Luiz Felipe Pondé > Qual a explicação para o audiovisual argentino dar de dez a zero no brasileiro? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
O pseudo esteta complexado.
E o que temos aqui? E dá-lhe clichês, sotaque nordestino e por aà fica.
Lembro também da série Argentina, "O faz nada", com participação de De Niro.
Muito boa !
A resposta é simples: investimento. O texto é indigente. E como diria Nelson, o conservador: o complexo de vira-latas continua habitando as páginas dos pasquins.
Mas somos! Com a sociedade que temos, formando (os pais) crianças tiranas, por exemplo, o quê esperar?
Mariana pamplona vc fez a lista q valida toda a tese do ponde. Nao vi, e tenho raiva de quem viu. Kkk
Pondé, me divirto muito ! Até os cachorros processariam! Cara, q hilario! Pau no mimimi
Perfeito Florentino. Esse texto patético e risÃvel foi escrito sob medida para alegrar e divertir bozolides. E vc tem razão: é de um nÃvel próprio para bozolides, de forma que até um cachorro processaria.
Artigo rasteiro, o que Pondé gosta ou deixa de gostar não é régua para classificar produção audiovisual.
É sim, doutor em crÃtica, não Honoris Causa.
Excelente análise. Há muito que faço a mesma pergunta aos meus amigos. Todos concordam com a superioridade do cinema argentino, mas não apresentam uma explicação convincente.
Kkk, Julio Alves pensei a mesma coisa que vc.
Júlio, não, não sou parente do Diogo. E, se fosse, não teria razões para lamentar. Obviamente discordo dele, francamente um direitista. Mas tem duas qualidades que faltam a você: inteligência e domÃnio da escrita.
O colunista não analisou um único filme. Elogiou duas minisséries recentes. Descreveu alguns personagens clichês da minissérie argentina que ele elogia, mas criticou as produções clichê daqui. Ele sequer comparou alhos com bugalhos.
Gostar e elogiar algo escrito pelo pondé realmente faz pensar que você precisa de assessoria literária. Você é parente do "gênio" Diogo Maynard? Se for, está explicado.
Profundo como a sarjeta ...compara alhos com bugalhos
L/x0 cultural é bem apropriado.
Não, nacionalista pseudopatriota. Tua visão está eivada de dogmas dos anos 50. A Humanidade mudou, não exatamente como gostarÃamos, e assim as mentalidades. A diferença é que somos mesmo vira-latas, no sentido negativo.
Ótimo texto!
Nem como redação do Enem seria bom, moço!
É desse tipo de comentário que a própria ditadura brasileira bebeu para, assim, precarizar o cinema nacional. Sua falta de conhecimento sobre o assunto é abissal, você desconhece algumas produções recentes do cinema como Deserto Particular ou mesmo o cinema Pernambucano ou até produções da Globo e se limita a falar que tudo não passa de coisa de esquerda. Lembre-se: O cinema nacional começou a se erguer já era quase anos 2000 e tudo o que tÃnhamos antes era marginal. Pequena demais sua análise.
"análise pequena" e "pondé" é o que chamamos de pleonasmo, redundância...
Só me chama a atenção a motivação do Pondé escrever sobre esse tema, agora!? Sem entrar no mérito! Mas, o que pretende Pondé? É uma personalidade interessante! Quem não te lê atentamente, te compra, Sr. Pondé.
Escolher qualquer tema, citar meia dúzia de filosófos que nada tenham a ver com o tema, não aprofundar mérito algum, xingar a esquerda e subestimar a inteligência dos assinantes. Essa é a fórmula que pondé vendeu pra Folha e ela comprou. Toda semana é a mesma coisa, só muda de endereço.
Ora, o interesse é óbvio e claro. Escreve o que há de mais batido em meio ao chorumme da esgotosfera bozolina. Com isso busca animar e agitar a tropa raivosa para com isso ganhar audiência de forma fácil e desonesta. É só isso e mais nada
Uma coisa curiosa é a existência da Globo de Schrodinger. Pelo jeito, o Pondé nunca viu as séries da emissora. Ou acha que são americanas, vai saber? O Pondé é daqueles radicais (de esquerda ou de direita, tanto faz) que chama a Globo de Globolixo. Imagina analisar o cinema americano descartando toda a produção da Warner, da HBO etc? E eu perdendo tempo comentando essas abobrinhas escritas só pra gerar polêmica, jornal publicando porcaria só serve pra gente perder tempo.
