Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Daniel Liaz

    Finalmente caro Élio. Há tempos que não escrevia uma boa coluna.

    Responda
  2. Geilson Silva

    Excelente o texto da coluna hoje. Elio mostra que é um bom jornalista quando a gente começa a esquecer disso.

    Responda
  3. João Orlando Santos

    Hamilton: O Rio Grande do Sul era movido por trens de passageiros e de carga, o transporte de passsageiros nos trens custava 50% do valor do transporte rodoviário. A malha ferroviaria brasileira foi gigante,mas no Brasil do atraso a induústria de caminhões com excesso de peso e a indústria de pneus não querem o trem, ao contrário do resto do mundo onde o trem voa.

    Responda
  4. NACIB HETTI

    Reforma tributária na reta final?!

    Responda
  5. João Orlando Santos

    Neli Farias: A sra. desconhece os fatos. Vou repetir quem acabou com os trens de passageiro foram as privatizações de FHC. No Rio Grande do Sul se viajava de Uruguaina a Poa com trem Hungáro a 100 kms por hora e com muito conforto, o mesmo acontecia de Sta Maria,São Jorga, Itaqui e da região celeiro do estado. Não tente responsabilizar JK por trazer a Wolkswagem para um Brasil sem rodovias e sem asfalto. O Trem não interresa é a indústria de caminhões e de pneus. Ponto final.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Sem dúvida. Neli certamente desconhece os fatos. Pior é que se ainda se orgulha muito de ter uma douta e justa mentalidade

    2. Amaury Kuklinski

      Perfeitamente de acordo. O trem Húngaro era ótimo e barato. Muito andei quando era adolescente. Aqui no MS as linhas foram entregues para as empresas de logística que por 30 anos anos nunca botaram um centavo nas ferrovias. Só exploram. Agora lançam idéias de remodelar as ferrovias. Pela União, claro. Depois pegam de novo por 30 anos para explorar.

  6. Anderson Santos

    Elio, eu recomendo fortemente que você faça uma pesquisa sobre carros elétricos e motores que utilizam biocombustíveis, e chegue você mesmo as conclusões, principalmente quanto a pegada de carbono e a cadeia de suprimentos envolvida, e o quão verdes de fato os carros elétricos são, depois nos escreva aqui a sua conclusão.

    Responda
  7. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    A industria entre aspas do Brasil foi quem sempre atrasou o desenvilvimento. Chama Reserva de Mercado. Mas a culpa eh do lula né eg ?

    Responda
    1. Hamilton Magalhaes

      Ninguém falou em Lula, mas já que citou-o, este sempre esteve a favor das montadoras com o argumento de defender o emprego de seus antigos colegas do ABC.

  8. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Elio,talvez a diferença de 4000 anos para 500 justifiquem o festival de besteiras que acometem tanto governos de esquerda quanto os liberais de direita,ou seja na China já erraram td que era possível,e por aqui ainda faltam uns 1500 anos para acertar alguma coisa.kkk

    Responda
  9. JOSE FRANCISCO DE PAULA SALLES

    Bom artigo. A ideia é repetitiva, todos sabemos desses erros que acontecem geração após geração mas parece difícil uma correção. Uns põem culpa no governo A ou no governo B, outros no capitalismo ou na ideologia, e assim vai. Século após século, década após década... parece que o DNA é mais forte.

    Responda
  10. Alexandre Pereira

    Infelizmente, uma verdade cruel. Vide a reforma tributária, cujo incerto benefício de reduzir o número de impostos está cada vez mais anêmicos. Brasília et caterva precisam manter suas boquinhas às custas do povo de carga.

    Responda
  11. João Orlando Santos

    Sra. Neli Faria. Desculpe mas não se trata de cultura, mas de conhecimento. Quem acabou com os trens de passageiros no Brasil foi Fernando Henrique Cardoso em 1996 quando privatizou a RFFSA, privatização paga com títulos podres da dívida pública com desságio de 60% e de lambuja FHC concedeu aos novos permissionários da RFFSA financiamentos de R$ 33 bilhões via BNDES para investimentos que nunca foram realizados, dentre os investimentos estava a melhoria do transporte de passageiros.

    Responda
    1. neli faria

      Já não havia mais! Acabou com algo que nada fazia! Acho o FHC oportunista, mas aí não! O Jaj acabou com as ferrovias e a Ditadura Militar fechou o caixão! Digo por conhecimento. Minha família migrou de Minas para o Paraná, de trem, baldeação na , hoje, Sala São Paulo em mil novecentos e sessenta, em meados da década não mais tinha trem de passageiros de Cornélio Procópio a São Paulo, apenas transporte rodoviário!

