxos da população é devido so trigo!.... Nossos base sagrada alimentar aqui nas américas nestes últimos 70-80anos vêm sendo estrangulada pelos Anhangueras-sgro e anhangueras-fgv e diversos snhangueras da relação de compadrio!!!...
... coma comida baseada em trigo é tenha sua própria queimacao e refluxos!!!...
Está no texto pessoal: "O álcool presente nesses produtos é oriundo do processo de fermentação e do uso de conservantes"
Por isso substitui o pão pela cerveja!
Então o Detran, petista, trate de aceitar recursos de bafômetro de quem comeu pão de forma!
Coincidentemente o pão que tem maior teor alcoólico é o que possui prazo de validade maior. Será que o alcool funciona como um conservante, neste caso?
Agora imagine em cada acidente provocado por motorista alcoolizado será dito que se consumiu pão de forma. Só estáo dando corda para motorista imprudente.
Não importa se o alcool veio do pão ou da bebida. O que importa é o teor no sangue.
Fora a diabetes que esses pães trazem ,a pressão alta ,a obesidade ainda dá barato alcoólico xesus
Putz. não poderia variar tanto. Deveria ter um valor maximo, muito baixo.
E o guarda não quis acreditar que tinha tomado um suco com o misto-quente...
O meu Visconti gelado e sem colarinho, por favor.
Prezado sr. Raphael Moura, consultor técnico etc. etc. etc; no pior cenário possÃvel, estaremos todos mortos. Então, por que brigar com o pãozinho torrado ou o misto quente do Bob's?
Porque crianças e grávidas podem estar ingerindo álcool a partir de um simples pão. E isso pode trazer consequências neurológicas irreversÃveis.
Matéria feita sob medida para deputados espertinhos incluÃrem o pão de forma no tal "Imposto do Pecado". O "timing" é perfeito demais para haver dúvidas.
No livro Barriga de Trigo, William Davis afirma que o trigo moderno tem tão pouco a ver com o trigo verdadeiro quanto um chimpanzé tem a ver com um ser humano. O autor afirma e mostra que o cereal mais popular do mundo é também o ingrediente alimentar mais destrutivo. As consequências do consumo de trigo, porém, não se manifestam apenas na superfÃcie do corpo.
O trigo também pode atingir profundamente quase todos os órgãos do corpo, como os intestinos, o fÃgado, o coração, a glândula tireoide e até mesmo órgãos do sistema nervoso. Na realidade, praticamente não existe nenhum órgão que não seja afetado pelo trigo de algum modo potencialmente prejudicial.
A informação parece incompleta já que não se indica respeito de que é a percentagem de álcool. Nas bebidas, é por volume (% por litro tipicamente). Não faz muito sentido para um sólido. Será % por massa (% por kg)?
Tá na segunda imagem: Considerando os Ãndices do Detran, a quantidade segura de álcool no organismo seria abaixo de 3,3g ou 0,08g/l de sangue. A Proteste considera que um ser humano tem 5,5 litros de sangue no corpo.
Curioso, investiguei o que faz o pão/bolo fermentar. Descobri que quando ocorre o aquecimento da massa no forno, as leveduras se multiplicam e ingerem o açúcar e o amido contido na "farinha de trigo". Pelo que entendi, ocorre uma fermentação alcoólica que transforma os açúcares contidos na massa em álcool...
A fermentação produz alcool e CO2. É o gás CO2 q faz a massa "crescer" e produz o miolo macio e poroso. O alcool, no entanto, é volátil, a quase totalidade deveria ir embora durante o cozimento do pão. Há portanto problemas nos processos de produção desses pães, pois o alcool residual deveria ser mÃnimo.
Já encontrei álcool etÃlico (cachaça) como ingrediente de produtos industrializados: tortas, lasanhas e escondidinhos. O que pode ser pior: sofrer alguma reação alérgica por intolerância ao álcool, a redução do efeito de antibióticos e anti-inflamatórios causada pelo álcool, ser pego no teste do bafômetro ou ingerir ingredientes secretos que fazem mal a saúde?
