Demétrio Magnoli > Encarando o abismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. marcos stein

    Ricardo Knudsen,talvez tenha me expressado mal,ao dizer ser contra o Estado me referi aos abusos cometidos pelo mesmo.Não há nada mais antidemocrático do que um Estado que abusa da própria população,em que a justiça é seletiva,que comete censura,cobra impostos demasiados a fim de bancar uma casta de funcionários públicos,que se envolve em corrupção generalizada e oferece quase nada em troca do dinheiro pago por gente pobre e honesta. Ser contra esse Estado é absolutamente democrático.

    Responda
  2. José Cardoso

    Acho que o buraco é mais embaixo. Exatamente por representar as minorias, o partido democrata é um arquipélago de diferentes tendências, com muita dificuldade de se unir em torno de um candidato. Biden surpreendeu nas prévias da última eleição como um improvável consenso. Poderia dizer como de Gaulle: "après moi le déluge".

    Responda
  3. Humberto Giovine

    Biden é o maior eleitor de Trump, atualmente. Seu desastre começou na retirada das tropas no Afeganistão. Todavia, o seu pior e mais grave erro é seu orgulho em considerar-se um messias, que salvará os EUA. Ledo engano, infelizmente. e quem pagará a conta serão os americanos e o restante do mundo.

    Responda
  4. Frederico de Souza Cruz

    Afirmar que: "triste papel desempenhado pelo Partido Democrata. Hipnotizados pelas políticas identitárias, os democratas substituíram o povo por um catálogo de minorias", é um destes absurdos que tenta misturar pautas e realidades e reforçar o ataque da ultradireita e dos conservadores aqui no Brasil. As agruras de Biden e dos democratas estão longe de pautas identitárias que são sim alvo dos conservadores e ultra direitistas do trumpismo. que querem destruir minorias.

    Responda
  5. Attilio Paulo Ferraro

    parabéns Demétrio. Veja se consegue que seu artigo chegue aos leitores americanos. A mais clara e verdadeira interpretação dos fatos sobre este assunto desesperador. Lendo o que você escreveu compreendo melhor os destinos da humanidade , sempre `a merce da vaidade pessoal de um líder , que coloca seus desejos pessoais acima do bem de uma nação.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Humberto, de fato a eleição de Trump seria algo terrìvel. O q não faz menos risìvel a idéia de q Magnoli pudesse ter algum impacto positivo sobre os eleitores americanos. Sua obsessão agressiva contra o dito identitarismo seria não só ridicularizada, mas vista como uma postura de extrema-direita. Mais para Trump do q Biden.

    2. Humberto Giovine

      Ricardo. O problema não é a pretensão de Demétrio, mas as (terríveis) consequências para o mundo, e não somente para os EUA, de uma vitória de Trump.

    3. Ricardo Knudsen

      Háháháhá, hilário. Magnoli, o iluminado (só se for aquele do filme de terror) influenciando a opinião pública americana. Quanta pretensão.

  6. marcos stein

    Trump,Bolsonaro,Meloni,Milei O que mudou? A democracia acabou? Desde quando ser contra aborto,drogas,Estado,imigração ilegal e identitarismo é ser contra a democracia?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Desde sempre, se vc é contra o Estado, é contra a democracia, pois democracia ë o Estado q representa o povo de uma nação e é escolhido por ele.

  7. Gilberto Rosa

    Folha protege Tarcísio e esconde fraudes. Vale buscar a possível fraude na privatização da Sabesp conforme denúncia de João Pacífico no instagram. Karla Bertocco, da Equatorial foi por Tarcísio convidada para trabalhar na Sabesp, antes de privatizar, ganhando muito menos, manteve os dois empregos. Só houve uma oferta pela Sabesp, justo da Equatorial da Karla. A Folha é uma empresa de interesses privados, manipulando e escondendo notícias de interesse público.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Amanheceu bebendo, tao cedo? O que esse monte de besteira tem a ver com Biden?

  8. José Bernardo

    Demétrio sendo Demétrio, o pobre identitarismo não poderia ficar de fora. O que ele não menciona é que, com seu apoio obstinado e empedernido a um "aliado" que o despreza e à matança de civis em Ga za, Biden assumiu o risco de eventual suicídio político, pela perda dos votos de todos os que objetam ao que acontece lá. Um eventual candidato democrata substituto não precisaria carregar tal peso.

    Responda
  9. Kiko Mazziotti

    Caro Demétrio, comentário perfeito! Meu velho pai dizia que para conhecer de fato uma pessoa, dê poder a ela. Ah, como é bom ser presidente e o velhinho não vai abrir mão. Ao convocar Deus na conversa, ele chamou Jesus de Genésio, Kamala de Trump e Zelensky de Putin, ou seja, está muito mais pra lá do que pra cá.

    Responda
  10. Ricardo Knudsen

    Nietzsche gostava tanto de abismos q os criava. Defendia q as aves de rapina tinham o direito natural de predar as ovelhas. E ele não se referia de fato a aves e ovelhas. Adolf adorava a citação, inspirado nela criou o maior abismo na história humana.