    2. Hamilton Magalhaes

      Quantas linhas ferroviárias existia para passageiros no Brasil? Eu lembro da rota Minas-Rio que terminou faz tempo, e Vitória-Minas que perdura por exigência do processo de privatização. Dilma entrou falando que ia estimular as linhas ferroviárias, se meteu na estória do trem bala que só serviu de cabide de emprego e nunca assentou um prego no trilho.

  12. Frederico de Souza Cruz

    Gaspari fala em tecnologia, mas evita dizer que EMBRAER, Petrobras (tecnologia de águas profundas, EMBRAPA, tem em seu DNA, o desenvolvimento de pesquisas e inovações em empresas estatais. Quanto ao protecionismo me parece que tem a ver com os lobbies feito pelas elites do atraso que Gaspari tanto defende.

    Responda
  13. Frederico de Souza Cruz

    Gaspari gosta de atacar o Brasil e os Brasileiros. Em suas colunas ele esta sempre defendendo os interesses da elite do atraso. Os atrasos do Brasil criados pela elite que ainda domina a política, que apoiou Bolsonaro, que estancou o crescimento economico. Todos os empresários que jamais investem em pesquisa tecnológica e preferem consumir tecnologia. As elites que defendem cortes na educação em nome da austeridade fiscal e para agradar o mercado. Ao final colocam a culpa nos "brasileiros"

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Meu amigo. Concordo com suas críticas em relação a várias colunas dele. Mas creio que vc deveria ler essa de hj pois, nela, o que ele faz é exatamente criticar essa mesma elite do atraso.

    2. Gilberto Rosa

      Gaspari é, e sempre foi, jagunço da exploração, do contrário, não estaria trabalhando na Folha, suprassumo da elite do atraso, que manipula notícias com claros objetivos de continuar a explorar a população, principalmente com os mega juros. Nos faz pensar que somos observadores de macacos no bananal, e não os próprios macacos, que estão sendo enganados e roubados. Depois é assaltado na rua e não entende que os juros, que alimentam o banqueiro Frias, tira o dinheiro de educação e saúde.

    3. alonso barros

      Não sou fã do Elio , mas concordo com ele nessa . E você pelo visto não leu a coluna .

  14. Mário Mauá Chaves Ferreira

    Incrível, enquanto os países civilizados estão isentando impostos sobre a produção de carros elétricos, no Bananal se aplicam sobretaxas.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      É triste ver um humano achando que é macaco, ou será que é um alienígena observando os brasileiros. A lavagem cerebral que a Folha e Globo fazem está arraigada até o último fio de cabelo, por fim adoram os capatazes da exploração.

  15. João Leite Leite

    Eles se esbanjam na orgia e fuzarca, ficam carregados de pecados e jogam a penitencia no lombo do povo.

    Responda
  16. neli faria

    Um dos maiores crimes contra o Brasil foi ter trazido, nos anos cinquenta, a indústria automobilística. Graças a isso, acabou, num País Continental, com as Ferrovias. Agora, a falta de visão dos oportunistas políticos, vai,igualmente, punir o futuro, como no passado. Os oportunistas políticos só pensam no presente, não tem a visão de plantar hoje o futuro.

    Responda
    1. neli faria

      Senhor liaz respondi assaz , então volte e vá ler por aí. Quod nullum est nullum producit efectum.

    2. Daniel Liaz

      Oi Neli. Agradeço mais uma analise profunda, nada repetitiva e bastante perspicaz da sua parte. Afora isso, reintero o pedido de a senhora, conhecedora da área do direito, nos mostrar quais são e em quais páginas estão as provas que o Marreco usou na condenação do Lula. Tenho certeza que a senhora as conhece uma vez que repetidas vezes afirma convictamente da culpa desse último.

    3. neli faria

      Sim Hamilton, sei disso,mas recordo que quem incentivou com veemência , foi J K nos anos mil novecentos e cinquenta.

    4. Hamilton Magalhaes

      Isso é mito, já estavam por aqui a FORD e a GENERAL MOTORS.

  17. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    E o que vale um JK perto de um Jânio, um Fugueiredo, um Collor, um Bolsonaro? Nossas elites sabem bem o valor a escolher.

