-
Dora de Oliveira e Silva
Depois que foi exigido que os pães tivessem no mínimo 38% de trigo integral para serem classificados como "integral" todos os pães começaram a ser rotulados como "100% natural", com adição de castanhas, passas, diversos tipos de frutas secas etc. Agora nenhum pão de forma é integral, mas todos são naturais. A indústria não deixa de encontrar mais para burlar a legislação.
-
Paolo Valerio Caporuscio
O governo deve se reunir com os fabricantes para melhorar os ingredientes para não se repetir e se não resolver boicotar até tomarem providências mediante divulgação de laudos públicos confiáveis.
-
Túlio Landi
Estamos verdadeiramente lascados! Se considerarmos que as crianças são os maiores consumidores desses produtos, seria boa medida restringir o consumo ao mínimo possível. Interessante, que no Brasil, não há fiscalização em "nada que a necessite": medicamentos, carnes, enlatados, embutidos e paro aqui porque a lista é longa.
-
Bira Scutari
Se comer não dirija! Se for dirigir não coma! Agora lascou -se!!
-
maria cordeiro
Fui pesquisar e vi que o teste ocorreu em fevereiro de 2024. Com certeza, o assunto é relevante. Mas preciso saber se estou assinando a Folha para ler matéria velha.
-
Monica Rodrigues
depois de tantos comentários esclarecedores, meu voto: dietas já! uma dúvida: que tipo de álcool foi encontrado? o inocente etanol ou o tóxico metanol?
-
Marli Serrão
Além do glúten - não precisa ter doença celíaca - o prejuízo do intestino inflamado aparece mais tarde. Agora mais isto. Saí do "francês" e fui para o "integral" mesmo sabendo que tbm não era inocente. não posso ter nenhum pacote disto em casa. Quando vem a abstinência, é meio pacote de uma vez. Meu intestino - que quando bebê recebia mamadeiras do adoecedor da Humanidade, o Leite Moça, da famosa marca Nest tlé, suíça, está uma mer da. Tantos cuidados agora, sem resultados.
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
Pronto, já apareceramvaqui os vampiros brasileiros e suas maldições maligrinas. Não podiam faltar né ?!
-
Walker Batista
Ah, é por isso que dá barriga de chopp.
-
Cleomar Ribeiro
... trigo no extra ocupa um corredor inteiro, milho 5%de um corredor, mandioca 1,5%!... E ainda tem os macarroes, bolcahcas e paes, e bolos!!!... A queimacao e refluxos da população é devido so trigo!.... Nossos base sagrada alimentar aqui nas américas nestes últimos 70-80anos vêm sendo estrangulada pelos Anhangueras-sgro e anhangueras-fgv e diversos snhangueras da relação de compadrio!!!...
-
Cleomar Ribeiro
... coma comida baseada em trigo é tenha sua própria queimacao e refluxos!!!...
-
Maria da Graça Pimentel
Está no texto pessoal: "O álcool presente nesses produtos é oriundo do processo de fermentação e do uso de conservantes"
-
CARLOS TARDIVO
Por isso substitui o pão pela cerveja!
-
Celson Luiz
Então o Detran, petista, trate de aceitar recursos de bafômetro de quem comeu pão de forma!
-
Joaquim Rocha
Coincidentemente o pão que tem maior teor alcoólico é o que possui prazo de validade maior. Será que o alcool funciona como um conservante, neste caso?
-
Sam Duart
Agora imagine em cada acidente provocado por motorista alcoolizado será dito que se consumiu pão de forma. Só estáo dando corda para motorista imprudente.
-
Joaquim Rocha
Não importa se o alcool veio do pão ou da bebida. O que importa é o teor no sangue.
-
-
Marcos Barbosa
Fora a diabetes que esses pães trazem ,a pressão alta ,a obesidade ainda dá barato alcoólico xesus
-
Wil Leon
Putz. não poderia variar tanto. Deveria ter um valor maximo, muito baixo.