    Responda
  11. Peter Janos Wechsler

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  12. Nilton Silva

    Perfeito como quase sempre. As políticas identitárias também são responsáveis pelo crescimento da extrema direita no mundo. Ainda bem que por aqui Lula consegue manter uma certa distância segura do mimimi generalizado.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Mais um sem noção q culpa o dito identitarismo pelos males do universo. Não, meu caro Silva, a extrema direita cresce pq há muitos fascistóides, gente egoísta, mesquinha e/ou sem noção q encherga vantagens pessoais ou oportunidades de descarregar seus preconceitos e oprimir outros. Pare de culpar as vítimas!

  13. MARCIO OLIVEIRA

    Hummmm... Para ser presidente americano só é necessário ser casado, ter nascido em território americano e ter um cachorro e mais alguns detalhes que ninguém liga na verdade. Acho que esse tropeço no debate é "a facada" do Biden. A conferir.

    Responda
  14. Claudio Luiz da Cunha

    O DM e sua coluna de abobrinhas.

    Responda
  15. Ricardo Knudsen

    Magnoli tem obsessão pelo dito identitarismo, ao qual atribui todos os males da humanidade. Se Bozo e Trump se elegem, a culpa é do identitarismo (eu pensaria ser causado por eleitores fascistóides ou sem noção). Ainda veremos o colunista culpar o identitarismo pelo aquecimento global, pela erupção do Stromboli e pelo 7 a 1, enquanto a Bárbara limpa a baba raivosa q escorre da sua boca.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Prezado Márcio, vamos discordar completamente pq eu lhe digo q essa porcaria de obsessão de q o dito identitarismo é a causa dos males do universo é uma estupidez completa. O fascismo cresce no mundo pq há simpatizantes, simples assim. Parem de culpar as vítimas e se assumam fascistóides!

    2. MARCIO OLIVEIRA

      Prezados Ricardo, vamos concordar que o identitarismo é só só uma versão de extremismo que a esquerda, a caviar inclusive, adula, mas cada vez menos se sustenta principalmente pelos argumentos que são, em boa medida, tão facistas quanto aqueles que condenam. Está na hora de deixar essa porcaria pra traz e seguir em frente.

  16. Marcel Santiago

    Da forma como está sendo conduzida pelos democratas, na liderança de Biden, a eleição poderá nao ter força o suficiente com os candidatos mínimos para o “voto de protesto” contra Trump. Até o momento, Trump deverá subir a escada do Capitólio.

    Responda
  17. Gilberto Rosa

    Incrível, com tanta gente boa, a Globo levou justo o Joel pra fazer companhia ao Demétrio no Globo news. Agora o Camarotti vai ter dois pra dar chineladas ao vivo. Nossa bilionária grande imprensa, por meio dos mesmos calunistas, manipula notícias de interesse público para favorecer seus interesses privados.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Camarotti? Não teria ninguém melhor?

    2. Ricardo Knudsen

      Lembrando q nenhum dos dois é jornalista, só tem formação em achismo.

    3. Ricardo Knudsen

      Foi para emparelhar. Agora já tem a parelha, só falta a carroça.

  18. Ricardo Knudsen

    Magnoli só dá bola fora, o q ocorre muito com achistas arrogantes. Só entre as deste ano: Disse q não havia genocídio em Gaza. Duas cortes internacionais sinalizaram a ocorrêmcia do crime. Recentemente disse q o cordão sanitário contra Le Pen havia sido rompido. Errou de novo, o cordão funcionou e Le Pen ficou em terceiro! Agora “descobriu” q Trump não tem força eleitoral. Jênio!

    Responda
  19. ANTONIO F CARVALHO

    Muitas vezes o egoísmo na política favorece ao próprio adversário e contraria os correligionários e eleitores. Talvez esse seja o problema que Biden criou até mesmo sem o perceber, lutando contra algo invencível: o tempo, esse inimigo que nos leva ao túmulo sem exceção, classe social e dotes físicos e mentais. Tudo tem o seu tempo e a atual conjuntura e condições físicas e psíquicas de Biden atestam que ele está em tempo de reflexão, aposentadoria e descrição de momórias. Isso ajudaria aos USA.

    Responda
  20. Marcos Benassi

    Bem, prezado Demétrio, não serei eu, leitor ao rés-do-chão, a pautá-lo, certo? Mas falar em "hubris" do candidato estadunidense e "identitarismo democrata", no momento em que o orgulho, incúria e inépcia Bozolóides evidenciam o esfarelamento institucional que promoveram, parece-me meio deslocado. Porque é o risco democrático gritando em nossas fuças brazucas, demandando reflexão e posicionamento *efetivamente influentes*, enquanto "influencers" apoiam-se nessa cccoorja. *Nossa* Democracia.

    Responda
  21. José Ricardo Braga

    Demétrio segue o espírito do tempo e desconfia das intenções de Biden. Biden seria um conspirador. A análise não para em pé porque Biden seria ao mesmo tempo alguém com déficit cognitivo, como poderia alguém assim ser um conspirador eficaz? Quase ninguém está entendendo o baile dos Democratas - Biden vai desistir, a seu tempo, e tem tempo para isto (até a Convenção). Agindo assim ainda angaria a vantagem ao seu partido de proteger seu substituto da máquina de moer da campanha, e de Trump.