    Responda
  18. João Orlando Santos

    Muito antes do absurdo de taxar o carro elétrico que não polui. Os neoliberais do FHC induzidos pelas montadoras de caminhões e pela indústria de pneus acabaram com o transporte ferroviário no Brasil. Aqui no Sul o trem hungáro em 1980 com velocidade média de 100 kms. com ar condicionado,acarpetado,poltronas reclináveis e refeições a bordo levava 6.30 minutos de Uruguaina a Poa e a passagem custava 50% do transporte rodoviário. O Capitalismo do Brasil é exclusivo para os seus capitalistas.

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Está falnado bobagem, moço. Quem desativou as ferrovias que transportavam passageiros foi a ditadura, nos anos 60. As que sobraram, foram desativadas ao longo dos 80 e 90 restando pouco ou quase nada da malha ferroviária. Antes a gente ia de São Paulo a Corumbá, de trem; de Campinas a Santos, de trem, sem falar no trem de luxo, de São Paulo ao Rio. Hoje, a nossa malha ferroviária par transporte de passageiros, é menor que 1940. E é claro, a censura imbecil da da Folha não permite dizer.

    2. neli faria

      Quem acabou com as Ferrovias no Brasil foi J K. FHC à época, anos mil novecentos e cinquenta, era um simples estudante na Usp. Até para falar mal de alguém a pessoa tem que ter cultura.

  19. Tadêu Santos

    NOSSO BRASIL AINDA BUSCA A "ESPERANÇA DEMOCRÁTICA", mesmo cambaleando com o Lula 3 que já foi no passado um brilhante visionário na luta contra à fome,com o bolsa família e à educação gratuita nas federais. Ñ temos avanços nas ciências em geral, por causa da classe partidária, tanto é que ñ temos um Nobel (sic). Os EUA com a mesma idade nos supera em quase tudo, menos na Suprema Corte, retrógrada e com parcial protecionismo ao Trump. O pres Lula 03 ñ é mais o mesmo, envelheceu com a forma CONT

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Suprema corte dos EUA retrógrada? Ainda assim está anos no futuro em relação ao nosso convescote. Gilmarpalooza e normas de impedimento que o digam. Sequer chegaram à república.

  20. FLAVIO DA ROCHA SILVEIRA

    Se o autor não entende nada de carros elétricos,l e das condições do Brasil nesse processo, poderia se abstrair de falar besteira e desinformar. O Sodré está aí, caso precise entender melhor a questão, fala com ele.

    Responda
  21. José Cardoso

    Esse imposto do carro elétrico o Senado tem que retirar. Ou ele não serve para nada.

    Responda
  22. Wilson Soares

    Aguardem a "regulamentação" da Inteligência Artificial que está sendo tramada por estes mesmos personagens. Quando todo o planeta estiver anunciando viagens para Júpiter, extensão da vida humana até os 130 anos, transportes mais eficientes e não-poluentes, a "nossa" IA só vai conseguir fazer fotos de jogadores do Flamengo no estilo de desenho animado da Pixar/Disney.

    Responda
  23. Fabiana Menezes

    Sim, um estadista como JK além de ser visionário e de ter conseguido fazer planejamento a longo prazo tinha a habilidade em buscar convergências com antagonistas. Foram várias as ocasiões nas quais demonstrou não funcionar pelo estômago. Dizia não guardar rancores. Colocar carro elétrico no mesmo saco de condutas indesejáveis é confessar alianças espúrias, rede de favores nada republicanas. Não há bom senso, dado e nem evidência para justificar medida de atraso abissal .

    Responda
  24. sérgio dourado

    Como dizia o Roberto Campos: "A ignorância no Brasil tem um passado glorioso e um futuro promissor". Enquanto se agarra a protecionismos em cima, outros se agarram a populismos embaixo. É um País duríssimo de desenvolver, enquanto poderia ser uma Potência tão grande ou maior que qualquer outra: e sem ufanismos, a questão é que enquanto nos outros Países faltam matérias-primas mas sobra Educação: aqui é o contrário e tirando Embraer: exportamos commodities quase brutas.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Felicio, reducionismo é um problema até quando concordamos con alguma coisa.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Sabia sim que a ignorância teria umfuturo promissor, tanto que deixou um rebento com capitais em paraíso fiscal e presidência no Banco Central.

  25. sergio marcone da silva santos

    Muito bom

    Responda
  26. Rogerio Lima Afonso

    Grata crônica, senhor Elio..se lhe falta o "H" do Sol, sobram luzes para escrever evidências...

