Thiago Amparo > Não há extrema direita moderada Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Outra coisa em direção à normalização do extremismo são as reportagens da grande imprensa chamando um encontro da extrema direita reacionária de "encontro conservador". Tenha dó, um jornal como a Folha, usar esse tipo de pano para limpar a cara desses sujos, feios e malvados....
Por certo não existe extrema direita moderada, rraaaiiivvooossaa é o normal. Assim como não há direita liberal em Lisarb. A direita liberal foi cooptada pelo bolsonarismo, a quem se entregou de corpo e alma.
A reunião em BC foi de extrema direita com discursos de ódio. Haja vista, Derrite e seu cadáver.
Se é extrema não é moderada. Isso é óbvio tanto para os que apoiam a esquerda norte coreana, como a direita russa.
Fiz um comentário sucinto e elogioso à matéria e ao autor e fui censurado.
É o normal da FSP. Você não está só.
Já o tÃtulo da matéria diz toda a verdade.Parabéns Thiago.
O mundo se vê perplexo frente a uma ameaça do retorno do fascismo. Como chegamos a esse abismo? Há que se pensar no evidente fracasso do sistema neoliberal, que semeou pobreza, fome, desalento, descrença, falta de perspectivas. São os que partiram para o tudo ou nada na polÃtica, para a destruição de tudo o que está aÃ. Como não há a possibilidade de efetuarem uma reflexão, de tomarem outro rumo, a solução é arranjar inimigos para se manterem coesos e terem onde descarregar seus medos e ódios.
Eita, sô, o bagúio tá lôko, e não é pôko: no Ziriguidum do Bozinho, a quebra de protocolo do Milei normaliza a Bozistrionia; ao invés de cuidar do bloco econômico (o paÃs dele tá numa Herda só), vem fazer discurso. Tá-se normalizando a barbárie em larga escala - pior, chamando-a de "polÃtica". Essa poli-titica, tida como revolucionária, é apenas burrrice e descortesia, amalgamadas. Vamos ver agora como votarão os euro e franceses, se ajudarão seu colega com acordo comercial Mercosulino. Arrã.
Artigo bocejante. No mundo da democracia ditas “liberais” do ocidente o extremismo de esquerda já foi normalizado há muito tempo. Pau que bate em……
Paw que bate em... extremismo de esquerda está, no mais das vezes, gastando energia à toa, dando paulada em fantasma.
Onde a esquerda entra nessa história? Trata-se de uma tática da extrema direita neofascista, diante de uma evidência, arrumam imediatamente um culpado.
Correto! Extrema direita é um eufemismo da grande imprensa para o neofascismo. Na mosca!
O que confunde o leitor é que em NENHUM momento se faz referência a alguém que seja apenas "de direita". Invariavelmente, quem é citado é sempre considerado de "extrema direita". A imprensa brasileira simplesmente se comporta como se não fosse possivel ser de direita sem ser de "extrema direita".
Prezado Albert, uma vez que a direita aderiu à Bozolatria, em grande parte, fica difÃcil identificar aqueles que se distinguem da massa Bozoléica. Querem o farelo, mas, pra isso, porcinam-se.
Está equivocado, há muitos liberais respeitados no Brasil. O problema e que eleitores como você so votam na extrema direita, a imprensa simplesmente reporta o crescimento da barbarie
Exato.
Que extrema direita que nada, estamos diante do neofascismo. O resto é conversa fiada.
Quem confunde a extrema direita fascista com a direita liberal clássica é mal informado ou muito mal intencionado
*engalfinhar
Cuidado com o chiqueiro, Gabo. Se elgalfinhar com os porcos ali termina com uma certeza: só eles se divertem.
Sim, eu sou um estudioso e posso afirmar tranquilamente que esse Marcos Machado e um charlatão e propagador de fake news. A etmologia fake que ele traz e ridicula, os fascistas nao se guiaram pela etimologia mas pelo odio. E o argumento de que o sindicalismo - associacao de trabalhadores no capitalismo - seria de esquerda é tipico de quem ignora a força de sindicatos em paises como EUA ou Reino Unido. Quanta desinformação, Machado, nao tem vergonha?!
