Blogs Cozinha Bruta > O ovo com gema mole e a certeza da morte Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Pois eu já assinei a sentença porque, dias atrás, resolvi fazer goham na panela elétrica e me lembrei que, na infância, minha mãe preparava o arroz e, ainda fumegando, quebrava um ovo e regava com shoyu. Aà era só mexer bastante e voilà ! Maravilhoso! Matei a saudade e a vontade, mesmo correndo o risco. Já se passaram alguns dias e não tive nem piriri e nem nada. Acho que saà ilesa.
Tem um hotel onde eu sempre me hospedava em Vitória, no café da manhã quando um hóspede pedia um ovo frito com gema mole a cozinheira sacava um papel e uma caneta, e fazia a pessoa assinar um TERMO DE RESPONSABILIDADE pra poder comer o ovo com a gema mole... Sempre achei isso surreal.
Que baita texto, que conteúdo gostoso de consumir (perdão pelo trocadilho). A Folha ganha muito com a presença de Marcos Nogueira.
Ovo? Só gema mole. Ou mesmo cru: 2 ovos crus batidos com malto, whey, creatina, gelo, limão e alguma outra fruta (geralmente banana ou morango) no pos academia. Tô adiando ou antecipando a inevitável?
Acho que está tornando o inevitável atraente
A saúde estando boa, dá um piriri e depois vida que segue, agora, se estiver com a saúde abalada...
Pois é, Renato. Como ovos com gema beeeem molinha desde a infância!!! Vivinha até este momento! E com muita saúde!
Fantástico texto. E que venham as gemas moles naquele pão quentinho num domingo de manhã.
Mais arriscado é comer muito em restaurantes. Seja ovo, camarão ou pizza de cogumelos.
Muito bom o texto, parabéns!
O artigo me fez lembrar do bom e velho "bife a cavalo" que fica ainda mais gostoso com a gema escorrendo sobre a carne.
Viver sempre foi, e é muito perigoso, mas navegar é preciso. Acredito, porém, que o ataque dos pesticidas as nossas células seja mais perigoso que a membrana da gema pedindo para ser rompida!
Há uns setenta anos, no interior mineiro, roubavámos os ovos recém botados das galinhas para chupar a gema e a clara ainda quentinhas! Cá estou contando, e tenho ótima saúde, e ainda adoro ovos moles. Porém, nada pior que o cheiro de ovo num bolo ou torta de massa apressada.
Nunca comi e nem vou comer steak tartare. Deixo para os outros comentaristas a minha cota de Salmonella typhimurium e a Salmonella enteritidis, que são os tipos mais patogênicos; Boa morte.
Se o meu tempo de vida depender do desprazer de comer um carbonara com molho a la omelete ou um ovo no purgatório com a gema seca pelo calor do inferno, subir aos céus hoje mesmo pra mim é mole como a gema do meu ovo pochet de todo dia.
Rapá, que decisão firme e poética! Hahahahah!
Estava a matutar o almoço de hoje, o Marcão resolveu de pronto, bife a cavalo com gema mole, batatas fritas e torresmo. Não antes de uma Salinas. O Marcão perderá um de seus leitores?
Arrasou...permite-me a inveja?
Ôôô, inveja, Luis... Nomeie uma Salinas como minha, faça a gentileza. Ótimo almoço por aÃ!
Esta é uma piada do Brasil Colônia; Um fidalgo português veio ao Brasil a serviço d'El Rey e foi jantar na casa de um rico fazendeiro. À mesa o anfitrião disse: -"Hoje teremos lÃngua ao molho Madeira" -"Não como nada que sai da boca de animais", retrucou o pedante nobre -"Aceita uma omelete?" Depois que os risos cessarem, falarei dos ovos caipiras de casca azulada e gema quase vermelha, comuns em minha infância.
Hahahahahahaha ovos azuisÂ…. Lindos
Adorei!
Hahahahah, Marcão, hilário! Veja, xará, eu fui também uma criança feliz, comendo gema mole, mas só até alguma idade que não sei indicar com exatidão. Mas a demonização da gema mole derivou, certamente, da entrada de minhas irmãs na Engenharia de Alimentos. A partir de algum momento, adeus, pra não apressar o encontro com o Criador. Aliás, cê não precisava brigar com a Morte, Marcão: por que não deu à Madrasta um ovo mole? Salmo nella, teria o condão de uma salvadora oração! Hahahahah!
Vamos todos morrer, mais certo ainda é que estamos vivos a ler, uns a toque de caixa (sem entender), essa deliciosa ode à gema mole. Versátil ela é saborosa doce ou salgada, crua ou morna, em doces ou maioneses, pela manhã ainda em sua 'embalagem' natural com um toque 'salubre' de sal, no almoço a galope ou romântico proporcionado um toque de seda à ciabatta. Confesso, eu covarde, 'morro' de medo de morrer, mas me lambuzo em sua calda.
Sim, a morte é a única certeza, porém até lá sigo no bem vivendo e comendo, sempre, ovo de gema mole. Uma vez, a simples iguaria me foi negada num restaurante. Redigi um declaração de livre consentimento para ingestão do ovo, no qual assumia todos os riscos. To aqui para contar.
Serviram, Marcos. Em Vicosa, Minas GeraisÂ…
Uia, e serviram? Menina, que genial!
Esses dias teve uma enquete no refeitório da firma perguntando qual o prato principal para uma sexta-feira especial que teria. Surpreendentemente o prato vencedor foi ovo frito. Feliz com a escolha da peãozada fui lá naquela sexta-feira comer esse ovo frito. Era melhor ter ficado de home office e ter feito eu mesmo o ovo. Quebraram os ovos na água, sem óleo, o que tinha era uma porcaria de ovo cozido, sem alma e sem sabor. Pra que enganar as pessoas desse jeito?