    Responda
    1. Fabiana Menezes

      Sim… perfeito Rogério, o H oculto explicaria alguns movimentos

    2. djalma gomez

      Sacada genial, caro Rogério

  27. Igor Cornelsen

    Genial Elio! Subdesenvolvimento não se improvisa requer esforços de gerações.

    Responda
    1. sérgio dourado

      Boa, exatamente: o atraso é o único projeto nacional que dá certo no Brasil, além da pobreza: que é produto do primeiro.

  28. Gilberto Rosa

    Se o Brasil é de cucarachos, como Gaspari quer postar, ele próprio é gramde responsável, como o mais antigo representante de uma bilionária imprensa perversa, manipuladora de notícias, que apoiou o golpe de 64 e o de 16, travando um Brasil extremamente rico, que ainda não permite dignidade aos pretos e pobres, roubando com juros, o que deveria ser gasto com escola e saúde.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      *grande

  29. Gilberto Rosa

    Dois terços podres do congresso são regidos por nossa bilionária elite do atraso, que também controla nossa grande mídia. No fim tudo converge ao roubo de trilhões de nossa população, principalmente por juros bancários, e se algum governo tentar dar um pouco mais de dignidade, a imprensa massacra e dão golpe. A Folha é uma empresa que representa interesses privados e que manipula notícias de interesse público. A Folha luta pela redução da taxação sobre ganhos financeiros, o dono é banqueiro.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Ok Gilberto. E qto ao conteúdo da coluna, algo a comentar? Vc concorda que essa mesma elite do atraso está desfigurando completamente os princípios da reforma tributária com base justamente numa política "do atraso"? Acha pertinente a crítica do Élio?

    2. Gilberto Rosa

      Paulo, conheça seu inimigo, mas o melhor mesmo, é irritar algumas pessoas com o óbvio que não querem ver :)

    3. Paulo Araujo

      E vc assina porquê?

  30. Sergio Moraes

    Musk não criou a Tesla. Mas precisão com os fatos não é algo que interesse ao estilo engraçadinho de Gaspari.

    Responda
    1. Hamilton Magalhaes

      E quem criou?

  31. Adriana Flores

    É lógico que erros são reciclados, pois, vários políticos com ficha corrida tem seus mandatos renovados e, provavelmente, somos o único país do mundo que reconduziu à presidência um ex-presidiário (des) condenado por corrupção. É a cara do atraso mesmo.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Merece destaque na cor ja um ex capitão que mamou (eufemismo) nas t e t as do e rá rio pú blic o por anos sem produzir nada que prestasse.

  32. Paulo Emmerich

    "Em Brasília há uma usina de reciclagem de erros", digo...

    Responda
  33. Paulo Emmerich

    "Em Brasília há uma usina de reciclagem de ertos", poderia ser o título do artigo complementando com o nome e sobrenome dos responsáveis que estão em cargos públicos.

    Responda
  34. Marcos Araujo

    E tem cientista político que elogia a atuação do Centrão, que produz leis absurdas, em clara direção ao atraso

    Responda
  35. Walter de Souza Silva

    É isso. Nosso atraso é institucional e incrustado em nosso DNA. No ritmo de um passo a frente, outro atrás, fica mesmo difícil de sair do lugar, ou seja, da rabeira tecnológica, inclusive.

    Responda
  36. Henrique Marinho

    Refazendo nesta semana, de moto, a centenária Estrada Real entre Diamantina e Ouro Preto, refleti sobre o Brasil do passado e do presente. O país do futuro ainda chaf urda na lama pois é mío pe e não toma em suas mãos a responsabilidade de mudar a iniqüidade. Elegemos conde nados e aceitamos (novamente!) o cab resto da censura prévia da má fia de toga. O ter rível disso tudo é que poucos ficam indíg nados com este estado de coisas. Tristes trópicos.

    Responda
    1. Humberto Isidoro

      Tá esperando a volta da mais poderosa quadr* que ja se formou no Brasil. Chefiada por um presidente, tinha generais, almirante, coroneis, capitaes, sargentos, agentes da PF, da Abin, Da PRF, das PMs, mulher e ex mulher e filhos do presidente, gente como o Queiroz, gente que colocou bombas no aeroporto, derrubou torres de energia, vendeu joias, falsificou documentos, protegeu o garimpo ilegal e madereiros, ministro da educação e pastores negociando ouro no MEC, . Com o tempo saberemos mais.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Esperando a volta do Bolsonaro. Talvez demore um pouco.