Sylvia Colombo > Sentimento antirregime cresce em Cuba três anos após protestos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. neli faria

    Conheci Cuba na época do Fidel. Deprimente. Ele falava mais de oito horas na televisão. Em Varadero não podia entrar Cubano. O povo é simpático, mas, Ditadura? Nenhuma presta!

    Responda
  2. Gustavo Gea

    Panfletagem. Na verdade uma torcida . Como pode ser especializada em Latino América. Trabalha p o grupo folha. Espetar o que?

    Responda
  3. José Cardoso

    Embora tenha havido muita emigração, certamente não foram 2.6 milhões em um ano. Com 10 pessoas lotando cada bote, seriam 712 botes por dia saindo da ilha e aportando em outros países, certamente com muitos acidentes e naufrágios. Isso daria tanta notícia como os refugiados sírios ou ucranianos em seu auge.

    Responda
    1. Ary Dantas oliveira Junior

      Foram nadando!

  4. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Cuba na miséria ,Argentina em frangalhos, Venezuela em ruínas, Brasil caido na bancarrota e maior corrupção do planeta, depois de 15 anos de lula/dilma. Este é o legado destes socialistas terraplanistas dos anos 60, possuidos pelos ideais de Stalim, que por onde passam deixam seu rastro de desgraça e desesperança .

    Responda
  5. Marcos Longaresi Carvalhães

    Blá, blá, blá e mais blá, blá, blá, é uma ditadura e fim de papo. Não é uma ditadura por existirem embargos econômicos, se não existissem continuaria a ser uma ditadura. Parte desse pessoal da esquerda que defende o regime de Cuba não quer nem saber de morar lá, querem criticar o capitalismo mas viver das benesses que ele proporciona, hipocrisia pura.

    Responda
    1. Tito Bernardi

      Como assim bao querem morar la'? Nao e' um "paraiso comunista"???

  6. Jose Augusto Baldassari Filho

    Pede pro frei Betto fazer uma prece, quem sabe pode ajudar. Sessenta anos de ditadura de verdade sai caro para o povo mas não para os donos do chicote. Incrível a fidelidade e da maioria dos, das repórteres, justificam tudo.

    Responda
  7. Adalto Fonseca Júnior

    Entendi que a escolha da colunista foi demonstrar que Cuba vive sob um regime ditatorial incapaz de prover necessidades básicas dos cidadãos. O isolamento de Cuba determinado pela hegemonia capitalista precisa ser colocado na equação.

    Responda
  8. Paulo Jr

    O ridículo argumento de que o embargo é incompreensível. É o mesmo que dizer que os enormes problemas do país são devidos ao fato de que o inimigo não me ajuda. Sobre Cuba, eu posso dizer que o povo é realmente muito simpático, e que na grande maioria deles são contra a ditadura, mas não conhecem outro regime há mais de um século. Antes do ditador Fidel, haviam ditadores alinhados com os EUA, e nunca o povo foi uma prioridade para as elites, fossem elas de direita ou de esquerda.

    Responda
  9. Florentino Fernandes Junior

    Pobreza digna? Porisso q tres milhoes emigraram? Vc leu a materia? Desliga o botao da grobo

    Responda
    1. Tito Bernardi

      A populacao do pais diminui...e tem brasileiros defendendo o regime ditatorial...

  10. Florentino Fernandes Junior

    Marcio davila sai da frente da tv grobo. Estive la este ano. Guia pedindo resto de comida pra levar

    Responda
  11. Carlos Manoel do faria

    Qualquer ditadura seja de direita ou esquerda é extremamente danosa a sociedade.Enquanto estivermos cegos idolatrando regimes ou personas a fome e restrição liberdade irá perdurar. Que o povo cubano tenha melhores condições de vida o mais rápido possível!!!

    Responda
  12. Vera Maria da Costa Dias

    Sinto grande tristeza pelos cubanos, um povo com tantas boas qualidades humanas. Espero que um dia consigam construir uma democracia, mas a tarefa parece tão árdua quanto no Afeganistão. Por favor, tragam mais notícias de lá.

    Responda
  13. Gustavo Aguiar Fernandes

    Nada mais ridículo do que o modo de vida ocidental, no auge de seu declínio, ainda ter a pretensão de determinar o destino alheio. Regime, regime, regime. Ditadura, ditadura, ditadura. Travou o teclado? Talvez a senhora não esteja acompanhando o que acontece na Europa e na América civilizada. Mas não é insatisfação com o regime, né? Nem com as condições materiais a que estão submetidas as grandes maiorias. Certo? Jornaleco.

    Responda
    1. Paulo Jr

      Gustavo, não dá para respeitar quem é a favor de qualquer ditadura. Gente como você não merece ser levada a sério.

