Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodrigo Izquierda

    Parabéns MST!

    Responda
  2. André Morais

    Vou providenciar meu boné.

    Responda
  3. Rosemary Oliveira

    Representantes do MST contém com meu voto. Parabéns pela luta pela terra, pelos alimentos saudáveis e sem veneno.

    Responda
  4. MARCO ANTONIO POLISELI

    Artistas fazendo apologia ao terrorismo

    Responda
  5. Paulo Araujo

    Voltou a invadir propriedades enão tem CNPJ. E a dinheirama voltou a irrigar a "lavoura" dessa turma. Nada como um governinho amigo, não? Ah, xiitas, não sou bolsonarista.

    Responda
  6. Beatriz Prado

    O MST luta pelo direito à terra e tem hoje o apoio de grande parte da sociedade. Além disso, estabelece o debate a respeito das questões ambientais, produz e distribui alimentos saudáveis, tem escolas, defende a educação e a cultura na busca pelos direitos sociais e condições de vida digna para todos. Estou do lado do MST.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Aí, Sérgio Neves, com tanta certeza assim, tenho de duvidar. Qual é a fazenda produtiva que estão querendo tomar na marra? Produtiva, aliás, porque produz o quê, lá? Qual é a avaliação certa e por que abaixo do mercado? O INCRA está participando da maracutaia? Por que em vez de vir denunciar isso aqui para esquentar a discussão você não denuncia à polícia, ao seu deputado, a um senador, à Justiça? Bota a boca no trombone!

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Entre acreditar em você, Sergio, ou no MST, fico com o MST. Lembrando que muitas fazendas, sobretudo, da região centro oeste, surgiram por meio da grilagem, ou seja, falsos títulos de propriedade adquiridos junto à cartórios envolvidos nessas maracutaias. Tbem tivemos nosso "velho oeste" por aqui.

    3. SERGIO NEVES

      Resumindo o seu comentário, na prática a teoria é outra. Aqui no meu estado estão querendo tomar fazenda produtiva na marra, inclusive, produzindo avaliação abaixo do valor de mercado para o INCRA comprar com a participação de quem? Do INCRA. Nunca vão deixar de ser crimin0s0s. Isso está no DNA deles.

  7. Marcos Longaresi Carvalhães

    Esse é o país da piada pronta e da hiprocrisia pronta também. É o país da famosa esquerda caviar que usa iphone de última geração e goza de todos os benesses do capitalismo. O esquerda brasileira qual é o seu negócio o nome do seu sócio.

    Responda
    1. LORENA PARDELHAS

      Então quem é da classe média, vive com algum conforto e, ó horror, tem um Ifhone não pode ter consciência social, denunciar e lutar contra injustiças? Mofado o seu discurso pronto.

  8. Marcos Longaresi Carvalhães

    A maioria desses artistas usam boné do MST por critério de conveniência e oportunidade. Pois boa parte deles tem propriedades rurais, pequenas ou grande, eles estão é com medo, aí então simpatizam com a causa.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Quem tem medo são inúmeros fazendeiros cujas famílias, no passado, adquiriam terras por meio de grilagem, ou seja, falsos títulos de propriedade. Isso aconteceu a rodo no centro oeste do Brasil, nos cartórios envolvidos nesse tipo de conluio. Tbem tivemos nosso "velho oeste" por aqui.

  9. Márcio Castro

    MST deu visibilidade histórica ao direito à terra. Direito à sobrevivência de quem foi escravizado, explorado e sem oportunidades. Enquanto a elite agrária há séculos usurpa de imensas áreas rurais e têm o descaramento de culpar os trabalhadores rurais sem terra pelos crimes que essa elite realiza a séculos.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Márcio, tirando aqueles que adquiriram as suas terras legalmente, seja comprando ou herdando, o Estado deve tomar uma providência. Eu conheço esse povo a mais de 30 anos e não são nada disso que divulgam. Infelizmente, não estão lutando por um pedaço de terra para se estabelecerem, é negócio mesmo, é ganhar do Estado e depois vender.

    2. Márcio Castro

      Sérgio, os verdadeiros band não seriam os grandes fazendeiros que grilaram terras por todo o Brasil por séculos, criando imensos latifúndios, destruindo meio, escravizando trabalhadores pobres e deixando terras improdutivas?

    3. SERGIO NEVES

      Deram visibilidade a outra coisa. Não passam de band

  10. NACIB HETTI

    Eu ganhei um boné do MST em Marabá e não tenho nenhum orgulho disso. Como prestigiar um movimento que invade propriedades privadas? O boné dei para um amigo meu que coleciona bonés, mas tem asco pelo movimento.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Por que não devolveu? Ficou com medo? Kkkk

  11. Marcos Serra

    Só aqui essa palhaçada. Esses seriam os mesmos artistas que até 2022 pulavam e ululavam sobre as queimadas no Cerrado e Amazônia e agora, mesmo as mesmas tendo atingido os maiores índices de sua história nada fazem tipo perderam a língua? Seriam os mesmo artistas que apoiam criminosos que invadem propriedades, depredam suas instalações, matam gado e nada lhes acontece? Seriam os mesmos que dizem apoiar essa gente e posam em fotos no exterior tomando champanhe francês?