Impressiona a ignor ância (ou deso nestidade intelectual) dessa gente que vem comentar fake news na Internet. Ignorar que o fas cismo foi um movimento de ext rema direita que foi combatido por comunistas e liberais na Segunda Guerra é como acreditar que a terra é plana. Quanta ign orância e des informação, nao tem ver gonha de distorcer a realidade pra caber nessa ideologia tosca e fasc ista de voces?
Gabo, se voce fosse um estudioso, saberia que o fascismo está mais afeto à esquerda.......ETIM(1921) italiano fascismo 'id.', de fascio 'feixe, associação polÃtica e sindical', assim como somente os pascácios veem em Bolsonaro um Cristão......mas reconheço voce cumpre muito bem o principal mantra da esquerda: acuse os do que voce é!
Acho que você precisa aprender a ler com mais tranquilidade antes de de comentar.
Afinal um texto claro sobre essa discussão bizarra de eufemismos para extremistas. E, antes que me chamem de esquerdista, quem está colocando em perigo a democracia é a extrema direita, e não a extrema esquerda (que existe, em meia dúzia de saudosistas).
Em meia duzia de saudosista foi ótimo.
Mélenchon que ganhou as eleições é de extrema esquerda? Os socialistas e Comunistas que estão nesses partidos não querem mais a troca do sistema capitalista? Eles mudaram de ideia e a Le Pen não pode ter mudado. Duplo padrão moral.
Não sei de Mélanchon é um extremista da esquerda, um neo stalinista, mas não há dúvidas que o perigo que ataca a democracia em todo o mundo vem da extrema direita, que soube se organizar e está em ascensão, e não dos gatos pingados da extrema esquerda.
Para ficar tudo claro e bem dito, a esquerda, da qual o articulista parece fazer parte, precisa parar com a covardia de rotular de extrema-direita todos aqueles que criticam suas propostas ou ousam defender uma visão diferente da polÃtica. Ou seja (como diz o geande lÃder do Planalto), sejam honestos.
Mandou bem.
Gabo, não sei se você percebeu, você está falando algo similar ao que falei sobre a direita. Leia sem o fÃgado.
A ex trema direita, vio lenta, fa scista, tendente a anar quia e auto des truição nao se confunde com a direita liberal classica, democrática e civilizada. É uma oposição em tudo semelhante a que se deu entre Hit ler e Churchill, para lembrar a história recente do sec. XX. Quem confunde as duas tendências em tudo diferentes nao está entendendo nada.
Não existe essa fantasia de extrema-direita "moderada", é claro. Por trás do discurso (à s vezes) açucarado, sempre estarão o ódio, o culto à estupidez, a violência, a apologia a crimes e a covardia tÃpica dos "guerreiros" da raça branca.
Esse Poliseli Tem tudo pra estar indignado com o STF, com os artistas , com as vacinas. Não tá podendo ouvir falar em joias. Adora Camboriú, motociata, armas. O que vocês acham?
Viu alguém que não seja branco na extrema esquerda francesa??
A extrema direita quer matar o hospedeiro, enquanto a direita dita moderada precisa do hospedeiro vivo. Mas ao risco de deixar de haver hospedeiro, a direita se junta com o primeiro.
A extremadireita só perde para a extremaburrice.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
No universo da cultura a razão está no centro, nunca nos extremos!
Eu diria que são lados da mesma moeda.
Se tem extrema esquerda, que tenha extrema direita!!
Você, provavelmente, já é um cac da extrema direita.
Marco, que as duas sejam relegadas ao lixo da história.
Aà Alex, tudo isso aà é o que acontece na China e na Rússia. Não adianta negar!! E alguns outros paÃses de ditaduras de esquerda!! Inclusive Fidel e Che marram homosexuals não é mesmo!?