Nada! A gente se diverte com a mediocridade do pondé. Só é chato a gente ter que pagar a assinatura. Tô deixando de pagar em breve, depois de 42 anos
Posso dar nota dez ao autor do texto ? .
Imagino que sim. Aqui nos comentários só não pode falar mal da direita, se não é censurado pelo robô.
Cada vez que vejo um filme ou uma série argentina me pergunto o mesmo, mas, na minha opinião, a qualidade da educação pública do paÃs e a consciência polÃtica do povo argentino, caracterÃsticas que infelizmente não possuÃmos, são sim responsáveis pela qualidade das produções culturais da Argentina.
Fiz uma nota parecida com a do Sr. Mário Chaves . Me cortaram . Um...
Aqui falta vontade . E a máscara come solta . Não dá né. O futebol está no mesmo caminho .
7 a 1 . É que lá tem cabeças sem assistencialismo , e também a maior cultura faz toda a diferença. E não tem o mi.mi.mi.mi , infernal . E não tem mascarados .
Pelo amor de deus, o Jean-Claude Bernardet falou a mesma coisa há quase 20 anos. Já era meio bobo naquela época, mas polêmica requentada sem o colunista assistir a mais de meia-dúzia de filmes é demais. Na boa, FSP, publicar isso é passar vergonha demais. Que mico, cara. A vergonha alheia aqui está forte, o cérebro parece estar derretendo diante de tanto esforço pra causar. Não vou conseguir ler nada depois disso, melhor ligar a TV torcendo pra ter alguma coisa mais inteligente em pleno domingo.
hoje tem futebol. Não dou muita bola, mas certamente é melhor que ler pondés...
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
“Dar de 10” é um exagero. Mas , de fato, para mim , e há décadas , o cinema argentino faz mais o que entendo por Arte . Talvez isso esteja mesmo ligado à consistência de seus personagens , mas não só.
Rolando Lero, sabemos bem o quanto entendes de cha tos e Cana lhas. Estás precisando refazer uma pere grinaçao em Is rael. Isso irá te fazer muito bem, calibrará tuas baterias e provocará um acréscimo de energia da extre ma di rei ta mundial. Bibi sempre tem algo para ensinar aos seus seguidores. Aproveite e fique por lá. Realmente esse paÃs não te merece.
Driguinho meu fofo, antisemita o pai do teu padrinho. Vá ver se eu tou lá na esquina. Aproveite e compre um bom livro onde se discuta às veras o crescimento da extrema direita no mundo. Sabes quem é Bibi? Preciso dizer onde está a relação com o texto de Luizinho?
Qual a relação do texto do Pondé com Israel? Mais um comentário antissemita na Folha.
De que pastos ou currais saem comentaristas como Paulo Fernando Machado aà embaixo?
Pondé, mais uma vez, preso ao passado... dê uma atualizada...
Preso ao passado? Inversão do ônus.
Preso à medio cridade, você quer dizer, não?
os "filósofos" carecas tb.
Nada contra careca, mas já quando a "filósofos" dessa categoria...
Recentemente fui ao cine Gaumont ligado ao INCA. A inteira era o equivalente a 2 reais, mais barato que a água mineral da barraquinha do lado de fora. Um absurdo subsidiar a classe média-alta portenha, que espero que o Milei acabe. Mas o filme "Puan" foi ótimo, sobre um professor de filosofia e o ambiente acadêmico. A cena em que ele é contratado para dar aulas particulares para uma senhora rica é hilária. O Pondé iria gostar.
Pondé louco de vontade de se mandar pra Argentina e abraçar o Milei ...
Não sei se é bem isso mas eu ri desse comentário :D
Pois é. E os hermanos também são fenomenais em mostrar com sensibilidade e maestria o perÃodo negro da ditadura fascista dos militares, que o cronista faz questão de passar a lo largo. Recomendo fervorosamente o extraordinário Argentina 1985, filme que conta a história verÃdica da Promotoria Pública investigando a ditadura sangrenta da Argentina, que resultou em generais na cadeia, imaginem ! Ricardo Darin é o ator principal. Pondé não iria gostar do enredo ...
pondé pulou essa parte. Deve estar achando "filosoficamente profundo" o carinho do Milei com seus cachorros que já morreram e ele conversa com eles até hoje.
