Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antônio João

    Errado, ou mal intencionado todo esse editorial da Folha. Os preços da Petrobras não estão ligados aos preços do pretróleo no mercado internacional, isso foi um erro nos governo Temer e bolsonaro, foi o PPI que elevou a inflação no final de 21 e início de 22. Prova? os lucros exorbitantes nesses dois anos da Petrobras, lucros para os acionistas às custas de todos os consumidores, ou melhor, de todos os brasileiro. Preço de monopólio é definido por custo médio mais margem de lucro, só.

    Responda
  2. Florentino Fernandes Junior

    Deja vu

    Responda
  3. Berenice Gaspar de Gouveia

    Bom mesmo era no tempo em que vendiam patrimônio abaixo do valor real para distribuir como dividendos, não é verdade? A Folha nunca se pronunciou a respeito dessa rapinagem. Tomem tenência

    Responda
  4. Paulo Silva Barbosa

    Impressiona como os países árabes mudaram seu perfil econômico e melhoria da qualidade de vida de seus habitantes, enquanto no Brasil a produção praticamente o que arrecada vai para Brasília e as cidades que extraem o petróleo, pouco recebem e muitas continuam com sérios problemas de infraestrutura urbana . Há algo de errado neste país, que precisa mudar este seu perfil de distribuição de rendas .

    Responda
  5. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Incrível como a Folha é contra investimentos para o desenvolvimento nosso. Só pensa em "controlar gastos", como se os governos tivessem objetivo de guardar dinheiro, para fazer não sei o quê! Ora, nossas empresas privadas não têm verbas suficientes para promover a nossa economia, daí a importância das empresas públicas que detém saldos investirem para o país crescer.

    Responda
  6. wanderley dantas

    Quer dizer que a Gasolina a R$ 7,00 em algumas regiões do país é populismo??? A FSP deveria rever seus conceitos e/ou rever seus interesses incon fessáveis..

    Responda
  7. Agemir Bavaresco

    Então, o que se propõe é o desmantelamento de importantes setores da economia nacional, principalmente da indústria petrolífera e da sua cadeia de fornecedores, como a construção civil, a metalmecânica, a indústria naval, a engenharia pesada, além do programa nuclear brasileiro? Ou seja, uma empresa estratégica como a Petrobras ficará reduzida a que interesses? Até quando esse pensamento colonialista estará a serviço da servidão e do entreguismo?

    Responda
  8. Sebastião Aluizio Solyno Sobrinho

    Os EUA fazem guerras e financiam golpes de Estado gastando trilhões em outras nações, para garantir o petróleo a um bom preço para a indústria local. Porque o Brasil não pode realizar suas próprias políticas públicas para estimular o desenvolvimento autóctone? Porque a política de petróleo no Brasil deve ficar inteiramente submetida ao vórax apetite do mercado?

    Responda
  9. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    A folha de sp avança no assédio a lula. A proposta da folha eh a seguinte : lula progressista se elege, e com ajuda da folha a elite financeira liberal governa. Já que a direita golpista não está conseguindo aplicar seus truques inescrupulosos na economia

    Responda
  10. Marcelo Magalhães

    Após o golpe na presidente Dilma, a Petrobrás foi submetida a um butim. Ela foi fatiada e teve varios ativos vendidos a preço de bananas, que resultaram inclusive no escândalo das joias surrupiadas pela família Bolsonaro. A explosão dos preços dos combustíveis catapultou a inflação e atrás dela as taxas de juros, que transferem muito dinheiro dos pobres aos ricos. A folha tem a cara de pau de defender esse modelo, que é totalmente contrário ao que regula a Constituição Federal.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Estou com saudades do tempo em que se trabalhava e ganhava-se dinheiro. Não me adaptei ao modelo da agiotagem baseada no controle digital. Nem você e nem ninguém tem algo superior a oferecer a mais que o governo Lula e PT. A direita no Brasil sempre foi uma catástrofe.

    2. Vinicius Branco

      Ta com saudades da 7 Brasil e outras empreiteiras que saquearam a Petrobras, sob o silencio e consentimento do “eu não sabia?”, Marcelo?

  11. Antonio Silva

    A FSP mostra um radicalismo atípico na defesa do fragilizado neoliberalismo, desconsiderando os efeitos sociais danosos decorrente da desendustrializacao no ocidente, hoje obrigado a taxar carros elétricos chineses , também atropela a inteligência dos seus assinantes.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Ela se radicaliza na medida em que lula e o progressismo vão obtendo bons resultados na economia. Mas a elite liberal conspira ferozmente e está desesperada , com medo de perder o controle com os bons resultados que lula vem obtendo.

  12. Adriana Flores

    Vai ser mais um fiasco do megalomaníaco Lula com os mesmos atores: corrupção, cabide de emprego, ineficiência, perdas bilionárias. A refinaria Abreu e Lima é o retrato da “governança” petista.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Sim, Lula surrupia joias, compra imóveis com dinheiro vivo, comete crimes de peculato, transporta joias e drogas no avião da FAB, incentivou sua turba para invadir e destruir as sedes dos três poderes etc

  13. CARLOS SANTOS

    Para a FSP, a exploração do pré-sal tbem seria uma "aventura perdulária". Os resultados estão aí.

    Responda
  14. Ricardo Botto

    A demonização da indústria nacional continua. Claro que é possível desenvolver indústria naval com regras claras e incentivos. A China se desenvolveu comprando mais barato dos outros, a Coreia, Japão? Os USA, tão liberais, estão incentivando as indústrias a irem para lá. Só nós, com sete mil kms de costa, não temos indústria naval. Hoje fazemos aviões, por que Osires Silva mostrou que era possível. O Brasil tem capacidade para fazer o que quiser. Inclusive submarinos nucleares. Se USA deixar.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Mas a folha tem obrigações para com a elite financeira liberal, tem que honra-las a QQ custo. E lula eh pedra dura nos sapatos de pelica dos banqueiros.

