Equilíbrio > Disputa entre fêmeas e busca por alimento podem ter moldado monogamia em humanos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Poligamia é igual a não roubar a guloseima: A gente só não faz porque tem medo de ser pego e se incomodar depois. É óbvio que há muitas pessoas interessantes que adorarÃamos ter intimidade e não apenas sexual, mas também afetiva e intelectual.
As afirmações sobre cultura soaram precipitadas, achatando o conceito de forma antropocêntrica. A trÃade nature, nurture e environment é indissociável na descrição de qualquer fenótipo - a espécie deve ser entrevistada em seu nicho. Ver Robert Sapolsky. O tema central foi descrito por Franz de Waal em 'Eu Primata'. Por fim, a gente acaba se lembrando da obsessão escorregadia de Platão com aquela clivagem de Physis e Nomos.
Que chatice essa agenda de falar sobre monogamia x poligamia. AÃ, não sei que atriz se revela poligâmica e quer empoderar as mulheres a se libertarem das amarras patriarcais, ou então uma influenciadora conservadora que adotou o estilo tradwives e blábláblá. Apaguem as redes sociais e vão viver a vida real do jeito que bem entenderem! Ranço...
Quanta besteira. Até hoje primata é primata. Devem acreditar em papai Noel também. Podem vir mais mil anos que o primata continuará primata. Estudo sem sentido. Cairia bem na época das trevas, quando o conhecimento era proibido. Hoje, nem criança acredita nessa xaropada de estudo.
Exato - Não se pode comparar os dóceis chimpanzés com os candidatos a prefeito da maior cidade do paÃs .
Vejo a poligamia como algo intrÃnseco ao homem (espécie), mesmo evoluÃdo o suficiente para tomada de decisões. Os contratos e culturas sociais moldaram essa realidade, mas à luz da natureza esse é o instinto do nosso grupo, acredito.
Os seguidores de uma certa religião do oriente próximo e do magrebe ainda estão nesse estágio, o da poligamia.
A monogamia favorece o cuidado parental, ou seja, no caso de filhotes vc consegue prolongar o cuidado com eles garantido assim o sucesso evolutivo. O macho também é favorecido numa relação monogâmica pq não precisaria entrar em combates selvagens para o acasalamento com uma fêmea. A fêmea é favorecida nessa relação pq com o cuidado da prole ela fica mais exposta a predadores ter a proteção do macho também auxilia na sobrevivência de ambos.
Só faltou refletir sobre a importância da monogamia pra propriedade privada. Afinal se tem muitos filhos e não sabe-se o pai, pra quem vai a herança ao morrer? A monogamia é forma de resolver esse problema.
A premissa está errada. Humanos não são monogâmicos mas ligeiramente poligâmicos, quando têm oportunidade. O peso médio de homens é maior que o peso médio de mulheres, o que indica combates fÃsicos entre homens na disputa por mulheres. Nosso caso não é tão extremo quanto o dos elefantes marinhos, nos quais o macho pesa várias vezes mais do que a fêmea mas também não somos como os monogâmicos gibões, em que macho e fêmea tem medias de peso semelhantes.
Que pesquisa estranha. Claro que a escolha é cultural. Diversas culturas, desde os primeiros registros históricos conhecidos adotavam a poligamia e diversos a monogamia. Porque alguém achou que somos uma espécie monogâmica?
A monogamia pode ter sido favorecida evolutivamente também pq a espécie humana é uma das quais tem o maior tempo de cuidado parental. Ou seja, muitos filhotes já nascem praticamente prontos como filhotes de cavalo que logo apos o nascimento ja andam enquanto os humanos nascem em formação ainda, exemplo as "moleiras" no crânio dos bebês , demandando da fêmea maior tempo de cuidado para garantir a sobrevivência da prole e o macho nessa relação também é favorecido além do cuidado parental.
Lembrem que quanto mais pra perto dos humanos, mais o sexo fica sendo dirigido pelo cérebro, de micos pra baixo tem "cio", ai as regras são outras. Se for olhar só chimpanzé estamos olhando muito de perto! Olhemos camundongos e coelhos, no mesmo ramo da árvore da vida que os primatas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Equilíbrio > Disputa entre fêmeas e busca por alimento podem ter moldado monogamia em humanos Voltar
Comente este texto