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Obrigado, Benassi.

    2. Ricardo Knudsen

      Há poucos candidatos com expressão nacional, é preciso começar cedo para q ele ou ela se torne conhecido, faça alianças e possa inspirar confiança no eleitorado. Não há vantagem em começar tarde, principalmente pq a economia vai bem. Biden não precisaria ter se lançado, bastava divulgar os bons resultados de seu governo, denunciar o risco Trump e dizer q o candidato indicado na convenção democrata seria um continuador de suas políticas.

    3. Marcos Benassi

      Raciocínio perfeitamente defensável.

    4. José Ricardo Braga

      Seu substituto vai entrar em desvantagem óbvia na campanha. Porque lançá-lo ao fogo antes do tempo, aumentando esta desvantagem?

  22. Lis P Junqueira Safra

    Perfeito

    Responda
  23. Flávio Taylor

    Análise perfeita.

    Responda
  24. Galdino Formiga

    Análise perfeita.

    Responda
  25. julio alves

    Entendi: assim como o Demétrio apoia o bozo aqui, apoiaria Trump lá

    Responda
    1. Marcos Benassi

      O Luthero foi rigoroso, prezado Julio, como uma igreja sem ornamentos de ouro, luterana de verdade. É interessante esse exercício - não alivia o fígaro, mas fortalece o célebro, parece-me.

    2. LUTHERO MAYNARD

      Não seja irresponsável afirmando que DM apoia ou apoiou o bozo. Discorde do articulista, mas não apele para o golpe baixo da desinformação ou da simples difamação. Discordância se faz com honestidade e franqueza - o resto é provocação de extrema direita.

    3. Flávio Taylor

      Assim como você apoiou lule aqui, apoiaria Biden lá.

    4. Flávio Taylor

      Não, você não entendeu nada, pelo comentário que fez.

  26. Telma Saraiva

    Eu acho um absurdo o que o mundo, especialmente o partido democrata está fazendo contra um político que parece decente, um santo comparado ao D. Trump. Tem que haver um modo mais digno de conversar com o Biden, ao invés de humilhá-lo publicamente. Eles poderiam se reunir com a família e discretamente solicitar avaliação de uma junta médica, para só depois se manifestar.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Não sei se esse caminho seria exatamente o melhor, cara Telma, mas o "sabia-se que está gahgah" do articulistas, apoiado pela asserção de que "sondagens indicavam que67% dos eleitores duvidavam da sua capacidade" é bizarra. Sem dúvida é preciso mais do que a opinião pública pra definir se o sujeito está capenga da cabeça. Se serve como indicativo de que perderá a eleição, pra definir a saúde mental, não basta nem de longe.

    2. Telma Saraiva

      Ele está também doente e é justamente por isso que ele deve ser tratado com dignidade. O partido democrata já deveria ter entrado em acordo com ele e sua família pra levar uma junta médica, com psicólogos inclusive, para obterem um diagnóstico. Depois, eles conversariam em particular.

    3. Galdino Formiga

      Decente e doente.

  27. Paulo Sales

    Demétrio, eu penso que você também deveria se aposentar. Concorda? Se não, então da o braço ao biden..

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, Ricardo, pode até ser (ambas as duas coisas, recíproca e mutuamente). De todo modo, relevância pode-se medir no céu e no antípoda, né? Vamo que vamo. Hahaah!

    2. Ricardo Knudsen

      Benassi, meu voto é pra ele ir pro inferno. O q pode significar q continue na FSP.

    3. Ricardo Knudsen

      Interessante, eu li o comentário do Paulo, mas não identifuquei sua posição política. Provávelmente não é de direita, mas o comentário poderia vir de alguém desde a centro-direita até a extrema esquerda. Mas o Taylor adivinhou q ele é gente de esquerda, os quais seriam todos agressivos e sem noção. Ainda bem q ele não tem preconceitos , nem parte pro ad hominem, como esses esquerdistas meledettos do capeta empedernido!

    4. Ricardo Knudsen

      Como concordam com o colunista, Chicon e Taylor fingem q desconhecem O seu estilo arrogante q e agressivo (o artigo todo não é agressivo contra Biden? Ele não busca mais uma desculpa para atavar sem razão o dito identitarismo por todos os males da Terra)? Agressivos são só aqueles q discordam deles e do colunista, Magnoli é uma fulô de candura!

    5. Marcos Benassi

      Ora pois. Vamos ouvir a "opinião pública" aqui e definir se o nobre articulista merece continuar ou não na folha.

    6. Flávio Taylor

      A esquerda não consegue conversar, é impressionante. Agressão pura.

    7. Dalton Matzenbacher Chicon

      Agressão gratuita. Que besteira.

  28. Henrique Marinho

    Analise interessante, mas o final foi o mesmo do colunista do NYT desta 3a feira. Espero que tenha sido coincidência.

    Responda
    1. julio alves

      Lá em casa a gente chama isso de plágio

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.