  14. Wilton silva

    Massores com pro sua passagem só de ida vai morar lá desocupa

    Responda
  15. Cesar Costa

    A esquerda WOKE protesta contra tudo que representa o capitalismo e a sociedade ocidental mas fica calada diante do descalabro das ditaduras cubana e venezuelana. 8 milhões de venezuelanos deixaram o país e 3 milhões de cubanos também, todos fugiram da utopia socialista.

    Responda
  16. Florentino Fernandes Junior

    Forno a lenha. Formo a lenha. E trm lenha?

    Responda
  17. Florentino Fernandes Junior

    O hercilio acredita no mito da saude em cuba. Sem comida e sem medicsmentos. Deve ser milagre

    Responda
    1. Paulo Jr

      Marcio, isso não é real. A falta de antibióticos é crônica por lá.

    2. Márcio D'Avila Ribeiro

      Sugiro uma visita a Cuba. País pobre sim,mas o pobre lá tem um mínimo de dignidade. Como disse o Eduardo Amorim, da Globo news, Cuba só tem 3 coisas funcionam: saúde, educação e segurança. Visite Cuba. E compare com uma favela brasileira. Compare o pobre cubano com o pobre brasileiro.

  18. PAULO CURY

    melhor ser um bordel de luxo do tio sam que um zona de terceira de Rússia

    Responda
    1. Hermes Yaly

      A Costa Rica é um exemplo de país centro-americano que não é e nem nunca foi bordel de ninguém. Extinguiu as forças armadas e é referência na conservação do meio ambiente. Cuba, mais de seis décadas depois de abraçar o comunismo, depende mais do que nunca do turismo sexual.

  19. LUIZ COSTA

    fora a ditadura esperem o Maduro vai cair na eleição próxima 7 milhões de VENEZUELANOS FUGIRAM do regime

    Responda
  20. Hercilio Silva

    Vem cá, quem protesta defende essa turma citada? É, ruim de opção hein. O constante cerco à ilha pra fazer fenecer na miséria é constante. E desprezado. Quem suportou tanto tempo tal cerco? Isolado, com poucas opções. E como dizem os detratores de Cuba, só tem saúde e educação, um horror né.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      O embargo norte-americano é inócuo e cruel mas, por outro lado, é ótimo para os líderes cubanos que o usam para justificar a opressão, carestia e desmandos há décadas. Cuba mantém plenas relações diplomáticas e comerciais com o mundo inteiro mas por que vive na penúria? Países importantes como Espanha e México NUNCA romperam relações com Cuba e o Brasil reatou-as no distante desgoverno Figueiredo. O cerco só penaliza o povo cubano porque sua elite nem sabe o que é carestia.

  21. Hipolito Lima do Carmo

    Los amigos de Cuba.estao perdidos imagina quem.tricar una ditadura horrenda de esquerda por uma de tudo a mesma porcaria deus guarde a todos povo cubano

    Responda
  22. Amarildo Caetano

    Uma abertura democrática em cuba è o melhor caminho.No entanto sem se tornar um quintal do tio sam

    Responda
  23. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Imagine. Só imagine que estivessemos sob um bloqueio de tudo. De comida a remedios. Alguns aq ja teriam há mudado há muito .

    Responda
    1. LUIZ COSTA

      o governo cubano eh o culpado pelo bloqueio eleição onde um candidato ganha com 95% do votos so em cuba venezuela

    2. Hermes Yaly

      Monsores: para seu conhecimento, os dois bens que você citou, comida e remédios, estão excluídos do embargo norte-americano que, diga-se de passagem, é inócuo e cruel. O problema é que o regime cubano é um completo fracasso econômico, incapaz de gerar divisas até para comprar artigos de primeira necessidade.

  24. Hermes Yaly

    Como em toda autocracia, de esquerda ou direita, em Cuba a carestia só existe para o povo. A cúpula do PC e das Forças Armadas sequer sabe o que é isso. Mas não há mal que sempre dure e essa tirania está nos estertores. No Brasil, seus defensores exaltam uma duvidosa "luta contra o imperialismo" para justificar tanto arbítrio e incompetência, o mesmo pretexto que Bolsonaro e cia. usam para defender a ditadura militar, só trocando "imperialismo" por "comunismo".

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Será que existe um petista ou um bolsonarista (tudo a mesma m...) que sabe replicar um comentário com argumentos?

    2. Hermes Yaly

      A. Caetano: o gado vermelho é idêntico ao verde-amarelo. Ambos se igualam em burrice e desonestidade, cada qual com as suas ditaduras de estimação. Até na estupidez das réplicas os rebanhos se igualam: critique um petista e ele o chamará de bolsonarista e vice-versa. Bando de imbecilizados iguais em tudo.

    3. Hermes Yaly

      Monsores: você leu o que eu escrevi?

    4. Amarildo Caetano

      Aqui no Brasil,quem defende comunismo do tem um por cento de votos .Discurso de gado perdedor .

    5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      E a direita ? Falou da esquerda. Mas, e a direita ?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.