Parafraseando o tÃtulo da obra dominical do inteligentão, qual a explicação para o corpo editorial deste jornal dar espaço para um escritor tão medÃocre? É preciso um mÃnimo de talento e erudição para produzir, em tom sarcástico, uma crÃtica aberta à produção audiovisual de um paÃs associando-a, de forma maniqueÃsta, à polÃtica identitária. É preciso muito talento para reproduzir, em um roteiro de cinema ou ensaio filosófico, a mesquinharia humana, em forma de comédia. Vide Relatos Selvagens.
Até o bolsonaro de lá é mais aprimorado.
Tem razão é um pouquinho menos burro##
Há bons filmes brasileiros e bons filmes argentinos. Gosto de ver filmes argentinos tais como "O Segredo dos seus Olhos" e mais recentemente "Goyo" na Netflix. São narrativas diferentes que envolvem pressupostos diferentes. A estética tenta ser uma ciência, mas como qualquer ciência ela não é neutra. Como meu amigo filósofo gosta de acrescentar: "a única coisa neutra que temos é sabão de côco". E emenda um kkkk.
O q vc bebeu?
O medÃocre Pondé continua querendo causar. É claro que o audiovisual argentino está melhor que o brasileiro. Que bom. Não há cineasta nosso que fique triste com isso. As limitações do cinema brasileiro precisam ser superadas, sim. O que não dá é para ver um medÃocre querer atacar o cinema nacional como esse paspa lho faz. Quanto rancor. Quanta má-fé.
Os roteiros dos filmes argentinos parecem "melhor amarrados".
Cansado de ver os 'xiliques' de Pondé. O mesmo se reveste de um intelectualismo fora de moda pra se desfazer do próprio mundo.
Algum argumento contra o ele falou?
Pensamento único não gosta nunca do Pondé. Sabem que divergências de ideias vão atrapalhar projetos de poder. Vamos babar ovos todos juntos!!!!
Xingar o colunista não anulará o fato de que ele é prestigiado pelo jornal porque é prestigiado pelo público. E é verdade, o cinema brasileiro tem deficiências bifurcadas: ou diz vamos nos refestelar em nossa mediocridade, ou se mete arrogantemente a emancipar o povo. Por outro lado, o cinema argentino nos surpreende pela inesperada competência. Isso tudo reflete as disparidades na qualidade da educação nos dois paÃses. São públicos diferentes a satisfazer.
O cara vê 2 séries argentinas para tirar sua conclusão. Isso é pesquisa de campo?
Ele só comentou essas 2. Mas o cinema argentino já ganhou 2 Oscars e teve a coragem de fazer o filme Argentina 1985, sobre o julgamento dos militares da ditadura. Isso seria impossÃvel aqui
Não sabia que estávamos competindo e que o senhor fazia parte do corpo de jurados...
Foi ponderado.
A existência de ao menos duas excelentes escolas de cinema em Buenos Aires é, a meu ver, um dos principais fatores que explicam a qualidade do cinema argentino. São escolas de cinema verdadeiras, daquelas que ensinam a fazer filmes, e não apenas a analisá-los e criticá-los, como é o caso da maioria das faculdades de cinema no Brasil. Há outros fatores, como nÃvel cultural dos argentinos, sua literatura e dramaturgia notáveis. Temos muito a aprender com eles.
Outro fator importante: a possibilidade de fazer coproduções com o cinema espanhol, tecnicamente muito avançado e que conta com abundantes fontes de financiamento. O fato de falarem o mesmo idioma é um grande facilitador, é claro. Basta ver como o ator Ricardo DarÃn trabalha constantemente na Espanha, assim como excelentes atores espanhóis participam do elenco de filmes argentinos.
Ótima explicação.
Senti falta de entender porque o audiovisual argentino é tão diferente assim, duas séries de referência podem falar sobre todo o espectro do audio-visual? Será? Temos séries boas também...
Parafraseando o grande Millôr Fernandes, somente um gênio consegue escrever algo errado da primeira à última frase. IncrÃvel como dão espaço para ele em jornais, televisão e auditórios.
O que ele falou de errado? É possÃvel citar pelos menis 10 filmes e séries lá na Argentina com qualidade muito superior à media produzida aqui: Vientos de água, o filho da noiva, Um conto chinês, o segredo dos seus olhos, quase feliz, o abraço partido, 1985, o clube da lua.
