Mercado > Por que Cuba está em uma 'economia de guerra' Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Lis P Junqueira Safra

    Comunista não ajuda comunista. Eles acabam com a população.

    Responda
  2. Bento Brito Teixeira

    Porque será que a China não socorre a economia cubana. Os respectivos partidos comunistas não são solidários? E o govêrno Lula: onde está a antiga parceria?

    Responda
  3. Luiz Carlos D Oliveira

    O problema em Cuba Não é o Socialismo, que é vencedor na China, o problema ali foi a Ditadura do proletariado nunca ter se extinguido, os Castros terem se perpetuado no poder, além dos embargos . A rotatividade no poder é muito salutar. Socialismo até na Europa tem, modernos é claro.

    Responda
  4. CHEDES PACHECO DA SILVA

    Não importa o sistema de governo de um país, o que mais importa é a forma de como ele é governado. Hoje, Cuba paga o preço por não permitir ser colônia dos EUA. Canadá se desvencilhou-se, da forma selvagem do capitalismo americano. O povo Canadense vive uma estabilidade econômica social tranquila, vivendo sem medo do futuro de seus filhos e netos, tanto que a migração de americanos para lá, é cada vez mais crescente.

    Responda
  5. Rubens gonçalves

    Desde 1961 que Cuba está sob sanção dos eua.

    Responda
  6. Joao Pinheiro

    Essa crise em Cuba pode criar uma nova oportunidade para a Rússia estender seus tentáculos para o quintal dos EUA, ampliando a crise com a OTAN. Nem quero imaginar o que aconteceria, uma vez que hoje não há um Kennedy, do lado americano, nem um Nikita Krushovi, do lado russo.

    Responda
  7. Florentino Fernandes Junior

    Uma duvida: pq chico nao organiza um grande show com renda pra cuba?

    Responda
    1. Humberto Sobrinho

      Boa ideia! Assim como os cantores sertanejos fizeram para doar ao teu ex presidente e também como alguns fizeram aquela doação de 17 milhões de reais para deixa-lo vivendo uma aposentadoria bem confortavel (apesar dele nunca ter trabalhado).

  8. Florentino Fernandes Junior

    Todas as medidas anunciadas, de controle estatal so vso piorar a situaçao. Pobres cubanos

    Responda
    1. Humberto Sobrinho

      Eu acho, só acho, que deveríamos comentar sobre aquilo que exaustivamente estudamos e sabemos. Do contra, acredito eu, será somente especulação. Afinal, concordaria se eu aqui afirmasse que são as estruturas de financiamentos estatais que salvam centenas de empresas privadas, mal administradas por seus proprietários?

  9. Anete Araujo Guedes

    Por que Cuba está em uma economia de guerra? Devido aos desumanos embargos econômicos impostos pelos EUA, após à revolução cubana. Desde que o país conquistou sua liberdade e deixou de ser o quintal dos EUA.

    Responda
    1. Humberto Sobrinho

      Hermes, qual é mesmo o regime que governa a China, e que faz muitas economias se ajoelharem àquela nação? A diferença é que a China não enfrenta um boicote econômico. Mas como não sou especialista no assunto, apenas opino.

    2. Hermes Yaly

      Cuba mantém plenas relações diplomáticas e comerciais com quase o mundo inteiro. Países importantes como Espanha e México nunca romperam relações com a ilha e o Brasil reatou-as no distante desgoverno Figueiredo. Então, por que Cuba não se desenvolve e prospera? Porque o regime socialista é um fracasso para gerar renda e emprego! É fácil jogar a culpa nos EUA, como fazem os irmãos Castro, que tiranizam Cuba desde 1959 quando o país "conquistou sua liberdade" de viver numa ditadura!

  10. Ricardo Lobo

    Cuba fornece saúde e educação gratuita a todos os cidadãos, do nascimento à conclusão do ensino superior. Os EUA com todos os boicotes e embargos não conseguiram destruir isso.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Quando teremos aqui? Em vinte anos não aprenderam?

    2. José Filho

      Não entendi: Comida é saúde ou é luxo? Existe saúde com fome? Por fvr me explique.

  11. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Só a liberdade democrática pode salvar Cuba

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      O problema de Cuba não é ou foi o socialismo e sim a ditadura do proletariado que nunca se extinguiu

    2. Hermes Yaly

      A liberdade democrática significaria o fim da ditadura, com todos os "defeitos" odiados pelos ditadores: alternância de poder, liberdade de expressão, diversidade de partidos para atender os interesses de diferentes segmentos da população, imprensa sem censura, sindicatos e organizações estudantis livres da tutela do regime, etc., etc. Raúl Castro, que tiraniza Cuba desde - pasmem! - 1959 deve ter horror a tudo isso.

    3. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Imaginem Cuba e seu povo, sem os castros. Seriam ricos graças ao turismo. Fidel f com os cubanos.

    4. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Conheço Cuba, onde o povo é humilhado por seu governo. Pobreza geral.

  12. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Viva lá revolucion.

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Devem isto aos castristas

  13. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Lá revollucion deu nisto.

    Responda
  14. Juliano Camargo

    O nome disso é economia socialista, e quem o diz é o próprio presidente do país, na própria matéria

    Responda
  15. PAULO CURY

    porque fez oi vc opção peo socialismo mesmo estando ao lado do maior país capitalista do Mundo poderiam fazer um mercado que suprisse os USA de alguns produtos chaves e iam viver um vida maravilhosa em um paraíso do caribe Mas optaram por esta besteira de ditadura ( de esquerda) que não deu certo em lugar algum, só gerou pobreza Mas são escolhes e vc é vítima delas, felizes os cubanos, me parece que 3 milhões, que foram para Flórida

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.