    Responda
    1. Marcos Serra

      Debie lamento que, para defender o indefensável, estejas colocando a lei de lado. Gostarias de ter tua casa ocupada, teu carro destruído, tua mobília queimada? Sem lei não há ordem. Sem ordem, impera a anarquia. A lei já prevê a distribuição de terras. Qualquer mudança deve respeitá-la.

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Sr. Serra, divergimos, sem problemas. Sob a lupa da lei muitos latifúndios se formaram invadindo reservas indígenas ou por meio da grilagem de terras em conluio com cartórios por esse Brasil afora. Não revisarei meus conceitos, continuo apoiando o MST, que luta por justiça agrária. Sem o MST nem haveria discussão sobre a importância da reforma agrária. Tudo continuaria como sempre foi em benefício de poucos. Não volto mais ao jornal hoje. Bom descanso!

    3. Marcos Serra

      Sra. Debie, boa noite. Legítimo apenas em sua concepção. Sob a lupa da lei, são criminosos, portanto deveriam estar sujeitos às penas previstas por invasão de propriedade, depredação de instalações, destruição de lavouras e abate de gado. Se consideras isso normal, seria bom rever seus conceitos. A obediência às leis é o pressuposto da cidadania em uma democracia verdadeira.

    4. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Sr Serra, defendo o MST como um movimento legítimo que luta pela justiça agrária. Anarquia é por sua conta.

    5. Marcos Serra

      Debie, assim que estás justificando os crimes cometidos por esses que ficam, impunemente, à margem da lei? Defendes a anarquia?

    6. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Viajar e tomar champanhe francês não impede ninguém de ficar a favor do MST, movimento correto que luta pela justiça agrária. Ressaltando que muitas terras em nome de fazendeiros "do bem" surgiram por meio da grilagem em conluio com os velhos cartórios das maracutaias nesse Brasil afora.

  12. Joao Braga

    Invadir propriedade alheia é crime segundo a Constituição.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Um país que se deseja rico é aquele com justiça social, que protege o meio ambiente e produz tecnologia. Enquanto a mentalidade for apenas de entupir o mundo com soja, não haverá riqueza e bem estar para todos.

    2. SERGIO NEVES

      Joaquim, essa história de que MST invade terra improdutiva é a mentira mais descarada que se conta. Aqui no meu estado, invadiram uma propriedade da Suzano que planta eucalipto para produzir celulose. Estão tentando invadir uma outra propriedade produzindo análises falsas. Isso quando não tentam invadir usando documento falso. São Band mesmo!

    3. Joao Braga

      Infelizmente essa turma da esquerda nunca plantou um pé de alface, vivem de narrativas, esquecem que o Agro brasileiro tem pequenos, médios e grandes produtores Orgulho da nação, parem de dividir entre nós e eles. Nossos produtos qdo exportados são exaustivamente examinados qto a qualidade pelos países compradores e concorrentes. Parem de torcer contra e ser maus brasileiros.

    4. Joaquim Orilio Do Carmo

      Nossa constituição diz que a terra tem função social. A s terras que são ocupadas pelo MST são aquelas que não cumprem essa função. Estão certíssimos. Ademais, os produtos vindos dos assentamentos do MST e das terras indígenas são de qualidade muito superior aos dos produtores tradicionais. Têm todo meu apoio.

    5. Zé Antônio Sales

      Quer dizer que os grandes latifúndiarios compraram as terras dos indígenas?

    6. Joao Braga

      Carlos, mais estudo, estão invadindo propriedades produtivas inclusive queimam e destroem plantações, máquinas agrícolas, etc. Destroem centros de pesquisas. Invadem a Embrapa. Eu entendo são " do bem".

    7. Carlos Vieira

      Mais estudo. Segundo a constituição a propriedade atenderá a sua função social. Se não atender poderá haver a expropriação.

  13. JOSE ALEXANDRE DE S GADIOLI

    Com todo respeito aos defensores do MST, mas antes incentivá-los para entrar na política partidária, temos que fazer a chegada das políticas públicas nos acampamentos "fixos". 1)Será que a Política de Educação, de Saúde, de Assistência Social(isso para começar), está chegando?* Colocar o boné é bonito! 2)Será que foram ver as condições paupérrimas que muitos vivem? Vai uma reflexão: Temos cotas para muitas coisas, porque não para crianças e jovens em idade educacional?

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Sr José, o senhor está equivocado, o MST é muito organizado e possui redes de educação.

    2. JOSE ALEXANDRE DE S GADIOLI

      Complementando: [...]crianças e jovens que estão realmente morando nos assentamentos .