Hélio Schwartsman > Conceitos de esquerda e direita já não fazem muito sentido Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
A questão direita / esquerda talvez fique mais fácil se pensarmos em opressores e oprimidos. Se isso existe, então há direita /esquerda. Identitários são de esquerda? Depende, se a polÃtica se reduz a apenas discutir privilégio por causa da etnia ou gênero talvez não, e seja equivalente ao privilégio dos homens brancos de olhos azuis, como é a estrema direita.
A esquerda é ruim de qualquer jeito.
É uma necessidade civilizacional um retorno ao centro. Afinal, problemas públicos tem muitos lados e essa logica binária não dá conta deles. Aliás, dá conta dessa pandemia de ódio entre as pessoas.
Isso mesmo Marcos Valério, polÃticos que realmente vivam o processo legislativo prestao atenção, não só à s falas de opositores mas aos dados e evidências em nome de soluções e não de bla bla. Isso não tem nada a ver com a versão pejorativa do termo centro.
Jose aqui no Brasil se desvirtuou o que é ser de centro, principalmente quando temos uma necessidade de colocar todas as vertentes em caixas, extrema direita, extrema esquerda, a esquerda, a direita e o centro. Para alguém honesto o centro seria um polÃtico, que pode hora estar com uma visão mais a esquerda ou mais a direita, dependendo do assunto, mas sem que tenha que levar vantagem alguma para fazer isto. O problema é que a cultura da vantagem que criamos no Brasil desvirtuou isto.
Cuidado, a palavra centro anda atrelada ao povo do legislativo cuja única ideologia é a do *me dá mais dinheiro*. Preciso é combater a extrema ignorância.
A direita usa a desculpa de defender a liberdade de expressão só para espalhar fake news.
Pode questionar o q quiser Amorim, o q não pode é difamar e caluniar o sistema eleitoral e o TSE.
O problema continua sendo saber o que é fake news. A direita dizia que o vÃrus do covid provavelmente vinha de um laboratório Chinês. Hoje essa ideia está ganhando força e é a mais provável. Pode questionar o sistema de segurança das urnas, ou não pode mais nem perguntar sobre isso?
Carla no inÃcio não entendia porque a extrema direita reclamava tanto de falta de liberdade, inicialmente falavam em liberdade para expressar, mas é muito mais eles pedem liberdade para tudo, como se vivêssemos numa terra sem lei, mas só querem esta ausência de lei, quando a lei é a deles. Reclamam do STF, mas quando tem um problema , vão lá
Direita e esquerda, serve apenas para manipular a sociedade. Agradar a todos nenhuma ideologia polÃtica irá a gradar, pois todos nós somos ambiciosos. Neste momento, há quem esteja indignado por lhe faltar um prato de comida, e há quem esteja também indignado por não ter conseguido aumentar seu patrimônio. Ou seja o saco da ganância, não tem fundo. Eu acredito que os esquerdistas e direitistas sabem disso e fingi uma briga para nos entreter...
Para o povão, o termo direita e esquerda não faz sentido mesmo! Pra mim que componho a classe povão, o que me interessa, é se o paÃs em que vivo, me garante saúde, moradia, emprego educação e segurança! Se isso se vir de governo de direita, tá bom, se vier de governo de esquerda tá ótimo! A divisão polÃtica serve só para nos manipular. Pode até ser um ditador, contando que este olhe para seu povo como sua famÃlia, e não como seus escravos!
Mais caracterÃsticas da direita: Querem estado mÃnimo e q pobtes se lixem, pq seriam preguiçosos e incompetentes. Meritocracia, desde q mantidos seus privilégios e de seus filhos. Liberdade para serem racistas, misógenos e homofóbicos. E para criarem clubes racistas, como defende o colunista. Justiça para criminalizatem vÃtimas de estuprro. Santidade para manterem suas mulheres limpando a casa enquanto assediam a sua funcionária. E Autoridade para dar um golpe de Estado qdo perdem as eleições!
Amorim, a direita q descrevo é a que predomina hoje no Brasil. Cada uma das caracterÃsticas se apoia em fatos protagonizados pelo grupo majoritário atual. Como há um espectro, alguns mais ao centro não se encaixam, e outros mais no extremo são piores, defendem eugenia, tortura e assassinato de adversários. Mas o falacioso por fim é vc, com essa história de mamar nas têtas, o q ocorre com polÃticos de todos os matizes. A famÃlia Bozo rouba até a verba de gabinete com as rachadinhas!
