Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Nem sempre o que se considera tradicional é benéfico. Ainda que não seja esse o assunto, um exemplo são as famigeradas touradas que, felizmente, na Colômbia foram abolidas assim como em algumas regiões mais progressistas da Espanha. Taxar essas bebidas açucaradas, mesmo que consideradas parte da tradição, só trará benefícios a toda à sociedade, já que pessoas saudáveis usarão menos o SUS...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Boa dedada no'zóio, cara Debie. No caso das comidas, em boa parte interessantíssimas, é somente uma equiparação fajuta.

  2. Raymundo de Lima Lima

    Exemplo dtexto falacioso. Cheio d incoerência,negação d fatos, dados ou pesquisas científicas sobre mal d açucar industrial.Pergunto-lhe: Pq refrigerantes dBrasil tem mais açucar dq dos países da Europa?Pq Ministério da Saúde impõem as indústrias diminuir o alto número d diabéticos e doenças decorrentes d açucar e sal? Não basta colocar nos rótulos d alimentos "Alto teor d açucar" Ou "d sal/sódio), pois 80% d nossa população é analfabeta funcional-lê mas não compreende.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Raymundo, nem é que eu "peguei leve": gosto de refri, mas não os bebo muito. Diabético, então, tenho que usar as versões sem açúcar - ainda ruins pra saúde, de todo modo. Contudo, fiz a crítica ao argumento, que iguala uma Herda dessas à culinária. Bater no açúcar, em geral, bate-se bastante, e com razão. Mas o bagúio era desmontar a bobagem do Executivo. Com alguma crasse, né? Que nem sempre consigo...

  3. Roberto Rangel

    Fabricar e vender veneno, não importa se a fábrica é nacional ou multinacional. Por óbvio, deve ser proibido.

    Responda
  4. Antônio João

    O mercado vai se encolher significativamente e vai desaparecer, não só para bebidas açucaradas e para todos os produtos que levam açúcar refinado, mas para todos os produtos que levam o açucar branco. As crianças de hoje já veem isso proíbido em suas escolas, quando adolescente e adultas rejeitarão integralmente e a legislação as precederá. Para os que estão nesse mercado, se insistirem em permanecer, que não reclamem no futuro.

    Responda
  5. Antônio João

    Em futuro próximo as bebidas açucaradas vão ter o mesmo destino dos cigarros e, mais adiante, ambos serão considerados tóxicos e nocivos e proibidos à saúde. Quem está nesse mercado, que saia à tempo. É comum a caducidade de produtos e saírem do mercado ao longo do tempo.

    Responda
  6. Landson Abercrombie

    Tentar defender o indefensável dá nesse tipo de argumentação.

    Responda
  7. Celia Moura

    Discordo da frase: "Não existe bom ou ruim em uma dieta equilibrada." Os refrigerantes não trazem nutriente algum ao organismo, salvo alguma vitamina adicionada. São calorias vazias. São ruins.

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Seu Fernando, vale até conversar sobre. O senhor põe em mesma altura a tradição gastronômica - importante elemento da história e cultura de um povo - e a tradição de *sua indústria*. Ainda que centenária, não se compara goiaba com abacate, certo? Uma indústria tão dinâmica como descrita pode, inclusive com o auxílio de governos e universidades, desenvolver um portfólio de novas bebidas locais e regionais - produtos, inclusive, exportáveis, por sua singularidade. Os senhores podem fazer melhor.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Pq o Marcos foi suave no seu comentário? Adora refrigerantes?