  15. paulo werner

    100 bilhões de dividendos (metade não obrigatória), vampirismo extrativista, representam a boa destinação dos lucros, defendida por gente como os editorialistas. 2,5 bilhões em refinarias eólicas são classificados aqui como aventura perdulária. O pré-sal prova q Lula acerta qnd assusta essa gente.

    Responda
  16. Rafael de Carvalho Cardoso

    Numa hora é o bolsa família; noutra é a previdência e os aposentados e servidores públicos. Ou seja, o alvo é sempre o Estado. Enquanto isso os mais de 500 bilhões de reais em benefícios fiscais são jogados para debaixo do tapete.

    Responda
  17. valdonir estivalet teixeira

    O neoliberalismo de FHC e elite tupiniquim, forwm quem destruíram a perspectiva deste paísudar de patamar quando levaram a Petrobrás para a bolsa de NY,a segunda vez foi o golpe em Dilma e a lava jato. A Petrobrás e o pr6e sal como alavanca de país na saúde e na educação e compilar sem política de investimento. O Brasil estaria hoje entre 5 maiores PIB do.mundo. Mas a geopolítica não admitiria uma nova china , e deu no que deu. Ah a desculpa, sempre foi desde a udn, a corrupção..

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      A elite financeira liberal no Br faz o que pode pra manter seu privilégio . Pra isso conte com a ajuda de sua principal máquina de propaganda , a fsp. A folha está sempre pronta a colaborar com os golpistas de cartola .

  18. Anete Araujo Guedes

    Assédio? Uma palavra um pouco forte. Lula é o presidente, não vai agir em concordância com a mídia empresarial. O governo, como maior acionista, tem lá seus direitos. Assédios foram realizados na Abin, na PF, no STF, na receita federal e outros órgãos do estado, no desgoverno Bolsonaro, em benefício de seus interesses particulares.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Anete parece não se lembrar do que fizeram com a Petros no Governo Lula. Muitos aposentados pagam ate hoje pelo butim institucionalizado. Isso para não falar dos cofres dos fundos de pensão da CEF e dos Correiros, que os cumpanheiros rasparam ate o talo.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Mas esse segundo tipo de assédio nunca causou na folha tantos pruridos quanto ao suposto primeiro assédio a que vc se refere. Afinal o segundo tipo eh -do bem- pra os liberais financeiros.

  19. Evandro Botteon

    É surreal. Essa gente defende aumento dos combustíveis, na cara dura. Evidentemente q nenhuma empresa deve ser deficitária, sobretudo a Petrobras. Mas é bem possível se descolar do PPI. Ainda assim, tem gente presa nesse discursinho do "mercado", enquanto grandes nações do mundo, elevam barreiras tarifárias, protegem seus mercados e voltam suas atenções para dentro. A elite brasileira é o nosso câncer.

    Responda
    1. Antônio João

      Esse editoiral visa defender as demais petroleras no Brasil, que são puramente importadora, mas a Petrobrás é exploradora, vende e compra petróleo. A formação de preços pela petrobras, monopolista, é dado pelo seu custo médio, mas lucro médio, socialmente negociado. Esse editorial da Folha é manipulador, atende a interesses escusos, não jornalísticos.

  20. CHEDES PACHECO DA SILVA

    Por que do medo da Indústria Naval? Getúlio quando criou a Petrobrás, foi para garantir o abastecimento interno à população do combustível , sem se preocupar com a exploração e da escassez externa. Depois que virou uma economia mista , a cobiça pelo lucro fácil dos grande acionistas, retirou dos cidadãos brasileiros o disfrute das suas riquezas. Agora somos refém do capital e vontade externa.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Anete , ela eh gananciosa e atrasada, mas deve ser inteligente , pois perdura há quinhentos anos.

    2. Anete Araujo Guedes

      Getúlio, devido à criação da Petrobras e CLT, foi assediado pela elite financeira. Fato que culminou na sua trágica morte. A população só foi acordar e se manifestar após tudo consumado, durante o enterro. Dilma começou a ser monitorada pelos agentes dos EUA após a descoberta do Pré-sal. Acabou sem condições de governar e sofreu um impeachment. Temos aqui uma elite burra, gananciosa, a chamada elite do atraso.

    3. Adriano Alves

      Essa gente tem ódio de Lula, Chefes.

    4. Nelson Vidal Gomes

      O problema está em quem criou a Petrobrás ( o maior Estadista pátrio) e quem hoje a comanda em última análise e que já mostrou do que é capaz de fazer a nossa maior empresa. É disto que se trata. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  21. Edmar De oliveira

    Essa turma é igual traça, onde tem $, sobra só farrapos. Nosso fundo de pensão ficou quase a míngua, como os demais fundos, todos colegas pagam em suaves prestações o buraco ($ rombo), no meu caso 2.200,00 ( Reais) mês por 17 anos.

    Responda
  22. Nelson Vidal Gomes

    Vai ficando cada vez mais evidente que muito além de Petrobrás o que se afigura é a necessidade do país voltar a normalidade institucional de que já desfrutou, o que compreende a consolidação da inelegibilidade de Bolsonaro por obra da PGR e a renuncia de Lula ao mandato a favor de Alckmin. Não sendo isso possível, que todos os brasileiros enxergam ser imperioso o afastamento de ambos da vida política em 2026. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      *enxerguem