Opinião > A volta da Uber ao Supremo Tribunal Federal Voltar

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  1. LUIS FREDERICO BALSALOBRE PINTO

    Interessante e esclarecedor artigo. Um tema que merece muita reflexão.

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  2. Luis Nunez

    "com o direito de se associar a algum aplicativo e dirigir seu veículo por 10 ou 16 horas, sem férias ou outras garantias".... errado, ele dirige quanto tempo quiser, não há obrigação de carga mínima!

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  3. Josue Oliveira

    Não tem vínculo empregatício porque trabalha para várias plataformas no mesmo dia. Outro dia pedi um Uber e chegou um carro com adesivo da 99. É como a faxineira que trabalha em diferentes casas. Quando entra na justiça é contra a mais rica.

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  4. Artur Neto

    É pois é né, no futuro esses trabalhadores vão se aposentar pelo INSS e nós vamos pagar. Assim como acontece com a desoneração da folha de pagamento.

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    1. Marcos Benassi

      Arthur, prezado, há um problema inescapável no seu racioSímio: esse pessoal não está em folha de pagamento alguma. Ou contribui, ou necas. Ah, talvez o bpc da miséria, se tanto.

  5. Wagner Tavares de Goes

    O articulista confunde autônomo com empreendedor para passar uma ideia negativa. Já ouvi de vários motoristas o desejo de continuarem autônomos, trabalhando quando e por quantas horas quiserem. A jornada de 12 a 16 horas é uma invenção do articulista. Nenhum empregador exige isso. Salvo na China. Provavelmente o articulista não conhece a legislação trabalhista brasileira, que obriga o empregador a pagar uma multa por dispensar um empregado do qual não precisa ou porque ele é ineficiente.

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    1. Marcos Benassi

      Wagner a Uber usa ambas as palavras, conforme lhes pareça mais adequado. O fato das jornadas de trabalho serem exaustivas, chegando a ultrapassar as 12hiras, é muitíssimo conhecido, basta perguntar a@s motoristas para ter uma noção. A Uber não *exige*, por óbvio, é a conjuntura da vida sobre a crosta terrestre que o faz: pagando uma merreca, qual a solução alternativa pro trabalhador?

  6. Ney Fernando

    Esses processos envolvem matéria de fato (se houve fraude ou não), que deve ser provada caso a caso. A Uber quer que o STF simplesmente desconsidere esse fato nos seus julgamentos, o que contraria o entendimento do próprio tribunal, coisa que os supremos infelizmente e indevidamente andam fazendo ao reformar as decisões da Justiça do Trabalho nesses casos, e ainda xingam a JT porque ela julga de acordo com a prova sobre os fatos.

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  7. José Cardoso

    Acho que não há realmente relação de trabalho. O motorista usa a plataforma como seria no passado uma central telefônica. Mas deveria ser proibido por outra razão: só taxis são autorizados a transportar passageiros. O Uber é transporte pirata.

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    1. Josue Oliveira

      Também acho. Mas desde que me entendo por gente os taxis saganeiam o pobre passageiro passando por fora, o julgando pela aparência.

  8. Sebastião Aluizio Solyno Sobrinho

    O problema do Uber é uma questão de soberania nacional. Como pode uma empresa estrangeira atuar no Brasil sem pagar um tostão de imposto, e fazer o que bem entende na relação com seus funcionários?

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    1. Josue Oliveira

      Antes de chegar ao Brasil, os deputados criaram uma muita de 5 mil Reais para as "lotadas" dos brasileiros. Vai entender o preconceito.

  9. PAULA FARIA

    Não existe nada de 'por sua conta e risco'. A obrigação de pagar a previdência social como autônomo remanesce. Quem vira Uber e ignora essa necessidade está sendo imprudente, para dizer o mínimo.

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  10. Marcos Benassi

    Prezada Mariana, demorei anos pra usar a Uber, em função de sua autoritária relação com os motoristas. Ora, desde quando você contrata um intermediário e não sabe qual a porcentagem que ele cobrará pelo serviço? Podendo ser diferente em diferentes oportunidades? Depois de um tempo, cedo à realidade: não faço a menor diferença pra Uber, mas posso fazer pros motoristas da minha região, já que moro longe e sempre demando longos percursos por estrada, boas corridas. Então, tá, tampei o nariz.

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