Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. paulo werner

    Em todas as suas manifestações oficiais, comunicados, declaracoes, os Brics decididamente optam por não impor um modelo institucional como instrumento de aliciamento geopolítico. Estabelecem princípios, sem fazer de si mesmos a culminância das realizações humanas. Talvez eu esteja iludido, compreensível para um esquerdopata. Vai q a India invade o Vietnã por não adotar o sistema de castas? Missionários hindu na Amazônia? Kkk

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Seu Lucas, compreendo a sutileza que o senhor destaca. Contudo, se por um lado pode-se almejar uma contraposição à ordem mundial estabelecida pelas potências coloniais do norte global - ainda que sua ação econômica entre os pares precise ser mais arrojada - também se configura ali um razoável conjunto de governos autoritários, não? Russia, China, árabes; Índia, com democracia formal, mas na prática um tanto limitada: como fica essa questão? Também se encaminham autoritarismos no norte, bem sei.

    Responda
    1. paulo werner

      Democracia colonial é precisamente o q o Sul global principia questionar. A democracia colonial não deixou passar um único ano dos últimos 2séculos sem promover guerras ilegais, golpes de Estado, massacres hediondos, interrupção de projetos nacionais, criação de milícias. Sei q vc sabe q nada disso foi acidental. O fundamento da democracia é colonial. Potência colonial democrática? Culinária é critério mais digno.