Vc faz a falácia do espantalho. Nem todo pensamento de direita está nesse lugar, assim como nem toda a esquerda prega estado forte em nome do povo, para na prática mamar nesse estado.
Hipocrisia, oportunismo e mentiras são outras ferramentas. Ex. São todos agora defensores de Isssael mas, no canto da mente, nazhiztas empedernidos.
Falou tudo
Fato!
Perfeito! E a defesa intransigente do domÃnio dos meios de produção, cerne do sistema econômico no qual vivemosÂ…
O colunista tbém se esquece da razão óbvia da classificação direita-esquerda, q são escolhas eleitirais em paÃses democráticos. As pessoas acabam se agrupando em muito menos grupos polÃticos do q seria previsto pelo criterio de Haidt e ainda se acomoda melhor com a escala direita-esquerda. A classificação de Heidt tem mais interesse para cientistas do q para analistas polÃticos.
O erro óbvio do colunista é pegar extremos q apelam ao populismo para dizer q esquerda e direita se assemelham na França. E nem assim é fato, tirando os temas mais populistas e patriotadas, os programas econômicos diferem.
Sei não, Hélio, especialmente acerca das "delÃcias" à s quais você se refere: os conceitos são formados justamente para serem "pacotes" para o pensamento e expressão. Sorveteiro, é mais simples e direto; pppiilantra, um balaio de gatos, pode conter muita coisa diferente. Transformando-se ao longo do tempo, Esq. e Dir. vêm dando conta. E, se os programas declarados estão muito próximos, as ideias latentes, não; quanto mais as práticas. Não podemos nos fiar no que é dito, senão nos atos. E óia lá.
Qdo interessa todos se misturam felizes. Vejam a festa ontem em BrasÃlia ministros tanto de direita qto de esquerda sentados na grande mesa felizes tirando fotos abraçados. No jantar do TarcÃsio estava lá Suplicy e outros. Tontos somos nós. Vejam a reforma votaram todos juntos.
Posições diferentes não devem gerar ódio do outro. São adultos lá. Podem e fazem; sentam e discutem agendas em comum (como aconteceu no Brasil todos esses anos e no mundo todo desde que nos organizamos civilizadamente em democracia).
Que pobreza de análise . Aff!
Não acho que foi pobre. Foi conciso!
Hoje, eu endosso, ficou na epiderme.
Você deve estar de brincadeira, não é? Queria um tratado exaustivo nessas poucas linhas?
Ou o senhor não está entendendo nada, ou está empenhado que não entendam. Fico com a segunda hipótese, que é a pior, com todo o respeito.
Galdino, já que perguntou, a esquerda é o contrário disto. Estado. Costumes que não ficam parados no tempo. Socialistas se dizem de esquerda. Comunistas, tbm se acham. Só que tem a ditadura dos dois lados, né?
Não entendo como polarização. Muito diferente do autor, eu não vejo qualquer simetria entre o Bolsonaro e Lula. Para mim, eles ocupam planos totalmente diferentes, mas que não diferem por oposição linear. Diferem por um número muito grande de variáveis, mas não somente pelo sinal.
E, mesmo na prática, devem ser julgados em contexto: ainda que divirjam, p ex, em relação à educação e saúde, o Luloverno pode ter que retirar dinheiro destas duas rubricas pra atender à tara fiscalista. Ambos exergam a questão do mesmo modo? Absolutamente não. Mas o que o Bozo faz de coração leve, o Lula pode não dar conta de não fazer. O barco segue, e ambos continuam desiguais.
Extrair o protecionismo e eventuais simpatias aos mesmos lÃderes mundiais para equiparar a esquerda (nada extrema) francesa ao puro fascismo desnuda uma simplória linha argumentativa do colunista. A mesma é apenas reciclada de outras similares lançadas por Fukuyama e outros no inÃcio dos anos noventa.
Coincudencia , acabei de ler um texto do kakay aonde ele cita um pensador que diz que quem fala esse tipo de coisa eh de direita. Tai
Concordo.
quanta imbecilidade
Quanta gentileza...
Estamos esperando por sua demonstração de brilhantismo, grande intelectual desconhecido.