-
Ricardo Candido de Araujo
E o guarda não quis acreditar que tinha tomado um suco com o misto-quente...
-
Ricardo Knudsen
O meu Visconti gelado e sem colarinho, por favor.
-
Wilson Soares
Prezado sr. Raphael Moura, consultor técnico etc. etc. etc; no pior cenário possível, estaremos todos mortos. Então, por que brigar com o pãozinho torrado ou o misto quente do Bob's?
-
Joao Cellos
Porque crianças e grávidas podem estar ingerindo álcool a partir de um simples pão. E isso pode trazer consequências neurológicas irreversíveis.
-
-
Wilson Soares
Matéria feita sob medida para deputados espertinhos incluírem o pão de forma no tal "Imposto do Pecado". O "timing" é perfeito demais para haver dúvidas.
-
JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO
No livro Barriga de Trigo, William Davis afirma que o trigo moderno tem tão pouco a ver com o trigo verdadeiro quanto um chimpanzé tem a ver com um ser humano. O autor afirma e mostra que o cereal mais popular do mundo é também o ingrediente alimentar mais destrutivo. As consequências do consumo de trigo, porém, não se manifestam apenas na superfície do corpo.
-
JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO
O trigo também pode atingir profundamente quase todos os órgãos do corpo, como os intestinos, o fígado, o coração, a glândula tireoide e até mesmo órgãos do sistema nervoso. Na realidade, praticamente não existe nenhum órgão que não seja afetado pelo trigo de algum modo potencialmente prejudicial.
-
-
carlos guillermo gimenez de castro
A informação parece incompleta já que não se indica respeito de que é a percentagem de álcool. Nas bebidas, é por volume (% por litro tipicamente). Não faz muito sentido para um sólido. Será % por massa (% por kg)?
-
JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO
Tá na segunda imagem: Considerando os índices do Detran, a quantidade segura de álcool no organismo seria abaixo de 3,3g ou 0,08g/l de sangue. A Proteste considera que um ser humano tem 5,5 litros de sangue no corpo.
-
-
JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO
Curioso, investiguei o que faz o pão/bolo fermentar. Descobri que quando ocorre o aquecimento da massa no forno, as leveduras se multiplicam e ingerem o açúcar e o amido contido na "farinha de trigo". Pelo que entendi, ocorre uma fermentação alcoólica que transforma os açúcares contidos na massa em álcool...
-
Ricardo Knudsen
A fermentação produz alcool e CO2. É o gás CO2 q faz a massa "crescer" e produz o miolo macio e poroso. O alcool, no entanto, é volátil, a quase totalidade deveria ir embora durante o cozimento do pão. Há portanto problemas nos processos de produção desses pães, pois o alcool residual deveria ser mínimo.
-
-
JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO
Já encontrei álcool etílico (cachaça) como ingrediente de produtos industrializados: tortas, lasanhas e escondidinhos. O que pode ser pior: sofrer alguma reação alérgica por intolerância ao álcool, a redução do efeito de antibióticos e anti-inflamatórios causada pelo álcool, ser pego no teste do bafômetro ou ingerir ingredientes secretos que fazem mal a saúde?
-
Galdino Formiga
Menos
-
-
JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO
Em geral, os ingredientes são farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, glúten, sal, óleo vegetal de soja, vinagre e cloreto de potássio e conservantes. A quantidade de conservantes e a péssima qualidade da farinha causam muita preocupação, juntos com outros ingredientes secretos. Por exemplo, a indústria usa um derivado de fios de cabelo humano, que além de ser uma fonte mais barata do aminoácido (L-cisteína), também acelera o tempo de preparo do pão de forma.
-
Maria Lopes
Que horror! E onde conseguem tanto cabelo humano? No li/xo dos barbeiros e cabeleireiras?