Muito bom. A realidade brasileira é muito nefasta. Vendem uma democracia que só os de cima tem direito de fazer o que bem entendem. Os de baixo são praticamente escravizados. Tem que engolir o que eles querem. Se dão ao luxo de reservar R$53 bilhões do orçamento para eles comprar apoio e Dão até 300% de reajuste no salario deles quando acham que está defasado e no salario mÃnimo que está defasado em mais de 500% só 6,9%, o que faz a pobreza aumentar assustadoramente.
A Argentina tem uma longa tradição de investimentos sólidos no setor audiovisual, com polÃticas públicas consistentes que incentivam a produção cinematográfica e televisiva. Desde a criação do Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA), em 1957, o paÃs tem apoiado cineastas com financiamento, treinamento e distribuição. A Argentina possui várias instituições de ensino de alta qualidade voltadas para as artes, cinema e produção audiovisual, como a Universidad del Cine e a ENERC.
A diferença das produções dos dois paÃses é visÃvel. O nosso cinema anda muito ruim
Alguém colocou que a culpa pela ruindade do cinema e da tv brasileira é da ditadura militar. Curiosamente, acho o contrário. O pós ditadura acabou com a inspiração dos nossos artistas. Temos inúmeros bons autores, atores e diretores desempregados em prol de um movimento de inclusão social, pluris sexual, étnica. Filmes e séries são direcionados para a violência, consumo de drogas, dissipação dos costumes, enquanto que nós, pessoas comuns ficamos carentes de temas com os quais nos identifiquemos.
Qual a explicação de um cara desses escrever na Folha?
Eu gosto do Pondé, mas, gostei do comentário kkk "provocações".,
Despondê está muito mal informado sobre a produção audiovisual brasileira. Por acaso o senhor assistiu os filmes de Karin Aihunuz, Kleber Mendonça, Juliana Rojas, Carolina Marcowitz, Luis Bolognesi, entre outros que têm feito enorme sucesso nos festivais internacionais? Assistiu séries como Cangaço Novo, Nara Leão e Colônia? Se nada disso te agrada, sinto muito. O senhor deveria se mudar para a Argentina, onde aliás um presidente ignorante e fascista destrói o cinema local.
Mariana, perdendo o seu tempo? O mala do pondé escreveu aqui que não lê os comentários...
Descartar a questão cultural seria o mesmo que descartar as diferenças apontadas no texto, não? Que ataque às Humanidades, Filosofia!
Eu consigo compreender até as razões dos paulistas terem eleito figuras bizarras como Tirica, Rosângela Marreca Conge e Bananinha. Mas realmente me intriga a Folha dar espaço para esse pondé.
Como todos os comentários do Dalton caro Júlio
Dalton, ambos os comentários são inócuos, vazios e não me provocam interesse pelo que você pensa ou deixa de pensar.
Tiririca não representa nada mas também não prejudica ninguém. Pior eleger e reeleger polÃticos que levaram o paÃs e o povo trabalhador a esta pobreza extrema e continuar idolatrando polÃticos que uniu polÃticos e empresários para saquear os cofres públicos.
Compartilho a você o meu contra comentário a Leandro Saraiva.
A verdade é que a Argentina concentra a - ótima- produção falando da classe média. Mais palatável para o colunista. É isso.
Boas dicas Pondé, vou conferir! Obrigado!
O que explica que Pondé seja considerado alguém que vale a pena se ouvir? Seria o clientelismo patronal (vulgo puxa-saquismo)? Ou é o vira-latismo, que não pode ver um tiozinho com ares de superioridade cosmopolita? Acho que é a tradição dos Josés Dias: nulÃssimo!
É esse o comentário do Dalton que ele faz e recomenda? Vergonha alheia
Bem vindo ao clube dos que não entendem a presença do mala sem alça na Folha e TV Cultura
Por que o ataque pessoal ? O sujeito aponta um fato, absolutamente ululante, apresenta indagação pertinente, e nada disso suscita comentário seu. O seu comentário é depreciativo à pessoa do sujeito, com o qual também não simpatizo e, em geral, do qual discordo ao menos quanto ao método que utiliza. Mas não posso negar a validade abordagem da coluna. Esqueça o sujeito. Foque o conteúdo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Qual a explicação para o audiovisual argentino dar de dez a zero no brasileiro? Voltar
Comente este texto