Menos
Em geral, os ingredientes são farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, glúten, sal, óleo vegetal de soja, vinagre e cloreto de potássio e conservantes. A quantidade de conservantes e a péssima qualidade da farinha causam muita preocupação, juntos com outros ingredientes secretos. Por exemplo, a indústria usa um derivado de fios de cabelo humano, que além de ser uma fonte mais barata do aminoácido (L-cisteÃna), também acelera o tempo de preparo do pão de forma.
Que horror! E onde conseguem tanto cabelo humano? No li/xo dos barbeiros e cabeleireiras?
Isso poderia acontecer também com bolos, biscoitos etc. industrializados que usam a fermentação dessa coisa enriquecida que chamam de "farinha de trigo" ?
Leio com surpresa que, apesar de estar há 29 anos longe da bebida, posso continuar sendo alcoolista ao consumir um prosaico pão de forma. É pior do que ser fumante passivo - fumo, diga-se, de que me livrei há 34 anos. Seria engraçado, não fosse absurdo, ser pego num bafômetro depois de quase 30 anos de abstinência!
É compreensÃvel o resultado da análise, dado o processo de fermentação, comum em massas e em bebidas como cachaça, cerveja... A meu ver, o teor alcoólico de pães de forma (que pra mim são mais perigosos pelos conservantes - vejam que duram meses para mofar) é irrelevante se passÃvel de ser flagrado pelas blitzes de lei seca. A questão é: se o bafômetro indica que não se está apto a dirigir por colocar sua vida e e de outrem em perigo, então consumir esses pães e dirigir não dá na mesma?
Olha, essa notÃcia me surpreendeu.. Será que dá pra ficar tonto comendo misto frio? kkkk
Por que tem álcool no pão?
A fermentação produz alcool e CO2. É o gás CO2 q faz a massa "crescer" e produz o miolo macio e poroso. O alcool, no entanto, é volátil, a quase totalidade deveria ir embora durante o cozimento do pão. Há portanto problemas nos processos de produção desses pães, pois o alcool q resta no pão deveria ser mÃnimo.
Como nas cervejas são feitos de trigo, cevada ou centeio, acrescentam fermento e conservantes, essa mistura produz álcool em menor ou maior quantidade dependendo da fermentação.
"Oriundo do processo de fermentação e no uso de conservantes".
na matéria está explicado.
Quando sair para beber leve um pacote de pão de forma pela metade , se for parado na lei seca já sabe o que falar para as autoridades , só no Brasil , essa reportagem vai sair no fantástico ? O aumento das vendas de pão de forma no final de semana vai bombar , vai ter até flanelinha vendendo pão de forma na saÃda de bares e boates .
Mandou bem! kkkkkk
Viu pensar melhor antes de comprar.
Eu sempre desconfiei dessa marca Visconti, em razão de ela possuir prazos de validade nos seus pães muito maiores que as outras marcas. E ta aÃ, fica lá meses fermentando, no final é tão alcóolico quanto uma lata de cerveja. Que absurso com o consumidor, pode prejudicar a saúde de gente vunerável.
agora compro na padaria da esquina, que estraga fora da geladeira rapidinho. O que é bom, ao menos em relação a quantidade aditivos.
qualquer dessas marcas tem prazos de validade longo comparado ao pão feito em casa. Minha filha fez uma experiência pedida pela escola e colocou uma fatia molhada desses pães em um saco plástico e uma outra fatia seca em outro saco. Era para comparar quantos dias demoram para criar fungos. A molhada demorou dez dias, e a seca não criou fungos. Depois disso fiquei com nojo de pão de forma industrializado. A quantidade de conservante e antifúngico deve ser imensa.
Será que os nÃveis detectados pelo bafômetro não estão um pouco exagerados? Comi 2 fatias de pão e sou duramente penalizado?
A reportagem plantou mais dúvida que esclarecimento.
Pão e circo, em um só.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Pães de forma têm alto teor alcoólico e poderiam até afetar bafômetro, diz associação Voltar
Comente este texto