Alex, você não pode estar falando sério. Tudo isso a esquerda já fez e faz historicamente. No passado, a URSS e Cuba. No presente, a Venezuela. Esses são alguns dos exemplos.
Extrema-direita que, aliás, propõe caçar imigrantes, homossexuais e qualquer outra religião que não seja o cristianismo, mentir, propagar o ódio, fazer o discurso mais simplório e néscio possÃvel, militarizar a sociedade, espancar opositores, perseguir professores, ideologizar salas de aula, promover a raça branca...não me recordo de nós, da "extrema-esquerda" fazendo nada disso. E se o fizemos, prove-se.
Extremos são extremos, anula qualquer possibilidade do avanço coletivo do ponto de vista da igualdade de condições para todos.
Estão querendo “normalizar” a “extrema direita”? Assim como normalizaram o de “extrema esquerda”?
"Eu estive aqui!"
(tit) "Eu estive aqui!"
Como será a relação de Lula com Trump se este chegar à Presidência? Pode parecer que a resposta é óbvia, 'Democratas x Republicanos', mas Bush sempre me pareceu bem mais próximo de Lula que Obama, em que pesem os rasgados elogios do último a Lula. Talvez estes elogios sejam até sintoma dessa falta de proximidade.
Trump não vai ter boa vontade com Lula é óbvio, mas afeição não se evita, pois é espontânea, resta se controlar. Bannon, guru de Trump, já declarou admiração por Lula em entrevista (e nem sacou Fernando Henrique para comparar, acho que nem sabe quem é). Claro, Bannon faz oposição sempre que pode a Lula, polÃticos.
Burocratas x Personagens históricos, esta é uma disputa que caracteriza bem as recentes décadas do séc. XXI. E não dá pra relevar que a nova direita é um povo desesperado em fazer renascer a História, para negar Fukuyama. Com personagens históricos agindo, não burocratas, a nova direita aceita de bom grado os que ajudam a configurar a ordem das coisas como querem. Lula é um personagem histórico, é certo que estará nos livros.
E não à toa também, em pesquisa, Michele Obama é a melhor posicionada para enfrentar Trump em substituição a Biden, vem até com vantagem significativa. Esposa de Barack, é personagem histórica. Putin também, segue na Rússia fazendo papel de homem forte, Orban na Hungria, Bibi em Iisrael. Estarão, bem ou mal, nos livros de História.
Nos EUA primeiro, com Biden e na Europa atual, a burocracia recapturou o controle. Domesticou Meloni e parece que agora, Le Pen. Será que vai dar certo? Abrir mão do apego de 'fazer História' não fará falta? Uma Extrema Direita domesticada é paradoxo e conflitua com o anseio deste inÃcio do séc. XXI. Todos querem deixar souvenires, todos atrás do "Eu estive aqui", mesmo que isso não tenha a menor importância.
+
Vocês viram a /foto de famÃlia/ da esquerda, após as eleições? Nova Frente Popular da França, que teve o maior numero de deputados? Todos os esquerdistas, todos beeem branquinhos Â… , só tem branquelo , rsrsrsrs. De zóio azul! Nenhum preto! Haja diversidade! mas só no dos outros! kkkkk
Mais um poliseli
Este negócio de extrema direita pipocou de uns anos pra cá. Não sei se corresponde a um fenômeno real de fortalecimento de uma agremiação polÃtica ou se se trata de um rótulo moral usado pra enquadrar aqueles que não são seu reflexo. Inclusive é válido destacar a pouca frequência com que se usa o termo ultraesquerda ou extrema esquerda.
Os discursos feitos em B Camboriú comprovam que a extrema direita atua no Brasil. Bolsonaro e seus asseclas são da extrema direita.
Ronaldo, é narrativa, apenas isso. Eles vivem para rotular quem pensa diferente de extrema direita. Então, hoje em dia, se vc não reza na cartilha da sinistra, vc é extremista de direita.
