Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Túlio Landi

    Algo cultural esse procedimento arregimentado pelas hostes senatoriais, neste país do compadrio desde os primórdios da República. Somos acossados por políticos, empresários e estamentos de elite, todos pendurados nas benesses da gestão estatal e política sem escrúpulos, cujo efeito é jogado nas costas do cidadão comum, pelo custo de vida e desigualdade social acachapante.

    Responda
  2. Nerisvaldo José Santos

    Tracheco.

    Responda
  3. Manoel Cardoso

    PL do Bozo e PG destruíram o Brasil e implodiram o Nordeste com a ajuda dos políticos covardes.

    Responda
  4. Luiz Carlos D Oliveira

    Só não entendi o que ganha aqueles estados que se esforçou (sur rupiou menos)esfolou seu cidadão, para pagar certinho, o que ganha ? Ou só a lição de que Não vale a pena ser correto.

    Responda
    1. José Marques Mendes

      Uma lição diária neste país.

  5. carlos campos

    Minas Gerais se superou em eleger trastes: zema, nicole, aócio, cleitinho, pacheco.. Seguiu o exemplo de outros estados como SP, RJ, RS ,ES, SC, PR, GO,AL ,depois ainda tem gente que estranha este congresso anti povo e que só legisla em causa própria.. Lamentável!!!

    Responda
  6. José Carlos Soares Costa

    A imprensa tambem deve insistir em detalhar o lobby que deixa as armas e os ultraprocessados sem penalização em impostos, coloca carne processada na cesta basica, é para rir vai um tender ou uma picanha maturada? E ainda tem os partidos politicos nadando em tanto dinheiro que é pago ao fundo, e querem perdão de dividas de multas por descomprimento de regras para gastar este dinheiro, é para chorar. A grande midia tem de parar de falar da proxima eleiçao e de candidatos para falar destes gastos.

    Responda
  7. Carlos Mello

    Rodrigo Pacheco é um sujeito perigosa aliás como todos que seguem o tal Kassab. Se diz aliado do governo mas vive aprontando com ideias mirabolantes tais como essa e a Pec dos juízes. Lembra-se Vinicius? Pois é, e ainda tem a petulância de falar em equilíbrio fiscal. Prefiro o Lira que todos sabem como age.

    Responda
  8. José Carlos Soares Costa

    É disto que precisamos, toda a midia falando destes descalabros, ao assumir estas dividadas de estados e municipios, patrocina a festa que cada camara, estadual, municipal ou federal faz com o nosso dinheiro, é os que se empenham em pagar e reduzir despesas ficam parecendo o quê? O governo somos nós, esta conta vai sair dos impostos pagos e com corte do social, que tanto cobram. A imprensa tem de parar de falar na proxima eleiçao e sim falar destes custos.

    Responda
  9. Marisa Coan

    Senhor, os estados estão errados? Por suposto q sim em repassar suas dívidas p/ a União. Mas muitos destes estados remetem ao Estado tudo aquilo q este Estado inchado e perdido pode tomar em impostos e devolve migalhas aos q contribuíram sempre mais pagando contas q não eram suas, para o perdulário Estado sugador de impostos. Outra coisa, senhor, onde estão suas críticas ao perdão dado às incorporadoras pela junta atual formada pelo executivo & STF extensiva à dupla Joesley & Wesley Batista?

    Responda
  10. Ivo Ferreira

    Essa coisa de repassar para a União empresas, terrenos, prédios tem uma coisa errada. Normalmente essas empresas tem empregados demais e lucro de menos. Os prédios e terrenos estão invadidos. Quando se fala em privatizar ou desocupar prédios e terrenos é uma gritaria histérica. A dívida não é paga e os problemas do Brasil aumentam.

    Responda
  11. Marcos Benassi

    Orra, Vêtêfê, o mineirim é mais discreto que o Alagoano, que vive mostrando o Fal, mas é quase tão tóchico e tttaarado quanto. Rapá... E o que ele quer com isso? Candidatura ao pranalto? Algum benefício específico há de querer colher. Bem, sei lá, talvez garantir recondução ao Senado, por gratidão mineira ao benfeitor. Mano Vêtêfê, meu caro, é cada uma...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Zé Ângelo, prezado, sei não, parece que a esperteza do Lira o regurgitou. Ainda estou pra ver esse oportunista quebrar o tornozelo n'alguma reviravolta. É frexíveu, o danado... !

    2. JOSE ANGELO OHNO

      Marcos, acho que vc acertou em cheio?? Ele deve estar querendo o Planalto, antes passando pelo governo de MG, onde se beneficiaria do calote duplamente, para se eleger e para "mostrar serviço". Muita esperteza, mas deveria aprender c/ o caso do colega Lira: a esperteza, quando é demais, acaba engolindo o esperto.