O que nao faz sentido e este aprendiz de redacao ter a coragem de publicar um texto com este titulo. nao li nada é obvio.
Tudo relativo; o problema é quando nós definimos, pois nós tornamos limitados na compreensão. A questão é mais embaixo. Ser ou não ser, eis a questão.
Eita. Conversa fácil pata enganar as massas rsrs
O motivo é a obrigação de apresentar texto. Porque estes - e estas - não vem ler o Schwartsman. Quem?!
bem para ser capaz disso, ele nao diferencia, vinho de agua, sal de acucar e lula de bozo. somente um ser tao irrelevante como seu texto pode afirmar tal coisa
Porque nesse atual perÃodo que estamos vivendo a direita moderada fechou com a extrema direita para sobreviver. Ou seja conquistar poder no legislativo. Não sejamos enganado Hélio defende isso no conforto da sua cadeira.
As massas nao entendem é claro. Você é de direita ou esquerda? Fascista ou democrático. Eita Hélio o q não fazer para ficar em evidência. O ego fala mais alto. Mas compreendo.
Todo direitão fala isso
Não fazem sentido mesmo, a população brasileira desconhece o conceito de esquerda e direita ou de jacobinos e gerondinos, revolução francesa são 2 palavras que juntas formam nada com nada na cabeça das pessoas aqui em babânia.
É claro. Jacobinos e gerondinos só para quem estudou a revolução francesa e seus ideais. Não precisa exagerar. O Brasil teve getulistas, lacerdistas, janistas, brizolistas etc, e agora, infelizmente, entrou o bolso naristas (melhor seria "bolso nistas") e lu listas. Quando alguém contar que esteve no antigo Do ps, preso, verifique se não foi só por causa da Frente Ampla. Valia tudo, a uma certa época dos acontecimentos. Me contaram ..
Mas nós sabemos. E tem direita e esquerda. Intelectual gosta de confundir. Você é de direita ou esquerda?
Total sem sentido. Termos usados apenas para bate papo.
Errado Fascista ou democrático Simples assim
Se o caboclo diz q a direita anda a defender liberdade de expressão, pode saber, estás diante de um reacionário envergonhado, ansioso pelo desuso dos marcadores q distinguem sua turma.
Primeiro tudo que temos aqui do ponto de vista da semiótica do discurso são sÃgnos que confirmam as crenças genéricas do colunista. Eu acredito que o conceito de esquerda é hoje em dia um desafio a ser enfrentado. Não concordo com a não existência de sentido. Ele existe e também está em construção. Na sociedade do excesso do imaginário podemos cair neste engano. O Conceito de Direita também tem conteúdo histórico e também está em construção. Não fazer sentido pra quem e por quê?
Tô mais contigo, Adalto: não fazem o mesmo sentido original, mas continuam carregando ideias consigo, transformadas no tempo e contexto. E são úteis, ainda, enquanto não forem 'bistituÃdos por algo mais adequado, sintético ou sei lá o quê. Mas que não será um checklist como o apresentado; não é à toa que não colou, funciona pra análise detida, não pro dia-a-dia.
Primeiro tudo que temos aqui do ponto de vista da semiótica do discurso são sÃgnos que confirmam as crenças genéricas do colunista. Eu acredito que o conceito de esquerda é hohe um dia um desafio a ser enfrentado. Não concordo com a não existência de sentido. Ele existe e também está em construção. Na sociedade do excesso do imaginário podemos cair neste engano. O Conceito de Direita também tem conteúdo histórico e também está em construção. Não fazer sentido pra quem e por quê?
Lu la é con tra o ab orto ou esta co ntra o ab orto ???? ... affff !!!
Lu la é con tra o ab orto ou esta contra o abo rto ???? ... affff !!!
Sugiro ao colunista estudar Norberto Bobbio antes de se lançar na seara dos discursos da polÃtica.
Olha, ele escreve sobre muitos assuntos. Formação em Filosofia na USP. Não será falta de leitura. Opção, mesmo.
Pra mim, é cada dia mais nÃtida essa porosidade. Pu tin, trazido no texto, é um excelente exemplo, mas também há a usurpação de princÃpios, como o puritanismo secular wo ke
Liberdade de expressão virou bandeira da extrema direita? Liberdade de mentir! Piada isso?
