Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Neymar é o Barbosa do Século xxi. A Mídia tem que pegar alguém para crucificar. A Mídia crucificou Barbosa durante sessenta e quatro anos, para depois do vexame silenciar... agora é Neymar!

    Responda
  2. neli faria

    Ainda bem que Neymar não estava nos 7x1! Se estivesse, teria sido o novo Barbosa!A mídia, por não conhecer futebol, o criticou, durante 64 anos, após silenciou,sem se escusar pela injustiça do passado. Neymar,no Santos,vestiu a 11 e deu muitas glórias ;é o maior artilheiro pós Pelé. Na seleção usa a 10 por imposição do Luxemburgo.No Santos honrou a 11 de Pepe.Abel,Edu etc.! Futebol bonito?Quero é vitória, do Santos. Minha Pátria do Futebol se chama Santos!A seleção da cbf não me representa!

    Responda
  3. Marco Antônio M de Oliveira

    Campeão de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos... Valoriza-se tanto a aparência por aqui porque vive-se de aparências. Não é diferente no futebol - muita pose e gogó, pouca bola.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Ah, caríssimo, o jogo bonito -embora eu não tenha referência histórica acerca da expressão, muito menos pessoal - diz do espírito boleiro livre, não? É belo porque tem afeto pelas peripécias da bola, um que excede àquele votado às volutas dos Bitcoins; tem amor pela disputa, por passar a perna nos rivais; beleza de quem não caça marido, mas, risonhamente, dança com os pretês no baile. Boniteza da risada, enfiando marotamente a bola no meio das canetas alheias. Coisas que não se compra, Serjão.

    Responda
    1. Ricardo Batista

      Olha, mestre Benassi, certa vez escrevi na coluna do Tostão : "quando criticarem o Neymar, é bom lembrar de uma coisa : com ele o Brasil não jogava bem. Sem ele, levou de dez a um, porque Alemanha e Holanda ficaram com dó". Sim, é o nosso único craque absoluto desde o Ronaldo Gaúcho. E se não tá ele naquele jogo com a Bélgica, era outra lambada. Abraço para você e para o Sérgio.

  5. José Cardoso

    Até podemos ganhar copas. Como as atuais competições europeias e americanas mostram, o equilíbrio é grande, com muitos jogos decididos nos pênaltis. Depois de 70 também era difícil para nós, e a copa de 94 foi ganha sem sobras. 2002 foi um evento raro em que nosso time era realmente superior.

    Responda
  6. Ricardo Batista

    Texto ótimo, como sempre. Só não dá pra comprar a tese sobre o cabelo. Nada supera ou superará o corte Cascão do Ronaldo na campanha do penta. E o Neymar pode não ser o cara mais decente do mundo. Mas é o único craque com c maiúsculo que o Brasil foi capaz de produzir neste primeiro quarto de século. Não adianta, nossa decadência é inexorável. Nos últimos cinquenta anos o país ganhou duas Copas. Espero viver mais outros cinquenta, e me contentaria com mais um título.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, compadre de raros encontros, cê tá humilde assim? Ou, olhando por outro viés, nóis tamo nessa Herda toda mêmo? Eu, realmente não sei: só leio São Juca Kfoury, Mestre tostão de quando em vez, nada mais. Ah, claro, a alicia Klein e a deliciosa Milly lacombe, de agudo célebro e ferina língua. Se a tranqueira do Neymar for aquilo que de melhor tivermos, tamofú mêmo, Bro. Abraço saudoso!

  7. João Orlando Santos

    O Problema do futebol brasileiro não os trocadilhos da imprensa de futebol bonito para jogador embonecado. O Problema do futebol brasileiro é literalmente a falta de qualidade das últimas gerações e em especial desta geração é muito ruim. A Imprensa endeusa Rodrigo e Vinicius Jr e os dois produziram menos pro Brasil que o Lamine Yamal produziu pra Espanha.

    Responda
  8. GETULIO MOURA DE SIQUEIRA

    A seleção brasileira de futebol simplesmente parou de jogar futebol. Os jogadores foram embonecados. Parece desfile de modas, e o pior, regado a muito dinheiro. Lamentavelmente, está perdendo a graça, a exemplo da fórmula 1, depois da morte do Ayrton Senna.

    Responda
  9. Samuel Fagundes

    Qualquer cabeça de bagre ganha 1 milhão. Não querem e não tem interesse em jogar futebol. Querem é grana, muita grana. Fora que o futebol virou esquema de jogadores, empresários e dirigentes ganharem muito dinheiro, e destruir as finanças dos clubes. Estão falindo os clubes para proveito próprio.

    Responda
  10. RICARDO HELLMUTH SCHRAPPE

    "A vaidade é, definitivamente, o meu pecado favorito." Al Pacino, em "O Advogado do Diabo". É ela, a vaidade, que está fazendo o futebol da seleção virar chacota mundial.

    Responda
  11. Gabriel Reboredo

    Será que o momento do Brasil se aplica também à Itália e à Alemanha? Ambas as seleções têm tido grandes insucessos. A Itália, desde que foi campeã do mundo em 2006, só teve um lampejo na Euro de 2020 (assim como o Brasil, que também já ganhou a Copa América), mas tem ficado até fora da Copa do Mundo (!) e tem tido problemas em renovar os selecionáveis. A Alemanha, desde o título de 2014, só acumula frustrações.

    Responda
    1. Samuel Fagundes

      Quanto à Itália, não sei. Mas quanto à Alemanha, tenho certeza, macumba dos brasileiros depois do 7 à 1

  12. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Sérgio ótimo texto,mas lamento dizê-lo vai demorar a passar essa fase obscura de nosso futebol,que parou no tempo por qquer prisma que se olhe,aqui é muito papo e pouca efetividade em campo e principalmente fora dele.

    Responda