-
JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO
Isso poderia acontecer também com bolos, biscoitos etc. industrializados que usam a fermentação dessa coisa enriquecida que chamam de "farinha de trigo" ?
-
-
MARCO ANTONIO ZANFRA
Leio com surpresa que, apesar de estar há 29 anos longe da bebida, posso continuar sendo alcoolista ao consumir um prosaico pão de forma. É pior do que ser fumante passivo - fumo, diga-se, de que me livrei há 34 anos. Seria engraçado, não fosse absurdo, ser pego num bafômetro depois de quase 30 anos de abstinência!
-
Claudio Messias
É compreensível o resultado da análise, dado o processo de fermentação, comum em massas e em bebidas como cachaça, cerveja... A meu ver, o teor alcoólico de pães de forma (que pra mim são mais perigosos pelos conservantes - vejam que duram meses para mofar) é irrelevante se passível de ser flagrado pelas blitzes de lei seca. A questão é: se o bafômetro indica que não se está apto a dirigir por colocar sua vida e e de outrem em perigo, então consumir esses pães e dirigir não dá na mesma?
-
Contadora Stefany Marcolino
Olha, essa notícia me surpreendeu.. Será que dá pra ficar tonto comendo misto frio? kkkk
-
José Barbizan
Por que tem álcool no pão?
-
Ricardo Knudsen
A fermentação produz alcool e CO2. É o gás CO2 q faz a massa "crescer" e produz o miolo macio e poroso. O alcool, no entanto, é volátil, a quase totalidade deveria ir embora durante o cozimento do pão. Há portanto problemas nos processos de produção desses pães, pois o alcool q resta no pão deveria ser mínimo.
-
Marcelo Ribeiro
Como nas cervejas são feitos de trigo, cevada ou centeio, acrescentam fermento e conservantes, essa mistura produz álcool em menor ou maior quantidade dependendo da fermentação.
-
MARIO TAKAHIRO NISHIDA
"Oriundo do processo de fermentação e no uso de conservantes".
-
DANIELA Krause
na matéria está explicado.
-
-
Luiz Bartolotti Bartolotti
Quando sair para beber leve um pacote de pão de forma pela metade , se for parado na lei seca já sabe o que falar para as autoridades , só no Brasil , essa reportagem vai sair no fantástico ? O aumento das vendas de pão de forma no final de semana vai bombar , vai ter até flanelinha vendendo pão de forma na saída de bares e boates .
-
FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA
Mandou bem! kkkkkk
-
-
João Batista de Junior
Viu pensar melhor antes de comprar.
-
Ricardo Pereira
Eu sempre desconfiei dessa marca Visconti, em razão de ela possuir prazos de validade nos seus pães muito maiores que as outras marcas. E ta aí, fica lá meses fermentando, no final é tão alcóolico quanto uma lata de cerveja. Que absurso com o consumidor, pode prejudicar a saúde de gente vunerável.
-
DANIELA Krause
agora compro na padaria da esquina, que estraga fora da geladeira rapidinho. O que é bom, ao menos em relação a quantidade aditivos.
-
DANIELA Krause
qualquer dessas marcas tem prazos de validade longo comparado ao pão feito em casa. Minha filha fez uma experiência pedida pela escola e colocou uma fatia molhada desses pães em um saco plástico e uma outra fatia seca em outro saco. Era para comparar quantos dias demoram para criar fungos. A molhada demorou dez dias, e a seca não criou fungos. Depois disso fiquei com nojo de pão de forma industrializado. A quantidade de conservante e antifúngico deve ser imensa.
-
-
Jorge Severo
Será que os níveis detectados pelo bafômetro não estão um pouco exagerados? Comi 2 fatias de pão e sou duramente penalizado?
-
ANTÃ NIO CARLOS RIBAS
A reportagem plantou mais dúvida que esclarecimento.
-
Lucas Fernando Amorim
Pão e circo, em um só.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.