  12. Amauri Soares

    Matéria na b b c news ontem tem análise da dívida do RS. Vale para os outros Estados tbm.

    Responda
  13. Alexandre Marcos Pereira

    Há muitos ativos que os Estados podem repassar à União: empresas estatais; imóveis e terrenos; participações em concessões; royalties e participações especiais; recebíveis futuros; infraestrutura e instrumentos futuros. Estados podem transferir a propriedade de empresas estatais para a União. Empresas relacionadas a setores como energia, saneamento, transportes, telecomunicações, entre outros. Podem ceder imóveis públicos, terrenos, edifícios administrativos e outras propriedades imobiliárias.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Beeeemm, já aumentou o leque de possibilidades; de algo assim tão vasto, pode-se escolher algo que dê lucro a todos, ao invés de somente alívio a alguns. Mas o trato tem que ser equilibrado pra todEs, e útil ao governo federal - e, como para qualquer credor, lucrativo.

  14. Eduardo Giuliani

    Esta perspectiva liberal não inclui a Lei Kandir, que detonou com os estados exportadores de commodities agrícolas. Que sem a receita de impostos tem que gastar ainda com a infra-estrutura para apoiar a exportação. Inépcia macroeconômica. Lei que ainda cria doença holandesa e desindustrializa o país. Tudo errado. Governo central detonou o lado fiscal dos estados menos industrializados.

    Responda
    1. José Cardoso

      Os cofres estaduais do RJ receberam mais de R$ 12 bilhões em royalties e mais de R$ 17,5 bilhões em participais especiais no ano passado. Seu raciocínio não se aplica ao petróleo.

    2. Eduardo Giuliani

      Commoditites em geral: MG (minérios); RJ (petróleo).

    3. José Cardoso

      Minas não é exatamente um grande exportador de commodities agrícolas, nem o Rio.

  15. Tadêu Santos

    ESTA É MAIS UMA PROVA DA ATUAÇÃO NEFASTA DA "VELHA POLÍTICA PARTIDÁRIA" DESTE PAÍS, um senador fazendo campanha, como presidente do Congresso Nacional, para concorrer ao cargo de governador de Minas Gerais em 26. Pior ainda é querer facilitar o tamanho da dívida de MG , de forma que os outros estado que paguem, pela esperteza do atual governado zinho, terrivelmente reacionário e bozonazista!!! ((outro comentário que foi p moderação p conter palavras...))

    Responda
  16. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    Noves fora a circunstância de que Pacheco é candidatíssimo ao governo de Minas Gerais em 2026, o estado com maior endividamento. Zema, vendeu as joias da coroa para investir no nada. É claramente uma violação aos princípios da impessoalidade e moralidade.

    Responda
  17. Alef Ferreira

    Nessas horas o federalismo e o estado máximo são maravilhosos, né? E esse Presidente do CN aparenta gostar de brincar com o orçamento público, ora a benesse da desoneração a empresas, ora esse perdão a dívida pra pôr na conta do Executivo Federal. A troco de quê, hein?

    Responda
  18. José Cardoso

    Estados que não conseguem pagar suas dívidas seriam federalizados, administrados diretamente pela União. Se vale para estatais, porque não para o estado inteiro?

    Responda
  19. SIMONS SILVA

    Este senhor está, ao mesmo tempo, fazendo campanha antecipada para o governo que herdará do incompetente Romeu Zebra e legislando em causa própria, pois ficará fácil administrar a tragédia herdada.

    Responda
  20. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Estes neoliberais anacrônicos irão passar o resto da vida chamando os governos de irresponsáveis até que estas dívidas impagáveis do povo para com o setor financeiro sejam revistas. Aí então tomarão consciência do ridículo de terem insistido na defesa desse absurdo por décadas.

    Responda
  21. José Francisco da Paz Francisco

    " Dívida velha você não paga e a dívida nova você deixa envelhecer "

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Frase essa ou parecida foi de José Sarney

    2. João Leite Leite

      Isso é para os políticos. Mesmo porque as dívidas deles não são eles que pagam. Somo nós pobres contribuintes.

  22. Nunes de Carvalho

    É só a União parar de roubar nosso dinheiro para transferir a um certo 'grupo' de gente (certos buracos onde há mais beneficiários do bolsa familia que carteira assinada) que os problemas estariam resolvidos. Lembremos: SP fica com apenas 11% de tudo que é arrecado, mesmo representando 1/3 da economia nacional.

