Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. PAULO ROBERTO HASSE

    Não adianta generalizar , é claro que depende do nível dos imigrantes . Parece estar muito claro que alguns países europeus estão perdendo o controle sobre a quantidade e qualidade dos imigrantes , que na maioria dos casos passam a receber assistência do novo país , que assume gastos e riscos . Dizer que é desinformação certamente não está de acordo com a. realidade.

    Responda
  2. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    A maioria dos brasileiros que emigraram para os EUA não foram convidados ou entraram legalmente, só depois conseguiram se legalizar e contribuíram para o crescimento do país. Também pode ser extendido para outros, o fato é que a xenofobia é uma arma muito eficaz para colocar o medo nas pessoas para obterem dividendos políticos e eleitorais, como concorrência no emprego, geralmente empregos pesados que os locais não querem mais fazer. A ilegalidade só fomenta pessoas inescrupulosas.

    Responda
  3. Alexandre Pereira

    Deixem de má-fé! Os EUA são uma nação de imigrantes, a questão é sobre imigrantes ilegais. Aderir a narrativas é um desserviço, Folha. Sejam sérios!

    Responda
  4. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Culpar qualquer coisa os imigrantes é a tática simplista e primária que a extrema direita utiliza com certa eficácia, chamado de populismo xenofóbico. Discurso simplista que cativa mentes pouco crítica, o mais incrível países que também foram construídos por imigrantes como os EUA e o Brasil tenham esse sentimento egoista. Mesmo na Europa, um babel de povos que só atingiu a estabilidade e sem guerras, após a UE.

    Responda
  5. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Que digam os britânicos, depois da saída da UE, além de outros fatores, a falta de mão de obra imigrante fez com que a economia perdesse a pujança, e até a qualidade da outrora orgulhosa saúde publica, NHS que mais parece infelizmente o nosso SUS, que foi inspirado nela. Muitos dos trabalhos feitos pelos imigrantes não atraem os britânicos e alguns como de qualificação alta, não são preenchidas também.

    Responda
  6. jose prado

    Se não querem imigrantes promovam a paz, o desenvolvimento sustentável, a educação e o emprego nos oaises de irigem dessas oessoas! Distribuam renda e conhecimento e parem com a exploração predatória que oronovem nesses lugares oara obtenção de matéria prima barata para seu conforto e ostentação!

    Responda
  7. Denis Lima

    O ultraesquerdista nao tem noção do impacto causado pela imigração desenfreada- Esta pensando que o EUA é o Brasil em que qualquer entra e sai e usa o que quer

    Responda
  8. Anete Araujo Guedes

    Trata-se de uma tradição da extrema direita neofascista, soluções simples para problemas complexos. Frente à decadência do sistema neoliberal/capitalista, em vez de encararem a questão de frente, tentarem mudar a rota, preferem eleger um inimigo comum como culpado, para os manterem coesos, tendo onde descarregar seus ódios e ressentimentos. Fato que propicia o avanço dos extremistas, que se propõem a destruir tudo que está aí e endurecer o sistema. Foi assim com Hitler e Mussolini.

    Responda