Artigo fraquÃssimo, digno do escriba. Ainda recebe pra isso. Um pré-adolescente teria mais profundidade. Dica que não falha, colunista: o que a pessoa pensa sobre a propriedade privada dos meios de produção e o acúmulo de capital. A partir daÃ, em posições mais ou menos radicais, conseguirá traçar amplo espectro politico, atendendo e diferenciando a todos. Conseguirá tb entender a diferença entre partido, governo e poder, evitando a primariedade que é igualar a esquerda com a extrema-direita.
Nada como o mundo das ideias para confundir tudo! No fundo o que deveria prevalecer é a compreensão do funcionamento do sistema econômico no qual vivemos. Aà sim ficaria claro a que campo pertencemos, o resto é perfumaria…
Oi ?! Sim, sr, existe diferença e grande. Na França não vou há muitos anos, mas aqui no Brasil sou de Esquerda ! Com os bons valores associados a essa posição. Como todos sabem o campo oposto não os tem.
É preciso definir o fascismo como autoritarismo e não como direita. Robespierre, Stalin e Hitler se equivalem.
Coloque também Maduro, Fidel, Diaz-Canel, Ortega, Seyyed Raisi, Putin.. equivalências fascistas autocratas.
Pode por o Bozo, O Trump, o Milei e a Marine na lista.
'' Ditadura é quando você manda em mim. Democracia quando eu mando em você.'' Millor Fernandes.
Bem isso!
Artigo fraco e equivocado.
Não existe esquerda nem direita. Existe o certo e o errado. E no Brasil tanto aqueles que se dizer esquerda e direita estão errados . Quando se elegem se aliam ao que tem de mais podres na polÃtica para governar para tirar o máximo proveito financeiro próprio. Está muito difÃcil escolher um candidato que podemos ter confiança que ele vai governar pensando em tirar o paÃs e o povo trabalhador da pobreza. O que eles fazem é sugar cada vez mais o sangue do povo trabalhador que produz a riqueza....
A Direita mistura todos os ingredientes, é? Tá!
Faz certo sentido, seriam como biruta de aeroporto, mudando de direção conforme a conveniência. Querem estado mÃnimo e mercado livre, mas tbém subsÃdios e reserva para seus negócios. Meritocracia, mas direito de herança e outros privilégiios. Justiça, mas perdão de suas dÃvidas e crimes. Santidade, exceto qdo assediam a funcionária ou a fiel. E por aà vai. Mas tvez se resuma a egoÃsmo e hipocrisia.
Certo Odebrecht quando acalmou Golbery: "...não tem nada de esquerda, é um oportunista".
Para mim está claro. Direita é aquele que se diz liberal na economia e conservador nos costumes. Extrema direita é aquele que defende isto ai mas usa a violência como método polÃtico. Violência fisica, verbal, psicológica, financeira
Sempre foi assim. Veja onde encaixa nazista, fascista. O extremo do extremo?
E a esquerda?
Não há nada mais de direita do que dizer que conceitos de esquerda e direita não fazem mais sentido.
E ainda por cima propor um sistema de classificação baseado em temas morais, desconsiderando que a disputa sobre as relações materiais entre as classes sociais é que é o cerne de toda polÃtica.
São rótulos que aclaram posições ideológicas dos partidos (partes da opinião pública) polÃticos. Ajudam o eleitor a decidir seu voto. Pode-se classificar como conservadores partidos de direita (querem manter incólume o status quo) e como progressistas os de esquerda (querem alterar o status quo). Eis o que o colunista deveria ter esclarecido.
Oportuno artigo. Os assentos a que se refere o articulista se encontravam na Assembleia Nacional. Os apoiadores da coroa ficavam à direita das tribunas e os opositores à esquerda..
Esquerda quando governa uma nação mantém o discurso, mas a prática é de direita. É só observar quem ganhou com a reforma tributária. Voltamos ao tempo da nobreza e do "clero" . Bem-vindos ao século XXI.
É verdade, mas a Dilma tentou uma guinada mais à esquerda e foi derrubada
Não foi o governo que aprovou essa reforma tributária remendada. Foram os conservadores da Câmara dos Deputados, os protetores do agronegócio, do comércio de armas etc.
É isso. O Lula se auto denomina de esquerda mas governa para a direita. Os seguimentos mais felizes com o seu governo são a Faria Lima e os cartéis.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Conceitos de esquerda e direita já não fazem muito sentido Voltar
Comente este texto