Lúcia Guimarães > Cúpula da Otan ocorre em clima de apreensão com emergência da ultradireita e Guerra da Ucrânia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quem ouviu sem viés ideológico a maneira desdenhosa como Putin se referiu à Ucrânia dois dias antes da invasão sabe que tal invasão apenas usou a "ameaça da OTAN" como pretexto. Lula e o Itamaraty estão tão equivocados quanto à Ucrânia quanto certos quanto a Ga za.
A conta pra manter a OTAN é alta. Custa bilhões de dólares e muitas vidas. Não contribui para paz, mas apenas alimenta guerra e a geopolÃtica dos poderosos.
Sério que é paga para escrever isso?
O tema do artigo é porque o Lula apoia a Rússia contra a Ucrânia. A resposta é simples: porque ela (como a China) é um contrapoder aos EUA. E este é visto como hostil aos interesses nacionais. (não que eu concorde com isso, mas é assim que o atual governo vê o mundo).
Que muitos esquerdista pensem assim é verdade. Não Lula ou o Itamaraty. Independente de simpatias, pragmaticamente, a guerra prejudica economicamente o mundo todo (com a exceção dos vendedores de armas, mas esses não são maioria em paÃs algum), então interessa discutir a paz, buscar uma saÃda diplomática.
A colunista é explicitamente porta-voz dos EUA e de seu braço militar, a OTAN, ao não considerar a ameaça que as bases militares ocidentais infligem aos russos, fechando o cerco cada vez mais com mÃsseis e aviões de guerra. Qual seria a reação dos ianques se os russos instalassem seus canhões no México ou em Cuba? Nos anos 60 estivemos à beira da terceira guerra mundial na crise dos mÃsseis, quando isso ia acontecer. O que serviu de pretexto para uma invasão e que persiste até hoje: Guantánamo.
Nada mais do que a pura verdade. Chamar o agressor de "outra parte" é intencionalmente desonesto e hipócrita.
Curioso, agressor e agredido compõe a mesma parte? Então desonesto não é. Hipócrita? O sr. acredita que o Itamaraty é automaticamente alinhado aos americanos e ao ocidente? A linguagem neutra é indispensável para se discutir a paz... não é hipócrita, ainda que na diplomacia (diplomacia real, não de faz de conta) a hipocrisia é de uso constante e legÃtimo.
Texto contando a versão da história (de ante mão) dos vencedores, ops... esqueceu que ainda está sendo contada
Quem é o agressor no conflito HAMAS e Israel, alguém acredita que a invasão não foi permitida pela extrema direita israelense, para atingir seu objetivo de ocupar a região, para entender um conflito é preciso não apenas ver o inÃcio, mas também como termina, para ver as reais intensões de cada lado.
Calar-me, sim a direita quer sim calar quem pensa diferente, meu caro, o socialismo é apenas consequência da desumanidade da Revolução Industrial, esse seu mundo civilizado provocou o extermÃnio dos povos originais da Érica, a escravidão africana, o horrores na China o Holocausto. Digo com certeza que os extremos tanto de direita como de esquerda é igual a 31 de dezembro e 01 de Janeiro, tão distante e tão iguais, apoio o centro, não tenho culpa de ser conhecedor da geopolÃtica mundial.
A coluna toda é pueril. O problema da Otan é sua própria existência, serve de pretexto ideal para o expansionismo Russo. Mas a colunista está pouco se importando com Ucrânia a Rússia ou a Europa, ela está mais preocupada em defender seus amigos e acusar inimigos. Seu argumento é a defesa de seu lado da história. Parece não perceber o quão objetivas são as questões geopolÃticas, as guerras... elas matam, sabia?
Fiquei chocado e revoltado com esse artigo. É impossÃvel que chegamos a esse nÃvel de lavagem cerebral, não encontro palavra para expressar minha revolta, chego a pensar que a Terceira Guerra Mundial é a única alternativa.
Que triste lavagem cerebral que você parece ter passado! É preciso distinguir Agressor e agredido nesta história. Quem desaprendeu isto após intensa lavagem cerebral stalinista-light deve se calar.
Vergonhoso! Simplesmente vergonhoso, como podem dizer que a NATO é democrática, simplesmente ela não deveria existir mais, o fúnebre e imoral artigo não cita o conflito na Faixa de Gaza, um dos mais cruéis do mundo ceifando a vida de milhares de mulheres e crianças. Também não fala das bases americanas na fronteira da Rússia, gostaria de ver o quão democrático são os EUA se os Russos capturar o México e começarem a instalar bases nucleares na fronteira. Simplesmente mentiroso e perturbador.
Muito bem lembrado. A Hungria faz parte da Otan, a Turquia também. Exemplos de democracia. A propósito, Orban está na Rússia, visitando Putin!
O texto acima é quase insuportável – preferiria não ter lido
Muito bom. Ótimo artigo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Lúcia Guimarães > Cúpula da Otan ocorre em clima de apreensão com emergência da ultradireita e Guerra da Ucrânia Voltar
Comente este texto