Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Túlio Landi

    Escárnio, isso sim! Trata-se de lavar a sujeira moral de candidatos e partidos políticos ao usarem as verbas eleitorais. Quem nos salvará dessa podridão fétida que permeia o ambiente político nacional, pouco democrático, que repudia as próprias leis que cria.

    Responda
  2. Luiz Ferretti

    Petralhada e a direita de mãos dadas. As cotas na forçada, até porque o voto é universal e as mulheres e negros que historicamente tiveram projeção política, foram eleitos e reconhecidos. O mais triste são as anistias as multas. Sem falar dessa verba vergonhosa num País que falta tudo nas periferias.

    Responda
  3. Olavo Cardoso Jr

    Esquerda é o q tem de pior no mundo em todos os sentidos. Todos. Moral, intelectual, profissional... Peguem o q quiser. Uns enganadores. Estão com os dias contados.

    Responda
  4. Maria Irene de Freitas

    Que chamada mais sem vergonha e dissimulada! A tal PEc visa basica e cinicamente em anistiar multas e dívidas dos partidos políticos e amenizar as ilicitudes daqueles parlamentares e partidos que não cumpriram as exigências da Lei Eleitoral e dos fundos eleitoral e partidário. E o mais agravante, usar o dinheiro recebido por eles para suas campanhas para pagar as próprias dívidas partidárias. Um absurdo com o dinheiro suado retirado dos brasileiros para esses caa=naa-lhas legislarem para si.

    Responda
    1. Anna Guimarães

      Infames!

    2. Anna Guimarães

      E o povo brasileiro continua aceitando essa delinquência.

  5. Olavo Cardoso Jr

    Quem é bom não precisa de qq benefício. Quem não é, não merece.

    Responda
  6. Adalto Fonseca Júnior

    Que covil é este meu Deus? Estarrecido e assustado. Eles legislam sobre o dinheiro público que vai beneficiá-los e sobre os limites legais que transgrediram perante a justiça e o brasileiro comum não é capaz de refletir sobre o significado da manobra.

    Responda
    1. Anna Guimarães

      Delinquentes legislando em causa própria.

    2. TEREZA JOACY GOMES DE MELO

      Triste! Muito triste! Nada absolutamente nada em benefício do povo.

  7. neli faria

    Nada tão igual: esquerda e centrão! É a aplicação do princípio: o Brasil não é uma nação! O Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos! Para se beneficiar os lulistas se unem aos bolsonaristas e se dão as mãos como irmãos para nunca construir uma nação. Depois digo: nada tão igual o pt do lula quanto o PL de bolsonaro. Construir uma nação? Não! O lula e bolsonaro? Iguais , até nos fanáticos!

    Responda
    1. neli faria

      Adalto, infelizmente, o destino do Brasil está perpetuar o fracasso. A cada legislatura o congresso piora.

    2. neli faria

      Anna: é uma democracia meio assim à jabuticaba. Não é democracia, porque os deputados que lá estão se mantém no poder, não dando espaço para os novatos. Exemplo: escritório político, à custa dos contribuintes, nos estados. E se vê que a casta permanece. Essas emendas pix: para a manutenção do deputado, já que o povo, por não ter sabedoria política, vota! Basta verificar que a reeleição no legislativo é alta. Deveria proibir infinitas reeleições para o mesmo cargo. Política não é profissão.

    3. Anna Guimarães

      Você tem toda razão.Tudo em nome da democracia.

    4. Anna Guimarães

      São como a ferradura, as extremidades estão próximas e tendem a se fundir.

    5. Adalto Fonseca Júnior

      Leni não deixou pedra sobre pedra. Foi mesmo como ligar um alarme desconfortável mas necessário.

  8. Cristiano Kock Vitta

    A reportagem precisou "explicar" que Orlando Silva é negro.

    Responda
  9. Rubens Ventura

    Que politicos mais insignificantes e desqualificados, racismo estrutural tambem é isso.

    Responda
  10. Matheus Battistoni

    Cota racial é crime de racismo, inafiancavel

    Responda
  11. Wil Leon

    Puxa.. é só negro votar em negro. Mulher em mulher. LGBT em LGBT. Não precisa de cota não.

    Responda
  12. Elcimar Henrique

    Cada vez mais retroagimos em questoes eticas e morais, estamos descendo ao inferno de Danti.

    Responda
  13. Antonio José Santana

    Quando os irmãos Negros, vão irão acordar e participar da política. Eu também, gosto de um bom baile, um bom barzinho, mas se eu não participar da política, não vou poder frequentar com mais frequência lugares bom e ver melhorias de fato nas comunidades, na periferia. Só gente iguais a nós para lutar por nós!

    Responda
  14. Antonio José Santana

    Quem sabe o povo comece a acordar em 2026 e faz uma limpa neste congresso. Basta Liras, Pachecos, centrão, bancada evangélica, bancada da bala, etc!

