Muniz Sodre > Tempo de profecia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Belo texto, melancólico porque sabemos o fim do Titanic.
Foi tanta fumaçao e brasa nesse artigo q eu fiquei intoxicado
Um bisão alvo entre bisões negros? Pode ser um sinal de que o Botafogo será o campeão brasileiro. Ou que o Corinthians será rebaixado. Ou as duas coisas.
Caro Cardoso, o Botafogo vai ter que enfrentar o Palmeiras novamente! OrasilPeriquito!
Sêo Muniz, sei não, parece um caso especial do fenômeno nomeado pelos behavioristas como "pensamento supersticioso", a associação causal errônea entre dois eventos. Nasceu bisão branco, chegaram invasores brancos; d'outra feita, uma colheita abundante, sabe? Poi Zé. Hoje, os cabra fazem professias sobre o passado: "lembra do seu bem-estar?" Não era porque estava na infância despreocupada, porque o crime se saciava nas quebradas, pelo bom emprego de Papai: não, era porque havia milicos no poder.
[continuação] Tudo era bom deçe geito porque o peçoau não se separava; mulher sabia "seu lugar"; uns tabefes educação bem a criançada. É pior do que o pensamento supersticioso no presente: como o passado já se foi, único, não há como se refutar a idéia torta. Num mundo em convulsão, vale precaver-se contra bisões brancos, cachorros de cinco patas e vampiros vegetarianos: há mudanças grandes vindo pelaÃ. É só esperar.
Curioso que intelectuais não identifiquem as experiências acumuladas na memória do povo (me refiro às experiências vividas no cotidiano, algo que se assiste ou que se escuta de amigos, vizinhos, colegas de trabalho etc.) como um fator decisivo nas mudanças de posicionamento dos grupos sociais. Foram décadas de discurso humanista por parte de governantes que colocavam fiscais corruptos, policiais corruptos, burocratas incompetentes e outros monstros atormentando a população. O resultado veio.
Profecia realizadora do Prof Muniz Sodre. A demência realmente tornou-se o "habitus" da dita pós modernidade. Naufrágios e tempestades à vista, embora comunidades se ancorem no fundamentalismo religioso e nas polÃticas de morte.
Belo texto e boas referências. Mas por que a hesitação de escrever com todas as letras o nome do BO zo como réplica de Trump e Putin? Há de se ter coragem!
Estamos à bordo de um Titanic desde que nascemos. O útero era o último lugar acolhedor e sem risco de afogamento.
Xiiiiiii, Enir, mas naquela época, Mamã não haveria de ter deglutido ou fagocitado um dispositivo andróide, com seu respectivo descorretor ortográfico! Ou, pior que tudo, recebido uma vacina chinesa com chip incorporado, fazendo com que ela já gestasse o bebê com o telefoninho na mão. Coisa que tá comprovada pela Paraná Pesquisas, ocorre mêmo. Tempos difÃceis, meu caro.
Essa crase aà também não estava na gramática intrauterina. Mas agora já foi
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Muniz Sodre > Tempo de profecia Voltar
Comente este texto