Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. marcio jose albino

    Simplesmente um gênio da física mundial.

    Responda
  2. Adller Sady Rijo Farias Costa

    Vai ver que Robert Greene (quem ?) seja o maior escritor inglês de todos os tempos, o inegavelmente talentoso Robert Greeene, que costumava chamar Shakespeare de « banal » Shake-scene (agita-palco)! Vai ver que esse sr. Lattes seja logo reconhecido quase de maneira unânime no mundo científico como o pilar da ciência dos dois últimos séculos! Vai ver que o magricela do Telemann (quem?) tenha sido o mais extraordinário compositor barroco alemão, e não o gorduchinho Bach. Mais um esforço, Lattes

    Responda
  3. Adller Sady Rijo Farias Costa

    Vai ver que Robert Greene (quem ?) seja o maior escritor inglês de todos os tempos, o inegavelmente talentoso Robert Greeene, que costumava chamar Shakespeare de « banal » Shake-scene (agita-palco)! Vai ver que esse sr. Lattes seja logo reconhecido quase que de maneira unânime no mundo científico como o pilar da ciência dos dois últimos dois séculos! Vai ver que o magricela do Telemann (quem?) tenha sido o mais extraordinário compositor barroco alemão, e não gordo Bach. Mais um esforço, Lattes !

    Responda
  4. Adller Sady Rijo Farias Costa

    Bem, um Francesco Laurana atacando Michelangelo; um Salieiri zombando vilmente dos erros humanos, demasiadamente humanos de um colega chamado Mozart; Modric ou James Rodrigues, bons jogadores, excelentes jogadores mesmo, se afirmando superiores a Pelé e o atacando pessoalmente por não ter reconhecido sua filha. Patético, esse Lattes !

    Responda
  5. Vladimir Delgado

    Grande nome e grandes feitos, sem dúvida. Desafiou a Teoria da Relatividade e depois teve que "recuar". Ok. A ciência é assim.

    Responda
  6. Jorge Carlos Reiners

    Tive o prazer de ser seu aluno ele e Rondon mereciam o Nobel Lattes era ateu até sua morte, através do bórax conseguiu detectar decaimento de partículas pion. Brasil necessita urgentemente de tecnologia não podemos ser uma eterna fazenda.

    Responda
  7. Marcelo pires

    Einstein era sionista, que recusou ser presidente de Israel em 1948, trabalhou em uma empresa de registro de patentes na Suíça, não duvido dele ser plagiador.

    Responda
    1. Marcelo pires

      Talvez alguns de seus plágios foi baseada nas teorias de Werner Karl Heisenberg

  8. Luciano Otavio de Araujo Carneiro

    Me renova o sangue ler algo sobre atacar o establishment. Ainda mais sendo aqui de Curitiba

    Responda
  9. Antonio Neto

    Não há quem não erre. Inclusive Einstein, que soube admitir erros publicamente. César Lattes teve um significado extraordinário para a melhoria das academias de ciência no Brasil, apesar dos atrasos do país. Porém, comenteu erro crasso ao desqualificar o trabalho de Einstein, um dos pilares que sustentaram a Física Moderna que resultou na nano tecnologia e nas comunicações.

    Responda
  10. Angela Oliveira

    Pelono que li, ele poderia ter ganhado junto com Powell, o Prêmio Nobel. O fato é que o Brasil nunca deu devido valor às pesquisas. Qto às críticas ao Einstein, tem lá certa razão: mto feitos "assinados" por Einstein já tinham sido frutis de teabalhos de outros pesquisadores. E tb, pelo que já li, pesquisei e assisti em filmes e documentários, Einstein era uma criatura de caráter/moral duvidosas.

    Responda
  11. Tadêu Santos

    Se chamou Eistein de besta e plagiador nos leva a pensar que era outro negacionista, tal qual o que o Brasil elegeu, tornou inelegível e que será preso pela Polícia Federal muito em breve!!! ((outro comentário que foi p moderação p conter palavras...))

    Responda
  12. Sebastião Rodrigues

    Reduzir a genialidade do brasileiro por um comentário é demais.

    Responda
  13. João Candido Barbosa Chaves Leite

    De fato, Lattes pode ter sido um gigante em sua área, no fomento à ciência e afins. Agora, era um homem que criticava, do modo mais torpe, a Teoria da Relatividade, a mais fundamentada e empiricamente testada teoria científica da história, além de propagar teorias conspiratórias sobre Einstein. De fato, até os gigantes erram.

    Responda
    1. José Tarcísio Aguilar

      A pior coisa para a ciência é a falta de crítica. Não tira nenhum mérito de Einstein, ter sido criticado e corrigido por si mesmo, Bohr, Lemaitre e outros. Assim é que deve ser. O estilo cortez ou não é uma outra coisa. Seria uma forma de se fazer ouvir? A lista das indicações ao Nobel fala um pouco sobre isso.

  14. José Cardoso

    Foi um grande físico experimental, mas não mais que isso.

    Responda
  15. Vicente de Oliveira Sampaio

    utilizei o termo "injustiçado" e fui censurado pela folha.

    Responda
  16. Vicente de Oliveira Sampaio

    Não dá pra comentar com a censura imposta.!

    Responda
  17. Enir Antonio Carradore

    Cuidado ao nascer! Se escolher o Brasil, isso poderá custar-lhe um Nobel.

    Responda
  18. Ramiro Loutz

    Um cara que chama o Einstein de besta é um físico que questiona a Teoria da Relatividade não podem ser levados a sério. Obrigado pela contribuição ao desenvolvimento científico nacional, mas seus questionamentos são equivalentes a questionar a curvatura da Terra.

    Responda
    1. Sam Duart

      Caso José é que na ciência não se pode criticar por criticar. Se vc é contra uma idéia e acha que ela está errada, então vc deve demonstrar, provar e embassar seu pensamento. Se eu digo que a terra é redonda e mostro que ela tem uma curvatura e a sombra que ela faz em outros objetos. Provei minha tese. Agora vem outro dizer que ela é chata e diz só por dizer sem provar nada, logo não pode ser levado a sério. A ciência funciona assim. Vc pode criticar, mas para ter mérito precisa provar o que diz

    2. José Tarcísio Aguilar

      Acreditar nas certezas absolutas é o fim final de qualquer ciência. Einstein teve o mérito de propor novos modelos a partir das várias críticas que se faziam então. Outros vieram depois dele e continuaram fazendo o mesmo. Na autobiografia de Feynman tem um episódio sobre a questão.

  19. adenor Dias

    A matéria mostrou, que até a ciência pode ser questionada, coisa que brasileiro acha absurdo. Na pandemia de covid-19, eu me arrisquei a questionar a ciência e cheguei a ser humilhado em comentários. Aqui se agem da seguinte forma: se eu não tenho conhecimento da causa, tenho que acreditar em quem se diz saber. Ou seja até na ciência, precisa da crença...

    Responda
  20. Maurizio Ferrante

    Talvez se referisse ao fato de Lorenz ter quase descobrerto a relatividade, mad quase não é tudo

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Poincaré

  21. Wil Leon

    Menos... menos... Mesmo chamando os nossos cientistas de 'macacos' em sua visita ao BR.. Einstein é Einstein.

    Responda