Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Matheus Queiroz

    Vejo a poligamia como algo intrínseco ao homem (espécie), mesmo evoluído o suficiente para tomada de decisões. Os contratos e culturas sociais moldaram essa realidade, mas à luz da natureza esse é o instinto do nosso grupo, acredito.

    Responda
  2. Joaquim Rosa

    Os seguidores de uma certa religião do oriente próximo e do magrebe ainda estão nesse estágio, o da poligamia.

    Responda
  3. Eliane Silva

    A monogamia favorece o cuidado parental, ou seja, no caso de filhotes vc consegue prolongar o cuidado com eles garantido assim o sucesso evolutivo. O macho também é favorecido numa relação monogâmica pq não precisaria entrar em combates selvagens para o acasalamento com uma fêmea. A fêmea é favorecida nessa relação pq com o cuidado da prole ela fica mais exposta a predadores ter a proteção do macho também auxilia na sobrevivência de ambos.

    Responda
  4. Thi Bogossian

    Só faltou refletir sobre a importância da monogamia pra propriedade privada. Afinal se tem muitos filhos e não sabe-se o pai, pra quem vai a herança ao morrer? A monogamia é forma de resolver esse problema.

    Responda
  5. Paulo César de Oliveira

    A premissa está errada. Humanos não são monogâmicos mas ligeiramente poligâmicos, quando têm oportunidade. O peso médio de homens é maior que o peso médio de mulheres, o que indica combates físicos entre homens na disputa por mulheres. Nosso caso não é tão extremo quanto o dos elefantes marinhos, nos quais o macho pesa várias vezes mais do que a fêmea mas também não somos como os monogâmicos gibões, em que macho e fêmea tem medias de peso semelhantes.

    Responda
  6. Paulo Jr

    Que pesquisa estranha. Claro que a escolha é cultural. Diversas culturas, desde os primeiros registros históricos conhecidos adotavam a poligamia e diversos a monogamia. Porque alguém achou que somos uma espécie monogâmica?

    Responda
    1. Eliane Silva

      A monogamia pode ter sido favorecida evolutivamente também pq a espécie humana é uma das quais tem o maior tempo de cuidado parental. Ou seja, muitos filhotes já nascem praticamente prontos como filhotes de cavalo que logo apos o nascimento ja andam enquanto os humanos nascem em formação ainda, exemplo as "moleiras" no crânio dos bebês , demandando da fêmea maior tempo de cuidado para garantir a sobrevivência da prole e o macho nessa relação também é favorecido além do cuidado parental.

  7. José Miguel Ortega

    Lembrem que quanto mais pra perto dos humanos, mais o sexo fica sendo dirigido pelo cérebro, de micos pra baixo tem "cio", ai as regras são outras. Se for olhar só chimpanzé estamos olhando muito de perto! Olhemos camundongos e coelhos, no mesmo ramo da árvore da vida que os primatas.

    Responda