    Responda
    1. Lucas Gomes

      Antonio, nós sabemos bem que isso não vai acontecer... Respeito sua desesperada esperança, mas esse país já provou ser o que é: um circo.

    2. Anna Guimarães

      Estão dormindo há mais de 500 anos.É feitiço.

  15. S RGIO CURSINO S RGIO CURSINO

    Marginais!

    Responda
  16. Paulo Raimundo

    Parabéns aos envolvidos.

    Responda
  17. SERGIO NEVES

    O cúmulo do absurdo, o partido político recebe dinheiro do estado. Se não cumprir a legislação, vai pagar multa ao estado com dinheiro que recebeu do estado, que depois, se vocês não sabiam, vão ficar sabendo, vai voltar novamente para o partido. Eu não sei o que é mais ridículo, a legislação dos partidos ou as multas de mentirinha.

    Responda
  18. Maria Irene de Freitas

    Será que pode haver alguma chance de esse absurdo ser considera ilegal e inconstitucional?

    Responda
    1. neli faria

      Nada! Vai aplicar o princípio o Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos.

    2. SERGIO NEVES

      Com esse STF que está aí? Duvido!

  19. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    No país que elege bolsonaristas, anistia a partidos eh o de menos.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Rives, o PL tem 95 deputados e não 99 como você disse. A maldade de vocês e as mentiras são o DNA de vocês.

    2. SERGIO NEVES

      Rives, vai ter que ser muito melhor do que isso pra conseguir provar que eu estou mentindo.

    3. SERGIO NEVES

      Rives, você precisa aprender a fazer algumas pesquisas e entender a política brasileira. Vai lá, faz a pesquisa que você consegue descobrir uma tal de FE Brasil que você vai entender o que eu disse. E foi em órgãos oficiais que eu descobri que o PT é quem mais recebe dinheiro do fundo partidário.

    4. Rives Passos

      Mentindo aqui, Sérgio? Faça isso não, minino. O maior partido é o PL que tem noventa e nove deputados. O PT sessenta e alguma coisa. Não minta mais, tá, aqui não é o zap., tá okay?

    5. SERGIO NEVES

      O maior partido atualmente é o PT, portanto, é o que recebe a maior parte dos recursos. Por acaso você leu a matéria para saber quais foram os partidos que votaram contra? Provavelmente, não sabe. Mas com certeza, quando se fala em devolver ou economizar dinheiro, o PT nunca vai estar desse lado.

  20. Jenny Gonzales

    Câmara vergonhosa. Prova que só quer ferrar o povo.

    Responda
  21. Maria Irene de Freitas

    Esse parlamento que mais parece um supermercado com mercadoria po=dres desde o princípio e caras demais para a população brasileira agora resolveu legislar como bandidos que assaltam as pessoas, mas aqui nem precisam de armas, vão criando leis para se protegerem uns aos outros. O parlamento não produz nada que possa ver vendido e auferir dinheiro para pagar suas próprias contas, é o povo brasileiro que sempre as paga e sem opção de dar um imenso e eterno calote neles. Ave Maria, que desgraceira.

    Responda
  22. Gilberto Rosa

    A Folha deveria dar o nome aqueles que são contra o aumento de impostos sobre as instituições financeiras. Mas imaginar que o banqueiro dono da Folha, e de mais 10 bilhões, fale sobre isto, é esperar demais.

    Responda
  23. Vinicius Chaves

    Isto aí é o suprassumo, o apogeu, o auge do que significa o Brasil. Eu crio uma lei que me anistia...tem alguma chance disso aqui dar certo?

    Responda
  24. Fabrício Schweitzer

    "O texto também autoriza os partidos a usar recursos públicos do Fundo Partidário para pagar penalidades, entre elas oriundas de uso de caixa dois". Assim fica difícil, né? Até quando? Sem perspectiva de mudança no horizonte sem irmos às ruas. Esse país precisa de uma profunda reforma política.

    Responda
  25. PEDRO TEIXEIRA

    Esses parlamentares estão causando vergonha de ser brasileiro, estamos virando chacota em todos os diversos segmentos, principalmente a seleção brasileiro e nossos políticos, esses são muito desqualificados.

    Responda
  26. valdir de macedo

    Assim fica fácil, o dono da bola faz as regras que quiser na hora do jogo...isso tira a credibilidade

    Responda
  27. Daniel Marques

    Quando o assunto conflita com os próprios interesses, PT e PL ficam juntinhos, de mãos dadas. Foi assim com a tentativa de cassação do Senador Moro e agora para tirar os direitos dos negros. E quem diria, Novo e Psol dando um show de dignidade e retidão.

    Responda
  28. PEDRO TEIXEIRA

    Quando é que vamos ver esses parlamentares presos? Essa legislatura está assaltando o Brasil e ninguém faz nada?

    Responda
    1. Anna Guimarães

      Políticos de todos os credos, deputados, senadores, ministros do STF, TSE, todos de mãos dadas para manterem seus privilégios em nome da democracia.