Orra, que decepcionante, hein, Eduardo? Processo trabalhista na firma, Mano! Hahahah!
Está uma delÃcia o texto hoje.
A folha comeu ovo de gema mole e engoliu meu comentário também
Ah, meu caro, a gema da sençura da phôia sempre é durÃssima, sem sal e desbotada. Uma noja!
além das otimas dicas Marcão, cada vez mais, se revela poeta...
Minha mãe fará 91a mês que vem e toma ovo quente e claro gema mole, eu 65a diariamente como ovo com gema mole no café da manhã, essas matérias são feitas à toque de caixa? Pobre só come ovo, morrer é a única certeza da vida, os portugueses fazem deliciosos doces com ovos de gema mole, o que mata é a disputa pelo tráfico de drogas!!!
Chegou aos 65 sem saber identificar uma ironia?!?! Rsrs
O texto critica exatamente o mesmo que você, leia de novo.
Não é estranho tomar café(estimulante que tira o sono) para voltar a dormir?
Só consigo dormir se tomar café antes de deitar.
Não.
Eu com quase 62, contei pro meu filho com 24, nono perÃodo de medicina, que qdo criança sempre que uma das galinhas do sÃtio do meu avô cacarejava a gente corria pra apanhar o ovo, dar mais uma aquecida e comer por um furinho na casca, não sem antes dar uma boa pitada de sal, ele me perguntou sobre a salmonela, diz que nessa época essa palavra nem existia. Obviamente se estou aqui contando essa pequena, boa e saudosa passagem é que sobrevivi.
A morte é a única certeza absoluta que temos desde o nascimento, portanto, viva o ovo com gema mole! Sou perdidamente apaixonada!
Na cozinha sou muitos , mas põe muitos mais, zeros à esquerda! Sempre gostei de comer ovos com gema mole. Nunca consegui.. Recentemente, fritei um ovo e consegui . Fiquei tão orgulhosa de meu feito.
Vou aumentar a minha cota diária de um para dois ovos.
Ovo quente com gema mole é sinônimo de vida. Meu avô comia 3 todas as manhãs e viveu até os 98 anos. Não tinha uma ruga na cara. E nunca precisou de botox. Sigo o exemplo. Frito, mexido ou cozido sem endurecer.
As pessoas costumam associar longevidade a uma vida boa, pois eu não abro mão das coisas que gosto por mais 20 anos de vida, já tô com 62, não vivo sem carne, embutidos (mortadela e presunto)e claro ovo com gema mole. Não tomo leite de caixinha pq não tem como algo que pasteurizado dura 5 dias durar 4 meses e não uso micro ondas e a única coisa verde que eu como é azeitona, tô feliz, dispenso e de antemão agradeço por algum conselho, caso surja.
Se não os comesse, teria chegado aos 110...
Ótimo comentário. Penso igual.
Não sou o maior fã de ovo cozido então as versões mexido e frito com gema mole são as que mais me apetecem. E estou vivo até agora. E penso que o próprio calor da frigideira ao fritar o ovo deva ser suficiente pra diminuir as chances de contaminação
Ovo é alimento saboroso e completo, feito de qualquer forma. Ainda não morri, mesmo comendo todos os dias.
Gostava de gema mole, mas descobri o prazer de comer gema dura, agora sem culpa.
Como dizia minha mãe: "Morra Marta mas que morra farta"! Viva o ovo com gema mole! Até a morte!!!!
Perfeita!
Quando como ovo com a gema mole lembro das bactérias mas lembro também que é ótimo alimento para o cérebro. Sogni d’oro, Marco.
Mais uma coluna saborosa do Marcão, tão saborosa quanto ovo com gema ligeiramente mole. Vou morrer...feliz.
O cético de tudo e o crente em tudo são duas soluções igualmente convenientes, ambas dispensam da necessidade de reflexão. O papel do acaso diz que podemos reorganizar nosso pensamento quando diante da incerteza. Não dá para prever e controlar o futuro; podemos apreciar a ausência de azar, ausência de eventos, como morrer por salmonela, acidente que ainda não nos acometeu. Um acontecimento que pode nos derrubar, mas não temos certeza de quando será. Não existe o azar.
Texto bacana. Vou morrer.
Tem hamburguerias que fazem a maionese com ovo cru, fica muito saborosa e mortal. Economizam não comprando maionese com ovo pasteurizado e cobram a mais pelo sabor mais acentuado. Além de tudo tem a chapa suja com restos de queimados podres e o chapeiro suado com os braços cabeludos fazendo o lanche cantando e assobiando. Comer em restaurantes é um feito homérico e hérculeo para a que o indivÃduo sobreviva comendo lixo.
Você me fez pensar numa coisa: apenas os gordos conhecem bons restaurantes, onde os cozinheiros são bons porque são porcalhões.
Todos morreremos, Marcão !
Excelente! Só não gostei da ameaça à minha vida!
Pior... Kkkkk
Rs...legal.
Muito bom!
Essa da "francesinha" foi muito boa.
Devem estar tentando emplacar ovos de chocolate para outra época além da Páscoa. Pobre filé à cavalo que, não bastasse ser craseado graças a ser à moda, vai ficar bem ruinzinho com chocolate derretido em cima. A foto, de ovo frito notavelmente feito em óleo é só uma das maravilhosas opções. Claro, um pouco de farinha e óleo ou manteiga e lá vem uma panqueca. Tudo bem não comer gemada com 5 ovos crus. Agora, a gema do ovo tem sua graça, feito no azeite virgem com manteiga e torradinha lateral.
Muito bom Marcão ! Obrigado!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Blogs Cozinha Bruta > O ovo com gema mole e a certeza da morte Voltar
Comente este texto