O pessoal que mete o pau no Demétrio aqui não o conhece, menos ainda seus escritos, tampoco os assuntos que trata. Demétrio é de centro esquerda, crÃtico pra caramba, e acertadamente lembra que Marine Le Pen deixou o radicalismo protofascista de seu pai e se consolidou como "direita nacionalista", que respeita o estado democrático de direito. O colunista também erra no português: oximoro não tem acento no "i", sempre foi paroxÃtona, aceitando também a forma menos comum oximóron.
Falou, falou e não disse nada! Para quem abraça uma ideologia como religião, acaba tornando-se cego de um olho, no caso do articulista, do olho direito. Tudo que vê e não é "espelho", em sua visão, é extremismo, fascismo, autoritarismo ou qualquer outro adjetivo que o valha. Não consegue ver nuances. Acaba se tornando o monstro que combate, torna-se um intolerante.
Sr.Felicio, apenas para o senhor ficar aliviado, eu li sim o artigo. Abraços!
Acho que o sr. não leu o artigo. De onde tirou que o que ele vê e não é espelho...,etc. Não é nada disso que está escrito. Intolerante, a ponto de dispensar a leitura do artigo para comentar, aparentemente é o sr.
A verdade é que a direita moderada sabe que não tem vez, vide os votos dos candidatos de centro-direita nas eleições recentes. Como para eles o que realmente interessa é a pauta econômica que enriquece os milionários e empobrece o resto, eles se uniram com a extrema direita. Aà ficam querendo fingir que não, mas eles sabem bem a quem se curvaram e aceitam toda a pauta ideológica da extrema direita desde que tenham migalhas rentistas
Artigo perfeito . No Brasil , a extrema-direita se fantasia de conservador hipócrita para enganar eleitores ingênuos ( ou nem tanto ) , defendendo efetivamente uma polÃtica de extermÃnio de pobres e pretos , como se tem visto na necropolitica de segurança pública de Tarcisio em SP , bem ao estilo nazi-fazista do terceiro Reich! Ou os brasileiros progressistas se mobilizam ou paulatinamente veremos esta e outras agendas retrógradas tomarem conta do paÃs !
Para o Demétrio Man sei lá o quê, da globo news existe sim, todo dia ele dá uma escorregada no quiabo, fica a um passo de dizer TD que pensa.
Demétrio mais parece a base intelectualizada de sustentação do bolsonarismo...tipo Olavo de Carvalho , buscando fundamentação pseudo-intelectual para justificar o injustificável.
Nem extrema sinistra, cumpanhero.
Pois é!! Não existe extrema esquerda no mundo! Impressionante!
Se moderada fosse, extrema não seria, nem aqui em Minas, onde tem tantos municÃpios, que temos até o de Extrema.
Perfeito! São considerações que devem ser feitas durante qualquer reflexão, em especial a imprensa, sobre posições ideológicas, partidos polÃticos e suas defesas. Quanto à definição de brasileiros ("O que faz de nós brasileiros é a implacável capacidade de banalizar barbaridades"), o mais grave é a banalização por parte das instituições brasileiras, que, em geral, não agem de forma a coibir e impedir, no momento oportuno e inicial, as barbaridades que assistimos cotidianamente.
E o articulista que defende extrema direita moderada no Brasil estreou na GloboNews! É inacreditável. Esse pessoal quer um golpe de Estado a qualquer preço! Até porquê, além de não existir extrema direita moderada, ela odeia as instituições e degrada o tecido social!
Coitadinha, fizeram a lavagem direitinho.
Parece com os extremistas identitários do Brasil que falam de « meu povo negro » nas colunas do jornal. Os daqui encontraram um inimigo a combater, o homem branco, ao invés de melhorarem os serviços públicos essenciais. Trocaram a busca pelo direito universal pelas vantagens baseadas em raça e seus tribunais raciais que julgam cor e cabelos. A conta chega.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Thiago Amparo > Não há extrema direita moderada Voltar
Comente este texto