    Responda
    1. Alef Ferreira

      Pensei que falaria dos bilhões e bilhões que saem do orçamento pra pagamento de juros a bancos. Dívidas de mil novecentos e bolinha sendo pagas até hoje, por que será, hein?

    2. Maria Isabel Martinez Pons

      Gente, e não é que o problema é o Bolsa Família? O dandi do Senado e governadores estão armando mais uma fal cá tru a e a culpa, como sempre é do PT. E do Bolsa Família! Que argumento lógico! Vivi pra ver o brasileiro chegar ao fundo do poço ideológico e perder a vergonha de ser im be cil.

  23. Manoel Cardoso

    É dessa forma que muitos ficaram ricos e os pobres ficaram mais pobres.

    Responda
  24. Manoel Cardoso

    Assim é bom demais. Devo não nego, pago quando puder e como quiser.

    Responda
  25. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Somos todos irresponsáveis? A começar pela LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL seguidamente desmoralizada por políticos, por presidentes da república, por governadores, por prefeitos, pelo cara da reprografia... Oficializamos a IRRESPONSABILIDADE FISCAL ampla, geral, irrestrita?

    Responda
  26. CHEDES PACHECO DA SILVA

    Ou a população retira o seu traseiro de cima da cadeira e vão para as ruas , ou o golpe dos parlamentares, se valendo de sua condição de legislar em causa própria é eminente. Esta é a brecha que a democracia brasileira, está se expondo. Uma decisão democrática que está cortando seu próprio pescoço.

    Responda
  27. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Esse é o sinal que o presidente ex encarcerado dá: laxismo fiscal.

    Responda
    1. Maria Isabel Martinez Pons

      O que tem o Lula com isso? A armação é do Pacheco e dos governadores, aliás, todos bolsonáricos. O que vc acha que aconteceria se fosse o inelegível e futuro presidiário?

    2. Joao Cellos

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  28. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Esse pacheco/zema não valem o que o gato enterra. Dois inúteis!

    Responda
  29. Maria Lopes

    Esse Pacheco está se revelando um político dos mais medíocres. Sempre foi pusilânime e agora é venenoso também, prejudica o país se puder ter alguma vantagem pessoal. Que congresso li-xo.

    Responda
  30. Wilson Junior

    Não esqueçam que quem afundou o estado de Minas foi o PT no governo de Fernando Pimentel.

    Responda
    1. paulo werner

      Mas o endividamento sob a gestão Zema foi quase o dobro da gestão Pimentel. Com o agravo do aumento do repasse federal traduzido em congelamento de salários e redução de investimentos. Que horas são na história?

    2. Thauan Rafael

      Só você que sabe disso. A dívida do Estado de Minas Gerais é antiga, tendo sido incrementada em maior monta a partir do governo do próprio Zema. No governo Pimentel e Anastasia não havia aumento de nem dez pontos do início ao fim da gestão de cada. Mas no governo Zema, liberal cof cof, houve aumento de mais de 50 bilhões de reais. Só dar um Google antes de postar inverdades …

    3. Dalmo de Souza Amorim Junior

      E quem afundou as finanças do Brasil foram as seguidas gestões do PT. Apenas Dilma pagou a conta perante a sociedade.

  31. Alberto Bianco

    O problema não são os Estados, é a população brasileira que continua votando nos mesmos trastes de sempre e não cobra seus eleitos

    Responda
  32. Bruno Sebastião Neto

    Geralmente os Bolsonaristas são pessoas estup idas e bur ras, é o caso do Vinícius, mais hoje nesse artigo ele acertou em cheio ,renegociar essa dívida com essa configuração é uma aberração ! O Pachecão que ser governador de Minas ,e quer governar em águas tranquilas, já visando quem sabe, há presidência da república ?

    Responda
  33. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

    Slogan do Pachecão Lero-Lero: ei você aí, me dá um dinheiro aí!

    Responda
  34. Antonio Pimentel Pereira

    Imagine que país é esse, o sudeste já fica cm sessenta por cento dos quinhentos bi do icms e noventa por cento dos cem bi de royalties do petróleo, ainda devem mais de setecentos bi, que é isso meu deus, onde o brasil parar........

    Responda
  35. Julio Shiogi Honjo

    Como diria Odorico: o Congresso está infestado de safadistas militantes.

    Responda
  36. Dirley dos Santos Guedin

    \uma vergonha esse Pacheco!

    Responda
    1. GUSTAVO SATAKE

      infelizmente eleito democraticamente pelos colegas cidadãos. Há de se cobrar representantes populares, e não defendê-los com unhas e dentes. Assim que descobrirem isso, Brasil passa pelo ponto de inflexão e para de piorar.